[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Usei somente isso:
PPT: 120
TDC: 85
EDC: 130
Curve Optimizer: -20 All Core

Esses números achei em um vídeo no yt, totalmente aleatório, nem refinei ou algo do tipo.. Refinar melhoraria bem mais só que não tenho paciência pra isso e esses resultados estão bons ao meu ver.. Lembrando que meu Ryzen é B2, esquenta menos, consome menos, clocks mais estáveis e sobe mais no OC comparado aos B0.

O resto está tudo em stock/auto, inclusive o scalar

Use PPT em 95w, acima disso aqui só pra benchmark em multi, e mesmo assim sobe pouco, e o single em 95w já está no limite... TDC e EDC libere, vai limitar pelo PPT...

asus soltou a agesa 1.2.0.7 pras b550 e x570

Mas qual seria o ajuste novo? Chutando eu diria que é a redução no boost porque não tenho essa opção aqui mas tenho uma mobo diferente, é algo que eu queria experimentar antes mas não tinha como, no fim acabou que as temps do 5800x ficaram bem tranquilas aqui, imagino que em 4,6ghz fique na faixa de 1,25-1,3v como é no 5600x?

EDIT: Agora que vi o setup, realmente 80c parece bem alto, com um Galahad 360mm + 3x T30 acho difícil melhorar na parte da refrigeração

Se não me engano é Max CPU Boost Override (-).
Voltagem ficou em 1.200v.

Se não me engano é Max CPU Boost Override (-).
Voltagem ficou em 1.200v.
Já pensei antes em como ficaria usar voltage offset junto com o CO, mas acabei nunca tentando nem indo atrás, imaginei que fosse dar dor de cabeça quanto à estabilidade usar os 2 juntos, reduzindo o boost deve ficar melhor porque a redução já faz cair a tensão de forma automática, então se for bem gerenciado deve ficar legal, voltagem está até abaixo do 5600x pelo jeito, aqui ficava em 1,25-1,3v stock pra 4650mhz, já no 5800x fica em 1,45-1,5v pra 4,85ghz mas as temps no meu caso mudaram pouco, uns 5-6c a mais só no 5800x e batendo máximo de 65c em dias mais quentes, caso ache essa opção na mobo da MSI vou experimentar depois

asus soltou a agesa 1.2.0.7 pras b550 e x570

Tem changelog? Não achei no site oficial e nem nesse.

Tem changelog? Não achei no site oficial e nem nesse.
Essa Agesa resolve o problema de congelar os Ryzen com TPM ativado, é basicamente isso... Estavam prometendo esse mês esse fix e saiu só agora

Pessoal estou querendo pegar um Ryzen 5600x + Memórias @3600Mhz, eu já atualizei a bios da minha placa mãe e sobre o processador acredito que ok. Mas sobre as memórias, não consegui entender se a placa vai suportar de boa. Se não for possível, será que vale a pena uma TUF B550m?

Pessoal estou querendo pegar um Ryzen 5600x + Memórias @3600Mhz, eu já atualizei a bios da minha placa mãe e sobre o processador acredito que ok. Mas sobre as memórias, não consegui entender se a placa vai suportar de boa. Se não for possível, será que vale a pena uma TUF B550m?
Se quiser bom kit de memórias, pega esse aqui 3600 2x8gb cl14-15-15-35 Samsung B-die

Placa mãe aguenta até acima de 4000, o CPU é que pode aguentar ou não 4000mhz.

Essa Agesa resolve o problema de congelar os Ryzen com TPM ativado, é basicamente isso... Estavam prometendo esse mês esse fix e saiu só agora
No caso seria aquele problema do Windows 11?

Se quiser bom kit de memórias, pega esse aqui 3600 2x8gb cl14-15-15-35 Samsung B-die

Então mas eu ficar com a B450 atual + Ryzen 5600x não vai ter diferença entre eu ter uma B550 + Ryzen 5600x né?

Eu ia pegar essa aqui: https://pt.aliexpress.com/item/1005....0.0.3eb57f06uHpmoj&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra

Como você mandou essa e a diferença é pouca, vou na sua recomendação!

Então mas eu ficar com a B450 atual + Ryzen 5600x não vai ter diferença entre eu ter uma B550 + Ryzen 5600x né?

Eu ia pegar essa aqui: https://pt.aliexpress.com/item/1005....0.0.3eb57f06uHpmoj&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra

Como você mandou essa e a diferença é pouca, vou na sua recomendação!
A menos que vc precise usar as features do B550m, não terá diferenças. Eu comprei outra placa mãe para montar outro pc com meu processador antigo, mas to usando o 5800x na b450m steel legend tranquilo.

A menos que vc precise usar as features do B550m, não terá diferenças. Eu comprei outra placa mãe para montar outro pc com meu processador antigo, mas to usando o 5800x na b450m steel legend tranquilo.

É a minha ideia não é fazer nada demais, talvez só travar o ryzen 5600x no clock máximo deixando em @4.6 mesmo. Então talvez eu monte um pc com esse 2600 para a esposa, mas também não sei, mas ajudou nesse ponto que não vai ter diferenças entre as duas usando os recursos 'normais'

O meu R7 5800X3D chegou, depois vou postar fotos e fazer uns testes direitinhos...

SG4LN2N.jpg

Pelo que pude observar em uns testes mais rápido, devo ter ganhado pelo menos uns 10fps em cada jogo que testei aqui, alguns foi de 15fps a 30fps por serem mais CPU Bound. Evidentemente não consegui mensurar as mínimas, foi tudo no olho por enquanto, mas com certeza é bem maior porque já notei que os FPS estão mais alto e bem mais estável em jogos que jogo com frequência. (Uso uma RX 6800XT + monitor 170hz 1440p).

E isso porque eu já tinha um R5 5600X que é um CPU muito bom, no fim; me impressionou bastante... pois eu esperava ganho até menores dependendo da situação, e de forma geral; é expressivo ou muito expressivo.

Outro aspecto interessante, de cara já notei uma vantagem em relação ao IMC: eu precisava de 1.17v no SOC pra estabilizar minhas memórias em 4033Mhz com CL15 no R5 5600X, nesse CPU só preciso de 1.13v - já ajuda muito na temperatura.

Depois irei analisar se não consigo melhorar meu OC na memória com essa vantagem.

Não consigo mexer em Overclock de CPU, nem CO/PBO... Depois vou precisar ver direitinho com mais calma - testar undevolting e outros meios.

Em jogos, quando testei... Não vi a temperatura ultrapassar 65°C, sendo até menor na maioria dos casos. (Minha temperatura estava até maior no R5 5600X mesmo com regulagem pra consumo e desempenho).

O Clock que ele parece bater em boost é 4450Mhz, mas ele consegue isso praticamente o tempo inteiro. (Tenho impressão que esse CPU consegue um OC tranquilo com acessórios adequados, pois claramente meu PC consegue extrair mais com uma margem boa e não consigo pelo bloqueio - não duvido que a AMD vai liberar em algum AGESA).

Primeira impressão é: Se eu que tinha um Ryzen 5000 com Memória 4033Mhz já notei ganhos relevantes... imagina quem vier de um CPU 3000 ou menor...
Vale o upgrade sim, principalmente se você já tiver uma plataforma AM4 e tá querendo retarda a migração para AM5 como eu - caso contrário; pode esperar o AM5 se já esperou até agora.

Outro aspecto é que no meu caso tenho uma VGA High End e monitor competitivo, dependendo do cenário; os ganhos podem ser menores por limitação da VGA.
Na minha situação, o CPU é bem sensitivo no desempenho e isso reflete com maior evidência na minha experiência.

Depois trago fotos e testes certinho.

Última edição:
O meu 5800x3d também chegou hoje. Nenhuma novidade do que eu esperava. Senti muita melhora nos simuladores e o bixo realmente esquenta pra caramba. Mesmo com voltagem 1.2 ainda chegava a 90 graus instantaneamente no Prime95. Acabei reduzindo para 1.1, só assim o Prime95 ficou abaixo de 90 (87). Em jogos a temperatura ficou menor do que o 5900x, imagino que é porque o processador está trabalhando com folga agora. O 5900x ficava em 65 graus jogando Assetto Corsa Competizione em VR e o 5800x3d ficou em 50 graus.

Última edição:

O meu processador é um exemplo de não aceitar nada, não consigo melhorar o timings da memória e nem subir o fabric.

O meu processador é um exemplo de não aceitar nada, não consigo melhorar o timings da memória e nem subir o fabric.
Tá usando qual bios? E você mexeu no SOC?

Tá usando qual bios? E você mexeu no SOC?
Bios = 7C94v1920 / 21-12-20 / ComboAm4v2PI 1.2.0.5
FCLK = 1800Mhz
Voltagem do SOC: 1.15

Ele até boota mas não entra no Windows.

As memórias é a mesma coisa, consigo alterar voltagem e tal mas se eu apertar os timings não boota, isso falando só dos primários.

Bios = 7C94v1920 / 21-12-20 / ComboAm4v2PI 1.2.0.5
FCLK = 1800Mhz
Voltagem do SOC: 1.15

Ele até boota mas não entra no Windows.

As memórias é a mesma coisa, consigo alterar voltagem e tal mas se eu apertar os timings não boota, isso falando só dos primários.
Existe uma bios nova para sua placa mãe, a 7C94v1A do dia 2022-02-24 e o log dela é justamente esse:
Description:
- Improved memory compatibility.

E tem outra mais nova ainda, do dia 2022-03-21, que atualiza o Agesa e dá suporte ao 5800X3D

Atualiza e vê se melhora, se não melhorar tente isso.
Coloque o SOC em 1,2~1,25V, não passe de 1,25. Se continuar o problema talvez você tenha dado azar de pegar um chip não muito binado.

Existe uma bios nova para sua placa mãe, a 7C94v1A do dia 2022-02-24 e o log dela é justamente esse:
Description:
- Improved memory compatibility.

E tem outra mais nova ainda, do dia 2022-03-21, que atualiza o Agesa e dá suporte ao 5800X3D

Atualiza e vê se melhora, se não melhorar tente isso.
Coloque o SOC em 1,2~1,25V, não passe de 1,25. Se continuar o problema talvez você tenha dado azar de pegar um chip não muito binado.
Eu até vi essa Bios, mas pensei: se o processador já foi lançado em final de 2020, não seria essa atualização que iria melhorar as minhas mudanças. Mas vou fazer isso, atualizar pra última bios e refazer os testes.

Mas te pergunto, esse valor de SOC 1,2 - 1,25 não são altos pra operar memórias em 3800mhz?

Alto demais 1,25v não? Não sei qual o chip dele e não manjo tanto de OC de ram mas nas Micron E-die geralmente vejo na faixa de 1,1v pra SoC, no geral pouca gente vejo chegar em 1,2v, quanto mais passar disso, ainda mais em 3600mhz, e as vezes via chip X estabilizar em valores mais altos, e outros mais baixo, tem que ter paciência pra mexer em ram :haha:

Tem essas tabelinhas aqui, talvez dê uma ideia dos valores

Zen RAM OC Leaderboard

DRAM Speed

Usando de referência esse sheet, apenas 2 pessoas em 1,25v e com Samsung B-die em 4200mhz e 4267mhz

Última edição:
Eu até vi essa Bios, mas pensei: se o processador já foi lançado em final de 2020, não seria essa atualização que iria melhorar as minhas mudanças. Mas vou fazer isso, atualizar pra última bios e refazer os testes.

Mas te pergunto, esse valor de SOC 1,2 - 1,25 não são altos pra operar memórias em 3800mhz?
SOC é para controlador de memória, I/O controller e etc
Pode mudar de chip pra chip, já usei ram 3600MHz com um R5 3600 e eu tinha que colocar 1,21V de SOC, menos que isso ficava instável. Atualmente uso os mesmos 3600MHz com SOC em auto que usa 1,5V.. Até 1,25V é seguro usar no dia a dia. Antes de mexer no SOC atualize a bios.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar