O meu R7 5800X3D chegou, depois vou postar fotos e fazer uns testes direitinhos...
Pelo que pude observar em uns testes mais rápido, devo ter ganhado pelo menos uns 10fps em cada jogo que testei aqui, alguns foi de 15fps a 30fps por serem mais CPU Bound. Evidentemente não consegui mensurar as mínimas, foi tudo no olho por enquanto, mas com certeza é bem maior porque já notei que os FPS estão mais alto e bem mais estável em jogos que jogo com frequência. (Uso uma RX 6800XT + monitor 170hz 1440p).
E isso porque eu já tinha um R5 5600X que é um CPU muito bom, no fim; me impressionou bastante... pois eu esperava ganho até menores dependendo da situação, e de forma geral; é expressivo ou muito expressivo.
Outro aspecto interessante, de cara já notei uma vantagem em relação ao IMC: eu precisava de 1.17v no SOC pra estabilizar minhas memórias em 4033Mhz com CL15 no R5 5600X, nesse CPU só preciso de 1.13v - já ajuda muito na temperatura.
Depois irei analisar se não consigo melhorar meu OC na memória com essa vantagem.
Não consigo mexer em Overclock de CPU, nem CO/PBO... Depois vou precisar ver direitinho com mais calma - testar undevolting e outros meios.
Em jogos, quando testei... Não vi a temperatura ultrapassar 65°C, sendo até menor na maioria dos casos. (Minha temperatura estava até maior no R5 5600X mesmo com regulagem pra consumo e desempenho).
O Clock que ele parece bater em boost é 4450Mhz, mas ele consegue isso praticamente o tempo inteiro. (Tenho impressão que esse CPU consegue um OC tranquilo com acessórios adequados, pois claramente meu PC consegue extrair mais com uma margem boa e não consigo pelo bloqueio - não duvido que a AMD vai liberar em algum AGESA).
Primeira impressão é: Se eu que tinha um Ryzen 5000 com Memória 4033Mhz já notei ganhos relevantes... imagina quem vier de um CPU 3000 ou menor...
Vale o upgrade sim, principalmente se você já tiver uma plataforma AM4 e tá querendo retarda a migração para AM5 como eu - caso contrário; pode esperar o AM5 se já esperou até agora.
Outro aspecto é que no meu caso tenho uma VGA High End e monitor competitivo, dependendo do cenário; os ganhos podem ser menores por limitação da VGA.
Na minha situação, o CPU é bem sensitivo no desempenho e isso reflete com maior evidência na minha experiência.
Depois trago fotos e testes certinho.