[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,022
Caramba quando vi a Tomhawk tava por 1200 conto...por 999 eu iria nela de olhos fechados...uma das melhores B550 que existe com VRMs muito bons, dá pau até em algumas X570.

Sobre as memórias é esse modelo:


Review delas:


Sobre configurar os timings é só usar o DRAM Calculator, colocar o chip da memória(edie), clock que voce quer e ele já gera todos os timings, subtimings e voltagens para você usar...é muito fácil.

Interessante essas temperaturas no vcore está dentro do aceitável e bem tranquilo para se usar em 95-60-90.

Sobre o bug dessa ser alguma otimização da BIOS que está dando esse bug então.
Foi esse modelo mesmo que eu tava vendo, valeu. Devo comprar a tomahawk e duas dessas memórias.
Vou seguir a dica também do DRAM calculator, vou até testar aqui, quando fiz o overclock nas minhas não me recordo de ter/usar isso, vai me ajudar bastante!

Tenho um Fuma 2 aqui tb, na época testei e comparei com o NH=D15, deu 5º de diferença

Tipo o NH-D15 ficava em 85 e o Fuma em 90º

Recomendo demais o Fuma2, acho que foi o air cooler mais fácil de instalar que já tive e o desempenho é muito bom comparando ao D15 se levar em conta que o Fuma custa bem menos

Vários reviews positivos do Fuma 2, o concorrente dele seria o Deepcol AK620, mas ele ta cerca de 60 reais mais caro, então devo ir no Fuma 2.
 
Foi esse modelo mesmo que eu tava vendo, valeu. Devo comprar a tomahawk e duas dessas memórias.
Vou seguir a dica também do DRAM calculator, vou até testar aqui, quando fiz o overclock nas minhas não me recordo de ter/usar isso, vai me ajudar bastante!



Vários reviews positivos do Fuma 2, o concorrente dele seria o Deepcol AK620, mas ele ta cerca de 60 reais mais caro, então devo ir no Fuma 2.
Não vai se arrepender, o Fuma é muito top, silencioso demais
 
Foi esse modelo mesmo que eu tava vendo, valeu. Devo comprar a tomahawk e duas dessas memórias.
Vou seguir a dica também do DRAM calculator, vou até testar aqui, quando fiz o overclock nas minhas não me recordo de ter/usar isso, vai me ajudar bastante!



Vários reviews positivos do Fuma 2, o concorrente dele seria o Deepcol AK620, mas ele ta cerca de 60 reais mais caro, então devo ir no Fuma 2.
No DRam Calculator não tem opção de colocar Zen3 aí você coloca Zen2 que funciona normalmente nos Zen3.

A Tomahawk é um monstro:

Screenshot-20221118-214721-You-Tube.jpg


Olha a temperatura do VRM dela com um 3950X em over consumindo 200 watts.
 
Tava pensando em pegar o 5800x3d mas precisava vender o meu 5600x pra isso. Alguém recomenda algum lugar pra vender?
 
Tava pensando em pegar o 5800x3d mas precisava vender o meu 5600x pra isso. Alguém recomenda algum lugar pra vender?
Mercado Livre e OLX acho bem tranquilo, só grava um video e tira fotos dos pinos antes de enviar.
Se morar em cidade grande, o marketplace do Facebook é uma boa também..
 
Tava pensando em pegar o 5800x3d mas precisava vender o meu 5600x pra isso. Alguém recomenda algum lugar pra vender?
OLX e Facebook marketplace, eu nao arriscaria mercadolivre pq tem muita gente dando golpe por ai. Recebem o produto, dizem que nao receberam e o ML devolve o dinheiro.
 
OLX e Facebook marketplace, eu nao arriscaria mercadolivre pq tem muita gente dando golpe por ai. Recebem o produto, dizem que nao receberam e o ML devolve o dinheiro.
Não sei cara, ML tem gente que fala mal, mas já vendi e comprei mais de uma dúzia de placas usadas e zero problemas até hoje..
 
Não sei cara, ML tem gente que fala mal, mas já vendi e comprei mais de uma dúzia de placas usadas e zero problemas até hoje..
igual meu amigo que vendia video game velho la
po ta geral reclamando e vc ainda não tomou uma volta ta demorando em
ai vendeu um xbox antigo o cara trocou as peças e mandou de volta :haha:
agora não vende mais la
 
igual meu amigo que vendia video game velho la
po ta geral reclamando e vc ainda não tomou uma volta ta demorando em
ai vendeu um xbox antigo o cara trocou as peças e mandou de volta :haha:
agora não vende mais la
Já vendi um i5 3570, um 1600AF e um 5600X lá e foi tranquilo...mas como você disse sempre tem a primeira vez.

Ainda mais no país da Lei de Gerson.
 
E OLX não tem risco disso acontecer? Quais as diferenças pra um ser dito seguro e outro não?

EDIT: Pergunto porque compra online por compra online deve ser tudo a mesma merda e mesmo risco e essa de qual vale a pena ou não fica mais no subjetivo "eu/conhecido tomou golpe em X lugar então X lugar não é bom, só Y", da mesma forma que tem gente que tem produtos de marca X que queimam e a partir daí a marca não presta mais sendo que na prática é tudo meio igual tirando casos de defeito crônico, sem dúvidas o ideal seria vender sempre pessoalmente e só no Pix mas isso dificulta e atrasa MUITO a venda
 
Última edição:
AK620 ou Assassin III, caso use em stock é bem tranquilo refrigerar (assumo que use pra trabalho) apesar de ainda depender do gabinete e temp ambiente, sobre a placa-mãe eu não sei se daria conta muito bem do 5950x, eu ficaria de olho nas temps do VRM (ainda mais se for usar PBO) porque talvez dê throttle, mas se der ruim pode usar o Eco Mode temporariamente
Eu uso um Fuma 2 no meu, nada a reclamar.
Noctua NH-D15S ( é caro mas é muito bom ).
Usando em stock ou com o turbo desligado não terá problemas.
Comprei o AK620 na Pichau, R$500.

5950x está vindo da Kabum,

Vou trocar a placa mãe, recomendam qual?
 
O que vocês usam pra testar estabilidade do processador ?
Fiz os ajutes pra -20 no CO e diminui os limits no PBO2 Tuner, então deixei rodando o CoreCyler durante a noite e o horário de expediente, totalizando cerca de 16h.
O problema é que no guia lá do CoreCycler ele recomenda 12h pra cada core e como o Ryzen 7 5800X3D tem 8 cores, isso dá 96 horas :olar:
 
E OLX não tem risco disso acontecer? Quais as diferenças pra um ser dito seguro e outro não?

EDIT: Pergunto porque compra online por compra online deve ser tudo a mesma merda e mesmo risco e essa de qual vale a pena ou não fica mais no subjetivo "eu/conhecido tomou golpe em X lugar então X lugar não é bom, só Y", da mesma forma que tem gente que tem produtos de marca X que queimam e a partir daí a marca não presta mais sendo que na prática é tudo meio igual tirando casos de defeito crônico, sem dúvidas o ideal seria vender sempre pessoalmente e só no Pix mas isso dificulta e atrasa MUITO a venda
por que se vc entrega pessoalmente não tem um site que faz a intermediação
no ml tem o site que sempre trata quem compra como "vitima da sociedade"
e por isso que essas voltas no ml estão se tornando popular
a unica coisa que vale a pena la agora e a maquininha que libera a grana na hora
 
por que se vc entrega pessoalmente não tem um site que faz a intermediação
no ml tem o site que sempre trata quem compra como "vitima da sociedade"
e por isso que essas voltas no ml estão se tornando popular
a unica coisa que vale a pena la agora e a maquininha que libera a grana na hora
Ah sim, mas isso seria aplicado a qualquer entrega pessoal então e daí seria usando o OLX só pro contato, assim como tem gente que dá jeito de trocar contato pelas perguntas do ML e fazer pessoalmente também, mas digo porque o Olx também tem a opção de envio e pagamento online cobrando apenas 10% de taxa (ML é uns 12-13%~ no clássico e 18-19%~ no Premium que tem 12x sem juros pro comprador) e oferecendo 12x sem juros pro comprador por Olxpay, no final daria na mesma se a pessoa fizer envio então, dependendo da região é fácil vender pessoalmente assim, mas tem que pensar que tem gente que mora em cidades pequenas e de interior etc que deve ser uma desgraça vender, a não ser que venda a preço de banana
 
Ah sim, mas isso seria aplicado a qualquer entrega pessoal então e daí seria usando o OLX só pro contato, assim como tem gente que dá jeito de trocar contato pelas perguntas do ML e fazer pessoalmente também, mas digo porque o Olx também tem a opção de envio e pagamento online cobrando apenas 10% de taxa (ML é uns 12-13%~ no clássico e 18-19%~ no Premium que tem 12x sem juros pro comprador) e oferecendo 12x sem juros pro comprador por Olxpay, no final daria na mesma se a pessoa fizer envio então, dependendo da região é fácil vender pessoalmente assim, mas tem que pensar que tem gente que mora em cidades pequenas e de interior etc que deve ser uma desgraça vender, a não ser que venda a preço de banana
sim teria essas dificuldades mais no ml ta d+
 

AMD Ryzen™ Chipset Driver Release Notes 4.11.15.342​




Article Number
RN-RYZEN-CHIPSET-4-11-15-342

Release Highlights​

  • Bug fixes on few drivers

Known Issues​

  • Sometimes custom install fails to upgrade to latest drivers.
  • Text alignment issues may be seen on Russian language.
  • Manual system restart required on Non-English OS after the installation is complete.
  • Uninstall summary log may incorrectly show uninstall status as fail on non-English OS.

Chipset Support​

Windows 10​

Windows 11​

AMD WRX80YesYes
AMD TRX40YesYes
AMD X670E / X670YesYes
AMD B650E / B650YesYes
AMD X570YesYes
AMD B550YesYes
AMD A520YesYes
AMD X399YesYes
AMD X470YesYes
AMD B450YesYes
AMD X370YesYes
AMD B350YesYes
AMD A320YesYes

Processor Support​

Windows 10​

Windows 11​

AMD Ryzen™ Threadripper™ PRO ProcessorsYesYes
AMD Ryzen™ 7000 Series Desktop ProcessorsYesYes
AMD Ryzen™ 5000 Series Desktop ProcessorsYesYes
2nd/3rd Gen AMD Ryzen™ Threadripper™ ProcessorsYesYes
1st Gen AMD Ryzen™ Threadripper™ ProcessorsYesNo
2nd/3rd Gen AMD Ryzen™ Desktop ProcessorsYesYes
1st Gen AMD Ryzen™ Desktop ProcessorsYesNo
AMD Ryzen™ 3000G/4000G/5000G Series Desktop Processors with Radeon™ GraphicsYesYes
AMD Ryzen™ 2000G Series Desktop Processors with Radeon™ GraphicsYesNo
AMD Ryzen™ Mobile 3000U/C, 4000U/H, 5000U/H/HS, 6000U/H/HS/HX Series Processors with Radeon™ GraphicsYesYes
AMD Ryzen™ Mobile 2000U Series Processors with Radeon™ GraphicsYesNo
7th Gen AMD A-Series ProcessorsYesNo

Package Contents​

The AMD Ryzen™ Chipset Driver installation package contains various independent drivers designed to support the following Microsoft® Windows® platforms. Operating System support may vary depending on your specific AMD product

Driver Name​

Windows
10​

Windows
11​

Change Details​

AMD Ryzen Power Plan / AMD Processor Power Management Support8.0.0.138.0.0.13No change
AMD PCI Device Driver1.0.0.901.0.0.90Bug fixes
AMD I2C Driver1.2.0.1191.2.0.119No change
AMD UART Driver1.2.0.1141.2.0.114No change
AMD GPIO2 Driver2.2.0.1302.2.0.130No change
PT GPIO Driver3.0.0.03.0.0.0No change
AMD PSP Driver5.22.0.05.22.0.0Fixed BSOD 7E while installing the PSP driver
New program support added
AMD IOV Driver1.2.0.52Not ApplicableNo change
AMD SMBUS Driver5.12.0.385.12.0.38No change
AMD AS4 ACPI Driver1.2.0.46Not ApplicableNo change
AMD SFH I2C Driver1.0.0.861.0.0.86No change
AMD USB Filter Driver2.1.11.304Not ApplicableNo change
AMD SFH Driver1.0.0.3321.0.0.332Added support for custom ACS sensor
Report invalid data when sensor is blocked
AMD CIR Driver3.2.4.135Not ApplicableNo change
AMD MicroPEP Driver1.0.39.01.0.39.0Updated .inf file to remove redundant information
Fixed BSOD 0x1CA and 0xA0 seen on Windows® 11 22H2
AMD Wireless Button Driver1.0.0.21.0.0.2No change
AMD PMF-6000 Series Driver22.0.3.022.0.3.0No change
AMD PPM Provisioning File Driver8.0.0.158.0.0.15New program support added
AMD USB4 CM Driver1.0.0.23Not ApplicableBug fix for S0i3 cases
Fix for DP light up with reboot cycles
Fixed BSOD 0x139
AMD AMS Mailbox Driver1.0.0.4951.0.0.495No change
AMD S0i3 Filter Driver1.0.0.161.0.0.16Fix for BSOD during S4 when AMD USB4 CM is involved

AMD Ryzen™ Chipset Driver 4.11.15.342 installation package can be downloaded from the following link:​

By clicking the Download button, you are confirming that you have read and agreed to be bound by the terms and conditions of the End User License Agreement (“EULA”). If you do not agree to the terms and conditions of these licenses, you do not have a license to any of the AMD software provided by this download.

Installing AMD Ryzen Chipset Drivers​

For detailed instructions on installing AMD Ryzen Chipset drivers, refer to the following article:
 
Pessoal, hoje eu tenho um 2600X em uma B450 (Rog Strix Asus F Gaming) e um 1700X em uma B350 (GA-AB350-Gaming 3).
Uso ambas as máquinas para trabalhar e jogar (80/20).

Eu tava pensando em montar 2 máquinas novas, partir pra DDR5 e etc, mas tava olhando o roadmap da Intel e AMD e queria dar uma segurada.

Então tava pensando em colocar um 5700x nessas placas e dar uma segurada mais uns 2 anos...
Eu sei que são compatíveis, mas será que roda bem? Eu não manjo dessas paradas de VRM e etc.
Fazendo isso nem a fonte precisaria trocar agora.

Se eu tiver que trocar a placa, acabaria indo pra um 13600K, por causa dos meus trabalhos, mas se der pra rodar de boa com essas placas, vou só de 5700x gastando 1 conto em cada e guardo grana pra placa de video ano que vem...

Falando nisso, jogaria uma 4090 ou 4070 nessas placas mais pra frente, será que rola? =/

Eu trabalho com tratamento de imagem, renderizo algumas coisas em 3D e etc e vai fazer anos que não atualizo essas máquinas.
Elas já se pagaram diversas vezes, mas eu quero tirar até a última gota de sangue antes de partir pra uma troca geral de componentes.

Desculpem o WOT, mas queria resolver isso nessa BF. Já até gerei 2 boletos aqui dos 5700x mas queria tirar essas dúvidas...
 
Eu sei que são compatíveis, mas será que roda bem? Eu não manjo dessas paradas de VRM e etc.
Sim, sem problemas.

Falando nisso, jogaria uma 4090 ou 4070 nessas placas mais pra frente, será que rola? =/
Depende da resolução, a 4090 iria ter gargalo provavelmente. 4070 nem foi lançada ainda.
 
Depende da resolução, a 4090 iria ter gargalo provavelmente. 4070 nem foi lançada ainda.
É eu tô partindo da ideia que cancelaram a 4080 12GB pra darem uma capada e lançarem como 4070 mais pra frente. As placas entrariam na config a partir do ano que vem mesmo.

Mas valeu mano, vou pagar esses boletos aqui e atualizar essas máquinas.
 
Pessoal, hoje eu tenho um 2600X em uma B450 (Rog Strix Asus F Gaming) e um 1700X em uma B350 (GA-AB350-Gaming 3).
Uso ambas as máquinas para trabalhar e jogar (80/20).

Eu nao entendi se tu joga sozinho ou se tu usa as duas maquinas pra jogar ao mesmo tempo.

No seu lugar, se eu jogasse sozinho, eu manteria uma das maquinas como está e colocaria um 5800x3d na b450 e focaria nela pra jogos. Talvez na BF apareça denovo abaixo dos 1600 e garante que nao vai gargalar nada por um bom tempo. E mais pra frente pegaria um 5900/5950 usadinho pra colocar no outro pc, que pra produtividade ganha ou no minimo empata com o 13600k gastando muito menos.
 
É eu tô partindo da ideia que cancelaram a 4080 12GB pra darem uma capada e lançarem como 4070 mais pra frente. As placas entrariam na config a partir do ano que vem mesmo.

Mas valeu mano, vou pagar esses boletos aqui e atualizar essas máquinas.
Eles já confirmaram que ela vai ser a 4070ti e vão lançar ela no começo de janeiro na CES..
 
Eu nao entendi se tu joga sozinho ou se tu usa as duas maquinas pra jogar ao mesmo tempo.

No seu lugar, se eu jogasse sozinho, eu manteria uma das maquinas como está e colocaria um 5800x3d na b450 e focaria nela pra jogos. Talvez na BF apareça denovo abaixo dos 1600 e garante que nao vai gargalar nada por um bom tempo. E mais pra frente pegaria um 5900/5950 usadinho pra colocar no outro pc, que pra produtividade ganha ou no minimo empata com o 13600k gastando muito menos.
Na verdade as duas são mais usadas pra trampo mesmo. Tipo 80% do tempo delas é trabalhando. Nessa minha velhice tenho jogado pouco infelizmente =/.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo