[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Na verdade eu nem sei porque a AMD ainda insiste em lançar essas cpus com muitos cores e pouca banda de memória.
Pois é, na última gen nem teve edição non-pro, espero que isso seja só um rumor aleatório.
 
Fala gurizada!
Tenho um 3700x rodando em uma x370 Taichi, alguém conseguiu rodar o 5800x3d tranquilo em placa mãe semelhante ou igual?
Pensando em passar meu processador pra pegar o 5800x3d pra ver se alivia as quedas de FPS no PUBG
 
Na verdade eu nem sei porque a AMD ainda insiste em lançar essas cpus com muitos cores e pouca banda de memória.
Quem usa esses processadores de mais de 100 cores?
Qual será que é a atividade que esses processadores se destinam?
 
Quem usa esses processadores de mais de 100 cores?
Qual será que é a atividade que esses processadores se destinam?
Processamento de dados, gente que trabalha compilando muita coisa, pessoal que faz edição de vídeo pesada, turma do 3D, gente que realiza muitas simulações, etc etc.

Eu mesmo ficaria bem feliz com um desses, mas o valor aqui no BR não compensa o tempo que eles iriam me economizar (nem a energia). A fim de comparação, meu 5950x consegue compilar o linux com um allmodconfig em cerca de 10 minutos, um TR 3990X de 64c/128t faz em ~5 min, um Ampere Altra de 256 cores consegue em ~3 minutos, e 2x EPYC 9654 de 192c/384t leval 1 min e meio, porém o custo deles não escala da mesma forma, enquanto meu 5950x custou 4k, um TR vai lá pra casa dos 30k, sem nem falar em placa mãe...
 
Fala gurizada!
Tenho um 3700x rodando em uma x370 Taichi, alguém conseguiu rodar o 5800x3d tranquilo em placa mãe semelhante ou igual?
Pensando em passar meu processador pra pegar o 5800x3d pra ver se alivia as quedas de FPS no PUBG
Eu rodo o meu em uma Prime X370-Pro, a Taichi que é semelhante rodará perfeitamente também.

Só não esquece de atualizar a BIOS antes de trocar o processador.
 
Quem usa esses processadores de mais de 100 cores?
Qual será que é a atividade que esses processadores se destinam?
Seria mais pra empresa que trabalha com servidores e claro pessoal que faz edição para o nosso ''publico gamer'' esse processador seria inviável.
 
Seria mais pra empresa que trabalha com servidores e claro pessoal que faz edição para o nosso ''publico gamer'' esse processador seria inviável.
É aí que está... Atividade de renderização não é dependente da quantidade de canais de memória.

Virtualização o público "geral" utiliza aplicações com pouca dependência de memória.

Agora quando vc trata de IA ou resolução de problemas em aplicações dependentes de memória RAM, aí faz sentido os caras quererem vender o CPU EPIC com os recursos "capados" do threadripper.

Lembrando que em 2008 um "servidor porrada" tinha 16 cores e 64GB de RAM. Coisa que hoje é um tanto viável para usuários comuns.

Minha pergunta foi gerar mais dúvidas sobre por que há um CPU com essa quantidade absurda de cores e pouca largura de memória:
- Baratear o custo de quem não precisa de largura de banda de memória.
- Criar segmentos distintos de mercado
 
Seria mais pra empresa que trabalha com servidores e claro pessoal que faz edição para o nosso ''publico gamer'' esse processador seria inviável.
Muita gente usa os threadrippers como Epycs de baixo custo, aqui na minha faculdade mesmo temos alguns clusters de uso geral com TRs (porém na versão Pro).

É aí que está... Atividade de renderização não é dependente da quantidade de canais de memória.
Lembre-se que a quantidade de canais influência na capacidade de memória. 4 canais sem suporte pra RDIMMs implica em um máximo de 256gb de ram, oq é uma piada de mau gosto para a quantidade de cores que tem. Os TR pro suportam até 2TB.

- Criar segmentos distintos de mercado
Acho que é isso, mas é uma segmentação idiota que não faz muito sentido. Com os ryzen indo até 16c/32t e tendo 128gb de ram, não faz sentido pegar um TR de entrada. E pra quem realmente vai fazer uso hardcore, a limitação de 256gb é idiota e não compensa o custo da plataforma (que vai ser bem mais que o dobro do ryzen mencionado anteriormente).
 
Acham besteira sair do 5800X para um 5800X3D ou vale o upgrade?

Monitor 1440p, só jogo fps (BF2042 e Warzone)
 
Acham besteira sair do 5800X para um 5800X3D ou vale o upgrade?

Monitor 1440p, só jogo fps (BF2042 e Warzone)
Pro seu caso, é mais jogo vender sua gpu e colocar uma diferença em dinheiro e pegar uma gpu melhor, o 5800x é um baita cpu para jogos
 
Pro seu caso, é mais jogo vender sua gpu e colocar uma diferença em dinheiro e pegar uma gpu melhor, o 5800x é um baita cpu para jogos
Acho que vale sim, eu saí de um 5600x para o 3d e agora vejo a gpu trabalhando em 99%, antes não passava de 95% no Warzone.
 
Acho que vale sim, eu saí de um 5600x para o 3d e agora vejo a gpu trabalhando em 99%, antes não passava de 95% no Warzone.
no seu caso tem uma 3080ti que estava sendo limitada pelo 5600x, porem para o caso dele, ele está bem mais limitado que voce com uma 2080 super, entre trocar um 5800x para um 5800x3d e trocar de uma 2080 super para uma 3080 ti a 3080 ti faria muito mais sentido
 
Com meu antigo 5600x jogando batia no máximo 65 graus...em teste de stress batia no máximo 72 graus...usando um Gammax GTE e temperatura ambiente de 30 graus.

Mas creio eu que essa temperatura alta é por causa desse vcore de 1.41v para bater o boost clock...se não me engano conseguia 4650mhz no boost com 1.30v...só quando eu colocar +200mhz no override é que subia para 1.40v para dar o boost a 4850mhz.

Entretanto para um Waterloo cooler do nível do seu tá muito alto isso aí.
 
Se vc acha válido gastar 1600 pra ganhar 10% de FPS, sim, vale s pena vc gastar um pouco mais e ir pra um 13600k.
13600K é um baita processador(se fosse montar um PCX do zero recomendaria ele), mas como ele já esta no AM4 vale mais a pena o 5800x3d.
edit: sobre o 5800x3d não é só os 10% de fps, a maior diferença que vejo aqui é a estabilidade nas mínimas.
no seu caso tem uma 3080ti que estava sendo limitada pelo 5600x, porem para o caso dele, ele está bem mais limitado que voce com uma 2080 super, entre trocar um 5800x para um 5800x3d e trocar de uma 2080 super para uma 3080 ti a 3080 ti faria muito mais sentido
Alas! nesse caso sim(gpu da mais fps), na minha resposta falei que sim pq tinha visto a 3080 na assinatura dele, mas era sua.:haha:
 
13600K é um baita processador(se fosse montar um PCX do zero recomendaria ele), mas como ele já esta no AM4 vale mais a pena o 5800x3d.
edit: sobre o 5800x3d não é só os 10% de fps, a maior diferença que vejo aqui é a estabilidade nas mínimas.
Essa parte das mínimas eu sinceramente preciso estudar muito pra entender a lógica.
Por exemplo vc joga lá a 200fps, em um monitor de 144hz e suas mínimas são 144FPS no 5800X3D, e em 0.01% do tempo seu FPS caí pra 100FPS.

É por causa desse 1 milésimo de segundo que acontece 1x a cada 10 segundos que você perde sua partida?
Sério mesmo, eu não consigo perceber essa diferença e dizer:
"Eu perdi porque bem na hora meu FPS caiu de 144 para 102, nossa fiquei perplexo, não conseguia me mexer, 100FPS é insuportável".

Isso me leva a um bom e velho ditado popular que vou alterar para não parecer ser vulgar:
Para o mal comedor até a estampa do prato atrapalha.

1080p-low.png


Concordo que o 5800X3D é o melhor processador para games da plataforma AM4 (e talvez da atual AM5), mas o cenário em que ele traz um benefício "real" exige que você tenha uma poderosa placa de vídeo e além disso, sair de um 5600X para um 5800X3D e dizer "nossa agora sim meu jogo é muito mais liso, agora sim posso ser campeão do mundo de free fire" não me parece a coisa mais certa, é um upgrade, sim é, mas realmente compensa... tipo se o indivíduo gastou 1400 em um 5800X ou 2000 em um 5900X gastar mais 1800 para subir as mínimas... bom, cada um gasta o dinheiro onde bem entende.

Espero que as pessoas que compraram esse processador tenham comparativos não de FPS, mas sim de profissionalismo no estilo:
"Antes eu estava entre os top 1000 de free fire do brazil, jogava com 185FPS médio e 99FPS de mínimas...
Agora estou entre os 980 melhores, meu processador mudou minha vida, tenho 194FPS médio e 140FPS de mínimas"
ZéFFBR, Free FIre BR - Pró-player, top 980 cenário competitivo mundial da américa do sul fora a américa latina.
 
Editado por um moderador:
Respeito quem compra 3080 / 3080ti ou maiores para 1080p visando fps bruto, mas não vejo logica em abrir mão de 4 ou 8 cores a mais pra ter em certas situações 30 fps a mais, acho loucura isso, kkkkkkkk

Quer mais fps garantidos, senta a mão em gpu ignorante, eu tenho uma 3080 mas jogo em 60fps a 4k, se fosse 1080p dificilmente teria algo mais do que uma 3060ti a menos que eu fosse patrocinado

Vcs que não colocaram a mão em um 5900x ou um 5950x não tem ideia do poder dessas cpus, o pc voa com trocentas coisas abertas, duvido um 5800x3d fazer o mesmo
 
Vcs que não colocaram a mão em um 5900x ou um 5950x não tem ideia do poder dessas cpus, o pc voa com trocentas coisas abertas, duvido um 5800x3d fazer o mesmo
Pra pessoa que só joga, faz streams e vê vídeos no YouTube esses cores extras acabam sendo inúteis.
 
Pra pessoa que só joga, faz streams e vê vídeos no YouTube esses cores extras acabam sendo inúteis.
Sei lá, sempre pensei diferente, acho limitante demais ter um pc que até é bom em jogos se somente o jogo estiver aberto mas que nas demais tarefas é meia boca ou que fica cagadao ao abrir o chrome, mantenho a ideia de que é melhor investir em gpu forte do que melhorar processador e manter a gpu antiga gargalada já tendo um excelente 5800x padrão no kit como é o caso do cara que pensa em trocar por um 5800x3d
 
Sei lá, sempre pensei diferente, acho limitante demais ter um pc que até é bom em jogos se somente o jogo estiver aberto mas que nas demais tarefas é meia boca ou que fica cagadao ao abrir o chrome, mantenho a ideia de que é melhor investir em gpu forte do que melhorar processador e manter a gpu antiga gargalada já tendo um excelente 5800x padrão no kit como é o caso do cara que pensa em trocar por um 5800x3d
Cara, vc tá subestimando um belo bocado oq são 16 threads. Pro chrome ficar cagadão acho que a bronca é falta de ram, não CPU, e falo isso pq tenho um 5950x também, a grande maioria dos usuários não vai sentir alguma entre ele e um 5800x.
 
Cara, vc tá subestimando um belo bocado oq são 16 threads. Pro chrome ficar cagadão acho que a bronca é falta de ram, não CPU, e falo isso pq tenho um 5950x também, a grande maioria dos usuários não vai sentir alguma entre ele e um 5800x.
Tive um 1° 5950x que enviei para o rma, mas antes para não ficar sem cpu no kit principal comprei um 5800x, agora estou com outro 5950x e vou tirar o 3800x fora e vender e então boto o 5800x no kit 2, pra mim faz diferença sim, pode parecer pouco pra vc, mas pra mim foi sensivel a diferença, não sinto lentidão alguma fazendo nada na maquina, com o 5800x e o spotify aberto durante uma renderização de video o 5800x deu umas engasgadinhas no audio, o 5950x não, entre outros, a diferença é pouca em uso leve, em uso hard é muita

Não citei que o chrome fica cagadão com 16 threads, mas se estiver com um jogo surrando os threads todos a depender do jogo fica, porem com o 5950x não fica

Aqui tenho 3 mir4 abertos 24hs, navegador e muitas vezes deixo renderizando videos e a maquina fica solta, inclusive consigo rodar gta 5 com duas instancias do mir4, navegador e renderizando video tudo ao mesmo tempo, no 5800x não dá kkkkkkkkk

enfim
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo