Pessoal, meu pc estava ligado há uns 30 ou 40 minutos, estava em repouso durante esse tempo, pois tinha ido tomar café. Mas ao retornar, notei algo diferente, pois não lembro de isso ter acontecido antes.
Os leds indicadores da b450 aorus m, um deles estava aceso, tem 4 leds indicadores, o led aceso era referente a vga, estava na cor vermelha, aqui a foto:
Mas o pc estava normal, a tela estava desligada como previsto, pois seto para ela desligar a cada 10 minutos em repouso. Toquei no mouse e ela abriu normalmente como de costume. Estava na mesma página aberta do firefox que tinha deixado, tudo estava funcionando normalmente.
Abri gpu-z para ver se tinha algo anormal, mas não, todos os dados eram os mesmos, tudo correto. Abri o visualizador de erros do windows pra ver se tinha dado algum erro durante o tempo em repouso, nada encontrado, tudo funcionando normalmente.
Decidi reiniciar o windows, tudo continua funcionando normalmente, mas o led agora está apagado, mas não lembro se é sempre assim, mas acho que o normal é que ele sempre fica apagado quando estou dentro do windows.
O que vcs acham que foi isso, algum problema com a vga? Foi alguma falha de comunicação da mobo com ela? O pc é todo aterrado, as peças do pc são estas:
Ryzen R5 1600AF
B450 Aorus M
2X8GB 3000 Crucial Ballistix Tactical Tracer RGB
RTX 2060 EX White Galax
MX500 500GB
HD 1TB WD Blue
XPG Core Reactor 750w
Será que isso tem a ver com o cabo de vídeo? Lembro de ter lido há uns meses atrás que esses leds vermelhos referentes a vga costumam também ser culpa dos cabos de vídeo, principalmente hdmi e dp, por causa do tal pino 20. Uso um cabo dp da ugreen, mas ainda tenho aqui o cabo dvi-d do meu benq xl2420t, até acho ele muito melhor que o dp da ugreen, cabo é altamente bem feito, super reforçado.
Não me importo de voltar a usar ele, pois minha vga tem entrada dvi-d.