[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Eu também ! :thatfeel: Ainda tenho encostado aqui o meu 'mod H160' (H100+H60). Ganhei lá em ~2015 um Cryorig R1 Universal no sorteio do TPU. Nem acreditei!
Mandaram via UPS! Foi taxado e reembolsaram via Paypal. Nem precisava, mas... No final, o 'mod' era 2-3°C mais frio, porém um trambolho externo. Deixei pra lá.



Uma hipótese plausível para reembolso seria via Paypal. Melhor do que receber outro ou um melhor (nem sei se há) e lutar pra vender.
Os reembolsos internacionais que precisei foram via Paypal. Vai depender deles.

Se eu não estivesse muito bem servido de cooler, eu iria testar um desses: (procuraria infos antes).


.
Se não me engano o cara do Gamer Nexus compra esses coolers desconhecidos e testa no canal dele, eu vi ele testando um desses air coolers do Ali, mas não lembro o nome agora.
 
Se não me engano o cara do Gamer Nexus compra esses coolers desconhecidos e testa no canal dele, eu vi ele testando um desses air coolers do Ali, mas não lembro o nome agora.
Foi o Vetroo V5 acho, mas eu nem pensaria em importar cooler tendo o 400v2/AG400 e o AG620 já no Brasil, a não ser que a pessoa queira experimentar ou pela estética porque em desempenho provavelmente vão ficar pra trás ou no máximo igualar
 
Olha como ta a temp do meu 5600x com 1.2mv
Hoje ta 27 graus aqui no RJ, deve ta na faixa de 28-29 aqui no quarto

Não entra na minha cabeça um WC do nível da lian li com essa temperatura, meu amigo com 4.7 e 1.18v no 5600 normal dele com um HYPER 212 tem menos temp que eu. E detalhe, ele mora na bahia

galahad.jpg
Com esse Lian Li que você possui eu não aceitaria nada acima de 60 graus com o 5600X.
 
Vou postar aqui, meu amigo vai jogar o mesmo mapa que eu tava jogando ai com 4.7mv e vai tirar foto pra me mandar

Porque do jeito que tá, melhor eu pegar um gamemax 400 e ficar com ele mesmo
Vais fazer o RMA não ?? Larga essa tralha e vai pra air cooler decente. Menos dor de cabeça.
fortuna num WC pra ficar catnado 'sapo-cabelésimos' de clock, temp, CB15, Passmark...

.
 
Cuida pra não acabar por "2 meter um fuma aqui" ....kkkk

:yellow:
(em homenagem ao @manotroll .. rs )

.
 
Pessoal, recentemente comprei uma Ryzen 5 5600 e estou usando ele na Biostar B350GT3 com a bios atualizada e uma GTX 1080TI.
No entanto, percebi que no CPU-z mostra que a placa mãe tem suporte ao PCI-Express 4.0 (16 GT), enquanto a 1080ti é listada como PCI Express 3.0.
Será se essa informação é devido ao novo processador ou realmente a Biostar liberou essa nova versão do PCI Expres na nova bios? Ou é bug do programa mesmo (Ele está na versão mais atual)

92f555cd6686e65c919dcbf493fad2a47316a18a2f12d67dab4a155d5b34473f.jpg


Antes ficava assim

CPU-Z.png


OBS.: Eu vi que a fabricante tinha feito essa liberação para algumas placas B450 dela.
 
Última edição:
Pessoal, recentemente comprei uma Ryzen 5 5600 e estou usando ele na Biostar B350GT3 com a bios atualizada e uma GTX 1080TI.
No entanto, percebi que no CPU-z mostra que a placa mãe tem suporte ao PCI-Express 4.0 (16 GT), enquanto a 1080ti é listada como PCI Express 3.0.
Será se essa informação é devido ao novo processador ou realmente a Biostar liberou essa nova versão do PCI Expres na nova bios? Ou é bug do programa mesmo (Ele está na versão mais atual)

92f555cd6686e65c919dcbf493fad2a47316a18a2f12d67dab4a155d5b34473f.jpg


Antes ficava assim

CPU-Z.png


OBS.: Eu vi que a fabricante tinha feito essa liberação para algumas placas B450 dela.
A CPU tem suporte pro 4.0, a GPU não, e em tese a sua placa mãe não deveria ter. Se a biostar liberou isso e se vai funcionar bem é outra história, mas é irrelevante de toda forma.
 
A CPU tem suporte pro 4.0, a GPU não, e em tese a sua placa mãe não deveria ter. Se a biostar liberou isso e se vai funcionar bem é outra história, mas é irrelevante de toda forma.
Foi o que eu imaginei. Acho que a única coisa boa era que eu poderia usar um ssd pci express 4.0.
Valeu .
 
Foi o que eu imaginei. Acho que a única coisa boa era que eu poderia usar um ssd pci express 4.0.
Valeu .
Pode fazer o teste, mas não é como se fosse fazer diferença na prática de todo jeito.
 
Galera é estressada. ansiosa... :yellow:

2022-12-09 11:32
RECIFE, PE, Objeto em trânsito - por favor aguarde, de Unidade de Tratamento, RECIFE - PE, para Unidade de Distribuição JOAO PESSOA - PB

2022-12-03 15:44
CAJAMAR, SP, Objeto em trânsito - por favor aguarde, Leitura automática por radiofrequência

É aqui do lado (125Km) e demora mais do que Cajamar-REC.. vai entender . Há tempos que percebo as encomendas chegarem REC-JPA nas sextas-feiras, já saindo para entrega. Fé de aparecer até sábado.

.
 
Galera é estressada. ansiosa... :yellow:

2022-12-09 11:32
RECIFE, PE, Objeto em trânsito - por favor aguarde, de Unidade de Tratamento, RECIFE - PE, para Unidade de Distribuição JOAO PESSOA - PB

2022-12-03 15:44
CAJAMAR, SP, Objeto em trânsito - por favor aguarde, Leitura automática por radiofrequência

É aqui do lado (125Km) e demora mais do que Cajamar-REC.. vai entender . Há tempos que percebo as encomendas chegarem REC-JPA nas sextas-feiras, já saindo para entrega. Fé de aparecer até sábado.

.
Leitura automática por radiofrequência ???
 
Galera, uma pequena duvida referente a bios, de acordo com o site da Gigabyte diz o seguinte:

Note: Before update BIOS to F40 or later version, make sure you have prior updated to F32.

Fiquei confuso, aparentemente minha bios eh a F51, eu teria que voltar para a F32 ou posso simplesmente mudar da 51>55?
 
Galera, uma pequena duvida referente a bios, de acordo com o site da Gigabyte diz o seguinte:



Fiquei confuso, aparentemente minha bios eh a F51, eu teria que voltar para a F32 ou posso simplesmente mudar da 51>55?
Isso só é necessário se você tiver abaixo da versão F40...caso a sua seja essa ou superior pode atualizar sem precisar de fazer esse processo.
 
Pessoal, meu pc estava ligado há uns 30 ou 40 minutos, estava em repouso durante esse tempo, pois tinha ido tomar café. Mas ao retornar, notei algo diferente, pois não lembro de isso ter acontecido antes.

Os leds indicadores da b450 aorus m, um deles estava aceso, tem 4 leds indicadores, o led aceso era referente a vga, estava na cor vermelha, aqui a foto:



Mas o pc estava normal, a tela estava desligada como previsto, pois seto para ela desligar a cada 10 minutos em repouso. Toquei no mouse e ela abriu normalmente como de costume. Estava na mesma página aberta do firefox que tinha deixado, tudo estava funcionando normalmente.

Abri gpu-z para ver se tinha algo anormal, mas não, todos os dados eram os mesmos, tudo correto. Abri o visualizador de erros do windows pra ver se tinha dado algum erro durante o tempo em repouso, nada encontrado, tudo funcionando normalmente.

Decidi reiniciar o windows, tudo continua funcionando normalmente, mas o led agora está apagado, mas não lembro se é sempre assim, mas acho que o normal é que ele sempre fica apagado quando estou dentro do windows.

O que vcs acham que foi isso, algum problema com a vga? Foi alguma falha de comunicação da mobo com ela? O pc é todo aterrado, as peças do pc são estas:

Ryzen R5 1600AF
B450 Aorus M
2X8GB 3000 Crucial Ballistix Tactical Tracer RGB
RTX 2060 EX White Galax
MX500 500GB
HD 1TB WD Blue
XPG Core Reactor 750w

Será que isso tem a ver com o cabo de vídeo? Lembro de ter lido há uns meses atrás que esses leds vermelhos referentes a vga costumam também ser culpa dos cabos de vídeo, principalmente hdmi e dp, por causa do tal pino 20. Uso um cabo dp da ugreen, mas ainda tenho aqui o cabo dvi-d do meu benq xl2420t, até acho ele muito melhor que o dp da ugreen, cabo é altamente bem feito, super reforçado.

Não me importo de voltar a usar ele, pois minha vga tem entrada dvi-d.
 
Pessoal, meu pc estava ligado há uns 30 ou 40 minutos, estava em repouso durante esse tempo, pois tinha ido tomar café. Mas ao retornar, notei algo diferente, pois não lembro de isso ter acontecido antes.

Os leds indicadores da b450 aorus m, um deles estava aceso, tem 4 leds indicadores, o led aceso era referente a vga, estava na cor vermelha, aqui a foto:



Mas o pc estava normal, a tela estava desligada como previsto, pois seto para ela desligar a cada 10 minutos em repouso. Toquei no mouse e ela abriu normalmente como de costume. Estava na mesma página aberta do firefox que tinha deixado, tudo estava funcionando normalmente.

Abri gpu-z para ver se tinha algo anormal, mas não, todos os dados eram os mesmos, tudo correto. Abri o visualizador de erros do windows pra ver se tinha dado algum erro durante o tempo em repouso, nada encontrado, tudo funcionando normalmente.

Decidi reiniciar o windows, tudo continua funcionando normalmente, mas o led agora está apagado, mas não lembro se é sempre assim, mas acho que o normal é que ele sempre fica apagado quando estou dentro do windows.

O que vcs acham que foi isso, algum problema com a vga? Foi alguma falha de comunicação da mobo com ela? O pc é todo aterrado, as peças do pc são estas:

Ryzen R5 1600AF
B450 Aorus M
2X8GB 3000 Crucial Ballistix Tactical Tracer RGB
RTX 2060 EX White Galax
MX500 500GB
HD 1TB WD Blue
XPG Core Reactor 750w

Será que isso tem a ver com o cabo de vídeo? Lembro de ter lido há uns meses atrás que esses leds vermelhos referentes a vga costumam também ser culpa dos cabos de vídeo, principalmente hdmi e dp, por causa do tal pino 20. Uso um cabo dp da ugreen, mas ainda tenho aqui o cabo dvi-d do meu benq xl2420t, até acho ele muito melhor que o dp da ugreen, cabo é altamente bem feito, super reforçado.

Não me importo de voltar a usar ele, pois minha vga tem entrada dvi-d.
Isso já aconteceu aqui comigo tbm na b450 aorus elite. Não sei o que é tbm, mas o pc funcionou normal tbm e após reiniciar apagou. Parece ser uma falha de leitura dos componentes na bios na hora do boot. A minha b450 aqui já tem é outra doideira, se eu resetar a bios ela fica durante 20 dias dando boot rápido, eu ligo o pc no botão e o led do cooler do processador já liga na hora e boot (marca no windows 7.6 segundos), depois desses 20 dias aciono o botão de ligar e o led demora uns 4 segundos (marca no windows 12 segundos)... doideira total.
 
Isso já aconteceu aqui comigo tbm na b450 aorus elite. Não sei o que é tbm, mas o pc funcionou normal tbm e após reiniciar apagou. Parece ser uma falha de leitura dos componentes na bios na hora do boot. A minha b450 aqui já tem é outra doideira, se eu resetar a bios ela fica durante 20 dias dando boot rápido, eu ligo o pc no botão e o led do cooler do processador já liga na hora e boot (marca no windows 7.6 segundos), depois desses 20 dias aciono o botão de ligar e o led demora uns 4 segundos (marca no windows 12 segundos)... doideira total.
Obrigado pelo relato, isso me deixa mais tranquilo, o bom é que mesmo o led aceso o pc estava funcionando normalmente, nenhum erro, todas as suas funções estavam funcionais, acho é que como vc disse, deve ter sido alguma falha de leitura, visto que nesse modelos da aorus isso parece ser constante.

Estava até procurando informações sobre o assunto, esse problema do led vga parece ser bem comum, que é causado pelas mais variadas formas, li um post de um rapaz que ele só parou de dar problema quando ele deixou de usar a porta A-SATA da mobo, pois sempre que ele usava ela, a vga sequer era reconhecida e o led ficava acesso direto.

Fiz até alguns testes, rodei videos no yt em 4k, todos funcionaram ok, rodei videos no mpc em 4k, sem problemas também e até rodei o teste 3d do gpu-z, sei que ele não é confiável, mas serve para o propósito, foi sem problemas também. Monitorando pelo hwinfo para ver se aparece algum erro de hardware, mas tudo normal, deve ter sido alguma falha de comunicação mesmo como vc informou. Vou acompanhando continuar aqui, pra ver se ele não acende mais, informo se algo mudar 👍
 
Saindo TUF B550M-Plus, entrando MAG B550 Tomahawk. Vamos ver se o BO do PCI-e resolve. Fazendo os teste com o 3700x enquanto o 5800x não chega da china pra dizer se era um problema de processador ou de placa mãe (Maior hipotese).


Pessoal, meu pc estava ligado há uns 30 ou 40 minutos, estava em repouso durante esse tempo, pois tinha ido tomar café. Mas ao retornar, notei algo diferente, pois não lembro de isso ter acontecido antes.

Os leds indicadores da b450 aorus m, um deles estava aceso, tem 4 leds indicadores, o led aceso era referente a vga, estava na cor vermelha, aqui a foto:



Mas o pc estava normal, a tela estava desligada como previsto, pois seto para ela desligar a cada 10 minutos em repouso. Toquei no mouse e ela abriu normalmente como de costume. Estava na mesma página aberta do firefox que tinha deixado, tudo estava funcionando normalmente.

Abri gpu-z para ver se tinha algo anormal, mas não, todos os dados eram os mesmos, tudo correto. Abri o visualizador de erros do windows pra ver se tinha dado algum erro durante o tempo em repouso, nada encontrado, tudo funcionando normalmente.

Decidi reiniciar o windows, tudo continua funcionando normalmente, mas o led agora está apagado, mas não lembro se é sempre assim, mas acho que o normal é que ele sempre fica apagado quando estou dentro do windows.

O que vcs acham que foi isso, algum problema com a vga? Foi alguma falha de comunicação da mobo com ela? O pc é todo aterrado, as peças do pc são estas:

Ryzen R5 1600AF
B450 Aorus M
2X8GB 3000 Crucial Ballistix Tactical Tracer RGB
RTX 2060 EX White Galax
MX500 500GB
HD 1TB WD Blue
XPG Core Reactor 750w

Será que isso tem a ver com o cabo de vídeo? Lembro de ter lido há uns meses atrás que esses leds vermelhos referentes a vga costumam também ser culpa dos cabos de vídeo, principalmente hdmi e dp, por causa do tal pino 20. Uso um cabo dp da ugreen, mas ainda tenho aqui o cabo dvi-d do meu benq xl2420t, até acho ele muito melhor que o dp da ugreen, cabo é altamente bem feito, super reforçado.

Não me importo de voltar a usar ele, pois minha vga tem entrada dvi-d.
Esse LED VGA Na verdade é um indicativo pra PCI (não só GPU em si). Pode ser que alguma linha PCI tenha dado algum erro (memoria, SSD) e ficou o alerta pelo led ligado.
 
LED VGA Na verdade é um indicativo pra PCI (não só GPU em si). Pode ser que alguma linha PCI tenha dado algum erro (memoria, SSD) e ficou o alerta pelo led ligado.
Hmm, vou verificar isso, principalmente sobre SSD. A localização onde as portas sata dessa mobo ficam são bem ruins, estou até cogitando comprar cabos sata mais maleáveis, esses dias tive erro udma no SSD, essa foi a primeira vez.

Vale a pena trocar os cabos sata por outros mais maleáveis? Uma vantagem é que seria mais fácil conectar ele na placa mãe, acho que vou usar as portas a-sata dela, pois como não utilizo nvme elas ficam disponíveis
 
Pessoal, meu pc estava ligado há uns 30 ou 40 minutos, estava em repouso durante esse tempo, pois tinha ido tomar café. Mas ao retornar, notei algo diferente, pois não lembro de isso ter acontecido antes.

Os leds indicadores da b450 aorus m, um deles estava aceso, tem 4 leds indicadores, o led aceso era referente a vga, estava na cor vermelha, aqui a foto:

Aqui já aconteceu. Foi quando liguei o pc com o monitor desligado ou sem o cabo displayport. Pode ser somente um indicativo de falta de sinal de vídeo.
Esses leds são uma pista pra quando tem um problema. Não precisa preocupar realmente.
 

AMD Ryzen Threadripper 7000 supostamente lançado em setembro de 2023.​


7RJe78K.png


AMD Threadripper 7000 PRO​

Espera-se que a série AMD Threadripper com o codinome “Storm Peak” seja lançada em setembro de 2023, afirma um vazador de hardware confiável.


De acordo com Chi11eddog, cujo histórico é excelente até agora, os planos da AMD para sistemas de desktop de ponta incluem a plataforma “Storm Peak” como um produto do terceiro trimestre de 2023. A AMD está planejando duas séries de produtos com base na plataforma: HEDT e estações de trabalho.

Embora o tweet não tenha informações sobre as configurações de CPU propostas, aprendemos bastante sobre a própria plataforma. A série HEDT suportará memória de quatro canais e 64 pistas PCIe Gen5 e 8 PCIe Gen3. Diz-se que esses produtos suportam overclocking.

Enquanto isso, a memória de 8 canais será exclusiva da plataforma Threadripper da estação de trabalho (provavelmente Threadripper PRO). A série terá suporte de pista PCIe Gen5 dobrado até 128, mas não oferecerá suporte a overclock para CPU ou memória.





Rumores anteriores sugeriram que a plataforma Threadripper de desktop Zen4 poderia suportar até 96 núcleos, tanto quanto os chips EPYC 9004 “Genoa” para servidores. Esta seria, de fato, uma decisão muito semelhante aos planos da Intel para as próximas séries Sapphire Rapids Xeon 3400 e 2400 .

Vale ressaltar que a AMD possui dois soquetes para seus produtos Zen4 EPYC: SP5 e SP6. O primeiro já teve uma introdução formal com a série EPYC Genoa 9004, enquanto o último deve chegar mais tarde. A plataforma SP5 suporta 160 pistas PCIe Gen5 e memória DDR5 de 12 canais, enquanto acredita-se que o SP6 suporte 96 PCIe Gen5 e memória de 6 canais.



pOvzab4.png



Fonte: Chi11eddog
 

AMD Ryzen Threadripper 7000 supostamente lançado em setembro de 2023.​


7RJe78K.png


AMD Threadripper 7000 PRO​

Espera-se que a série AMD Threadripper com o codinome “Storm Peak” seja lançada em setembro de 2023, afirma um vazador de hardware confiável.


De acordo com Chi11eddog, cujo histórico é excelente até agora, os planos da AMD para sistemas de desktop de ponta incluem a plataforma “Storm Peak” como um produto do terceiro trimestre de 2023. A AMD está planejando duas séries de produtos com base na plataforma: HEDT e estações de trabalho.

Embora o tweet não tenha informações sobre as configurações de CPU propostas, aprendemos bastante sobre a própria plataforma. A série HEDT suportará memória de quatro canais e 64 pistas PCIe Gen5 e 8 PCIe Gen3. Diz-se que esses produtos suportam overclocking.

Enquanto isso, a memória de 8 canais será exclusiva da plataforma Threadripper da estação de trabalho (provavelmente Threadripper PRO). A série terá suporte de pista PCIe Gen5 dobrado até 128, mas não oferecerá suporte a overclock para CPU ou memória.





Rumores anteriores sugeriram que a plataforma Threadripper de desktop Zen4 poderia suportar até 96 núcleos, tanto quanto os chips EPYC 9004 “Genoa” para servidores. Esta seria, de fato, uma decisão muito semelhante aos planos da Intel para as próximas séries Sapphire Rapids Xeon 3400 e 2400 .

Vale ressaltar que a AMD possui dois soquetes para seus produtos Zen4 EPYC: SP5 e SP6. O primeiro já teve uma introdução formal com a série EPYC Genoa 9004, enquanto o último deve chegar mais tarde. A plataforma SP5 suporta 160 pistas PCIe Gen5 e memória DDR5 de 12 canais, enquanto acredita-se que o SP6 suporte 96 PCIe Gen5 e memória de 6 canais.



pOvzab4.png



Fonte: Chi11eddog

Que merda esses TR non-pro, pensei que a AMD tinha matado isso com os dois últimos lançamentos. Muitos cores, porém pouca capacidade máxima de ram e pouca banda de memória pra alimentar todos esses cores.
 
Que merda esses TR non-pro, pensei que a AMD tinha matado isso com os dois últimos lançamentos. Muitos cores, porém pouca capacidade máxima de ram e pouca banda de memória pra alimentar todos esses cores.
Na verdade eu nem sei porque a AMD ainda insiste em lançar essas cpus com muitos cores e pouca banda de memória.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo