Essa parte das mínimas eu sinceramente preciso estudar muito pra entender a lógica.
Por exemplo vc joga lá a 200fps, em um monitor de 144hz e suas mínimas são 144FPS no 5800X3D, e em 0.01% do tempo seu FPS caí pra 100FPS.
É por causa desse 1 milésimo de segundo que acontece 1x a cada 10 segundos que você perde sua partida?
Sério mesmo, eu não consigo perceber essa diferença e dizer:
"Eu perdi porque bem na hora meu FPS caiu de 144 para 102, nossa fiquei perplexo, não conseguia me mexer, 100FPS é insuportável".
Isso me leva a um bom e velho ditado popular que vou alterar para não parecer ser vulgar:
Para o mal comedor até a estampa do prato atrapalha.
Concordo que o 5800X3D é o melhor processador para games da plataforma AM4 (e talvez da atual AM5), mas o cenário em que ele traz um benefício "real" exige que você tenha uma poderosa placa de vídeo e além disso, sair de um 5600X para um 5800X3D e dizer "nossa agora sim meu jogo é muito mais liso, agora sim posso ser campeão do mundo de free fire" não me parece a coisa mais certa, é um upgrade, sim é, mas realmente compensa... tipo quem gatou 1400 em um 5800X gastar mais 1800 para subir as mínimas... bom, cada um gasta o dinheiro onde bem entende.
Espero que as pessoas que compraram esse processador tenham comparativos não de FPS, mas sim de profissionalismo no estilo:
"Antes eu estava entre os top 1000 de free fire do brazil, agora estou entre os 980 melhores, meu processador mudou minha vida"