[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

aberto durante uma renderização de video
Então né, 90% da galera não vai fazer isso, o ponto é esse kkkk
a diferença é pouca em uso leve, em uso hard é muita
Pessoal não vai fazer uso hard, a maioria só vai jogar e ter umas abas do chrome abertas, no máximo um stream rolando (que geralmente vai no encoder da GPU e nem faz diferença na cpu).
Aqui tenho 3 mir4 abertos 24hs, navegador e muitas vezes deixo renderizando videos e a maquina fica solta, inclusive consigo rodar gta 5 com duas instancias do mir4, navegador e renderizando video tudo ao mesmo tempo, no 5800x não dá kkkkkkkkk
Que bom, seu uso justifica, mas não vale generalizar seu uso pra todos, né, até pq se fosse assim o próprio 5950x não dá conta do meu trabalho e as vezes só largo ele compilando coisas com tudo travado e saio pra tomar um café.
 
Que merda esses TR non-pro, pensei que a AMD tinha matado isso com os dois últimos lançamentos. Muitos cores, porém pouca capacidade máxima de ram e pouca banda de memória pra alimentar todos esses cores.

Na verdade eu nem sei porque a AMD ainda insiste em lançar essas cpus com muitos cores e pouca banda de memória.

Calma pessoal...

São 4x channels DDR5 que na verdade é um controlador Octa Channel, porque cada pente/canal DDR5 é um dual channel.

A equipe da divisão de CPUs é a profissional, os estagiários que estão na divisão de GPUs. :limo:
 
Calma pessoal...

São 4x channels DDR5 que na verdade é um controlador Octa Channel, porque cada pente/canal DDR5 é um dual channel.
Não é assim que funciona, a banda máxima ainda ficaria na casa dos 120~150GB/s, bem inferior aos 200GB/s em octa dos TR WX atuais, isso sem falar no limite de ram pífio já que ainda não há dies de 24Gb.
 
Essa parte das mínimas eu sinceramente preciso estudar muito pra entender a lógica.
Por exemplo vc joga lá a 200fps, em um monitor de 144hz e suas mínimas são 144FPS no 5800X3D, e em 0.01% do tempo seu FPS caí pra 100FPS.

É por causa desse 1 milésimo de segundo que acontece 1x a cada 10 segundos que você perde sua partida?
Sério mesmo, eu não consigo perceber essa diferença e dizer:
"Eu perdi porque bem na hora meu FPS caiu de 144 para 102, nossa fiquei perplexo, não conseguia me mexer, 100FPS é insuportável".

Isso me leva a um bom e velho ditado popular que vou alterar para não parecer ser vulgar:
Para o mal comedor até a estampa do prato atrapalha.

1080p-low.png


Concordo que o 5800X3D é o melhor processador para games da plataforma AM4 (e talvez da atual AM5), mas o cenário em que ele traz um benefício "real" exige que você tenha uma poderosa placa de vídeo e além disso, sair de um 5600X para um 5800X3D e dizer "nossa agora sim meu jogo é muito mais liso, agora sim posso ser campeão do mundo de free fire" não me parece a coisa mais certa, é um upgrade, sim é, mas realmente compensa... tipo quem gatou 1400 em um 5800X gastar mais 1800 para subir as mínimas... bom, cada um gasta o dinheiro onde bem entende.

Espero que as pessoas que compraram esse processador tenham comparativos não de FPS, mas sim de profissionalismo no estilo:
"Antes eu estava entre os top 1000 de free fire do brazil, agora estou entre os 980 melhores, meu processador mudou minha vida"
Essa parte das mínimas é tranquilo, imagina vc jogando Cyberbug com uma Taxa de ~70fps e fica direto dando uns drops para 40~45fps, o que torna perceptível a queda.
Em jogos competitivos aqui o que mais deu diferença foi quando troquei o monitor, por incrível que pareça parece que ficou mais fácil de acertar, no Apex a Peacekepper canta bonito :haha: Não sou nenhum pro player mas já mandei 11k pra vala lá :bem:
 
Resolvi broncar com o PBO, coloquei o CO pra -10 all cores, PPT/TDC/EDC pra 200/180/160 e +100MHz no boost override. Em all core acho que tá tendo thermal throttle, chega nos 85º durante compilações com os cores à 4.4GHz. Talvez eu tente reduzir os limites de PPT/TDC/EDC pra ver se ele esfria mais um pouco e pega clocks maiores, o Fuma2 também não tem como fazer mágica.
 
85º tá um tico longe de thermal throttle mesmo, nos 90º ele reduz o boost e no 95º é que vem o throttle do clock base mesmo.
 
85º tá um tico longe de thermal throttle mesmo, nos 90º ele reduz o boost e no 95º é que vem o throttle do clock base mesmo.
Assumi que era thermal pq ele fica com uma certa folga pros limites de PPT/TDC/EDC, vide abaixo:
N2hbxsB.png


E agora que postei esse print me liguei que ele tá batendo nos 100% do EDC, talvez eu deva subir pra ver oq acontece.
 
Assumi que era thermal pq ele fica com uma certa folga pros limites de PPT/TDC/EDC, vide abaixo:
N2hbxsB.png


E agora que postei esse print me liguei que ele tá batendo nos 100% do EDC, talvez eu deva subir pra ver oq acontece.
Como faz rendeizaçãor, tenta overclock classico pela bios com os CCX1 @4600 / CCX2 @4500 e 1.225V + load line calibration no maximo, aqui com o primeiro 5950x eu conseguia isso com 1.2V e nunca tive bugs ou tela azul, no atual preciso de 1.225V porém o primeiro rev B0 atingia 90° este aqui é um rev B2 não passa de 85° mesmo com 0,25V a mais de vcore do que a primeiro processador

Outra coisa que percebi é que o chip atual lida bem com 4 sticks de ram a 3800, o antigo não passava de 3733 sem abarrotar de whea error, esse aqui não deu whea error nenhum nem mesmo a 3800
 
Como faz rendeizaçãor
Não faço, trabalho com desenvolvimento :p
tenta overclock classico pela bios com os CCX1 @4600 / CCX2 @4500 e 1.225V + load line calibration no maximo
Não tenho muito interesse em overclock clássico, acho que tem mais chances de ser instável e demanda mais tempo, PBO + CO acho beeeem mais prático. Se não obter resultados ok, posso continuar vivendo com eles até ter coragem de reiniciar o PC de novo no mê seguinte.

De toda forma, obrigado pelas dicas!

Outra coisa que percebi é que o chip atual lida bem com 4 sticks de ram a 3800, o antigo não passava de 3733 sem abarrotar de whea error, esse aqui não deu whea error nenhum nem mesmo a 3800
Meus pentes não gostam de subir acima de 3200mhz, já tentei quanto tinha o 3700x e apenas 2x32gb, com 4x32gb nem irei tentar, não vejo nenhum ganho interessante subindo esses clocks só pra ter dor de cabeça, até pra dar boot já foi meio chato.
 
Não faço, trabalho com desenvolvimento :p

Não tenho muito interesse em overclock clássico, acho que tem mais chances de ser instável e demanda mais tempo, PBO + CO acho beeeem mais prático. Se não obter resultados ok, posso continuar vivendo com eles até ter coragem de reiniciar o PC de novo no mê seguinte.

De toda forma, obrigado pelas dicas!


Meus pentes não gostam de subir acima de 3200mhz, já tentei quanto tinha o 3700x e apenas 2x32gb, com 4x32gb nem irei tentar, não vejo nenhum ganho interessante subindo esses clocks só pra ter dor de cabeça, até pra dar boot já foi meio chato.
Na verdade o melhor teste pra mim é simplesmente renderizar algo por uma ou duas horas, já vi teste passar em prime e crashar renderizando, então testo no render que acho ser pior no sentido de instabilidade, se passar nos testes aumento mais 0,20v e fica estavel pra mim, nunca tive telas azuis depois de adotar esse metodo, testei em dois 2700x, dois 3700x, um 3900x, um 5950x, um 5800x e agora em outro 5950x e pra mim tem dado certo, aqui fica bem melhor do que essas soluções PBO e otimizadores de curva que só geram mais calor e menos desempenho

Agora ram é mais chato mesmo, atualmente to com 4 pentes B-die de 8Gb single rank de 3200 rodando a 3600C15, porem comprei um kit 2x32GB de 3600 c16 b die, vou tentar pelo menos 3800C16
 
Na verdade o melhor teste pra mim é simplesmente renderizar algo por uma ou duas horas, já vi teste passar em prime e crashar renderizando, então testo no render que acho ser pior no sentido de instabilidade, se passar nos testes aumento mais 0,20v e fica estavel pra mim, nunca tive telas azuis depois de adotar esse metodo, testei em dois 2700x, dois 3700x, um 3900x, um 5950x, um 5800x e agora em outro 5950x e pra mim tem dado certo, aqui fica bem melhor do que essas soluções PBO e otimizadores de curva que só geram mais calor e menos desempenho

Agora ram é mais chato mesmo, atualmente to com 4 pentes B-die de 8Gb single rank de 3200 rodando a 3600C15, porem comprei um kit 2x32GB de 3600 c16 b die, vou tentar pelo menos 3800C16
O tempo que eu gastaria afinando um OC não compensa o desempenho ínfimo que iria ganhar. PBO é legal pq posso só entrar na bios quando reiniciar o PC (1x por semana) e mudar uns números sem muito medo de dar crash.
 
O tempo que eu gastaria afinando um OC não compensa o desempenho ínfimo que iria ganhar. PBO é legal pq posso só entrar na bios quando reiniciar o PC (1x por semana) e mudar uns números sem muito medo de dar crash.
Testa pelo RyzenMaster, da pra mexer sem entrar na BIOS.
 
Opa pessoa, boa tarde! Tudo bom!?

Estou com esse setup da assinatura e recentemente tive problema com o reconhecimento do dual channel no meu sistema. Depois de alguns testes, verifiquei que o problema trata-se do processador (testei um r5 1600 e ele deu boot normalmente com as duas memórias).

Inicialmente, iria migrar pra 13ª gen da intel, mas tive uma ótima indicação do @igormp para pular pro 5800x3D (estava desatualizado e não sabia que minha x370 suportaria essa geração). Estou dando uma pesquisada aqui e fiquei com uma curiosidade, a limitação de kits específicos de memórias pros ryzen sempre partem da placa mãe né? Estava procurando um novo kit da Corsair, 2x16 ou 4x8, mas pelo que analisei, ficaria limitado aos 3200mhz seguindo a lista de compatibilidade da Crosshair VI Hero.
 
Opa pessoa, boa tarde! Tudo bom!?

Estou com esse setup da assinatura e recentemente tive problema com o reconhecimento do dual channel no meu sistema. Depois de alguns testes, verifiquei que o problema trata-se do processador (testei um r5 1600 e ele deu boot normalmente com as duas memórias).

Inicialmente, iria migrar pra 13ª gen da intel, mas tive uma ótima indicação do @igormp para pular pro 5800x3D (estava desatualizado e não sabia que minha x370 suportaria essa geração). Estou dando uma pesquisada aqui e fiquei com uma curiosidade, a limitação de kits específicos de memórias pros ryzen sempre partem da placa mãe né? Estava procurando um novo kit da Corsair, 2x16 ou 4x8, mas pelo que analisei, ficaria limitado aos 3200mhz seguindo a lista de compatibilidade da Crosshair VI Hero.
A limitação em si é mais da cpu, mas os zen 3 param nos 3200mhz oficialmente, qualquer coisa acima disso é considerado overclock. Para conseguir mais que isso precisa ligar o xmp, e aí depende da controladora de cpu aguentar e as trilhas/construção da placa mãe serem de qualidade.

De toda forma, na Internet vc vê o pessoal falando que conseguem 3600mhz sem bronca. Mas pq vc vai mudar a ram?
 
A limitação em si é mais da cpu, mas os zen 3 param nos 3200mhz oficialmente, qualquer coisa acima disso é considerado overclock. Para conseguir mais que isso precisa ligar o xmp, e aí depende da controladora de cpu aguentar e as trilhas/construção da placa mãe serem de qualidade.

De toda forma, na Internet vc vê o pessoal falando que conseguem 3600mhz sem bronca. Mas pq vc vai mudar a ram?
Então, eu estava buscando 32GB de RAM por conta de algumas limitações que estava tendo.
Eu faço stream, ai uso o Nvidia Broadcast, o OBS Studio, o jogo em si e as vezes usava o Voicemod... ai os 16GB de ram iam embora fácil demais.
A primeira opção seria comprar +2 pentes de 8GB do mesmo modelo que o meu, porém ta dificil de achar, no marketplace da Kabum tem um mas não é vendido por eles. Pensei em pegar 2x16GB e vender os meus 2x8Gb para que caso precise de mais ,oque acho pouco provável, eu tenha a possibilidade desse up.
 
Então, eu estava buscando 32GB de RAM por conta de algumas limitações que estava tendo.
Eu faço stream, ai uso o Nvidia Broadcast, o OBS Studio, o jogo em si e as vezes usava o Voicemod... ai os 16GB de ram iam embora fácil demais.
A primeira opção seria comprar +2 pentes de 8GB do mesmo modelo que o meu, porém ta dificil de achar, no marketplace da Kabum tem um mas não é vendido por eles. Pensei em pegar 2x16GB e vender os meus 2x8Gb para que caso precise de mais ,oque acho pouco provável, eu tenha a possibilidade desse up.
Ah, entendi. Poderia tentar pegar 2x8gb de outra marca também com especificações similares, provavelmente vai funcionar sem bronca, mas no pior dos casos seria só devolver nos 7 dias.
 
@igormp bom dia maninm, tudo bom!?
Vi que na loja oficial da Corsair no Ali, os pentes de 2x16 estão praticamente o preço que pagaria em 2x8 aqui.
Será que eu usar 2x16 + 2x8 teria conflitos? Ambas corsair, modelos semelhantes, 3200 mhz... Acho que vou pegar os 2x16 na china, se der ruim o uso com os 2x8, vendo eles e abato parte doque paguei nos pentes novos.
 
@igormp bom dia maninm, tudo bom!?
Vi que na loja oficial da Corsair no Ali, os pentes de 2x16 estão praticamente o preço que pagaria em 2x8 aqui.
Será que eu usar 2x16 + 2x8 teria conflitos? Ambas corsair, modelos semelhantes, 3200 mhz... Acho que vou pegar os 2x16 na china, se der ruim o uso com os 2x8, vendo eles e abato parte doque paguei nos pentes novos.
Provavelmente não daria problema não, mas se der ruim vc já tem um bom plano B aí, onde poderia só vender seus 2x8gb e ficar com os 2x16
 
@Cata / @yurizinho182

Chegou e instalei o R5 5600. Padrão bate 4.450MHz ~1,26V acho, jogos ~58°C / AIDA ~67°C. O que dá pra fazer de básico? Pretendia 4.5GHz@undervolt .
Parei no tempo, estou por fora de OC nele. Opção pra karai e repetida no BIOS.

.
 
@Cata / @yurizinho182

Chegou e instalei o R5 5600. Padrão bate 4.450MHz ~1,26V acho, jogos ~58°C / AIDA ~67°C. O que dá pra fazer de básico? Pretendia 4.5GHz@undervolt .
Parei no tempo, estou por fora de OC nele. Opção pra karai e repetida no BIOS.

.
Só mexe no vcore / load line calibration

Desativa o PBO também

O 5600 do meu amigo faz 4.7ghz com 1.22v com o load line calibration agressivo (que quase não desce a tensão)
4.5 acredito que tu consiga usar 1.1mv ou 1.12mv no máximo


Pode fazer um teste pra mim depois?
testar no BF5 o FPS?

Fps médio/min
 
Provavelmente não daria problema não, mas se der ruim vc já tem um bom plano B aí, onde poderia só vender seus 2x8gb e ficar com os 2x16
Juro que é a ultima vez que te incomodo aqui HAUAHHAU Nessa reformulação, já que vou acabar gastando mesmo, to pensando seriamente em ir pro 5900x no lugar do 5800x3D.... Todos os testes que vi o desempenho é beeem semelhante, porém acho que esses núcleos a mais podem ajudar enquanto estiver jogando, gravando e fazendo lives... certo?
 
Só mexe no vcore / load line calibration

Desativa o PBO também

O 5600 do meu amigo faz 4.7ghz com 1.22v com o load line calibration agressivo (que quase não desce a tensão)
4.5 acredito que tu consiga usar 1.1mv ou 1.12mv no máximo


Pode fazer um teste pra mim depois?
testar no BF5 o FPS?

Fps médio/min

Se ainda lembro, LLC é nas ASUS. Nunca vi na GB X470. Talvez, escondida nos novos parâmetro desbloqueados na troca.
É, queria algo pra deixar < 1,20V perto de 4.5GHz travado.

BF5 tenho de reinstalar. Final de semana acho que consigo. Aí, eu te falo.


Sinceramente mexe apenas no Vcore e mais nada, na verdade 4.450Mhz ta ótimo para o dia-a-dia.

Sim, Como falei acima. Seria legal se conseguisse 4.5GHz+ com < 1,20V.

.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo