[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,022
Gargalo acho dificil, a não ser que pegue um cyberpunk, tlou ou aquele jogo do harry porra.
chegou hoje o CPU muito bom esta pegando clock maximo de 4650mhz do modo turbo e esta em 65 graus com o water cooler da deepcool só falta agora chegar a RTX 4070 e os dois pente de 16GB de 3600mhz.
 
Última edição:
"Stock ou PBO, eis a questão": as vezes funciona, as vezes não

Dota 2:



RDR2:



Returnal



Forza Horizon 5



AC Valhalla



Far Cry 6
 
"Stock ou PBO, eis a questão": as vezes funciona, as vezes não

Dota 2:



RDR2:



Returnal



Forza Horizon 5



AC Valhalla



Far Cry 6

Tem o ID da partida aí no dota pra eu comparar aqui? Desses que vc postou é o único que jogo, travado em 60fps, mas fiquei curioso agora.
 
Tem o ID da partida aí no dota pra eu comparar aqui? Desses que vc postou é o único que jogo, travado em 60fps, mas fiquei curioso agora.
Terceira partida do dia 22 de abril, IG Vitality vs China is Democracy (31-22)
No da 22, é a partida do topo (eu não sei pegar o ID)
 
Terceira partida do dia 22 de abril, IG Vitality vs China is Democracy (31-22)
No da 22, é a partida do topo (eu não sei pegar o ID)
Aqui (5950x) ficou com desempenho parecido com o seu em stock, 80~100 fps no meio da tf, 130~180fps fora, com uns 4 cores em 4.6~4.8GHz, com a diferença que tava em 1440p em modo janela no linux.

Vc fez oq de config? Eu desativei as configs de mais clock do PBO e coloquei as paradas de TDP/EDP e tal mais conservadoras com CO em -10 pq tava com umas certas instabilidades depois de uns ~20 dias rodando direto.
 
Aqui (5950x) ficou com desempenho parecido com o seu em stock, 80~100 fps no meio da tf, 130~180fps fora, com uns 4 cores em 4.6~4.8GHz, com a diferença que tava em 1440p em modo janela no linux.

Vc fez oq de config? Eu desativei as configs de mais clock do PBO e coloquei as paradas de TDP/EDP e tal mais conservadoras com CO em -10 pq tava com umas certas instabilidades depois de uns ~20 dias rodando direto.

CPU Stock: PBO OFF, XMP ON (3600Mhz, timings principais no video), REBAR ON

CPU OC: Ryzen 5700X: Curve optimizer -30 all cores, PPT 115, TDC 95, EDC 85, offset +200MHz, voltagens auto.
RAM OC: 3800: tcas 14, trcd 15, trp 14, tras 22, trc 30, trfc 252, ct 1t, fclk 1900

VGA: Power Color Radeon RX 6800 XT 2370~2470mhz, 1050mV, gddr6 2150 fast timing, +6 power, fan auto.
 
CPU Stock: PBO OFF, XMP ON (3600Mhz, timings principais no video), REBAR ON

CPU OC: Ryzen 5700X: Curve optimizer -30 all cores, PPT 115, TDC 95, EDC 85, offset +200MHz, voltagens auto.
RAM OC: 3800: tcas 14, trcd 15, trp 14, tras 22, trc 30, trfc 252, ct 1t, fclk 1900
Vc acha que a diferença maior foi o OC de ram ou o PBO?
 
Estou atualmente com 2x8gb da Crucial 3600mhz C16 e estou pensando em dar um up pra 4x8gb 3600mhz C16, vale a pena será?

Outra coisa, provavelmente vou precisar pegar 2x16gb pois esse me kit da Crucial não existe mais, simplesmente evaporou do mercado, o que fariam no meu lugar?
 
Estou atualmente com 2x8gb da Crucial 3600mhz C16 e estou pensando em dar um up pra 4x8gb 3600mhz C16, vale a pena será?

Outra coisa, provavelmente vou precisar pegar 2x16gb pois esse me kit da Crucial não existe mais, simplesmente evaporou do mercado, o que fariam no meu lugar?
vc terá que achar um 2x16gb mesmo até pq acho difícil que vc consiga manter os 3600mhz mesmo em cl16 com 4 pentes, os ryzen tem sido bem chatinhos com 4 pentes e quando pegam precisam de ajustes finos no vsoc e afins
 
Estou atualmente com 2x8gb da Crucial 3600mhz C16 e estou pensando em dar um up pra 4x8gb 3600mhz C16, vale a pena será?

Outra coisa, provavelmente vou precisar pegar 2x16gb pois esse me kit da Crucial não existe mais, simplesmente evaporou do mercado, o que fariam no meu lugar?
Vc precisa de mais ram? Se vale a pena ou não só depende disso. Se seu uso tá abaixo dos 16gb não vejo pq gastar sem necessidade.
 
Vc precisa de mais ram? Se vale a pena ou não só depende disso. Se seu uso tá abaixo dos 16gb não vejo pq gastar sem necessidade.
Na verdade não sei, entrei em uma crise que estou vendo todo mundo fazendo up de 16gb para 32gb falando que diminui os sttuters e tem frametimes mais lisos, seria esse o meu objetivo. Será que realmente vou ter essa melhoras e nos 1% lows? Falando baixo não tenho problemas com travadas normalmente, mas tem games que vejo chegarem próximos dos 16gb alocados. Como HGL e TLOU.
 
Na verdade não sei, entrei em uma crise que estou vendo todo mundo fazendo up de 16gb para 32gb falando que diminui os sttuters e tem frametimes mais lisos, seria esse o meu objetivo. Será que realmente vou ter essa melhoras e nos 1% lows? Falando baixo não tenho problemas com travadas normalmente, mas tem games que vejo chegarem próximos dos 16gb alocados. Como HGL e TLOU.
você vai ter ganhos baixos, bem baixos, mas terá por 2 motivos, latências mais baixas que creio que vc vai upar pra algo com latências melhores do que as atuais, e dual rank que é algo que tb dá uns ganhozinhos nos ryzen
 
Na verdade não sei, entrei em uma crise que estou vendo todo mundo fazendo up de 16gb para 32gb falando que diminui os sttuters e tem frametimes mais lisos, seria esse o meu objetivo.
Se for só a doença do upgrade, troca essa 4070ti logo por uma 4090, te garanto que vai ter frametime bem melhor kkkkk
Será que realmente vou ter essa melhoras e nos 1% lows?
Novamente, seu uso tá passando dos 16gb? Se não, não vai mudar em nada.
Falando baixo não tenho problemas com travadas normalmente
Respondido então.
mas tem games que vejo chegarem próximos dos 16gb alocados. Como HGL e TLOU.
Chega quão perto? Chega a cravar os 16gb, ter stutters e ver o uso de paginação aumentando? Se não, novamente, não vai mudar em nada e vc vai gastar dinheiro a toa.
 
você vai ter ganhos baixos, bem baixos, mas terá por 2 motivos, latências mais baixas que creio que vc vai upar pra algo com latências melhores do que as atuais, e dual rank que é algo que tb dá uns ganhozinhos nos ryzen
Na verdade eu fui procurar kits iguais o meu que já são bons ao meu ver 3600mhz C16, porém acho que vou aproveitar e pegar aquelas Asgard C14. Nos Ryzen sim, porém o meu como é o 3d não sei se vou ter ganhos por conta disso.

Outra coisa é, como sei que o kit é dual rank? Lembro de ter ido atrás uma vez mas lembro que a única forma que achei erra colocando 4 pentes pra ter certeza do dual Rank
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se for só a doença do upgrade, troca essa 4070ti logo por uma 4090, te garanto que vai ter frametime bem melhor kkkkk

Novamente, seu uso tá passando dos 16gb? Se não, não vai mudar em nada.

Respondido então.

Chega quão perto? Chega a cravar os 16gb, ter stutters e ver o uso de paginação aumentando? Se não, novamente, não vai mudar em nada e vc vai gastar dinheiro a toa.
Ta certo, acho que deve ser besteira mesmo, obrigado pela ajuda @igormp e @CaptainFantastic :oremos:

Acho que vou ficar com esse kit mesmo e esperar os próximos Ryzen.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se for só a doença do upgrade, troca essa 4070ti logo por uma 4090, te garanto que vai ter frametime bem melhor kkkkk
Penso nisso todo dia depois daquela treta da Vram, mas vou aquietar a piriquita e esperar as 5xxx mesmo :bem:
 
Na verdade eu fui procurar kits iguais o meu que já são bons ao meu ver 3600mhz C16, porém acho que vou aproveitar e pegar aquelas Asgard C14. Nos Ryzen sim, porém o meu como é o 3d não sei se vou ter ganhos por conta disso.

Outra coisa é, como sei que o kit é dual rank? Lembro de ter ido atrás uma vez mas lembro que a única forma que achei erra colocando 4 pentes pra ter certeza do dual Rank
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Ta certo, acho que deve ser besteira mesmo, obrigado pela ajuda @igormp e @CaptainFantastic :oremos:

Acho que vou ficar com esse kit mesmo e esperar os próximos Ryzen.
então como vc citou as asgard elas são dual rank todos eles de 2x16gb, e vc ainda ganharia nas latências bem menores, sei lá cara pra mim memória ram é sempre bom ter de muita sobra do que no limite ou faltar, justamente pra evitar o uso da paginação que pra mim é algo infernal, eu com 16gb de ram já tenho que usar paginação até no f1 2022, spiderman eu tive que subir pra 8gb o arquivo de paginação senão dava crash, e isso pq nem testei o last of us, então sim, já é preciso
 
Penso nisso todo dia depois daquela treta da Vram, mas vou aquietar a piriquita e esperar as 5xxx mesmo :bem:
Compra a 4090 e espera pela 5090 com a piriquita feliz, sua carteira vai nem sentir, confia
Nos Ryzen sim, porém o meu como é o 3d não sei se vou ter ganhos por conta disso.
Bem lembrado, vai ganhar 1~1.5% a mais de desempenho na média:


sei lá cara pra mim memória ram é sempre bom ter de muita sobra do que no limite ou faltar, justamente pra evitar o uso da paginação que pra mim é algo infernal, eu com 16gb de ram já tenho que usar paginação até no f1 2022, spiderman eu tive que subir pra 8gb o arquivo de paginação senão dava crash, e isso pq nem testei o last of us, então sim, já é preciso
Mas vc bateu nesse uso só com o jogo aberto e nada mais?
Se tiver com outras coisas de fundo é compreensível mesmo, mas acho que o user não tá tendo essa bronca de paginação a ponto de incomodar ele.
 
Compra a 4090 e espera pela 5090 com a piriquita feliz, sua carteira vai nem sentir, confia

Bem lembrado, vai ganhar 1~1.5% a mais de desempenho na média:



Mas vc bateu nesse uso só com o jogo aberto e nada mais?
Se tiver com outras coisas de fundo é compreensível mesmo, mas acho que o user não tá tendo essa bronca de paginação a ponto de incomodar ele.

Não tive problemas quanto a isso, mas jogo só com Discord e um Youtube aberto rodando algum vídeo. O único que tive crash foi o Re4 Remake que precisei baixar as configurações gráficas, mas dai era por conta da Vram creio eu.
 
Compra a 4090 e espera pela 5090 com a piriquita feliz, sua carteira vai nem sentir, confia

Bem lembrado, vai ganhar 1~1.5% a mais de desempenho na média:



Mas vc bateu nesse uso só com o jogo aberto e nada mais?
Se tiver com outras coisas de fundo é compreensível mesmo, mas acho que o user não tá tendo essa bronca de paginação a ponto de incomodar ele.

sim somente o jogo aberto

eu não tinha problema algum de falta de ram com a gtx 1080, mas quando peguei a 3060ti o mesmo jogo com a mesma config gráfica começou a dar falta de ram, a nvidia faz algo pra alocar textura na ram ou algo do tipo nessas séries mais novas pq a 4070ti tb continuou a mesma coisa
 
Na verdade não sei, entrei em uma crise que estou vendo todo mundo fazendo up de 16gb para 32gb falando que diminui os sttuters e tem frametimes mais lisos, seria esse o meu objetivo. Será que realmente vou ter essa melhoras e nos 1% lows? Falando baixo não tenho problemas com travadas normalmente, mas tem games que vejo chegarem próximos dos 16gb alocados. Como HGL e TLOU.
Cara, pela minha pouca/nenhuma experiência com plataformas AMD mais modernas acho que iria de 2x 16GB pra garantir mas é preciso ver se vale a pena($) e se vc realmente tá precisando.

Na Z390 uso 4x 8GB pois comprei os pentes em épocas diferentes (mas não muito diferentes, coisa de meses) e nunca me incomodei, na época subi a memória por causa do FSX mas como uso a máquina pra trabalho as vantagens foram bem além disso (subir VMs de trocentas coisas ao mesmo tempo, várias aplicações simultâneas, abas e etc.), vai de cada um....

a nvidia faz algo pra alocar textura na ram ou algo do tipo nessas séries mais novas pq a 4070ti tb continuou a mesma coisa
ReBAR talvez?
 
Cara, pela minha pouca/nenhuma experiência com plataformas AMD mais modernas acho que iria de 2x 16GB pra garantir mas é preciso ver se vale a pena($) e se vc realmente tá precisando.

Na Z390 uso 4x 8GB pois comprei os pentes em épocas diferentes (mas não muito diferentes, coisa de meses) e nunca me incomodei, na época subi a memória por causa do FSX mas como uso a máquina pra trabalho as vantagens foram bem além disso (subir VMs de trocentas coisas ao mesmo tempo, várias aplicações simultâneas, abas e etc.), vai de cada um....


ReBAR talvez?
de fato o f1 2022 utiliza o rebar, o spiderman não sei se usa, não setei manualmente só vendo no profile do driver se tem lá ativo
 
eu não tinha problema algum de falta de ram com a gtx 1080, mas quando peguei a 3060ti o mesmo jogo com a mesma config gráfica começou a dar falta de ram, a nvidia faz algo pra alocar textura na ram ou algo do tipo nessas séries mais novas pq a 4070ti tb continuou a mesma coisa
Hmmm, estranho isso, não faço ideia do que possa ser.
 
Olá pessoal

Nos últimos tempos estou sentindo que vou precisar aumentar a RAM do meu PC por conta do meu uso multitarefa. E peço um auxílio de vocês para buscar uma solução.

Uso 16Gb (2x8Gb) da G.Skill (F4-3200C14D-16GTZR), modelo Samsung B-Die.

A questão é que a Asus indica no site que a minha placa-mãe, X470-F Rog Strix, tem suporte a determinadas memórias (são poucas opções dentre as mais rápidas, segundo essa lista QVL). A RAM que utilizo atualmente está nessa lista, porém a lista aponta que não há suporte para que eu compre mais dois pentes iguais. Além disso, achar o kit novo está muito difícil e muito caro (mas já vi usado no Mercado Livre por preços menores).

Porém, ao visitar o site da G.Skill, vi que há alguns modelos de memória 2x16Gb que a minha placa-mãe suportaria (e que não aparecem no QVL do site da placa). Daqueles que eu vi disponíveis para comprar em loja brasileira está o modelo F4-3200C16D-32GTZR. Este modelo não é Samsung B-Die.

Minha dúvida é: arrisco comprar mais 2x8Gb do mesmo modelo que tenho hoje, totalizando os 32Gb, ou compro esse outro modelo de 2x16Gb? Eu teria problemas de uso com um ou outro modelo?
 
Minha dúvida é: arrisco comprar mais 2x8Gb do mesmo modelo que tenho hoje, totalizando os 32Gb
Eu diria pra ir nessa se for barato.
ou compro esse outro modelo de 2x16Gb?
Se conseguir vender a sua por um bom preço e isso sair mais barato que outro kit igual ao seu, então vá nessa.

Vc usa em stock ou faz OC? Se usar só no xmp, não acho que vá ter dificuldades fazendo os 4 pentes rodarem à 3200MHz. Aqui tenho 128gb com 4x32gb em 3200mhz sem bronca (mas com CL bem mais alto).
 
Eu diria pra ir nessa se for barato.

Se conseguir vender a sua por um bom preço e isso sair mais barato que outro kit igual ao seu, então vá nessa.

Vc usa em stock ou faz OC? Se usar só no xmp, não acho que vá ter dificuldades fazendo os 4 pentes rodarem à 3200MHz. Aqui tenho 128gb com 4x32gb em 3200mhz sem bronca (mas com CL bem mais alto).

Eu uso stock mesmo, só no xmp.

Valeu pela opinião.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo