[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,022
Eu uso stock mesmo, só no xmp.

Valeu pela opinião.
Meio irrelevante se preocupar em ser b-die ou não então, pega qualquer um com preço decente e vê se vende isso pra alguém que curta OC.
 
Vc acha que a diferença maior foi o OC de ram ou o PBO?
Pelo teste no dota 2:
Curve -30 + OC de memória = you win


Mas para ter dados mais precisos tem que testar mais jogos.... isso leva tempo.
Ficou uma montagem bem porca pq não deu pra centralizar direito as métricas.

 
Meio irrelevante se preocupar em ser b-die ou não então, pega qualquer um com preço decente e vê se vende isso pra alguém que curta OC.

Entendi.

É que quando eu montei este PC há 4 anos, o pessoal falava muito da qualidade dessas B-Die por conta de funcionar bem com o Ryzen e pela baixa latência. Já estava difícil de comprar na época, agora então ficou mais complicado ainda.

Como não tenho tanto conhecimento de hardware, fico com receio de comprar algo que não funcione ou funcione mais ou menos.
 
Última edição:
mas tem games que vejo chegarem próximos dos 16gb alocados. Como HGL e TLOU.
Curiosamente os dois jogos mais bugados/mal otimizados do ano. Não faça upgrade se baseando só em jogos feitos pra lá.
 
Pelo teste no dota 2:
Curve -30 + OC de memória = you win


Mas para ter dados mais precisos tem que testar mais jogos.... isso leva tempo.
Ficou uma montagem bem porca pq não deu pra centralizar direito as métricas.


Parece que o maior impacto é memória mesmo, interessante. Obrigado pelo teste!

Entendi.

É que quando eu montei este PC há 4 anos, o pessoal falava muito da qualidade dessas B-Die por conta de funcionar bem com o Ryzen e pela baixa latência. Já estava difícil de comprar na época, agora então ficou mais complicado ainda.

Como não tenho tanto conhecimento de hardware, fico com receio de comprar algo que não funcione ou funcione mais ou menos.
Acho que era mais no sentido de OC mesmo.
 
Pelo teste no dota 2:
Curve -30 + OC de memória = you win


Mas para ter dados mais precisos tem que testar mais jogos.... isso leva tempo.
Ficou uma montagem bem porca pq não deu pra centralizar direito as métricas.


Ja testou em clock fixo, 4.6 com tensões baixas?
No 5600x o clock fixo ficou melhor nos jogos
 
Ja testou em clock fixo, 4.6 com tensões baixas?
No 5600x o clock fixo ficou melhor nos jogos
Quando fiz isso meu CPU se tornou uma Air Fryer capaz de assar carnes e fazer pão. Dava 1% de ganho, 15% mais consumo de energia e 20% mais temperatura.
 
Olá pessoal

Nos últimos tempos estou sentindo que vou precisar aumentar a RAM do meu PC por conta do meu uso multitarefa. E peço um auxílio de vocês para buscar uma solução.

Uso 16Gb (2x8Gb) da G.Skill (F4-3200C14D-16GTZR), modelo Samsung B-Die.

A questão é que a Asus indica no site que a minha placa-mãe, X470-F Rog Strix, tem suporte a determinadas memórias (são poucas opções dentre as mais rápidas, segundo essa lista QVL). A RAM que utilizo atualmente está nessa lista, porém a lista aponta que não há suporte para que eu compre mais dois pentes iguais. Além disso, achar o kit novo está muito difícil e muito caro (mas já vi usado no Mercado Livre por preços menores).

Porém, ao visitar o site da G.Skill, vi que há alguns modelos de memória 2x16Gb que a minha placa-mãe suportaria (e que não aparecem no QVL do site da placa). Daqueles que eu vi disponíveis para comprar em loja brasileira está o modelo F4-3200C16D-32GTZR. Este modelo não é Samsung B-Die.

Minha dúvida é: arrisco comprar mais 2x8Gb do mesmo modelo que tenho hoje, totalizando os 32Gb, ou compro esse outro modelo de 2x16Gb? Eu teria problemas de uso com um ou outro modelo?
eu tenho exatamente este modelo atual seu e estou aguardando chegar a asgard pra desfazer dele haha esquece isso de qvl, só mantenha a bios atualizada pra última versão disponível que deve dar suporte a 99% das memórias que vc puder botar
 
Quando fiz isso meu CPU se tornou uma Air Fryer capaz de assar carnes e fazer pão. Dava 1% de ganho, 15% mais consumo de energia e 20% mais temperatura.
Sério?
Aqui com undervolt + fixo ficou melhor, em 4.5 ja vi ele no máximo em 70w
meu 5600x joga muita tensão para manter os 4650, papo de 1.38+
Mesmo com CO e ppt em 76 fica bem ruim
 
Última edição:
Pessoal, bom dia.

Peguei um 5900x e estou pensando em pegar um Nvme gen4 pro pc... como minha mb e gen 3, possivelmente farei upgrade tb.


Seria o tranquilo pegar ela? ou poderia pegar algo mais CxB?
Tenho essa mobo, acho boa, mas não trocaria a placa mãe só por causa do nvme, deixaria ele rodando em gen 3 mesmo, duvido que vá fazer diferença pra vc.
 
Pessoal, bom dia.

Peguei um 5900x e estou pensando em pegar um Nvme gen4 pro pc... como minha mb e gen 3, possivelmente farei upgrade tb.


Seria o tranquilo pegar ela? ou poderia pegar algo mais CxB?
Bota umas fans boas no seu gabinete, monitora o clock da CPU, a B450 Aorus pode não segurar o 5900X e tu ter drop de frequencia...



 
Pessoal, bom dia.

Peguei um 5900x e estou pensando em pegar um Nvme gen4 pro pc... como minha mb e gen 3, possivelmente farei upgrade tb.


Seria o tranquilo pegar ela? ou poderia pegar algo mais CxB?

Reforço o comentário do colega, não vale a pena trocar a placa-mãe só pra rodar o NVME em PCIE4.
 
Tem como o curve optimize dar bug na BIOS ou no chip gráfico do processador? O meu PC estava perdendo sinal de vídeo antes de entrar no windows, aconteceu do nada quando liguei hoje, tentei atualizar driver de vídeo no modo de segurança pois assim entrava, não obtive sucesso e ainda piorou a situação com BSOD critico antes de iniciar, então acabei sendo obrigado a fazer uma instalação limpa por USB mas o problema de não dar vídeo continuou exatamente após o windows instalar o driver sozinho enquanto finalizava a instalação, como já tinha tirado o OC das memórias pensei o pior que seria defeito no chip gráfico processador, mas ao resetar a BIOS por sorte voltou a funcionar normal, depois lembrei que tbm tinha mexido no CO -30 all cores e diminuído a voltagem do processador em 0.1v mas ele estava funcionando normalmente por vários dias, por isso não entendo o que houve pra dar pane de repente, outra coisa que fiz além disso foi deitar a máquina antes de ligar ela hoje pois pretendia trocar as memórias por novas, será que deu essa merda toda por isso ? Kkkk
 
Última edição:
Entendi.

É que quando eu montei este PC há 4 anos, o pessoal falava muito da qualidade dessas B-Die por conta de funcionar bem com o Ryzen e pela baixa latência. Já estava difícil de comprar na época, agora então ficou mais complicado ainda.

Como não tenho tanto conhecimento de hardware, fico com receio de comprar algo que não funcione ou funcione mais ou menos.
hoje nos 3xxx + ja não importa mais antigamente que era importante
 
No 4° par de DDR4 comprado finamente alcancei os valores desejados.

cachemem.png
 
Última edição:
Pessoal comprei uma placa B550M Aorus Elite na Amazon mas descobri pelo rastreio que vem da China. Isso é um problema né? Principalmente com relação a garantia certo?

Agora estou na dúvida se cancelo, acho que vou cancelar sim, aí fico na dúvida se continuo nesse modelo ou tem algum bom ou melhor na mesma faixa. Queria com BT e essa não tem, só a AX, mas essa AX nem sei se vende mais..

Vi que tem uns modelos por ai

Aorus Pro wifi
B550 Asus tuf
Entre outras, conseguem me ajudar na melhor escolha? Queria investir no máximo uns 1400 1500.. estourando se for menos melhor.

Valeu
 
Pessoal comprei uma placa B550M Aorus Elite na Amazon mas descobri pelo rastreio que vem da China. Isso é um problema né? Principalmente com relação a garantia certo?

Agora estou na dúvida se cancelo, acho que vou cancelar sim, aí fico na dúvida se continuo nesse modelo ou tem algum bom ou melhor na mesma faixa. Queria com BT e essa não tem, só a AX, mas essa AX nem sei se vende mais..

Vi que tem uns modelos por ai

Aorus Pro wifi
B550 Asus tuf
Entre outras, conseguem me ajudar na melhor escolha? Queria investir no máximo uns 1400 1500.. estourando se for menos melhor.

Valeu
Meu irmão comprou no Aliexpress uma Asus B550M Tuf plus wifi II e fiquei impressionado com a qualidade da mesma, wifi e bluetooth são excelentes além de suportar melhor as configurações da placa antiga dele! essa planilha abaixo talvez te ajude a definir:

 
Meu irmão comprou no Aliexpress uma Asus B550M Tuf plus wifi II e fiquei impressionado com a qualidade da mesma, wifi e bluetooth são excelentes além de suportar melhor as configurações da placa antiga dele! essa planilha abaixo talvez te ajude a definir:



Fala amigo obrigado pelo retorno e ajuda.

Aqui na empresa é bloqueado não consigo visualizar essa tabela, e pelo celular nao consigo redimensionar para ve-la completa.. vou tentar ver de casa.

Falam que a Gigabyte é a melhor né.. mas fiquei na duvida exatamente com relação a essa ASUS..

Melhor entao a Asus mesmo?
 
B550 Asus tuf
Asus B550M Tuf plus wifi II
mas fiquei na duvida exatamente com relação a essa ASUS..
Só um pitaco para não cometer algum erro: Atenção pois a placa que o @rerTz citou não é a mesma que vc tá olhando/em dúvida.

Pessoal comprei uma placa B550M Aorus Elite na Amazon mas descobri pelo rastreio que vem da China. Isso é um problema né? Principalmente com relação a garantia certo?
E sobre isso, não sei bem como funcionam essas compras de itens importados via Amazon Brasil mas se tiver uma NF emitida aqui acho que não há problema, mas é apenas um palpite.
 
Só um pitaco para não cometer algum erro: Atenção pois a placa que o @rerTz citou não é a mesma que vc tá olhando/em dúvida.


E sobre isso, não sei bem como funcionam essas compras de itens importados via Amazon Brasil mas se tiver uma NF emitida aqui acho que não há problema, mas é apenas um palpite.


entao to em duvida de qual a melhor custo x beneficio. se tiver wifi e bt melhor ainda..

essa Asus B550M Tuf plus wifi II ela é bem mais cara que a Aorus Elite, mas se for melhor entao vou nela.. queria só ter certeza pra nao fazer besteira.
 
Boa tarde a todos.

Vocês teriam alguma build recomendada? Atualmente utilizo um 4790k (sem over), 16 jebas de ram, uma 1060 6gb e uma z97 asus.

Se houver algum tópico específico para builds e puderem me informar, agradeço. Estou retornando ao fórum agora e vim direto para o tópico am4 que é o que tenho interesse em montar.
 
Boa tarde a todos.

Vocês teriam alguma build recomendada? Atualmente utilizo um 4790k (sem over), 16 jebas de ram, uma 1060 6gb e uma z97 asus.

Se houver algum tópico específico para builds e puderem me informar, agradeço. Estou retornando ao fórum agora e vim direto para o tópico am4 que é o que tenho interesse em montar.
 
essa Asus B550M Tuf plus wifi II ela é bem mais cara que a Aorus Elite
Lembrando que é preciso comparar banana com banana, uma Gigabyte com Wi-Fi e Bluetooth tem 'AC' ou 'AX' no nome mas reforço: Pesquise, joga o nome da placa no Google, entra no site do fabricante e analisa as funcionalidades que ela tem para ver se se encaixam no que vc está buscando.

Quando tiver um tempo veja a planilha que o colega postou acima e também o link que eu havia colocado no outro tópico que vc havia criado anteriormente, por ele mesmo vc consegue fazer uma seleção filtrando por tamanho, chipset, slots, wi-fi e etc.

Entendo que vc queira uma opinião mais certeira mas é difícil escolher peças para os outros, de modo geral sendo placas equivalentes normalmente qualquer opção é uma boa opção.
 
Lembrando que é preciso comparar banana com banana, uma Gigabyte com Wi-Fi e Bluetooth tem 'AC' ou 'AX' no nome mas reforço: Pesquise, joga o nome da placa no Google, entra no site do fabricante e analisa as funcionalidades que ela tem para ver se se encaixam no que vc está buscando.

Quando tiver um tempo veja a planilha que o colega postou acima e também o link que eu havia colocado no outro tópico que vc havia criado anteriormente, por ele mesmo vc consegue fazer uma seleção filtrando por tamanho, chipset, slots, wi-fi e etc.

Entendo que vc queira uma opinião mais certeira mas é difícil escolher peças para os outros, de modo geral sendo placas equivalentes normalmente qualquer opção é uma boa opção.

Então Neo.. essa placa AX não acho no BR.. a que eu achei foi a V2.. ME PARECE que a Asus é superior vendo linha a linha. Mas fico na dúvida ainda, mais caro ela é, agora nao sei se é melhor.. A marca Gigabyte acredito ter mais peso nessa área do que a Asus ou é impressão minha?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo