Eu estou na mesma situação e por incrível que pareça não existe na internet muitas opiniões para essa configuração por ser muito antiga. Estou com meu 6700K + GTX 1070 + DDR4 2400 até hoje sem nunca ter dado problema. Se eu tirar uma foto das peças, parece que saiu da caixa agora. Mas, sei que em alguns jogos, aplicações e etc está perdendo desempenho. Por isso, precisa ser trocadas.
A dúvida é absurda e pra mim é o pior momento em se comprar um KIT novo. Nessas últimas 2 semanas eu passei o dia todo lendo reviews, artigos, opiniões, vídeos e tudo que pude e mesmo assim a dúvida persiste. Mas por que? Simplesmente porque pra mim nada vale a pena como deveria valer.
Na parte da Intel não vejo vantagem no 12400F pelo fato de ter menos núcleos e com o tempo para atividades do dia a dia ou algum trabalho vai precisar trocar em breve. Sem falar nos problemas de soquet em placas mães não high end. Que para falar a verdade, não sei se já arrumaram. Mas, é praticamente o mesmo problema desde 6700K e não queria passar por isso novamente.
Mesmo que queira uma mid end vai encontrar placas com preço de AM5. E, pegar um 13600K por exemplo, esquenta tanto quanto um 5800X ou Ryzen 7600X, sem falar em seu consumo que são bem parecidos. Ainda mais que assim como os AM4 o Soquet 1700 também está no final.
Na AMD, além dos dias contados do AM4 (que na verdade já foi) tem o fato de que muitas peças em RMA as empresas devolvem o dinheiro ao invés de trocar e isso ficaria complicado daqui a 2 ou 3 anos por exemplo. Pois acredito que processadores e peças para reposição será mais difícil de encontrar. Se caso não consiga a peça, terá que vender tudo e montar um Kit novo. Isso não seria um problema se o cenário de usados não tivesse piorado de uns tempos para cá. Antigamente eu vendia um Kit de PC em 2 dias, hoje se eu coloco algo para vender, fica mais de 2 meses sem nenhum interessado, ainda mais em peças mais antigas. Além de que, placas mães boas já foram todas vendidas, o que restou foram apenas algumas que para meu uso não se encaixa. E, as que se encaixam, custam o preço de uma AM5 também. Para quem não precisa de mais USB e slots PCie é mais tranquilo.
Para se ter ideia, a placa que tenho aqui de 2016 é melhor que muitas que custam uns 2K atualmente. Em relação a portas USB, Slots, recursos e sem falar que nunca deu problema, as atuais já seria uma loteria.
Se não fosse tudo isso, o Ryzen 5700X pelo preço de processador (pelo que entrega) placa mãe e até memória 3200 sai bem barato e valeria a tentativa. Pois acredito que dure mais que um 12400F por exemplo. O 13400F também seria uma boa, mas placa mãe a peço de AM5 não da.
Os AM5 estão abaixando de preço, seria o ideal nos dias atuais, pois terá mais opções para upgrade nesses 4/5 anos e mais fácil de achar peças por ser algo mais novo, enquanto os demais já se passaram 2 anos desde que foram lançados. No caso de placa mãe com atualizações de BIOS, Soquet e etc. Mas pra mim, é um consumo absurdo de energia e esquenta como nunca vi antes. Nem mesmo na época de Athlon XP. O 13600K a mesma coisa, esquenta e consome muito. Para isso, precisaria de um Water Cooler, o custo dobraria em relação ao valor de um Kit 5700X pelo menos. Sem falar que, já tive Water Cooler e não curti. Não cura tanto como um Air Cooler e com isso a manutenção será maior (menor tempo). Tive um Water Cooler Corsair e em menos de 1 ano já deu problema. Este foi o único item que comprei da Corsair que não aceitaram a garantia. Então, fica complicado demais.
Pesquisei sobre Undervolting no Ryzen 7700 pelo menos, que como vem com Cooler, poderia ir usando até comprar um (prédio) Air Cooler depois para segurar o bicho. Mas pelos resultados, não vi que compensasse. Para quem tem muita grana, é de boa. Coloca um Cooler de 2K e se der problema depois da garantia, compra outro.