[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,022
Tão barato que só vendeu 2 na live kkkk preço normal, o 5700x tava saindo por 800 no Ali, placa mãe e memórias comuns vale no máximo 800 separados, paga 500 aqui na placa mãe e 300 lá fora nas memórias.
Mas claro que no Ali é mais barato kkkkkkkkkk
 
Pessoal, vendo alguns vídeos e artigos sobre PBO nos Ryzen eu tenho uma dúvida rápida.

Com uma configuração de ... Ryzen 7 5700X + MSI MAG B550 Tomahawk + 2x16GB 3200mhz + Deepcool G400... eu consigo fazer um PBO legal ? Pra mim essa é a configuração mais equilibrada em relação a custo x benefício comprando nas lojas do Brasil.

Se esse kit der para fazer um PBO com Curve Optimizer para melhorar o desempenho sem forçar o processador, penso em pegar.

As placas da Asus B550 estão muito caras, vendo essa MSI parece ser interessante também e mais barata.
 
Pessoal, vendo alguns vídeos e artigos sobre PBO nos Ryzen eu tenho uma dúvida rápida.

Com uma configuração de ... Ryzen 7 5700X + MSI MAG B550 Tomahawk + 2x16GB 3200mhz + Deepcool G400... eu consigo fazer um PBO legal ? Pra mim essa é a configuração mais equilibrada em relação a custo x benefício comprando nas lojas do Brasil.

Se esse kit der para fazer um PBO com Curve Optimizer para melhorar o desempenho sem forçar o processador, penso em pegar.

As placas da Asus B550 estão muito caras, vendo essa MSI parece ser interessante também e mais barata.
Da, é só ligar
 
Pessoal, vendo alguns vídeos e artigos sobre PBO nos Ryzen eu tenho uma dúvida rápida.

Com uma configuração de ... Ryzen 7 5700X + MSI MAG B550 Tomahawk + 2x16GB 3200mhz + Deepcool G400... eu consigo fazer um PBO legal ? Pra mim essa é a configuração mais equilibrada em relação a custo x benefício comprando nas lojas do Brasil.

Se esse kit der para fazer um PBO com Curve Optimizer para melhorar o desempenho sem forçar o processador, penso em pegar.

As placas da Asus B550 estão muito caras, vendo essa MSI parece ser interessante também e mais barata.
Vai usar pra algo que precisa de multi-core? Se sim dá pra melhorar o desempenho em uns 10-15% provavelmente (comparado a 100% stock), se a intenção é ganhar desempenho em single-core/jogos eu não esperaria mais que uns 2% de ganho que é impossível de notar

O PBO dá pra deixar nas alturas que a mobo aguenta apesar de eu achar besteira usar além dos 115w~ num 5700x porque a temperatura vai pra pqp pra quase 0 ganho multi-core, e o Curve Optimizer depende do CPU então não dá pra dizer, se der azar talvez não suba muito e se der sorte talvez consiga -30 em tudo
 
Pessoal, vendo alguns vídeos e artigos sobre PBO nos Ryzen eu tenho uma dúvida rápida.

Com uma configuração de ... Ryzen 7 5700X + MSI MAG B550 Tomahawk + 2x16GB 3200mhz + Deepcool G400... eu consigo fazer um PBO legal ? Pra mim essa é a configuração mais equilibrada em relação a custo x benefício comprando nas lojas do Brasil.

Se esse kit der para fazer um PBO com Curve Optimizer para melhorar o desempenho sem forçar o processador, penso em pegar.

As placas da Asus B550 estão muito caras, vendo essa MSI parece ser interessante também e mais barata.
PBO conservador
105
95
85

PBO bom
115
105
95

PBO fritadeira air fryer assa peru de natal
130
120
115

Curve: Sorte
Normalmente -30 all core

Eu uso o conservador no verão de 40 graus e o bom no resto do ano.

A diferença é que no conservador ele bate 4.25ghz all core, o bom 4.5ghz.

O fritadeira da pra usar no inverno qdo faz menos de 10°, faz 4.7ghz em todos cores.

Lembre de ativar o freq. override para +150, assim ele vira um 5800X (stock)
 
Esse sistema da AMD é bem complexo. O ponto positivo é que da para deixar (podemos dizer) como você quiser e ter melhoras em alguns pontos. Mas para quem vem da Intel é bem complicado. Espero me acostumar com isso.
 
Esse sistema da AMD é bem complexo. O ponto positivo é que da para deixar (podemos dizer) como você quiser e ter melhoras em alguns pontos. Mas para quem vem da Intel é bem complicado. Espero me acostumar com isso.
Essas configs de overclock são complicadas em ambas as plataformas atualmente.
 
Esse sistema da AMD é bem complexo. O ponto positivo é que da para deixar (podemos dizer) como você quiser e ter melhoras em alguns pontos. Mas para quem vem da Intel é bem complicado. Espero me acostumar com isso.

Overclock virou um marketing, a AMD só liberou pq a Intel libera, mas nenhuma garante estabilidade e se sua CPU queimar por causa de overclock, tem a chance deles não deram garantia.

Embora muitos já conseguiram uma CPU nova depois de queimar ela com overclock
 
Essas configs de overclock são complicadas em ambas as plataformas atualmente.

Pois é, até onde parei era muito mais fácil de mexer, mas também, com menos possibilidades alcançadas.

Para a AMD memórias 1Rx8 ou 2Rx8 da na mesma ? No caso seria 2x16GB 2Rx8. De fato não sei quais duram mais, forçam menos e rende mais. Procurei em todos os lugares e até em fórum gringo, mas não acho uma resposta completa, ainda mais se tratando de AMD.

Saudades quando tudo era mais simples hehe
 
Pois é, até onde parei era muito mais fácil de mexer, mas também, com menos possibilidades alcançadas.

Para a AMD memórias 1Rx8 ou 2Rx8 da na mesma ? No caso seria 2x16GB 2Rx8. De fato não sei quais duram mais, forçam menos e rende mais. Procurei em todos os lugares e até em fórum gringo, mas não acho uma resposta completa, ainda mais se tratando de AMD.

Saudades quando tudo era mais simples hehe
Não acho que isso tenha relevância na prática, eu só iria na mais barata.
 
Eu ia pegar um Kit de 2x16GB de 3600 mas as que tem atualmente a venda não tem o profile de 3200 também. E, para ficar mexendo manualmente, tanto para descer como para subir é complicado, ainda mais com essa complexidade toda, tem que manjar bastante. Então, acho que irei pegar 2x16GB de 3200 mesmo.

Valeu a todos pelas dúvidas tiradas.
 
Essas configs de overclock são complicadas em ambas as plataformas atualmente.
Na Intel muito mais fácil se o cara usar fixed all core ratio e vcore fixo é literalmente setar e testar estabilidade, não passou = subir vcore ou reduzir frequência. Os modos dinâmicos, com boost em certos cores e etc que complicam mais.
 
Na Intel muito mais fácil se o cara usar fixed all core ratio e vcore fixo é literalmente setar e testar estabilidade, não passou = subir vcore ou reduzir frequência. Os modos dinâmicos, com boost em certos cores e etc que complicam mais.
Isso vale pra AMD também ué, setar clock e tensão fixos é desse jeito mesmo com esses mesmos passos, mas não entrega o melhor desempenho a depender do cenário, e o mesmo vale pra Intel.
 
Isso tem tanto na Intel quanto na AMD:
Setup stock
Setup básico (PBO ou Intel Boost)
Otimizado (mexer em tensão, núcleos, frequência)

Por isso vc vê no geekbench equipamentos idênticos com performance diferente.

Depende de quem está mexendo, deixar otimizado em ambas plataformas tem seu nível de complicação, mas na Intel é um pouco menos complicado.

Exemplo, meu PC:
Stock: https://browser.geekbench.com/v5/cpu/20924243 (100% SC, 100% MC)
PBO: https://browser.geekbench.com/v5/cpu/20922420 (105% SC, 101% MC)
Otimizado: https://browser.geekbench.com/v5/cpu/21048994 (108% SC, 112% MC)
 
Editado por um moderador:
Coloquei no CO +30 all cores no 5700g e undervolt de 0.05v pra n esquentar muito, deu tela azul mas foi uma vez por enquanto, é normal ou pode ser a memória? Li que isso só usa ao máximo a voltagem disponível para elevar o clock além do limite normal, não entendi porque daria tela azul. Erro foi clock_watchdog_timeout.
 
Última edição:
Preção do Ryzen 3900 no Ali (vou sentir sdds) pra quem quer um bom CPU de 12 núcleos. Sempre cotado na casa dos 760 reais. Estou de olho sempre, só estou esperando mais duas encomendas minhas chegarem pra eu tomar uma decisão.
 
Olá a todos,

Comprei 32GB de memória DDR4 3200MHz CL18 e atualmente tenho 16GB DDR4 3200MHz CL16 no meu sistema com Ryzen 7 5800X3D. Gostaria de saber se a diferença de latência (CL18 vs CL16) impactaria perceptivelmente o meu desempenho em jogos.
 
Olá a todos,

Comprei 32GB de memória DDR4 3200MHz CL18 e atualmente tenho 16GB DDR4 3200MHz CL16 no meu sistema com Ryzen 7 5800X3D. Gostaria de saber se a diferença de latência (CL18 vs CL16) impactaria perceptivelmente o meu desempenho em jogos.
Uma rápida olhada no Google sobre o assunto, já retorna bastante imagens de gráficos e vídeos sobre o assunto.
No seu caso, como as frequências serão mantidas, existe uma perda marginal de desempenho por conta da latência maior dos novos pentes, mas algo que particularmente para mim, não faz diferença. Se vc já joga com uma taxa de quadros maior que a frequência do seu monitor, você não notará diferença na gameplay.

A busca por memórias de maior desempenho é o item mais caro para ter aumento de FPS. Se gasta muita grana em pentes tipo 4000MHz CL14 e o ganho de FPS não acompanha o valor, deixando o custo por frame muito alto. O que faz significativa diferença é single-channel contra dual-channel, pois isso aumenta a largura de banda. Se você comprou 2 pentes de 16GB ou 4 pentes de 8GB, está no caminho correto. Mas se comprou apenas 1 pente de 32GB, ou 1 pente de 16GB pra "emendar" nesse seu existente, aí a história é outra...
 
Olá a todos,

Comprei 32GB de memória DDR4 3200MHz CL18 e atualmente tenho 16GB DDR4 3200MHz CL16 no meu sistema com Ryzen 7 5800X3D. Gostaria de saber se a diferença de latência (CL18 vs CL16) impactaria perceptivelmente o meu desempenho em jogos.

De forma perceptível não. No máximo uns 5fps em cenários que a CPU esteja limitando o desempenho do sistema (lembrando gargalo sempre existe, se não existisse teríamos fps infinito).
 
Coloquei no CO +30 all cores no 5700g e undervolt de 0.05v pra n esquentar muito, deu tela azul mas foi uma vez por enquanto, é normal ou pode ser a memória? Li que isso só usa ao máximo a voltagem disponível para elevar o clock além do limite normal, não entendi porque daria tela azul. Erro foi clock_watchdog_timeout.
Nunca havia visto o uso de + para o curve optimizer.
 
Estava com boleto para comprar a MSI MAG B550 Tomahawk na Terabyte. No dia seguinte o processador ficou em promoção e fui criar outro boleto e deu limite de compra. Nem sabia que estavam fazendo isso, limitando ordem de compra. Ou seja, não tem como comprar mais nada na Terabyte. E pelas regras do site (vi depois) se os boletos não forem pagos eu posso ser banido do site. É uma verdadeira piada.

Por isso vi que tem a "GIGABYTE B550 AORUS ELITE V2" por pouca coisa mais caro na Pichau com frete grátis. Vale a pena ? Essas Gigabyte andam boa para a AM4 ?
 
Estava com boleto para comprar a MSI MAG B550 Tomahawk na Terabyte. No dia seguinte o processador ficou em promoção e fui criar outro boleto e deu limite de compra. Nem sabia que estavam fazendo isso, limitando ordem de compra. Ou seja, não tem como comprar mais nada na Terabyte. E pelas regras do site (vi depois) se os boletos não forem pagos eu posso ser banido do site. É uma verdadeira piada.

Por isso vi que tem a "GIGABYTE B550 AORUS ELITE V2" por pouca coisa mais caro na Pichau com frete grátis. Vale a pena ? Essas Gigabyte andam boa para a AM4 ?
Mete pix ué, o que tem de boneco que boleta e não paga, vc nem sabe.
Tem mais que banir mesmo, boletadores que não pagam são os piores inimigos das pessoas que querem comprar e não podem pq o cara tem compulsão por boletar.
Talvez não seja o seu caso, mas como tudo na vida, uns pagam pelos outros.
 
Mete pix ué, o que tem de boneco que boleta e não paga, vc nem sabe.
Tem mais que banir mesmo, boletadores que não pagam são os piores inimigos das pessoas que querem comprar e não podem pq o cara tem compulsão por boletar.
Talvez não seja o seu caso, mas como tudo na vida, uns pagam pelos outros.

Então, o PIX só até 1k. Só daria para pegar a memória com eles e o resto na Pichau.

Sim, eu comentei com eles sobre isso, que entenderia esse procedimento mas que nem todos tem essa pratica e as vezes a gente se arrepende de algo e aproveita para colocar outro produto no carrinho. Se eu soubesse disso teria esperado mais, mas, como iria saber que o processador ia entrar em promoção? Mas com certeza, isso dificulta demais a "separação e reserva" de produtos para quem realmente quer comprar. Mas se tratando de Terabyte, já comprei algumas coisas lá e mesmo sendo aprovado o pagamento, depois de 1 semana sem dados de entrega, entrando em contato com o suporte, fui informado de que venderam sem ter em estoque. Então a loja teria que arrumar isso também, vender apenas o que tem para vender.

Estou procurando sobre essa Gigabyte mas não tem tanta informação assim. Apenas o Tito Tech que fala bem dessas placas. Não sei se é patrocínio, mas ele só fala dessas placas. Montar computador está cada vez mais complicado. O problema é comprar as memórias separadas, se não chegar, vai ser complicado, a não ser que as minhas DDR4 2400 funcione de boa nessa Gigabyte. Tenso demais.
 
Então, o PIX só até 1k. Só daria para pegar a memória com eles e o resto na Pichau.

Sim, eu comentei com eles sobre isso, que entenderia esse procedimento mas que nem todos tem essa pratica e as vezes a gente se arrepende de algo e aproveita para colocar outro produto no carrinho. Se eu soubesse disso teria esperado mais, mas, como iria saber que o processador ia entrar em promoção? Mas com certeza, isso dificulta demais a "separação e reserva" de produtos para quem realmente quer comprar. Mas se tratando de Terabyte, já comprei algumas coisas lá e mesmo sendo aprovado o pagamento, depois de 1 semana sem dados de entrega, entrando em contato com o suporte, fui informado de que venderam sem ter em estoque. Então a loja teria que arrumar isso também, vender apenas o que tem para vender.

Estou procurando sobre essa Gigabyte mas não tem tanta informação assim. Apenas o Tito Tech que fala bem dessas placas. Não sei se é patrocínio, mas ele só fala dessas placas. Montar computador está cada vez mais complicado. O problema é comprar as memórias separadas, se não chegar, vai ser complicado, a não ser que as minhas DDR4 2400 funcione de boa nessa Gigabyte. Tenso demais.
Dá pra aumentar o limite do pix indo no caixa eletronico
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo