[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Me referi ao tdp específicado pela AMD, no Ryzen Master mostrava 70 ppt padrão, na BIOS devia estar setado algo maior, os outros setados em auto ficavam com 50 e 75 respectivamente.

Pesquisei e achei na internet uma opção em CBS que supostamente setaria o TDP na minha placa mãe mas ela fica cinza, desativado pro usuário.

Aumentado esses limites do pbo para ficarem abaixo dos 100% de uso percebi uma melhora tímida para manter temperaturas altas sem reiniciar, só fiquei com dúvida no tdc e odt pois tem tbm SOCtdc e SOCodt, não sei se devem ficam iguais. Pelo jeito pra eu ter OC gráfico sem capar o processador precisará de um bom water cooler, meu gabinete já fica aberto, o cooler torre é razoável, atualmente está estável no teste de 100% de uso cpu/gpu com a gpu em 2300mhz e processador 7 núcleos ao máximo de 3,4ghz.
olha eu mantenho um 5900x em um scythe mugen 5 a ótimas temperaturas, apenas setando os valores em stock no pbo, aplicando um curve optimizer de -14 em all cores (não tenho paciência de achar o núcleo que crasha em qualquer coisa de -15 adiante) e um boost de +125mhz no clock, imagino que vc setar os 3 valores de consumo no padrão de 65w que são estes que te falei vai fazer uma grande diferença, soc é outra coisa realmente, não mexa nestes

Última edição:
olha eu mantenho um 5900x em um scythe mugen 5 a ótimas temperaturas, apenas setando os valores em stock no pbo, aplicando um curve optimizer de -14 em all cores (não tenho paciência de achar o núcleo que crasha em qualquer coisa de -15 adiante) e um boost de +125mhz no clock, imagino que vc setar os 3 valores de consumo no padrão de 65w que são estes que te falei vai fazer uma grande diferença, soc é outra coisa realmente, não mexa nestes
Infelizmente não fez diferença. Pelas especificações esse cooler não é muito melhor que o meu e achei bem caro, talvez na prática seja muito mais eficiente pois o meu foi bem mais barato, o water cooler seria ideal pro meu caso pois eu deixaria os fans na parte de cima do gabinete que fica aberto, além de não jogar vento morno em torno da placa, atualmente sem nada aberto no Windows o CPU fica 35 graus stock, acho bom até, o problema é que sobe 20 graus imediatamente após o uso de 100% do CPU/GPU integrado, e vai aumentando rapidamente até chegar nos 95° com o fan a 2200rpm, ao menos esse cenário jogando não existe, somente o chip gráfico é usado 100% jogando e processador stock +-10%, a forma
que achei de não reiniciar perdendo mínimo possível de processador foi desativando um núcleo, undervolt manual -0,1v e limitando no windows a 99%, clock limitado a 3750ghz mas não estou satisfeito, mesmo com o uso do CPU longe dos 100% não queria ser obrigado a limitar o clock máximo.

Pelas especificações esse cooler não é muito melhor que o meu e achei bem caro, talvez na prática seja muito mais eficiente pois o meu foi bem mais barato, o water cooler seria ideal
CPU fica 35 graus stock, acho bom até, o problema é que sobe 20 graus imediatamente após o uso de 100% do CPU/GPU integrado, e vai aumentando rapidamente até chegar nos 95° com o fan a 2200rpm, ao menos esse cenário jogando não existe, somente o chip gráfico é usado 100% jogando e processador stock +-10%, a forma
E qual é o cooler afinal? Chegar a 95c com fan a 2200rpm e 102w (citado na pág anterior) leva a crer que é ou algum cooler box ou algum AC de 92mm, e possivelmente gabinete com pouco airflow pode estar contribuindo

E qual é o cooler afinal? Chegar a 95c com fan a 2200rpm e 102w (citado na pág anterior) leva a crer que é ou algum cooler box ou algum AC de 92mm, e possivelmente gabinete com pouco airflow pode estar contribuindo
H412r, meu gabinete é sem tampa e em cima da mesa, lembrando que tem OC gráfico de 2300mhz que não é tanto assim, puxava meu 5600G antigo pra 2400mhz.

No hwinfo mostra o CPU está consumindo ~102w, o tdp dele de fabrica é 65w kkkk isso só por causa do OC da memória e do iGPU? No GPU mostra aproximadamente 102w tbm porém oscila com valores diferentes, são consumos separados? Pelo o que pesquisei o PPT limita o consumo do socket então tem efeito parecido, mas tanto eu colocando 70 como 200 lá nada muda, continua consumindo o mesmo tanto, a diferença é que que ele em auto fica só 60w no total e no Ryzen master mostra que está usando 170%.
TDP não é consumo. Eu não seu qual é o seu CPU, o meu é um 5800X que deixando em 4,4GHZ com 1.2V consome na faixa de 100W com todos os núcleos em carga.
TDP é dissipação térmica, o meu cooler é para 140W que deveria segurar o 5800X no talo, mas esqueça que sem configurar o PBO ou travar o multiplicador nem watercooler segura.

Está rolando promoção do 5800x3d na Kabum...

1899 sem prime
1842 com prime..

Algum cupom funcionando?

Quase comprando o water H150 360mm da Corsair por 506 com frete, falta só o dinheiro pra pagar o boleto kkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Está rolando promoção do 5800x3d na Kabum...

1899 sem prime
1842 com prime..

Algum cupom funcionando?
Usei o SEJANINJA uma hora atrás

Namorando um combo de ASUS Tuff b550 + 5600, $1400 no Aliexpress. Só estou com medo da taxa que pode vir ou não!
Na Pichau o mesmo combo sai por $2018 frete grátis e sem o risco de taxa...
Dúvida cruel!

Eu simplesmente esqueci o nome do Software pra testar nucleo por nucleo pro PBO. Alguem pode me dar uma luz? (to sendo animal suficiente de nao achar nem no Google)

Chegou o 5700x novo e aparentemente o curve optimizer em -3 já causa bsod com WHEA e tudo. Em stock ta normal

Eu simplesmente esqueci o nome do Software pra testar nucleo por nucleo pro PBO. Alguem pode me dar uma luz? (to sendo animal suficiente de nao achar nem no Google)

Chegou o 5700x novo e aparentemente o curve optimizer em -3 já causa bsod com WHEA e tudo. Em stock ta normal

CoreCycler

Vcs que são os entendidos, será que se eu esperar um ou dois (ou três) anos pra comprar esse 5800X3D, ele vai tá com preços melhores?

Se fosse comprar hoje, antes de uma GPU nova até, seria o cúmulo do consumismo vazio, não sinto a menor necessidade de substituir o R5 3600 no momento. Mas vi um povo falando aí que ele vai continuar com demanda alta por ser o auge do AM4 e que é capaz até de eu não conseguir mais encontrar se esperar sair de linha. Procede isso?

Outra coisa, tem alguma mínima chance de um Hyper TX3 Evo impedir ele de fritar?

H412r, meu gabinete é sem tampa e em cima da mesa, lembrando que tem OC gráfico de 2300mhz que não é tanto assim, puxava meu 5600G antigo pra 2400mhz.
agora entendi o problema, po amigo esse cooler é muito simples, e tem bastante diferença sim, só em heatpipes é 6 contra 4, fora a diferença absurda de tamanho do dissipador que é pouco mais do que o dobro

este cooler aí não vai segurar mesmo, a menos que vc limite abaixo do consumo stock mesmo

Vcs que são os entendidos, será que se eu esperar um ou dois (ou três) anos pra comprar esse 5800X3D, ele vai tá com preços melhores?

Se fosse comprar hoje, antes de uma GPU nova até, seria o cúmulo do consumismo vazio, não sinto a menor necessidade de substituir o R5 3600 no momento. Mas vi um povo falando aí que ele vai continuar com demanda alta por ser o auge do AM4 e que é capaz até de eu não conseguir mais encontrar se esperar sair de linha. Procede isso?

Outra coisa, tem alguma mínima chance de um Hyper TX3 Evo impedir ele de fritar?
hyper tx3 evo em um 5800x3d? meu deus eu acho que só pra dar boot deve bater 90 graus

hyper tx3 evo em um 5800x3d? meu deus eu acho que só pra dar boot deve bater 90 graus

kkk aí vc me brochou legal. Acho que esse post pode ter sido a gota d'água pra eu desistir do 5800X3D.

Eu já tava com dificuldade de justificar a diferença de 1200 reais pra um 5600.

Ainda tava preocupado, que devo fazer upgrade de GPU provavelmente pra uma 4070 e tava com medo de minha fonte atual TX550M não aguentar o combo, power draw ia ficar no limite.

1200 reais a mais, ter que trocar cooler, ficar inseguro com a fonte... Nah, vou comprar é um 5600. Upgrade favela.

kkk aí vc me brochou legal. Acho que esse post pode ter sido a gota d'água pra eu desistir do 5800X3D.

Eu já tava com dificuldade de justificar a diferença de 1200 reais pra um 5600.

Ainda tava preocupado, que devo fazer upgrade de GPU provavelmente pra uma 4070 e tava com medo de minha fonte atual TX550M não aguentar o combo, power draw ia ficar no limite.

1200 reais a mais, ter que trocar cooler, ficar inseguro com a fonte... Nah, vou comprar é um 5600. Upgrade favela.
5800X3D é o auge do AM4... mas minha experiencia com um 5600 têm sido bem satisfatória, ainda mais que não precisei trocar mobo, cooler nem nada! Só não rodo os jogos de forma melhor, pois a VGA não empurra mais.

5800X3D é o auge do AM4... mas minha experiencia com um 5600 têm sido bem satisfatória, ainda mais que não precisei trocar mobo, cooler nem nada! Só não rodo os jogos de forma melhor, pois a VGA não empurra mais.

Não tenho dúvida, até pq meu 3600 é um puta processador também. Tô pensando é mais no futuro, tentar espremer a AM4 o máximo possível. Eu tinha esperança de até pular a AM5 por completo até trocarem a plataforma de novo, o que com o 5800X3D eu acho uma expectativa até realista, mas com o 5600 é um pouco mais difícil.

Tô com medo de a troca de 3600 pra 5600 também não me dar diferença quase nenhuma, mas o investimento é pequeno, então tudo bem.

Namorando um combo de ASUS Tuff b550 + 5600, $1400 no Aliexpress. Só estou com medo da taxa que pode vir ou não!
Dúvida cruel!

Estou montando um segundo computador, e estou nessa dúvida também.

Na verdade, só posso pagar R$ 1.500,00 no combo.

Ou será TUF B550 + 5600 no Aliexpress
Ou A520M-E + 5500 na Terabyte

Medo de ser taxada

Dúvida cruel!

Medo de ser taxada
Como é a experiência de vocês com compras na China?

Já comprei tudo quanto é tipo de miudeza lá e sei que grande maioria das pessoas não tem problema e economiza uma boa grana nessas compras mas pessoalmente não tenho 'coragem' (se essa for a palavra mais adequada) de trazer esse tipo de componente de lá.

Não tenho recordação de alguma vez ter recebido cpu/mobo/memórias com problema mas prefiro optar por componentes um pouco inferiores/pagar um pouco mais e ter alguma garantia inicial por aqui, além de normalmente chegar rápido e evitar toda aquela preocupação paralela relacionada ao tempo de entrega e possibilidade de taxação.

Medo de ser taxada
Nesses períodos de promoções, é interessante você sempre verificar o preço dos itens separados também. No passado já vi muita promoção de "combo", onde se considerar pegar as peças separadas inclusive na mesma loja, o valor seria menor.

Nesse seu caso em específico, você pode optar por B550M de 800 e 5600 por 850 na Kabum. Vai um total de R$ 1.650 no valo bruto de peças. apenas 150 a mais que o kit do Ali, mas sem nenhum risco de taxa.

Outro caso é a A520 por 420 e o 5500 por 560 no MagLu vendido pela Gigantec. Totaliza R$ 980 + o frete que por ser lojas diferentes, pode sr que pague a mais, mas às vezes o MagaLu te dá a opção de retirar em alguma loja próxima sem pagar frete.

E uma outra via é talvez fazer um cruzado aí. ir de B550M + 5500 por R$ 1.360. É uma opção pra ter uma mobo com mais capacidade pra algum upgrade de CPU ali na frente.

Não tenho dúvida, até pq meu 3600 é um puta processador também. Tô pensando é mais no futuro, tentar espremer a AM4 o máximo possível. Eu tinha esperança de até pular a AM5 por completo até trocarem a plataforma de novo, o que com o 5800X3D eu acho uma expectativa até realista, mas com o 5600 é um pouco mais difícil.

Tô com medo de a troca de 3600 pra 5600 também não me dar diferença quase nenhuma, mas o investimento é pequeno, então tudo bem.
Tenho o 3600 tbm e a mesma dúvida cruel!
:risos:

Como o "fim" da plataforma AM4 está declarada, ainda que continuam a serem produzidos, na minha opinião só vejo valer o upgrade pra pegar o melhor dessa plataforma. Não pretendo sair do 3600 pro 5600 pra depois namorar o 5800X3D ou o 5900X. Nem cogito o 5950X pq aquele lá tá mais caro que 7800X3D....
E ainda existe o rumor de que a despedida do AM4 será de uma fornada nova de CPUs Zen4. Por esse motivo estou só acompanhando preços e esperando o que vai acontecer. Vai que vem um 7700X que tem TDP de 105W pra AM4...
:isquero:

Última edição:
Tenho o 3600 tbm e a mesma dúvida cruel!
:risos:

Como o "fim" da plataforma AM4 está declarada, ainda que continuam a serem produzidos, na minha opinião só vejo valer o upgrade pra pegar o melhor dessa plataforma. Não pretendo sair do 3600 pro 5600 pra depois namorar o 5800X3D ou o 5900X. Nem cogito o 5950X pq aquele lá tá mais caro que 7800X3D....
E ainda existe o rumor de que a despedida do AM4 será de uma fornada nova de CPUs Zen4. Por esse motivo estou só acompanhando preços e esperando o que vai acontecer. Vai que vem um 7700X que tem TDP de 105W pra AM4...
:isquero:

5800X3D eu já descartei, só pego algo que dê pra eu usar sem trocar mais componentes.

Eu já tava a ponto de pegar um 5600 na OLX, mas agora que vc falou desse rumor dos Zen4, eu vou esperar pra ver o que acontece, obrigado pela informação.

Edit: vi que há rumor de lançarem um 5600X3D também. Me parece até mais provável do que portarem os Zen4 e acho que seria a CPU ideal pra minha situação.

Última edição:
Bom dia Srs, montei um sistema novo em dezembro de 2020:
Asus X570 strix gaming, Ryzen 5900X e RX 6800 XT, fonte já usei EVGA bronze 850W, hoje estou com XPG core reactor ouro 850W.
E venho convivendo com crashes aleatórios (computador simplesmente reiniciar sozinho é o mais comum) desde então, não consegui relacionar com nenhum jogo específico, nem driver, tempo de jogo, stress de sistema, nada assim.
Temperatura é algo que já descartei há muito tempo.
Aí somente nesse fds (perdão ser tão noob), procurei relatório de erro do windows e consegui um código, pra minha surpresa quando joguei no google as páginas que li relacionavam a Ryzen + TPM na placa mãe. Exemplo:

Atualizei o chipset na segunda acho, até agora ok. Algumas pessoas nesses sites sugeriram desativar TPM se ainda estiver no windows 10 como solução.

Alguém já teve ou leu algum caso parecido? Alguma outra sugestão?
Thks manolos.

Kakakaka esquece tudo o que eu falei pq CONSUMISMO É DOENÇA e meu estágio é terminal.

Achei um 5600 por 640 em 12x sem juros. Se eu anunciar meu 3600 por 200 a menos que isso, vai ser o 3600 mais barato do Mercado Livre e eu recebo à vista quando vender. Sentei o pau no cartão, foda-se

R$ 560,31

R$ 653,15

Total: R$ 1.213,46

Foi o melhor preço que eu consegui até agora, fica mais barato que comprar o combo com o mesmo vendedor.
@LORD K

Nunca comprei hardware no Aliexpress, não sei se comprando separado vai dar bom.

Com memórias Asgard

R$ 276,54 o kit de 16GB 3200MHz.

R$ 1.490,00

acho que vou comprar o kit completo no Aliexpress, kkkk

Última edição:
R$ 560,31

R$ 653,15

Foi o melhor preço que eu consegui até agora, fica mais barato que comprar o combo com o mesmo vendedor.
@LORD K

Nunca comprei hardware no Aliexpress, não sei se comprando separado vai dar bom.

Com memórias Asgard

R$ 1.490,00

Eu não me arrisquei, mesmo comprando a tempos no Ali, peguei o combo na Pichau. Saiu com frete grátis e pude parcelar sem juros e fora que não vou ter que esperar muito tempo para entrega do produto. A única coisa que peguei no Ali foi o kit de memória Kingbank de 32G 2 pentes de 16, e o Nvme peguei um Kingston de 256 no Mercado livre. Para mim está bom porque todo o resto eu tenho. Estou com esse meu i7 4790k acho que desde 2014 ou 15 sei lá, já estava mostrando sua idade.

Kakakaka esquece tudo o que eu falei pq CONSUMISMO É DOENÇA e meu estágio é terminal.

Achei um 5600 por 640 em 12x sem juros. Se eu anunciar meu 3600 por 200 a menos que isso, vai ser o 3600 mais barato do Mercado Livre e eu recebo à vista quando vender. Sentei o pau no cartão, foda-se
Depois faz o sorteio de qual conta paga primeiro. Afinal, tudo e uma questão de prioridades. Tendo luz, internet e PCzão em dia, o resto é secundário...
:olha:

R$ 560,31

R$ 653,15

@LORD K

Com memórias Asgard

R$ 1.490,00

Mesmo com o Mega Maio de portas abertas, muita coisa no Ali tem preço melhor. Vale dar uma passada lá no fórum de importações e ver se a galera está sendo taxada nesses kits. Por virem em caixas maiores, talvez chame mais a atenção da fiscalização na triagem. E outra realmente é o tempo de espera. Comprando no BR, é 5-7 dias já tá em casa dependendo de onde mora. Independente da escolha de loja, bom kit esse! 😉

Users who are viewing this thread

Voltar