[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
5800X3D é o auge do AM4... mas minha experiencia com um 5600 têm sido bem satisfatória, ainda mais que não precisei trocar mobo, cooler nem nada! Só não rodo os jogos de forma melhor, pois a VGA não empurra mais.
Pior é o game que eu jogo aqui, escape from tarkov, com meu 5600x tem mapa que bate 90...tem um mapa novo que bate 70-60, ai eu olho o 5800x3d com uma 1070 que pega 120-140 de fps no mesmo mapa que eu com um 5600x + 3070 pegando 70 de fps :lol2:

Como é a experiência de vocês com compras na China?

Já comprei tudo quanto é tipo de miudeza lá e sei que grande maioria das pessoas não tem problema e economiza uma boa grana nessas compras mas pessoalmente não tenho 'coragem' (se essa for a palavra mais adequada) de trazer esse tipo de componente de lá.

Não tenho recordação de alguma vez ter recebido cpu/mobo/memórias com problema mas prefiro optar por componentes um pouco inferiores/pagar um pouco mais e ter alguma garantia inicial por aqui, além de normalmente chegar rápido e evitar toda aquela preocupação paralela relacionada ao tempo de entrega e possibilidade de taxação.
Olha, eu recomendo bastante comprar coisas do Aliexpress, já comprei muita coisa de lá pra mim mesmo e conhecidos, uma dúzia de cpu's, memória ram e nvme já peguei aos montes e nunca fui taxado, faz uns dois meses que comprei uma placa mãe e veio sem taxa também, uma b550 da Aorus, mas foi a única caixa "grande".

Como é a experiência de vocês com compras na China?

Já comprei tudo quanto é tipo de miudeza lá e sei que grande maioria das pessoas não tem problema e economiza uma boa grana nessas compras mas pessoalmente não tenho 'coragem' (se essa for a palavra mais adequada) de trazer esse tipo de componente de lá.

Não tenho recordação de alguma vez ter recebido cpu/mobo/memórias com problema mas prefiro optar por componentes um pouco inferiores/pagar um pouco mais e ter alguma garantia inicial por aqui, além de normalmente chegar rápido e evitar toda aquela preocupação paralela relacionada ao tempo de entrega e possibilidade de taxação.
De hardware/eletrônico meus "stats" no momento são 7 SSD M2, 2 kits de RAM (2 de 2x8gb), 3 mobos (mAtx), 6 CPUs, 2 DAC/Amp, 1 placa de rede, 1 gimbal Smooth Q3, 1 pendrive SanDisk CZ880, e miudezas de pasta térmica, splitter e controlador de fans, fan avulso (Phanteks T30), powerbank 30k mAh etc e muita besteira pra casa/cozinha (umas 120 compras no total), só fui taxado em 1 compra de moedor de café e 2 de celular (dos 2 que importei)

Tinha medinho no início e apesar de ter perdido o medo agora, sempre fica isso lá no fundo porque é possível com eletrônico, pelo que vejo geralmente dá pra resolver com o vendedor, ainda que as vezes pague o reenvio pra China se não tiver endereço Br pra enviar dentro de X dias como alguns tem, já vi gente que as vezes pede CPU novo e recebe com marquinhas ou algum pino torto e maioria vai atrás de reembolso parcial e consegue, apesar de chata a situação (outros até gostam porque economizam mais kkk), só tive problema em 2 compras pequenas, 1 lâmpada rgb com defeito e 1 escova pra privada faltando peça, só mandei uma mensagem pro vendedor e me fizeram o reenvio sem custo

Por outro lado, se um dia pegar algo bichado e não conseguir resolver já economizei tanto até hoje que "compensou" no final, pessoalmente evito GPU por ser de maior valor (pra mid/high-end) e ter garantia de 3/4 anos aqui, além de ter mais chance de taxa pelo que vejo e a diferença de preço já ser pequena, SSD é algo que melhorou muito o preço e se fosse hoje provavelmente pegaria um Gen3 aqui mesmo no Ali sendo mais barato ainda, por mais que não veja dar pau com frequência são 5 anos de garantia geralmente, mobo eu peguei porque no Brasil não tinha o modelo (B550M Mortar), saiu por 600 conto e vendi a B450M Steel Legend pelos mesmos 600 em coisa de 1 dia, só depois de 1 ano ela apareceu aqui por incríveis 750 reais (e 3 anos garantia nacional), apesar da chance maior de taxa em mobo (comparado a CPU/SSD/RAM) acho que arriscaria de novo por aumentar o leque de opções e as vezes a diferença de preço é grandinha, e CPU é o que pego com mais tranquilidade de taxa e chance de defeito

Eu sou azarado e O ICMS de MG me faz beber.

Eu não compro quase nada da China. Antes não tinha paciência com a demora. Hoje tá bem mais rápido, mas traumatizei com taxa.

Na primeira vez que comprei, umas ferramentas pequenas (mas não baratas), já fui taxado. Isso faz tempo, na época o correio mandou foi uma carta avisando pra eu buscar na agência. Fiquei tão puto quando vi que a taxa era mais cara que o produto que me recusei a pagar, mandei a moça do guichê tomar no cu. E perdi o dinheiro da compra.

Depois comprei uns acessórios pra PSP e passou beleza. Mais recentemente, comprei uma bateria pra PSP e estourou 90 dias de espera, cancelei a compra e o Ali me devolveu o dinheiro.

Ano passado comprei uns boneco de pelúcia do demônio de um tal de Pop Playtime que meu filho fica me enchendo o saco e só achei da China. Foram duas compras, as duas passaram legal.

No começo desse ano, comprei um pedalzinho de guitarra, 240 reais, tive o cuidado de pegar algo abaixo de 50 usd. Fui taxado e no fim ele me saiu por 510. Se comprasse no Brasil com entrega full, tava na minha casa no dia seguinte por 400, afffff.

O que me arregaça é que eu compro quase tudo parcelado, principalmente coisa cara, pq eu sou um compulsivo que sempre gasto minha grana antes de ter o suficiente pra comprar as parada à vista. E o que arrebenta é que quando tu é taxado, a taxa é a vista mesmo se o produto foi parcelado, e vc que se foda.

Dado isso, eu só compro se o desconto for muito substancial, ou produto que eu não ache no Brasil, e sempre apenas se eu tiver certeza que posso pagar a eventual taxa sem passar aperto.

Usadinho do OLX sem garantia é quase tão barato quanto e, na minha experiência, acho menos incerto.

Vcs compram cpu da aliexpress de boas mesmo? E se vier zicado?
Última compra minha na aliexpress me fodi, um pedal de guitarra que veio com problema, passou os 15 dias só q eles dão pra vc contestar pois eu não estava em casa esse período.
qual pedal? estou tentando a pegar uns do ali, preço no br eh impossivel, qualquer pedal eh 500 pila pra mais
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu sou azarado e O ICMS de MG me faz beber.

Eu não compro quase nada da China. Antes não tinha paciência com a demora. Hoje tá bem mais rápido, mas traumatizei com taxa.

Na primeira vez que comprei, umas ferramentas pequenas (mas não baratas), já fui taxado. Isso faz tempo, na época o correio mandou foi uma carta avisando pra eu buscar na agência. Fiquei tão puto quando vi que a taxa era mais cara que o produto que me recusei a pagar, mandei a moça do guichê tomar no cu. E perdi o dinheiro da compra.

Depois comprei uns acessórios pra PSP e passou beleza. Mais recentemente, comprei uma bateria pra PSP e estourou 90 dias de espera, cancelei a compra e o Ali me devolveu o dinheiro.

Ano passado comprei uns boneco de pelúcia do demônio de um tal de Pop Playtime que meu filho fica me enchendo o saco e só achei da China. Foram duas compras, as duas passaram legal.

No começo desse ano, comprei um pedalzinho de guitarra, 240 reais, tive o cuidado de pegar algo abaixo de 50 usd. Fui taxado e no fim ele me saiu por 510. Se comprasse no Brasil com entrega full, tava na minha casa no dia seguinte por 400, afffff.

O que me arregaça é que eu compro quase tudo parcelado, principalmente coisa cara, pq eu sou um compulsivo que sempre gasto minha grana antes de ter o suficiente pra comprar as parada à vista. E o que arrebenta é que quando tu é taxado, a taxa é a vista mesmo se o produto foi parcelado, e vc que se foda.

Dado isso, eu só compro se o desconto for muito substancial, ou produto que eu não ache no Brasil, e sempre apenas se eu tiver certeza que posso pagar a eventual taxa sem passar aperto.

Usadinho do OLX sem garantia é quase tão barato quanto e, na minha experiência, acho menos incerto.
qual pedal vc pegou? foda no br eh q tu acha ate uns clones baratos, mas tem outros q so na china msm ou tu paga 1k+ pra ter algo decente

clone de klon centaur ou king of tone msm tu n acha menos q 500 e olha la, por exemplo

Última edição:
qual pedal? estou tentando a pegar uns do ali, preço no br eh impossivel, qualquer pedal eh 500 pila pra mais

qual pedal vc pegou? foda no br eh q tu acha ate uns clones baratos, mas tem outros q so na china msm ou tu paga 1k+ pra ter algo decente

clone de klon centaur ou king of tone msm tu n acha menos q 500 e olha la, por exemplo
Eu já comprei vários. Só tive problema com 1 até hj, e nunca fui taxado em nenhum.
Esse que deu problema era um phaser da Joyo. A Marca é boa, tenho alguns pedais deles todos bem legais, só tive azar nesse mesmo.

Agora desse último mês pra cá tem bastante gente falando que tão sendo taxado. Eu não arrisquei nada recente, já faz uns meses que não compro pedal nenhum. Mas dizem ae que esses fdp do governo mandaram apertar mais a fiscalização agora. E tbm já saiu notícia de que vão passar uma reforma pra incluir a taxa logo na compra... Vai ficar impossível escapar da taxa...

Peguei um 5800x3d, e realmente, o bicho é esquentadinho hein!

Dei uma pesquisada e muita gente faz undervolt nele com um tal de PBO2 Tuner. Além de reduzir as temperaturas, o clock tem até aumento chegando no limite do boost clock.

Alguém aqui no tópico fez undervolt? Zero problemas?

Peguei um 5800x3d, e realmente, o bicho é esquentadinho hein!

Dei uma pesquisada e muita gente faz undervolt nele com um tal de PBO2 Tuner. Além de reduzir as temperaturas, o clock tem até aumento chegando no limite do boost clock.

Alguém aqui no tópico fez undervolt? Zero problemas?
Sim, sem problema nenhum.
Só entrei na bios, ativei o overclock para aparecer a opção do curve optimizer e setei uma curva negativa em 30 all cores.
Mais de 30 dias com ele já, baixou em média 12 graus jogando.

Foi o Mooer Blues Mood, clone do Boss Blues Driver. Pedal mini, caixa mini, under 50 dollar e mesmo assim taxado.

Mas foi compra internacional do Mercado Livre, não foi Aliexpress não. Não sei se isso influencia na chance de ser taxado.

Pelo menos o timbre é bom, ter ele no set praticamente inutilizou meu clone de Tube Screamer.

Eu comprei um clone de Klon Centaur por 200 pila no BR mesmo, pedal mais barato que já vi, Mosky Golden Horse. Não faço ideia se o timbre realmente se compara ao do original, mas eu gostei do som, boost de ganho bem honesto usando no começo da cadeia.

Foi o Mooer Blues Mood, clone do Boss Blues Driver. Pedal mini, caixa mini, under 50 dollar e mesmo assim taxado.

Mas foi compra internacional do Mercado Livre, não foi Aliexpress não. Não sei se isso influencia na chance de ser taxado.

Pelo menos o timbre é bom, ter ele no set praticamente inutilizou meu clone de Tube Screamer.

Eu comprei um clone de Klon Centaur por 200 pila no BR mesmo, pedal mais barato que já vi, Mosky Golden Horse. Não faço ideia se o timbre realmente se compara ao do original, mas eu gostei do som, boost de ganho bem honesto usando no começo da cadeia.
os da mooer sao legais tb, ja ouvi blues driver original mas nenhum clone dele ainda, tirando os chineses, tem o cinders da TC ja custando quase 500 reais, mas ele tem umas diferenças tb e n eh exatamente igual. Mooer,joyo,mosky/rowin(acho q sao o mesmo com nome diferente) etc tem umas opções legais la dos mais comuns. DemonFx tb tem uns de pedais mesnos conhecidos e legais tb.

Klon centaur eu n sou mt chegado nele (nem tanto no blues breaker), mas tem bastante pegal legal nessa vibe no ali.
outros que sempre escuto recomendarem em grupos:

Caline Blue sky (copia do mxr timmy), acha ate em vendedores com estoque no br por menos de 200;
Caline CP-513 Simon com 3 tipos de delays (analogico,digital e tape) - esse to namorando a um tempo pra usar
Joyo D-seed 2 eh um pouco caro, mas eh um puta delay completo
demonfx preamp laranja, tem uma chave de 3 tipos de overdrives classicos e parecidos (dod250,jm308 e o mxr distrotion+)
demonfx tem copia tb daquele comrpessor keeley
Tem um tb q eh bem massa e ta na minha lista que eh um fuzz de octave, aparentemente ele tem o mesmo circuito vendido por 3 caixas diferentes pela joyo, caline e ammon (voodoo octave), mas aparentemente eh o mesmo pedal

alem das copias mais comuns como TS9/TS808, big muff, rat (must have pra quem curte pink floyd). Joyo inclusive tem uma copia do fatrat q parece legal (joyo splinter)
Se glr animar, rola ate de fazer um topico sobre pedais ou eletronica de instrumentos em outra seção.

Eu já comprei vários. Só tive problema com 1 até hj, e nunca fui taxado em nenhum.
Esse que deu problema era um phaser da Joyo. A Marca é boa, tenho alguns pedais deles todos bem legais, só tive azar nesse mesmo.

Agora desse último mês pra cá tem bastante gente falando que tão sendo taxado. Eu não arrisquei nada recente, já faz uns meses que não compro pedal nenhum. Mas dizem ae que esses fdp do governo mandaram apertar mais a fiscalização agora. E tbm já saiu notícia de que vão passar uma reforma pra incluir a taxa logo na compra... Vai ficar impossível escapar da taxa...

Ta foda, cara se quiser comprar um BD2 no br, precisa pagar quase 1k nele (a waza eh mais cara ainda) enquanto no ali tu tem clones por 200 ate.

Sim, sem problema nenhum.
Só entrei na bios, ativei o overclock para aparecer a opção do curve optimizer e setei uma curva negativa em 30 all cores.
Mais de 30 dias com ele já, baixou em média 12 graus jogando.
Dá pra fazer isso em placa mãe Asus TUF? Na BIOS seria até melhor que usando programa

Peguei a B450

Dá pra fazer isso em placa mãe Asus TUF? Na BIOS seria até melhor que usando programa

Peguei a B450
Acredito que sim.
Dá uma olhada se tem alguma bios pra sua mobo que menciona o 5800X3D.
A minha da gigabyte saiu em fevereiro e mencionava o 5800X3D.

Mesmo sem alterar nada na bios, só de instalar ela já notei que o 5800X3D não dava mais aqueles picos acima de 60 graus só de abrir o navegador por exemplo.
Depois que consegui -30 all cores é difícil passar de 77 graus jogando, e uso um fuma 2 que não passa de 1200rpm.

Galera, fazer um upzin no pc da assinatura.
Qual processador que vou? 5800X ou 5800X3D?

galera tem muita diferença de performance de um 5600g para um 5800x?
Em multi-core deve chegar a uns 40-50%, em jogos se não tiver gargalo de GPU acho que uns 25-30% no máximo mas se pesquisar deve achar comparação, e pessoalmente iria de 5700x ao invés de 5800x

Última edição:
144hz? 5800x3D, é o melhor que dá pra vc pegar pra jogos na AM4 de todo jeito.

Qual seu grau de exigência?
o 5800X3D é o melhor pra jogos no AM4. Mas o R5 5600 também é um up considerável em games de seu 3600XT, e é bem mais barato.
Se tu quiser fps alto a qualquer custo eu iria no 5800X3D mesmo.

5800x3d sem dúvidas.

Depende da sua necessidade. Se for para produtividade, vai para 5800X normal. Mas se for para jogos, vai para 5800X3D. Eu consideraria também o Ryzen 5 5600 ou 5700X, que são bem baratos e não precisam fazer tantos investimentos para usar esses processadores (acredito que o 5700X só vai precisar de um cooler muito bom e uma placa-mãe mais potente de B450M ou melhor).

Users who are viewing this thread

Voltar