[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Acredito que sim.
Dá uma olhada se tem alguma bios pra sua mobo que menciona o 5800X3D.
A minha da gigabyte saiu em fevereiro e mencionava o 5800X3D.

Mesmo sem alterar nada na bios, só de instalar ela já notei que o 5800X3D não dava mais aqueles picos acima de 60 graus só de abrir o navegador por exemplo.
Depois que consegui -30 all cores é difícil passar de 77 graus jogando, e uso um fuma 2 que não passa de 1200rpm.
Chega a perder desempenho?

Peguei um 5800x3d, e realmente, o bicho é esquentadinho hein!

Dei uma pesquisada e muita gente faz undervolt nele com um tal de PBO2 Tuner. Além de reduzir as temperaturas, o clock tem até aumento chegando no limite do boost clock.

Alguém aqui no tópico fez undervolt? Zero problemas?
Pode fazer, no pior dos casos em vez de -30 ALL core vai precisar dar uma ajeitada em um ou outro, mas a tendência é conseguir -30 pq o x3d já rodam com clock mais baixo, aí pelo limite térmico e ele ficar mais frio ele até sobe mais, é surreal kkkk.
Antes precisava do PBO2, atualmente a nova agesa já liberou pelo menos o CO pros x3d.

Última edição:
Usei -30 no meu por um tempo mas comecei a ter tela azul em jogos que usavam quase 100% do cpu, tipo BF e o Need Unbound, estou usando ele em -20 faz uns 4 meses e está estável.

Chega a perder desempenho?
Na verdade aumentou, pelo menos no multithreading.
single core caiu mas acredito que esteja dentro da margem de erro.

NoJBZgH.jpg

Am5 ou am4? Estou montando um pc do zero

Depende de seu orçamento, se tu costuma fazer upgrade no PC ou não, se pretende por uma GPU off-board em breve, se tu topa comprar peças do Ali, do seu caso de uso, etc.
No momento, os kits baratos AM4 tem custo x benefício muito bom. Mas as peças AM5 vem caindo de preço e um kit com o R5 7600 pode ser interessante.

Usei -30 no meu por um tempo mas comecei a ter tela azul em jogos que usavam quase 100% do cpu, tipo BF e o Need Unbound, estou usando ele em -20 faz uns 4 meses e está estável.
Testei um pouco ontem e aqui ficou tranquilo com -30.

Pode fazer, no pior dos casos em vez de -30 ALL core vai precisar dar uma ajeitada em um ou outro, mas a tendência é conseguir -30 pq o x3d já rodam com clock mais baixo, aí pelo limite térmico e ele ficar mais frio ele até sobe mais, é surreal kkkk.
Antes precisava do PBO2, atualmente a nova agesa já liberou pelo menos o CO pros x3d.
Aí fica a questão, por que a AMD não abaixou de fábrica as voltagens pra ter clocks maiores? Deve ter algo a ver com o 3D V-Cache...

Aí fica a questão, por que a AMD não abaixou de fábrica as voltagens pra ter clocks maiores? Deve ter algo a ver com o 3D V-Cache...
Nem toda CPU vai funcionar com tensões menores, os valores que vem de fábrica é garantido funcionar pra todas, até as que tiverem os piores resultados na loteria do silício.

Respondido acima mas basicamente nivelam por baixo, praticamente toda CPU/GPU atualmente dá pra fazer undervolt mantendo a performance e dando uma reduzida considerável no consumo/temperatura

Alguém confirma se a opção Kombo Strike lv3 seria a mesma coisa do OC no PBO -30?

Complementando as respostas acima, meu R9 3950X falhava o Prime95 mesmo com só -0.01V de undervolt.

Pessoal, dúvida estranha com meu 5800x.. tenho reparado que em jogos cpu bound (BFV, RDR2 por exemplo) o uso dele fica beeem baixo, tipo no máximo 5%, mto difícil passar disso, medindo com MSI afterburner e riva tuner..

Aparentemente a "quantidade de fps" , estabilidade dos jogos, frequência dos núcleos e coisas desse tipo estão tudo ok quando comparo com alguns vídeos ou reviews por aí.. mas confesso que estou bem encucado com esse aparente uso mto baixo..

Em testes sintéticos e benchmarks ele usa 100% do CPU normalmente. Até cheguei achar que poderia ser bug do afterburner e tentei reinstala-lo, mas reparei que em outros softwares de monitoramento (hwmonitor, Aida etc marcam a mesma coisa).

Alguma ideia de por onde começar a investigar isso para saber se está tdo ok?

Uso o 5800X com PBO e CO, mas já testei com ele em Stock e acontece a mesma coisa. Até fiz uma última atualização de BIOS para ver se tinha algum comportamento diferente mas ficou a mesma coisa.

Resto da config:

- X570 Aorus Pro Wi-Fi @ última BIOS F37c;
- 2x8GB DDR4 3.600Mhz Kingston Renegade CL16 @ canais 2 e 4 e perfil XMP ativo;
- RTX 3080 Zotac 10GB LHR @ driver GeForce Game Ready atualizado (531.79);
- SSD 1 - NVMe Aorus gen 4 (jogos e windows);
- SSD 2 - NVMe gen3 (outros arquivos);
- HDD - (outros arquivos);
- Water Cooler NZXT Z73 360mm @ Thermal Grizzly Kryonaut;
- Fonte 850W XPG Core Reactor;
- Windows 11 Home @ Modo de Energia Alto Desempenho.

Última edição:
Alguém confirma se a opção Kombo Strike lv3 seria a mesma coisa do OC no PBO -30?
Confirme você ao vivo... Baixe o pbo2, abra ele e vc verá que já está tudo -30 com o KS 3.

A turma aqui joga em 1080p ainda? que loucura........ compram o 5800X3D pra jogar mas vejo que em 4k nao melhora nada, depois que peguei um monitor 4k samsung 28 nunca mais quero 1080p, rodo jogos em 4k com uma GTX 1070 no low com um ryzen 5600 , fica melhor que em 2k, então eu estou satisfeito com o 4k que posso pagar

A turma aqui joga em 1080p ainda? que loucura........ compram o 5800X3D pra jogar mas vejo que em 4k nao melhora nada, depois que peguei um monitor 4k samsung 28 nunca mais quero 1080p, rodo jogos em 4k com uma GTX 1070 no low com um ryzen 5600 , fica melhor que em 2k, então eu estou satisfeito com o 4k que posso pagar
e eu que ainda jogo em 1680x1050??
:hmm:

Ryzen 5 3600 aqui passa trabalho. Limito à 60 fps e a 6750XT mal liga os fans pra empurrar os games no Ultra
:haha:

Padrão em competitivo é 1080p vomitando frames.

Eu não jogo competitivo, mas prefiro 1440p no high ou no ultra e/ou com framerate mais alto do que 4k no low.

Negócio do 5800X3D também é ficar future proof. Ele segura qualquer placa disponível hoje e, pra quem tem placa de entrada, consegue segurar mais um upgrade pra frente, aumentando bastante a longevidade da plataforma.

1080p com tudo no Low é bem comum pra quem jogar Warzone, LoL, Dota, CS, etc.
E mesmo em 4K, tu pode aumentar os % de diferença se mexer nos gráficos pra subir o fps (que muita gente prefere).

Pois 1080p em 144Hz é gostosinho demais.
Não migro para 1440p ou superior ainda porque a oferta de monitores aqui no Brasil ainda é muito ruim.

Pois 1080p em 144Hz é gostosinho demais.
Não migro para 1440p ou superior ainda porque a oferta de monitores aqui no Brasil ainda é muito ruim.

Tem promo de monitor 4k todo dia, só segurar a grana que consegue, 4k da outra vida pros jogos
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

e eu que ainda jogo em 1680x1050??
:hmm:

Ryzen 5 3600 aqui passa trabalho. Limito à 60 fps e a 6750XT mal liga os fans pra empurrar os games no Ultra
:haha:

6750XT sem monitor 4k é um desperdicio ao meu ver, agora vc poderia ter comprado uma fonte mais barata R$ 2.599,90 e ter comprado um monitor 4k 28 samsung heim

Tem promo de monitor 4k todo dia, só segurar a grana que consegue, 4k da outra vida pros jogos
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

6750XT sem monitor 4k é um desperdicio ao meu ver, agora vc poderia ter comprado uma fonte mais barata R$ 2.599,90 e ter comprado um monitor 4k 28 samsung heim
Sempre fui adepto à comprar pensando em longevidade de plataforma e uso. Não troco de hardware seguidamente. Tanto que a 6750XT veio pra "aposentar" uma R7 260X comprada em 2014, que só foi comprada pq minha 9800GTX+ que me acompanhava desde 2008 "faleceu". A fonte na real só troquei pq a antiga arregou com a GPU, aí penso que se é pra ter um produto com 10 anos de garantia, quero fazer bom uso dela nesses 10 anos com outros upgrades durante esse período sem me estressar com energia.

Como mais trabalho com PC do que jogo, estou muito confortável usando 2 monitores 22". Não são enormes à ponto de ter que ficar mexendo a cabeça à todo instante, mas não são tão pequenos à ponto de ficar incômodo. E só trocarei eles se for pra pegar outros 2 monitores 16:9 de 24" até 27-28" ou um 32:9. Mas monitores de boa qualidade realmente estão caros. Só fico acompanhando preços por enquanto.

Edit: E complementado o histórico de upgrade: O 3600 comprei em 2020 pra "aposentar" meu antigo C2Q Q8200 comprado em 2008, junto com a 9800GTX+. O pobrezinho já tava cagando solda tentando empurrar softwares de modelagem e renderização com somente 4GB de RAM DDR2...

Última edição:
Com essa promoção do 5900X e do 5800x3D, estou pensando em trocar meu 3700X pelo 5900X para ter uma longevidade maior da plataforma.
Vocês acham que vale a pena?

Acham que o 5900X empurra essas novas sérias da NVIDIA?AMD (4070TI para cima)

obs.: Meu PC é mais para trabalho, porém gosto de jogar quando tenho tempo livre. Meu monitor é QHD

Com essa promoção do 5900X e do 5800x3D, estou pensando em trocar meu 3700X pelo 5900X para ter uma longevidade maior da plataforma.
Vocês acham que vale a pena?

Acham que o 5900X empurra essas novas sérias da NVIDIA?AMD (4070TI para cima)

obs.: Meu PC é mais para trabalho, porém gosto de jogar quando tenho tempo livre. Meu monitor é QHD
Se não fizer tanta questão de 120hz+, empurra de boas, e pra trabalho vai ser excelente.

Não sei da onde a galera tirou a ideia que é melhor jogar em 1440p no ultra do que em 4K no médio.

Não sei se é porque jogo em TV, mas aqui um 4K no médio fica muito mais bonito que 1440p no ultra.

Sobre não melhorar em 4K: realmente não tem diferenças nos frames entre o 5800x3d e outros processadores mais de entrada ou antigos. Eu mesmo usei por 5 anos um i7 8700 para 4K. MAS aqui o 5800x3d melhorou os 1% e 0,1% low e simplesmente desapareceu stutterings de alguns jogos, como Elden Ring. Porém, stutterings de outros jogos continuou, como Callisto Protocol e Star Wars Jedi Fallen Order. Creio que aí é otimização do game e hardware nenhum vai resolver.

PS: Processador só vai fazer uma diferença significativa em frames em 4K quando estivermos falando da RTX 4090.

Mas eu prefiro framerate alto.
Se os jogos fossem desenvolvidos com target para 60 fps em 4K, sem precisar de upscaling, eu migraria.

Não sei da onde a galera tirou a ideia que é melhor jogar em 1440p no ultra do que em 4K no médio.

Não sei se é porque jogo em TV, mas aqui um 4K no médio fica muito mais bonito que 1440p no ultra.
Depende do jogo e no geral ultra é besteira e high e suficiente, mas a grande vantagem que vejo no 1440p é performance muito melhor pra uma perda de qualidade visual relativamente pequena.

4k/médio não roda no mesmo framerate que 1440p/ultra (em geral), normalmente é mais pesado. No low geralmente o problema já vira gráfico podre mesmo, normal é low sacrificar tudo o que for possível e o jogo fica uma geração mais feio.

Enfim, 4k é muito pesado, esse é o ponto. Aí requer placa cara pra ter 60 fps com um mínimo de fidelidade gráfica, encarece a brincadeira.

E eu jogo em TV 4k às vezes e acho 1440p perfeitamente aceitável visualmente, bem melhor que full HD. Além de me permitir usar refresh rate de 120Hz e VRR pelo HDMI 2.0 da minha 2070, em 4k isso só funcionaria com HDMI 2.1

Users who are viewing this thread

Voltar