[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Não entendi, vc quer trocar de 32 para 32? Mudar de 2 pentes para 4? Dois pentes sobe mais em overclock do que 4 independente da topologia da mobo, sem contar que o pente de 16 deve ser dual rank e dual rank tbm performa melhor que single rank, se os IC forem iguais trocar 2x16 por 4x8 é perder desempenho a troca de nada.
Dois single rank ligados em par funcionam como se fossem um dual rank, não?

Pra minha pessoa, só tem importância o que aumentar fps em joguinho cpu-bound. Pra todo o resto que faço, meu kit já totalmente overkill e provavelmente vai continuar sendo por mais de década.
Mesmo em "joguinho cpu-bound", quando consegue o 1:1 no Infinity Fabric divider e 1t, fica bom o negócio.

Agora consegue passar a mágica das configs ai pro seu kit ser "overkill", pq quero replicar aqui pra rodar tudo por mais uma década.

Última edição:
Agora consegue passar a mágica das configs ai pro seu kit ser "overkill", pq quero replicar aqui pra rodar tudo por mais uma década.
Um i7-3770K com 8~16GB de RAM pode ser 'overkill' pra muita gente que só usa o PC pra home office.
Acho que ele falou de outras tarefas, excluindo jogos, quando disse "todo o resto".

Um i7-3770K com 8~16GB de RAM pode ser 'overkill' pra muita gente que só usa o PC pra home office.
Acho que ele falou de outras tarefas, excluindo jogos, quando disse "todo o resto".
Se for outras tarefas realmente.

Agora, aqui em testes quando baixou de 2t para 1t e deixei o Infinity Fabric em 1:1 foi da agua pro vinho.

:mj:

Mesmo em "joguinho cpu-bound", quando consegue o 1:1 no Infinity Fabric divider e 1t, fica bom o negócio.

Moço, eu nem sei o que quer dizer essas coisas que o sr. falou. O que quis dizer é que tirando jogos, só uso aplicativo de escritório e navegador de internet. O mais pesado que mexo é DAW pra edição de áudio, mas meu antigo i7-870 com 8GB DDR3 levava isso até que numa boa, pra isso um Ryzen 5600 com 32GB 2666 é overkill sim.

Agora, pra rodar liso um Hogwarts Legacy, já é outros quinhentos...

Dois single rank ligados em par funcionam como se fossem um dual rank, não?
Teoricente sim, apenas teoricamente, pois no dual rank (2xX) os chips estão no mesmo pcb e é muito mais tranquilo pro IMC do processador lidar com eles, sem contar toda a interferência das linhas da própria mobo usando os 4 dimm... Tive que subir 0,05v pra manter o mesmo overclock das minhas rams de 2 para 4, além de ser um inferno achar qual procodt e rtt que funcionam bem com 4 dimm. Pro mesmo total de ram usar 2 dimm será sempre melhor do que usar 4 (eu só usei 4 pq pra mim não faz tanta diferença, é tudo blocado na água e eu já matei o heatsink original quando abri ele pra blocado, então vender meus 2 pra comprar de 16 seria inviável, então só comprei +2).

Pessoal, comprei um Ryzen 7 5700X e uma Gigabyte B550M, agora falta as memórias. Sempre ouvi o pessoal falar que AMD é muito chata com as memórias e dá muito problema de incompatibilidade / tela azul se a memória não for certinha. Cheguei a abrir o manual de memórias compatíveis do fabricante, mas as memórias da lista não achei pra comprar. Alguém pode indicar memórias para esse meu setup ?

Duas semaninhas de uso do 5800x3d.

Eu tinha stutterings em certas áreas em Elden Ring e Spider Man. Eliminou totalmente… RDR2 eu tinha stutterings leves em uma parte específica do mapa (entrada de Saint Denis), também eliminou.

Outros jogos que sofrem com stutterings como Star Wars Jedi Fallen Order e The Outer Worlds não fez efeito. Deve ser problema na engine do game, nenhum hardware deve resolver.

Enfim, pra mim valeu a compra. Eu tinha pego uma 4090 e não tinha ficado feliz de ter altos frames, mas ainda ter as travadinhas. Ter pego um 5800x3d me deixou mais feliz.

Devolvi a placa… Faço o upgrade na próxima gen de GPUs, o combo 3080 + 5800x3d já me atende demais

Pessoal, comprei um Ryzen 7 5700X e uma Gigabyte B550M, agora falta as memórias. Sempre ouvi o pessoal falar que AMD é muito chata com as memórias e dá muito problema de incompatibilidade / tela azul se a memória não for certinha. Cheguei a abrir o manual de memórias compatíveis do fabricante, mas as memórias da lista não achei pra comprar. Alguém pode indicar memórias para esse meu setup ?
Tem sim relatos de pessoas com problemas no reconhecimento das memórias, mas muitas delas vinculadas à frequências mais altas que o "recomendado" pela AMD. Particularmente, eu evitaria colocar memórias acima de 3200MHz, que é o limite recomendado pela AMD. Tem pessoas que colocam 3600MHz e seguem a vida, mas aí vc entra no "estado loteria". Acredito que colocando pentes Corsair Vengeance ou Kingston Fury Renegade até 3200MHz, vai sem preocupações.

• Curtir
Reações: LFK
Tem sim relatos de pessoas com problemas no reconhecimento das memórias, mas muitas delas vinculadas à frequências mais altas que o "recomendado" pela AMD. Particularmente, eu evitaria colocar memórias acima de 3200MHz, que é o limite recomendado pela AMD. Tem pessoas que colocam 3600MHz e seguem a vida, mas aí vc entra no "estado loteria". Acredito que colocando pentes Corsair Vengeance ou Kingston Fury Renegade até 3200MHz, vai sem preocupações.

3200MHz é o oficial pois é a configuração garantida no cenário mais pesado pro controlador de memória, sendo esse 4 pentes dual rank, exemplo, 4 pentes de 32gb.

Pra imensa maioria dos PC Gamers com no máximo 32GB (2x16gb ou 4x8gb), 3600mhz vai fácil.

Pessoal, a B450 Aorus M da gigabyte suporta o 5800X3D sem problemas? No início do próximo ano, devo ter já conseguido me reestruturar financeiramente, partirei para troca da minha cpu atual. Será o 5700X ou o 5800X3D, mas me pergunto se ela suportaria ele sem problemas.

Pessoal, a B450 Aorus M da gigabyte suporta o 5800X3D sem problemas? No início do próximo ano, devo ter já conseguido me reestruturar financeiramente, partirei para troca da minha cpu atual. Será o 5700X ou o 5800X3D, mas me pergunto se ela suportaria ele sem problemas.
Aqui vc já encontra a lista de processadores suportados nessa mobo. 5800X3D está na lista sim. Portanto, deve funcionar sem problemas desde que a BIOS esteja atualizada na versão indicada ou mais recente. O que muitos relatam e que você deve se preocupar é com o arrefecimento desse CPU. O danado esquenta bastante.

Isso praticamente não existe mais, isso era mais comum nos Ryzen 1000. Tanto é que hoje em dia várias pessoas compram memórias do aliexpress sem nem saber qual chip será e funciona de boa. O máximo que pode acontecer é seu processador não suportar uma memória com frequência muito alta tipo 3800/4000MHz

Pessoal, meu computador é esse da assinatura... estava pensando em trocar o processador, das peças ai foi a primeira coisa que comprei na epoca, entao é o item mais antigo entre eles.... por qual devo atualizar pra ter um ganho que valha a troca??? quero continuar na AMD.

Uso do pc: Jogos (todos os tipos) e Internet <-- somente isso.

Obrigado.

Uso 4 pentes de 16GB 3600MHZ (1,35V) com um ryzen 7 5800X numa Asus B450 Pro-S, subiu de primeira e assim ficou.

Pessoal, meu computador é esse da assinatura... estava pensando em trocar o processador, das peças ai foi a primeira coisa que comprei na epoca, entao é o item mais antigo entre eles.... por qual devo atualizar pra ter um ganho que valha a troca??? quero continuar na AMD.

Obrigado.
Depende do que joga aí, do 3700x pro 5700x é um salto de uns 20%~ (no melhor cenário, sem gargalo de GPU) e deve sair baratinho, pro 5800x3D a diferença vai ser maior mas dependendo nem vale a pena fazer essa troca pra QHD numa 3060ti mas só sabendo seu caso, tem jogos que melhora bastante e outros não, só sabendo exatamente o que você joga pra dizer mesmo

Depende do que joga aí, do 3700x pro 5700x é um salto de uns 20%~ (no melhor cenário, sem gargalo de GPU) e deve sair baratinho, pro 5800x3D a diferença vai ser maior mas dependendo nem vale a pena fazer essa troca pra QHD numa 3060ti mas só sabendo seu caso, tem jogos que melhora bastante e outros não, só sabendo exatamente o que você joga pra dizer mesmo
Todos os dias eu jogo CSGO...e quando lança algo novo eu também jogo... ultima campanha que terminei foi o RESIDENT 4 REMAKE, antes joguei o Dead Space Remake...sempre que lança algo novo do meu agrado eu jogo...

Todos os dias eu jogo CSGO...e quando lança algo novo eu também jogo... ultima campanha que terminei foi o RESIDENT 4 REMAKE, antes joguei o Dead Space Remake...sempre que lança algo novo do meu agrado eu jogo...
CSGO dá uma boa melhorada (não que rode mal no 3700x), recomendo dar uma olhada com calma em reviews mas ir pro 5700x seria um ganho de até uns 25% no geral, só vai ser meio chatinho estimar porque em reviews costumam usar GPUs da 3080 pra cima pra evitar gargalo de GPU, no geral creio que o 3700x segure legal aí a 3060ti em QHD e vão ser mais alguns casos pontuais que vão se beneficiar

Obrigado.
R7 5700X ou R7 5800X3D. Como você joga em 1440p com uma 3060Ti eu iria de R7 5700X mesmo por ser mais barato.

não é amd que dá incompatibilidade, é a placa mãe, se o fabricante atualizar a bios dando suporte a memória vc não terá problemas, é por isso que tem memória que funciona em tal placa mãe e não funciona em outra de mesma geração amd e no mesmo processador

quer compatibilidade? usa gskill

Por que vcs estão comprando o 5700X pra jogos?

Quase o dobro do preço do 5600 pra ganhar o que, uns 5-10%?

Edit: só 5% mesmo. Seus queimadores de dinheiro.

Última edição:
  • Curtir
Reações: LFK
Por que vcs estão comprando o 5700X pra jogos?

Quase o dobro do preço do 5600 pra ganhar o que, uns 5-10%?
Pois é... não faz muito sentido mas o povo está apostando no future proof achando que os novos jogos vai usar os 8C/16T...porém creio que quando o 5600 não der mais conta o 5700x também não vai.

Acho que a melhor coisa é segurar o 5600 e futuramente pegar um 5800x 3d quando este último estiver na casa de menos de mil reais...no momento não justifica pagar quase o triplo nele sendo que via Aliexpress você já consegue um 7600+32GB 6000MHZ+B650M na faixa de uns 2500 reais.

Preço Bom = preço / Qdt núcleos
Ex 5600 a 642,3 real lulanaros no ali expresso em 18/05/23:
Preço Bom = 642,3 / 6
Preço bom = 107,05 por núcleo

107,05 * 8 = preço bom do 5700X
856,4 = preço bom do 5700X

Eu paguei 836,24 no ali expresso em 11 de novembro.

Se vc usa o PC para alguma coisa com render e possui um pouquinho de recurso a mais, vale a pena.
Se vc usa pra joguinho e tem uma RX 580 de 300 lulanaros reais, nem de zen 3 precisa.

Quanto ao 5800X3D, se vc não tem uma placa de vídeo porrada pra ele carregar, e não é todo joguinho que ele faz a diferença, fora que ele esquenta beeeem mais que o 5900X.

Supondo que o 5800X3D seja 50% melhor que o 5700X (o que não é):
Preço justo do 5800X3D = 856,4 * 1,5
Preço justo do 5800X3D = 1284,6

Na verdade ele em média é 20% melhor, então...
Preço justo do 5800X3D = 856 * 1,2
Preço justo do 5800X3D = 1027,68

Cooler bom para o 5600 ~ 5700X = 300 lulanaros reais
Cooler bom para o 5800X3D = 500 lulanaros reais

O 5700X gargala a 6800XT em 1080p, não sei como o techspot conseguiu esse número na 6950XT, pq na teoria, ela não empurraria mais se o gargalo é o cpu.

IMG-20230518-203515.jpg

Editado por um moderador:

Users who are viewing this thread

Voltar