[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Ryzen 5600 "novo" do OLX instalado e testado, foi tão barato que eu tava com medo de ser scam kkk

Acima de 21% a média de ganho contra o 3600 nos benchmarks sintéticos. Finalmente Novigrad a 60 fps cravadinho em DX12. Missão cumprida.

Última edição:
Depende do jogo e no geral ultra é besteira e high e suficiente, mas a grande vantagem que vejo no 1440p é performance muito melhor pra uma perda de qualidade visual relativamente pequena.

4k/médio não roda no mesmo framerate que 1440p/ultra (em geral), normalmente é mais pesado. No low geralmente o problema já vira gráfico podre mesmo, normal é low sacrificar tudo o que for possível e o jogo fica uma geração mais feio.

Enfim, 4k é muito pesado, esse é o ponto. Aí requer placa cara pra ter 60 fps com um mínimo de fidelidade gráfica, encarece a brincadeira.

E eu jogo em TV 4k às vezes e acho 1440p perfeitamente aceitável visualmente, bem melhor que full HD. Além de me permitir usar refresh rate de 120Hz e VRR pelo HDMI 2.0 da minha 2070, em 4k isso só funcionaria com HDMI 2.1
Ah sim, sobre performance concordo totalmente.

É que meu comentário no caso foi falando exclusivamente de gráficos/visual. Aí nesse ponto acho que um 4K médio é melhor que 1440p no ultra.

Última edição:
É que meu comentário no caso foi falando exclusivamente de gráficos/visual. Aí nesse ponto acho que um 4K médio é melhor que 1400p no ultra.

De forma geral concordo, acho melhor uma resolução mais alta em detrimento de algumas opções gráficas, porém vale lembrar que reduzir a resolução nativa sem auxílio de software sempre tende a ficar ruim, por isso existem técnicas de upscaling e que são aprimoradas o tempo inteiro. Pra manter a mesma densidade de pixels da sua 48" 4K, usando 1440p, teria que ser uma tela 32". Usar um DLSS quality vai deixar mais refinado do que apenas reduzir a resolução.

De forma geral concordo, acho melhor uma resolução mais alta em detrimento de algumas opções gráficas, porém vale lembrar que reduzir a resolução nativa sem auxílio de software sempre tende a ficar ruim, por isso existem técnicas de upscaling e que são aprimoradas o tempo inteiro. Pra manter a mesma densidade de pixels da sua 48" 4K, usando 1440p, teria que ser uma tela 32". Usar um DLSS quality vai deixar mais refinado do que apenas reduzir a resolução.
Levantei essa suspeita no meu primeiro post desse assunto.

Imagino que uma TV 4K grande acaba perdendo mais qualidade visual jogando em 1440p do que um monitor menor...

Acham válido utilizar 4x8GB 3600MHz CL14 num 5800x3d?
Mudei para o 5800x3d e tenho 2x16GB CL16, não sei se compensa investir na troca da memória na dúvida se vai aumentar a performance.

Mudei para o 5800x3d e tenho 2x16GB CL16, não sei se compensa investir na troca da memória na dúvida se vai aumentar a performance.
Lembre-se que existe o risco de não subir 4x8GB 3600MHz, 4x8GB 3200MHz sobe em qualquer processador, acima de 3200 é loteria, pode subir ou não.
Eu não trocaria seu atual 2x16GB CL16, o custo da troca será maior que o ganho de performance.

Não.

Não. 4x8 é mais difícil de estabilizar do que 2x16. Além de que a performance iria aumentar uns 2 a 3% só

Não, ainda mais num modelo x3D, onde as memórias ficam um pouco mais irrelevantes devido ao cache maior.

Só se tu não gastar nada nessa troca, e estiver jogando uns games muito CPU-bound, tipo Warzone ou Dota.
Eu tive uns ganhos bem expressivos no Dota com over de RAM (usava 3733CL14, 4x8GB). Mas não acho que vale se tu só tiver jogando game de campanha em 4K.

Spec de memória é overrated, tenho 4 de 2666Mhz CL16 e tô vivinho da silva.

Se fosse comprar hoje que tá baratinho eu pegava 3200 ou 3600, mas vender o que tem e fazer upgrade é só pra viciado em gastar dinheiro.

Só se tu não gastar nada nessa troca, e estiver jogando uns games muito CPU-bound, tipo Warzone ou Dota.
Eu tive uns ganhos bem expressivos no Dota com over de RAM (usava 3733CL14, 4x8GB). Mas não acho que vale se tu só tiver jogando game de campanha em 4K.
Um colega aqui postou resultados no dota com PBO + OC de ram, o OC de ram foi oq mais deu resultados (PBO mudou quase nada).

Um colega aqui postou resultados no dota com PBO + OC de ram, o OC de ram foi oq mais deu resultados (PBO mudou quase nada).

Eu vi. Tive resultados bem similares com o R9 3950X. Postei um relato bem longo aqui no fórum com os números na época, mas as imagens saíram do ar. :haha:
O ganho foi de 17~20% vs stock, com uma 5700 XT. Imagino que os números seriam maiores com uma GPU Nvidia, que se saem pior em cenário CPU-bound.
PBO mudava quase nada mesmo. Rodar com OC fixo abaixava o fps máximo, mas estabilizava bem o fps mínimo.

Eu vi. Tive resultados bem similares com o R9 3950X. Postei um relato bem longo aqui no fórum com os números na época, mas as imagens saíram do ar. :haha:
O ganho foi de 17~20% vs stock, com uma 5700 XT. Imagino que os números seriam maiores com uma GPU Nvidia, que se saem pior em cenário CPU-bound.
PBO mudava quase nada mesmo. Rodar com OC fixo abaixava o fps máximo, mas estabilizava bem o fps mínimo.
20% wtf, retiro o que disse então.

Em todos os benchmarks comparando DDR4 que já vi, o spread entre o clock mais lento e o mais rápido mal chegava a 10%.

Os Ryzen 3000 são bem mais sensíveis a memória que os Ryzen 5000, principalmente os X3D onde o alto cache meio que elimina a dependência da RAM

Em todos os benchmarks comparando DDR4 que já vi, o spread entre o clock mais lento e o mais rápido mal chegava a 10%.
Isso é só em jogos específicos, pra maioria não é tão relevante assim.
Os Ryzen 3000 são bem mais sensíveis a memória que os Ryzen 5000, principalmente os X3D onde o alto cache meio que elimina a dependência da RAM
O vídeo que foi postado antes era com Ryzen 5000:
Pelo teste no dota 2:
Curve -30 + OC de memória = you win

Mas para ter dados mais precisos tem que testar mais jogos.... isso leva tempo.
Ficou uma montagem bem porca pq não deu pra centralizar direito as métricas.

Oq vc falou vale pra maioria dos casos, mas vai ter um ou outro onde memória mais rápida ainda ajuda de todo jeito.

Em stock não vai passar disso mesmo. Pra ter esse ganhos, tu precisa abaixar os subtimings bem.

Até onde sei, os Ryzen 5000/7000 sobem bem também com over na RAM, isso só fica menos visível porque eles tem bem menos gargalo de CPU em jogos.
Se eu trocasse meu 3950X por um 5950X, era capaz daqueles 17~20% virarem 2~5%. Porque os Zen 3/4 colocariam a 5700 XT em 100% de uso mesmo com as RAMs em stock no Dota.
Com o próprio 3950X e a 5700 XT, a diferença já caía muito ao subir pra 1440p, menos de 5%.
Mas aí se tu por uma 6800 XT ou uma 7900 XT no lugar, o OC de RAM ia voltar a dar resultado.

E como o @igormp falou, isso é específico de jogo CPU bound. Dota, Warzone, League of Legends, Factorio, Far Cry 6, etc.

Edit: achei um arquivo antigo de 2021 aqui. De 3200CL14 pra 3600CL14 com alguns timings apertados, o ganho foi de 13.6% no FPS médio no Dota, e 18.7% no FPS mínimo. O ganho de fps mínimo é mais relevante nesse jogo, pois é durante as teamfights/"lutas" que o fps cai.
Posso upar os gráficos aqui de novo se tiver algum host gratuito que não precise de conta.
No dia-a-dia, usava 3733CL14 e os ganhos eram um pouco melhores. 3800CL14 não rolava porque meu processador não estabilizava com 1900 FLCK.

Edit 2: Achei um site pra hospedar:
gr-ficos.png

De contexto, acho legal mencionar que o over de 3600CL14 tava super afinado, enquanto o de 3733CL14 estava com timings mais folgados porque eu só queria deixar estável. Eventualmente a performance com 3733CL14 ficou melhor, conforme fui ajustando o over.
PBO dava um boost mensurável de perfomance também, mas acho que isso é mais particular dos Zen 2, que pegam clocks mais baixos em jogos no geral.
Cada teste foi repetido 3 vezes, em 2021. Os valores são do gráfico são uma média dos resultados. A primeira "run" sempre era mais lenta que o resto ao ligar o PC, então eu usava os três resultados subsequentes pra mensurar. Eu usei este guia pra fazer benchmark do jogo. Os valores podem não refletir o Dota de 2023, que teve atualizações, heróis novos, etc.

Última edição:
Até onde sei, os Ryzen 5000/7000 sobem bem também com over na RAM, isso só fica menos visível porque eles tem bem menos gargalo de CPU em jogos.
Ia comentar justamente isso, talvez não é que sejam mais ou menos sensíveis e sim que acaba batendo em limitação de GPU/jogo ou coisa assim, ainda mais quando muitos testes já são relativamente "antigos" (3090/3090ti pra menos)

Ia comentar justamente isso, talvez não é que sejam mais ou menos sensíveis e sim que acaba batendo em limitação de GPU/jogo ou coisa assim, ainda mais quando muitos testes já são relativamente "antigos" (3090/3090ti pra menos)

Pois é, por isso repeti várias vezes que os testes dos gráficos foram feitos com uma 5700 XT, e não refletem o resultado de uma GPU mais highend.
No geral, OC de RAM vai valer mais quanto mais tu tiver CPU-bound.
Salvo raríssimas exceções como CS:GO, que é CPU-bound, mas se beneficia mais de frequência alta que OC de RAM ou cache maior.

Também vale ressaltar que muitos desses jogos competitivos recebem atualizações toda hora, e benchmarks antigos não necessariamente refletem a performance do jogo hoje.
Benchmark de RDR2 provavelmente vai ser válido pra sempre. Já Warzone saiu uma atualização há 1 mês que mudou a performance de várias CPUs. Então apesar dos dados continuarem válidos pra mensurar ganhos, eles podem não refletir o que tu vai ver de fato ao jogar.

Sim, uma boa memória ajuda em alguns casos, a questão é que o processador dele é um 5800X3D, por ter muito cache essa dependência de RAM é eliminada. Como você pode ver aqui, a diferença média entre 3200CL14 vs 3800CL16 é de 4fps em 8 jogos

Spec de memória é overrated, tenho 4 de 2666Mhz CL16 e tô vivinho da silva.

Se fosse comprar hoje que tá baratinho eu pegava 3200 ou 3600, mas vender o que tem e fazer upgrade é só pra viciado em gastar dinheiro.
Vindo de um usuário de processador AMD, esse comentário é totalmente sem nexo.
Todo mundo que usa Ryzen sabem quanto é sensivel a performance visto o CL das memos e o MHZ delas, principalmente no quesito de latencia interna do sistema.

Agora no caso do nosso amigo, trocar as memos por conta de 300-400mhz aí sim, não vale a pena.

Todo mundo que usa Ryzen sabem quanto é sensivel a performance visto o CL das memos e o MHZ delas, principalmente no quesito de latencia interna do sistema.

Agora no caso do nosso amigo, trocar as memos por conta de 300-400mhz aí sim, não vale a pena.
Depende da aplicação, tem umas que só vai fazer 1% de diferença mesmo que saia de 2400 pra 3600, outras que qualquer 200MHz a mais já é um baita salto.

Pra minha pessoa, só tem importância o que aumentar fps em joguinho cpu-bound. Pra todo o resto que faço, meu kit já totalmente overkill e provavelmente vai continuar sendo por mais de década.

Não entendi, vc quer trocar de 32 para 32? Mudar de 2 pentes para 4? Dois pentes sobe mais em overclock do que 4 independente da topologia da mobo, sem contar que o pente de 16 deve ser dual rank e dual rank tbm performa melhor que single rank, se os IC forem iguais trocar 2x16 por 4x8 é perder desempenho a troca de nada.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar