[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,023
Tem como o curve optimize dar bug na BIOS ou no chip gráfico do processador? O meu PC estava perdendo sinal de vídeo antes de entrar no windows, aconteceu do nada quando liguei hoje, tentei atualizar driver de vídeo no modo de segurança pois assim entrava, não obtive sucesso e ainda piorou a situação com BSOD critico antes de iniciar, então acabei sendo obrigado a fazer uma instalação limpa por USB mas o problema de não dar vídeo continuou exatamente após o windows instalar o driver sozinho enquanto finalizava a instalação, como já tinha tirado o OC das memórias pensei o pior que seria defeito no chip gráfico processador, mas ao resetar a BIOS por sorte voltou a funcionar normal, depois lembrei que tbm tinha mexido no CO -30 all cores e diminuído a voltagem do processador em 0.1v mas ele estava funcionando normalmente por vários dias, por isso não entendo o que houve pra dar pane de repente, outra coisa que fiz além disso foi deitar a máquina antes de ligar ela hoje pois pretendia trocar as memórias por novas, será que deu essa merda toda por isso ? Kkkk
O Curve Optimizer quando usado de forma negativa (-) já é um undervolt, no seu caso você estava fazendo dois undervolts juntos. Não são todos processadores que aguentam CO -30... CO -30, -0.1v e OC de memória juntos pior ainda. Use só o CO ou só o undervolt tradicional.
 
O Curve Optimizer quando usado de forma negativa (-) já é um undervolt, no seu caso você estava fazendo dois undervolts juntos. Não são todos processadores que aguentam CO -30... CO -30, -0.1v e OC de memória juntos pior ainda. Use só o CO ou só o undervolt tradicional.
Entendo mas no meu antigo 5600G eu fazia a mesma coisa e nunca deu nada, faço isso pois tem OC no gráficos integrados e quero evitar que esquente muito, outra coisa que está acontecendo é que enquanto esta jogando ele reinicia depois de um tempo aleatório, achei que fosse por causa da tensão no chip gráfico que antes estava dando artefatos mas sumiram aumentando vsoc e a temp do cpu tava ok, deixei o CO em auto e não reiniciou jogando mais de 1h, vou colocar -30 e rodar o Prime95 com o corecycler por algumas horas.
 
Depois de passar um pouco mais de 8h ele reiniciou sem nenhum erro, mas sabendo que é undervolt já fico mais tranquilo, só não tem nada de erro no log antes de reiniciar.
 
Depois de passar um pouco mais de 8h ele reiniciou sem nenhum erro, mas sabendo que é undervolt já fico mais tranquilo, só não tem nada de erro no log antes de reiniciar.
Nada no log do Windows e do CoreCycler?
Provavelmente não está aguentando -30 com OC de RAM e OC no gráfico integrado.. Aqui por exemplo eu usava -30 de boa com 2 pentes de RAM em 3600, quando passei a usar 4 pentes de RAM em 3600 não aceita -30 mais (nem em 3200), PC fica todo instável, hoje uso -10 sem problemas e praticamente não vi diferença de performance e temperatura.

Também teste a estabilidade do Curve Optimizer usando o PC normalmente em tarefas leves como navegar na internet. O Curve Optimizer instável dá problemas em baixas cargas de uso ou com o PC em idle. Estabilidade do gráfico integrado só jogando mesmo pra saber.

Use o CoreCycler e o y-cruncher.
 
Nada no log do Windows e do CoreCycler?
Provavelmente não está aguentando -30 com OC de RAM e OC no gráfico integrado.. Aqui por exemplo eu usava -30 de boa com 2 pentes de RAM em 3600, quando passei a usar 4 pentes de RAM em 3600 não aceita -30 mais (nem em 3200), PC fica todo instável, hoje uso -10 sem problemas e praticamente não vi diferença de performance e temperatura.
Nada de erro em ambos, pode ser isso, o meu antigo 5600G aguentava tudo isso, diferença é que não puxava tanto clock da memória como agora por limitação da antiga.

Também teste a estabilidade do Curve Optimizer usando o PC normalmente em tarefas leves como navegar na internet. O Curve Optimizer instável dá problemas em baixas cargas de uso ou com o PC em idle. Estabilidade do gráfico integrado só jogando mesmo pra saber.

Use o CoreCycler e o y-cruncher.
Só navegando por algum tempo não chegou a acontecer, mas não uso muito pra outras coisas leves, e jogando não tinha um tempo certo pra acontecer.
Pesquisando no tópico guia de pbo/co achei outro programa melhor que foi o OCCT, como detalhei lá com o uso do CPU em 100% logo no começo apareceram vários erros sem parar então deixei a voltagem em auto, mesmo assim em um novo teste tive erros no core 3 aos 25 minutos, depois parou e continuou sem até os 50 minutos, alterei para -25 só nele e por enquanto com 40 minutos de teste não deu nada.
 
Última edição:
Nada de erro em ambos, pode ser isso, o meu antigo 5600G aguentava tudo isso, diferença é que não puxava tanto clock da memória como agora por limitação da antiga.


Só navegando por algum tempo não chegou a acontecer, mas não uso muito pra outras coisas leves, e jogando não tinha um tempo certo pra acontecer.
Pesquisando no tópico guia de pbo/co achei outro programa melhor que foi o OCCT, como detalhei lá com o uso do CPU em 100% logo no começo apareceram vários erros sem parar então deixei a voltagem em auto, mesmo assim em um novo teste tive erros no core 3 aos 25 minutos, depois parou e continuou sem até os 50 minutos, alterei para -25 só nele e por enquanto com 40 minutos de teste não deu nada.
Eu quando testei o meu over de memória passava no OCCT mas falhava no y-cruncher, o ideal é testar nos dois.
 
Nada de erro em ambos, pode ser isso, o meu antigo 5600G aguentava tudo isso, diferença é que não puxava tanto clock da memória como agora por limitação da antiga.


Só navegando por algum tempo não chegou a acontecer, mas não uso muito pra outras coisas leves, e jogando não tinha um tempo certo pra acontecer.
Pesquisando no tópico guia de pbo/co achei outro programa melhor que foi o OCCT, como detalhei lá com o uso do CPU em 100% logo no começo apareceram vários erros sem parar então deixei a voltagem em auto, mesmo assim em um novo teste tive erros no core 3 aos 25 minutos, depois parou e continuou sem até os 50 minutos, alterei para -25 só nele e por enquanto com 40 minutos de teste não deu nada.
O que pode te ajudar é usar o Ryzen Master para saber cada valor do CO por núcleo, anota esses números e coloque na bios e rode os testes de estabilidade depois, encontrando algum núcleo instável você muda só ele, se o Ryzen Master reportar algum núcleo "muito ruim" tipo -5, já deixe esse núcleo sem CO de uma vez pra evitar perca de tempo tentando estabilizar, os números que o Ryzen Master reportar não são 100% certos e precisos mas você tem um bom caminho para seguir.. Rode o teste do CO no Ryzen Master com a bios totalmente em stock, só com o XMP ativo mesmo. Sobre o TM5, use os perfis Extreme1@anta777.cfg e 1usmus_v3.cfg, são testes mais intensos que o padrão do TM5.
 
O que pode te ajudar é usar o Ryzen Master para saber cada valor do CO por núcleo, anota esses números e coloque na bios e rode os testes de estabilidade depois, encontrando algum núcleo instável você muda só ele, se o Ryzen Master reportar algum núcleo "muito ruim" tipo -5, já deixe esse núcleo sem CO de uma vez pra evitar perca de tempo tentando estabilizar, os números que o Ryzen Master reportar não são 100% certos e precisos mas você tem um bom caminho para seguir.. Rode o teste do CO no Ryzen Master com a bios totalmente em stock, só com o XMP ativo mesmo. Sobre o TM5, use os perfis Extreme1@anta777.cfg e 1usmus_v3.cfg, são testes mais intensos que o padrão do TM5.
Descobri que o motivo principal dos reinicio em jogo é aumento da temp do soc, em teste de fonte com carga alta reinicia rapidamente mesmo com CPU a 80°, suspeitei da fonte mas testei outra de 500w e deu na mesma, acredito que OC da memória ao máximo da placa mãe + OC do chip gráfico pesaram e deixou o soc sensível a temperatura, não sei se por limitação de silício do CPU ou dos VRM mas o da b550 tuf gaming é muito bom então acredito ser o primeiro, tentei diminuir a voltagem do soc mais estando mais baixa também reinicia, único jeito foi desativar o OC gráfico, se o processador aguentasse undervolt manual alto ajudaria, mesmo com -0.1v reiniciou no OCCT, o CO sozinho ajuda a temperatura mas nem tanto pois o objetivo também é mais performance alcançando clocks maiores, o que eu posso tentar é diminuir clock o máximo mas ainda pela BIOS não sei como, ou comprar outro 5700g e vender esse, mas acho primeiro vou tentar um water cooler para tentar manter OC do chip gráfico também.
 
Última edição:
Achei onde define a frequência, estava procurando no lugar errado, mas não ajuda muito isso , tanto na BIOS e tanto no Ryzen master fica travado no clock escolhido, usando 100% do clock sempre, mesmo estando 0% o mínimo na energia, aliás limitando lá é única coisa que resolve, AMD não ajuda muito em configurações de hardware, desinstalei esse Ryzen master, deu só -15 de CO pra todos kkk
 
tanto na BIOS e tanto no Ryzen master fica travado no clock escolhido, usando 100% do clock sempre, mesmo estando 0% o mínimo na energia
Clock fixo é assim mesmo, ele fica... fixo.

Mas isso não implica muito em consumo de energia, caso sua preocupação for essa.
 
Clock fixo é assim mesmo, ele fica... fixo.

Mas isso não implica muito em consumo de energia, caso sua preocupação for essa.
Mas o problema é não ter nem uma opção de "Peak clock" como tem da voltagem, e acaba a voltagem sendo fixa do mesmo jeito já que o clock não muda kkk é pela temperatura já que quero deixar OC no igpu.
 
Mas o problema é não ter nem uma opção de "Peak clock" como tem da voltagem, e acaba a voltagem sendo fixa do mesmo jeito já que o clock não muda kkk é pela temperatura já que quero deixar OC no igpu.
Mesmo com clock e tensão fixa, a corrente deve variar. Com baixo uso ainda deve ficar bem frio com temperaturas normais em idle, mas em load vai consumir o esperado pra esses clocks/tensão mesmo.
 
Mesmo com clock e tensão fixa, a corrente deve variar. Com baixo uso ainda deve ficar bem frio com temperaturas normais em idle, mas em load vai consumir o esperado pra esses clocks/tensão mesmo.
Outra coisa ruim no Ryzen master que para desativar um núcleo específico tem que usar os clocks fixos já que é tudo definido junto, além de limitar o clock máximo queria desativar um deles que não aguenta o CO -30.
 
Outra coisa ruim no Ryzen master que para desativar um núcleo específico tem que usar os clocks fixos já que é tudo definido junto, além de limitar o clock máximo queria desativar um deles que não aguenta o CO -30.
Nunca usei o ryzen master, não vou saber te ajudar nisso.
 
Outra coisa ruim no Ryzen master que para desativar um núcleo específico tem que usar os clocks fixos já que é tudo definido junto, além de limitar o clock máximo queria desativar um deles que não aguenta o CO -30.
o ideal seria vc setar somente para este núcleo que não aguenta o -30 um valor que ele aguente, tipo -20 pra ele sozinho e o resto vc mantêm nos -30
 
o ideal seria vc setar somente para este núcleo que não aguenta o -30 um valor que ele aguente, tipo -20 pra ele sozinho e o resto vc mantêm nos -30
Eu fiz isso mesmo, mas como nem preciso de tanto processamento e ele não é bom igual aos demais pensei em desativar pra ver se esquenta menos, se bem que 10 a menos em um núcleo que dividida o trabalho com mais 7 não deve fazer tanta diferença.
 
Eu fiz isso mesmo, mas como nem preciso de tanto processamento e ele não é bom igual aos demais pensei em desativar pra ver se esquenta menos, se bem que 10 a menos em um núcleo que dividida o trabalho com mais 7 não deve fazer tanta diferença.
haha sim, na prática mesmo a diferença não chega nem a 2%
 
haha sim, na prática mesmo a diferença não chega nem a 2%
Eu consegui desativar o núcleo "problemático" pelo Ryzen Master e diminuiu muito a temperatura, voltei no Ryzen master e deixei o controle mode em default e ele não ativou o núcleo de volta, a temperatura caiu bem sem ele, CPU saiu dos mais de 80° para no máximo 65° com teste de carga do iGPU+CPU de 1h, o clock máximo está 3575 (limite de 95% do processador no Windows), mesmo com esse limite estava reiniciando com menos 5 minutos do teste de carga, pouco depois de passar dos 80°.
 
Eu consegui desativar o núcleo "problemático" pelo Ryzen Master e diminuiu muito a temperatura, voltei no Ryzen master e deixei o controle mode em default e ele não ativou o núcleo de volta, a temperatura caiu bem sem ele, CPU saiu dos mais de 80° para no máximo 65° com teste de carga do iGPU+CPU de 1h, o clock máximo está 3575 (limite de 95% do processador no Windows), mesmo com esse limite estava reiniciando com menos 5 minutos do teste de carga, pouco depois de passar dos 80°.
caramba mas pelo que vc diz seu cooler não segura então o que esse processador precisa, ou vc chutou o tdp dele pro espaço, já pensou em setar o consumo padrão stock dele no pbo? vc pode continuar usando a curva e até o clock boost e limitar o tdp somente, eu faço assim
 
caramba mas pelo que vc diz seu cooler não segura então o que esse processador precisa, ou vc chutou o tdp dele pro espaço, já pensou em setar o tdp padrão dele no pbo? vc pode continuar usando a curva e até o clock boost e limitar o tdp somente, eu faço assim
Nunca mexi com isso, irei verificar.
Pesquisei aqui, não tem como alterar isso na minha bios
 
Última edição:
No hwinfo mostra o CPU está consumindo ~102w, o tdp dele de fabrica é 65w kkkk isso só por causa do OC da memória e do iGPU? No GPU mostra aproximadamente 102w tbm porém oscila com valores diferentes, são consumos separados? Pelo o que pesquisei o PPT limita o consumo do socket então tem efeito parecido, mas tanto eu colocando 70 como 200 lá nada muda, continua consumindo o mesmo tanto, a diferença é que que ele em auto fica só 60w no total e no Ryzen master mostra que está usando 170%.
 
Última edição:
No hwinfo mostra o CPU está consumindo ~102w, o tdp dele de fabrica é 65w kkkk isso só por causa do OC da memória e do iGPU? No GPU mostra aproximadamente 102w tbm porém oscila com valores diferentes, são consumos separados? Pelo o que pesquisei o PPT limita o consumo do socket então tem efeito parecido, mas tanto eu colocando 70 como 200 lá nada muda, continua consumindo o mesmo tanto, a diferença é que que ele em auto fica só 60w no total e no Ryzen master mostra que está usando 170%.
só 65w? então acho que o padrão dele seria ppt 88, tdc 60 e edc 90, testa setar isso e veja como se comporta, e imagino que sua placa tenha isso sim, afinal faz parte do pbo2
 
só 65w? então acho que o padrão dele seria ppt 88, tdc 60 e edc 90, testa setar isso e veja como se comporta, e imagino que sua placa tenha isso sim, afinal faz parte do pbo2
Me referi ao tdp específicado pela AMD, no Ryzen Master mostrava 70 ppt padrão, na BIOS devia estar setado algo maior, os outros setados em auto ficavam com 50 e 75 respectivamente.

Pesquisei e achei na internet uma opção em CBS que supostamente setaria o TDP na minha placa mãe mas ela fica cinza, desativado pro usuário.

Aumentado esses limites do pbo para ficarem abaixo dos 100% de uso percebi uma melhora tímida para manter temperaturas altas sem reiniciar, só fiquei com dúvida no tdc e odt pois tem tbm SOCtdc e SOCodt, não sei se devem ficam iguais. Pelo jeito pra eu ter OC gráfico sem capar o processador precisará de um bom water cooler, meu gabinete já fica aberto, o cooler torre é razoável, atualmente está estável no teste de 100% de uso cpu/gpu com a gpu em 2300mhz e processador 7 núcleos ao máximo de 3,4ghz.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo