[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Asrock AB350 Gaming K4 aguenta um 5800X3D?
 
Bota um 1800x, segundo o que você falou vai fazer mais fps que o 5600x... Por que não faz ?
pq aí vc exagerou, o 1800x foi um lixo já no lançamento, apanhava de haswell que era 2 gerações antes dele, inclusive páginas atrás eu discuti justamente isso o quanto a série 1000 foi um lixo tecnológico, sem falar no cache que o dele era ridiculamente baixo
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Mas mais cache melhora justamente o single. Mais cache = melhor IPC devido à redução de stalls e misses.

Concordo, mas a questão é quando isso vai acontecer. Na minha opinião, daqui que isso aconteça o IPC tanto do 5600X3D quanto do 5800X3D já vai estar super defasado e os cores extras vão ser irrelevantes pq a CPU em si já vai estar muito atrás em comparação às soluções do futuro.
nada disso, mais cache não melhora o single, tanto que em single os 5800x3d e os 5600x3d são inferiores a seus modelos sem 3d em single core, sendo que eles tem menos cache mas tem mais clock


e pelo amor de deus né, isso é de conhecimento geral que qualquer cinebench ou cpu-z em single core expôe isso

quanto a segunda parte de sua resposta, eu acreditaria nisso caso os 6/12 estivessem sobrando hj, o que não é o caso, eles hj já estão começando a bater seus 70 a 80% de uso em todos os nucleos
 
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como assim? este futuro já chegou, os jogos agora são todos multi core, single core só restou o cs go e ainda assim ele está sendo atualizado pra source 2 que tb é multi core, pode ver que os próprios x3d são fracos em single e isso nem importa mais pq tudo hj é multi e aí nem sentimos a deficiência deles no single

Se os jogos fosse otimizados para multithreading assim como você diz, Core i3 de 12ª/13ª geração seria péssimo em todos os jogos recente, no entanto rodam 99% dos jogos com as mãos nas costas e às vezes até empatando com CPUs hexacore mais antigas.

Jogos que realmente usam mais de 4 núcleos como Battlefield 2042, Cyberpunk 2077, Call of Duty Warzone etc. são uma minoria muito reduzida, a grande maioria só importa clock e IPC mesmo, até hoje tem jogo AAA que efetivamente só usa 2 núcleos.
 
Se os jogos fosse otimizados para multithreading assim como você diz, Core i3 de 12ª/13ª geração seria péssimo em todos os jogos recente, no entanto rodam 99% dos jogos com as mãos nas costas e às vezes até empatando com CPUs hexacore mais antigas.

Jogos que realmente usam mais de 4 núcleos como Battlefield 2042, Cyberpunk 2077, Call of Duty Warzone etc. são uma minoria muito reduzida, a grande maioria só importa clock e IPC mesmo, até hoje tem jogo AAA que efetivamente só usa 2 núcleos.
ah é? me cita então jogos de 2022 pra cá que ainda são single cores, pois é, não tem, vc mesmo citou uns AAA de antes disso e que já não eram, daí pra frente então tem sido pior ainda, hj vc nem encontra mais
 
Peguei a conversa andando mas vou me meter só pra falar que eu e um amigo tentamos jogar BF 2042 nesses últimos dias e o 5600x fica quase a 100% e vira um show de sttutering na tela dele, diria que é um dos poucos que é injogável em um 6/12. O meu 5800x3d fica com uso alto mas leva o game bem de boas, não tenho stutter nenhum.
 
Mesmo se o que o @CaptainFantastic disse sobre o TLoU é verdade (eu não tinha conhecimento), acho que vcs tão otimistas demais sobre a longevidade de um 8c/16t em PC gamer. Desde que eu me entendo por gente, escuto esse negócio de "no futuro os jogos vão aproveitar melhor 8 cores", mas esse futuro nunca chega. Quando o 5600x3d estiver obsoleto, o 5800x3d também estará.

Desde 2013 que escuto esse mito do future proofing, na época já repetiam esse mantra porque os consoles já tinham APUs de 8 núcleos, porém sem SMT. Até comentei isso em um tópico que alguém perguntava se valia a pena pagar R$ 250 a mais em um 5700X em vez de 5600 para jogar, e eu postei um comparativo mostrando que a diferença de desempenho era insignificante. E quando o 5600 estiver defasado, o 5700X também estará.

Falei a mesma coisa sobre os octacore; quem comprou Ryzen 7 1700 e 2700 na época pensando em longevidade viu que não passa de mito, pois hoje esses processadores sofrem para rodar jogos modernos e perdem até para i3 com metade dos núcleos.
 
Desde 2013 que escuto esse mito do future proofing, na época já repetiam esse mantra porque os consoles já tinham APUs de 8 núcleos, porém sem SMT. Até comentei isso em um tópico que alguém perguntava se valia a pena pagar R$ 250 a mais em um 5700X em vez de 5600 para jogar, e eu postei um comparativo mostrando que a diferença de desempenho era insignificante.

Falei a mesma coisa sobre os octacore; quem comprou Ryzen 7 1700 e 2700 na época pensando em longevidade viu que não passa de mito, pois hoje esses processadores sofrem para rodar jogos modernos e perdem até para i3 com metade dos núcleos.
pois é, eu tb ironizava isso na época dos bulldozer e dos ryzen 1000, porém um dia este dia ia chegar, e o dia chegou, hj vc já fala ain mas isso acontecen o bf 2042 e no last of us, amanhã será mais 1, mais outro, e mais outro, já está acontecendo, já estamos vendo nos lançamentos que rodam bem baterem 70 a 80% de uso nesses 6/12, e nos que rodam mal apontarem como ah é só este e aquele outro, pois é, o dia chegou
 
Peguei a conversa andando mas vou me meter só pra falar que eu e um amigo tentamos jogar BF 2042 nesses últimos dias e o 5600x fica quase a 100% e vira um show de sttutering na tela dele, diria que é um dos poucos que é injogável em um 6/12. O meu 5800x3d fica com uso alto mas leva o game bem de boas, não tenho stutter nenhum.

Mas aí vc tá comparando maçãs com laranjas, pq o IPC do x3d é muito mais alto que o do 5600x, o triplo de L3 cache, blablabla...

Teria que comparar o 5600x é com o 5800x, não com o x3d.

Como nesse vídeo



...em que a diferença é
quase nula.
 
nada disso, mais cache não melhora o single, tanto que em single os 5800x3d e os 5600x3d são inferiores a seus modelos sem 3d em single core, sendo que eles tem menos cache mas tem mais clock

https://www.techspot.com/articles-info/2449/bench/CB23_Single.png
IPC = Instructions per clock.

Cinebench não faz tanto uso de dados assim, então o cache extra fica irrelevante, então a diferença de clock tem impacto maior. Nos programas que precisam de mais dados frequentemente, mesmo sendo single core, o cache extra vai ajudar a ter mais instruções "fluindo", aumentando o IPC. No final das contas, isso depende da aplicação e não tem ligação com ser single ou não.
e pelo amor de deus né, isso é de conhecimento geral que qualquer cinebench ou cpu-z em single core expôe isso
São testes sintéticos em um caso específico e que não refletem muitos usos, não é uma coisa tão objetiva quanto vc tá querendo passar.

Peguei a conversa andando mas vou me meter só pra falar que eu e um amigo tentamos jogar BF 2042 nesses últimos dias e o 5600x fica quase a 100% e vira um show de sttutering na tela dele, diria que é um dos poucos que é injogável em um 6/12. O meu 5800x3d fica com uso alto mas leva o game bem de boas, não tenho stutter nenhum.
Mas aí a comparação é complicada: vc tá sem stutters por conta dos cores extras, ou por conta da cache extra? Seria interessante ver como um 5600x3d ou 5800x normal se comportariam pra sanar essa dúvida.
 
Mas aí vc tá comparando maçãs com laranjas, pq o IPC do x3d é muito mais alto que o do 5600x, o triplo de L3 cache, blablabla...

Teria que comparar o 5600x é com o 5800x, não com o x3d.

Como nesse vídeo



...em que a diferença é
quase nula.

Sim entendo, eu sinceramente não acredito muito em longevidade, a minha meta é sempre comprar os medianos de toda geração e estar sempre fazendo upgrade, porque sempre tem ganho de IPC, cache, arquitetura mais eficiente. Não acho que um 8/16 de hoje vai ter mais longevidade que um 6/12. Todos vão morrer juntos ou muito próximos.
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Mas eu acho que ninguém mais pensa dessa forma, eu não vejo gente comprando um 7950x pensando em longevidade porque vai ficar 5 anos+ Com o mesmo cpu, acho que a galera foca mais nesse se realmente vai fazer diferença desses núcleos extras para produtividade, para jogos já foi mostrado por A+B que tem arquiteturas mais recentes entregando mais fps que o dobro de cores em gerações passadas.
 
ah é? me cita então jogos de 2022 pra cá que ainda são single cores, pois é, não tem, vc mesmo citou uns AAA de antes disso e que já não eram, daí pra frente então tem sido pior ainda, hj vc nem encontra mais

Single core não deve ter mas The Callisto Protocol e Gotham Knights são dois jogos recente que essencialmente só usam 2 núcleos. A grande maioria deve usar 4 núcleos no máximo, 6 para cima como Battlefield é exceção da exceção.

E não é 8 ou 80 essa questão de multithreadins. Mesmo jogos que usam muitos threads costumam usar preferencialmente um ou dois threads e enviam o restante da carga para os demais núcleos quando necessário.
 
IPC = Instructions per clock.

Cinebench não faz tanto uso de dados assim, então o cache extra fica irrelevante, então a diferença de clock tem impacto maior. Nos programas que precisam de mais dados frequentemente, mesmo sendo single core, o cache extra vai ajudar a ter mais instruções "fluindo", aumentando o IPC. No final das contas, isso depende da aplicação e não tem ligação com ser single ou não.

São testes sintéticos em um caso específico e que não refletem muitos usos, não é uma coisa tão objetiva quanto vc tá querendo passar.


Mas aí a comparação é complicada: vc tá sem stutters por conta dos cores extras, ou por conta da cache extra? Seria interessante ver como um 5600x3d ou 5800x normal se comportariam pra sanar essa dúvida.
não adianta, o single dele é mais fraco em tudo, seja cpu-z, seja winrar limitando ele pra 1 núcleo, seja cinebench, seja até o cs go, é fato, os x3d são inferiores nisso pq tem menos clock e o cache a mais não trouxe benefício algum no single

Single core não deve ter mas The Callisto Protocol e Gotham Knights são dois jogos recente que essencialmente só usam 2 núcleos. A grande maioria deve usar 4 núcleos no máximo, 6 para cima como Battlefield é exceção da exceção.

E não é 8 ou 80 essa questão de multithreadins. Mesmo jogos que usam muitos threads costumam usar preferencialmente um ou dois threads e enviam o restante da carga para os demais núcleos quando necessário.
era assim, era, hj até mesmo jogo levíssimo nos núcleos já usam todos e não deixam nenhum dormindo, é como te falei, hj vc já tem 2 jogos que os 6/12 peidam, e uns 4 a 5 que fazem bater 70 a 80% de uso, enfim, boa sorte achar que isso vai durar 2 a 3 anos até surgir outro que estoure o uso igual 2 já fazem hj
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Sim entendo, eu sinceramente não acredito muito em longevidade, a minha meta é sempre comprar os medianos de toda geração e estar sempre fazendo upgrade, porque sempre tem ganho de IPC, cache, arquitetura mais eficiente. Não acho que um 8/16 de hoje vai ter mais longevidade que um 6/12. Todos vão morrer juntos ou muito próximos.
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Mas eu acho que ninguém mais pensa dessa forma, eu não vejo gente comprando um 7950x pensando em longevidade porque vai ficar 5 anos+ Com o mesmo cpu, acho que a galera foca mais nesse se realmente vai fazer diferença desses núcleos extras para produtividade, para jogos já foi mostrado por A+B que tem arquiteturas mais recentes entregando mais fps que o dobro de cores em gerações passadas.
aí entra o fato que eu falei antes, para alguém em uma plataforma já morta como a atual am4, é pegar o máximo que vai dar longevidade sim, já quem tem uma plataforma nova como a am5, que já tem a ram nova, a placa mãe que vai suportar a próxima geração e etc, esse pode sim se dar ao luxo de ir de 6/12 pq o próximo processador ele pode encaixar lá e só trocar isso
 
não adianta, o single dele é mais fraco em tudo, seja cpu-z, seja winrar limitando ele pra 1 núcleo, seja cinebench, seja até o cs go, é fato, os x3d são inferiores nisso pq tem menos clock e o cache a mais não trouxe benefício algum no single
Há vários exemplos onde isso não é vdd, vide: https://openbenchmarking.org/result/2204253-NE-RYZEN758019

Encoder de AV1 e inferências de redes neurais são casos claros onde o IPC garantido pelo cache extra faz o X3D se sair melhor tanto que o 5950x (que tem o dobro de cores) quanto o 5800x (que tem clocks mais altos). Novamente, depende das aplicações, jogos é uma delas onde o IPC garantido pelo cache é relevante.
 
Há vários exemplos onde isso não é vdd, vide: https://openbenchmarking.org/result/2204253-NE-RYZEN758019

Encoder de AV1 e inferências de redes neurais são casos claros onde o IPC garantido pelo cache extra faz o X3D se sair melhor tanto que o 5950x (que tem o dobro de cores) quanto o 5800x (que tem clocks mais altos). Novamente, depende das aplicações, jogos é uma delas onde o IPC garantido pelo cache é relevante.
errado, eles estão usando multi, inclusive como vc cita jogos, lembra qual é o jogo mais dependente de single forte? pois é, o cs go, e adivinha onde um 5800x3d consegue perder pra um 5800x? pois é

minuto 5:00 caso queira ver

 
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errado, eles estão usando multi, inclusive como vc cita jogos, lembra qual é o jogo mais dependente de ipc? pois é, o cs go, e adivinha onde um 5800x3d consegue perder pra um 5800x? pois é

minuto 5:00 caso queira ver


Se fosse multi, o 5950x teria ganho em todos os casos, e não o 5800x3D.

Vc sabe como o cache funciona? Ele não fornece ganho diretamente pra multi, e sim pra cada core ter acesso mais fácil aos dados sem precisar ir buscar da memória novamente.
Inclusive, um único core pode fazer uso de toda a L3 a depender da aplicação. Novamente eu falo: a questão é mais se a aplicação é sensível à dados (aí o cache ajuda bastante) ou não (aí o clock é bem mais relevante).

Porém, como cada core agora tem bem menos misses, e todos eles têm acesso à essa cache maior, a performance multi em algumas aplicações também é afetada de forma indireta.
Só vou deixar esse trecho aqui pra vc entender melhor o quão abstrata a ideia de IPC é:
The number of instructions executed per clock is not a constant for a given processor; it depends on how the particular software being run interacts with the processor, and indeed the entire machine, particularly the memory hierarchy.

Até mesmo memória pode afetar o IPC em uma determinada aplicação.
 
Se fosse multi, o 5950x teria ganho em todos os casos, e não o 5800x3D.

Vc sabe como o cache funciona? Ele não fornece ganho diretamente pra multi, e sim pra cada core ter acesso mais fácil aos dados sem precisar ir buscar da memória novamente.
Inclusive, um único core pode fazer uso de toda a L3 a depender da aplicação. Novamente eu falo: a questão é mais se a aplicação é sensível à dados (aí o cache ajuda bastante) ou não (aí o clock é bem mais relevante).

Porém, como cada core agora tem bem menos misses, e todos eles têm acesso à essa cache maior, a performance multi em algumas aplicações também é afetada de forma indireta.
Só vou deixar esse trecho aqui pra vc entender melhor o quão abstrata a ideia de IPC é:


Até mesmo memória pode afetar o IPC em uma determinada aplicação.
não, pq o cache trouxe ganho justamente em multi, novamente eu disse isso lá em cima, mas não trouxe pra single como já comprovado

inclusive todos os reviews citam tb o ganho em multi que o 5800x3d trouxe em relação ao 5800x e a perda que ele tem em single para o 5800x, não é novidade, ao menos não devia ser e nem eu estar precisando mostrar isso aqui
 
não, pq o cache trouxe ganho justamente em multi, novamente eu disse isso lá em cima, mas não trouxe pra single como já comprovado

inclusive todos os reviews citam tb o ganho em multi que o 5800x3d trouxe em relação ao 5800x e a perda que ele tem em single para o 5800x, não é novidade, ao menos não devia ser e nem eu estar precisando mostrar isso aqui
Ok, eu lhe mostrei aplicações onde isso não é o caso e tentei explicar, mas se vc não liga então não tem pra que prosseguirmos com isso.

Muito bom vc falando que as aplicações são multi sem nem ter ideia do que fazem nem entender oq IPC é ou como cache afeta isso.
 
Ok, eu lhe mostrei aplicações onde isso não é o caso e tentei explicar, mas se vc não liga então não tem pra que prosseguirmos com isso.

Muito bom vc falando que as aplicações são multi sem nem ter ideia do que fazem nem entender oq IPC é ou como cache afeta isso.
claro, vc me mostra uma aplicação multi core que tira proveito do cache extra e falando que isso prova que o cache 3d fez a diferença no single que foi a causa do resultado ter sido melhor foi no mínimo cômico
 
claro, vc me mostra uma aplicação multi core que tira proveito do cache extra e falando que isso prova que o cache 3d fez a diferença no single que foi a causa do resultado ter sido melhor foi no mínimo cômico
Verdade, faz sentido, testes onde CPU de 8 cores bate outras de 16 até 128 (2x64) cores é considerada multi, falha minha.
 
O 5800X3D só é bom pra uns joguinhos.
Pras demais aplicações ele é um aquecedor.
Se o cara tem uma placa de vídeo bagualuda, vale a pena.
Pra quem tem uma 3080 ou inferior o processador X3D é só para aquecer o recinto (isso não se aplica para o Zen4 onde o X3D é menos aquecedor que o processador que também é feito em três dimensões só que não tem o tal cache empilhado)
 
Verdade, faz sentido, testes onde CPU de 8 cores bate outras de 16 até 128 (2x64) cores é considerada multi, falha minha.
sim é, quando a aplicação faz proveito do cache extra isso acontece, e nada tem a ver com o single ter ficado mais forte e bombadão (o que não acontece pois é até mais fraco) e sim o cache
 
O 5800X3D só é bom pra uns joguinhos.
Pras demais aplicações ele é um aquecedor.
Se o cara tem uma placa de vídeo bagualuda, vale a pena.
Pra quem tem uma 3080 ou inferior o processador X3D é só para aquecer o recinto (isso não se aplica para o Zen4 onde o X3D é menos aquecedor que o processador que também é feito em três dimensões só que não tem o tal cache empilhado)
Ele é bom pra CFD também, onde geralmente vc é muito limitado por banda de memória, ele dá uma aliviada nisso.

Mas quem tá usando uma CPU dessas pra um trabalho assim me faz questionar a saúde mental da pessoa.
 
Pô, cara fala que tem jogo que os 6/12 tão batendo 70-80%, tem sim, mas nesses mesmos jogos os 8/16 equivalente estão em idle por acaso? Tão ralando do mesmo jeito pô.
 
Pô, cara fala que tem jogo que os 6/12 tão batendo 70-80%, tem sim, mas nesses mesmos jogos os 8/16 equivalente estão em idle por acaso? Tão ralando do mesmo jeito pô.
não, os 8/16 estão batendo 40-50% de uso, e aí vc me diz, qual deve ter atingir os 100% primeiro? inclusive qual já atinge?
 
O 5800X3D só é bom pra uns joguinhos.
Pras demais aplicações ele é um aquecedor.
Se o cara tem uma placa de vídeo bagualuda, vale a pena.
Pra quem tem uma 3080 ou inferior o processador X3D é só para aquecer o recinto (isso não se aplica para o Zen4 onde o X3D é menos aquecedor que o processador que também é feito em três dimensões só que não tem o tal cache empilhado)

Tem isso mesmo. É um baita processador, mas esquenta pra cacete.

Apesar de que o cache sanduíche do 5600x3d também tende a fazer ele ser esquentandinho, creio que não será tanto, pq nos testes a média dele não passou de 70W de consumo enquanto o 5800x3d tava batendo bem acima de 100W, apesar de o TDP de ambos ser o mesmo.
 
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