[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Tem isso mesmo. É um baita processador, mas esquenta pra cacete.

Apesar de que o cache sanduíche do 5600x3d também tende a fazer ele ser esquentandinho, creio que não será tanto, pq nos testes a média dele não passou de 70W de consumo enquanto o 5800x3d tava batendo bem acima de 100W, apesar de o TDP de ambos ser o mesmo.








tive o cuidado de pegar placas do nível da 3070 que é o mais comum que a maioria tem, mas claro, como todo mundo sabe, a situação piora com placas mais fortes pois consequentemente mais fps o que puxa mais da cpu

eu encontrei este teste bem legal também que dá pra ver o uso de cpu lado a lado em vários jogos novos, mas infelizmente não tem do 5800x sem 3d, o cyberpunk neste teste foi inclusive sinistro, com o 5800x3d usando 44% de uso enquanto o 5600x usava já 88% em um momento

 
5600x vs 5800x3d não é uma comparação.

Mas no próprio vídeo que eu postei na última página comparando o 5600x com o 5800x, eu percebi uma diferença de cerca de 10 a 15 pontos percentuais no uso dos dois, então tudo bem.
 
5600x vs 5800x3d não é uma comparação.

Mas no próprio vídeo que eu postei na última página comparando o 5600x com o 5800x, eu percebi uma diferença de cerca de 10 a 15 pontos percentuais no uso dos dois, então tudo bem.
sim, de fato não é, este vídeo aqui eu acho que serve mais como o alerta pro 5600 e os 6/12

 
sim, de fato não é, este vídeo aqui eu acho que serve mais como o alerta pro 5600 e os 6/12



Então, mas aí é a mesma história... 5600 tenho certeza que não consegue carregar uma 3080-Ti em full hd, nem abri o vídeo, mas certeza mesmo (se até em QHD gargala...). Só que... 5700x ou 5800x vão carregar? Certeza que não também.
 
então, carregam sim



Complicado comparar em dois vídeos diferentes, cada um com uma metodologia e um setup. O gordão da 5600 por exemplo na maioria dos casos usando presets medianos/balanceados, já no vídeo da 5800x sempre gráfico no máximo, às vezes até com ray tracing. E mesmo assim teve gargalo em alguns jogos no 1080p, apesar que menos do que eu imaginava.

Por outro lado, olha um teste A/B mais controlado, também forçando gargalo ao máximo. Média de 6 jogos com a RTX 3090 no preset médio em full hd a partir dos 14:06. 2,5% de diferença entre 5600x e 5800x. 5,5% de diferença entre 5600x e 5950x. Nenhuma anormalidade nas mínimas.

 
Complicado comparar em dois vídeos diferentes, cada um com uma metodologia e um setup. O gordão da 5600 por exemplo na maioria dos casos usando presets medianos/balanceados, já no vídeo da 5800x sempre gráfico no máximo, às vezes até com ray tracing. E mesmo assim teve gargalo em alguns jogos no 1080p, apesar que menos do que eu imaginava.

Por outro lado, olha um teste A/B mais controlado, também forçando gargalo ao máximo. Média de 6 jogos com a RTX 3090 no preset médio em full hd a partir dos 14:06. 2,5% de diferença entre 5600x e 5800x. 5,5% de diferença entre 5600x e 5950x. Nenhuma anormalidade nas mínimas.


ray tracing puxa mais da cpu, sabe disso né?

eu particularmente prefiro estes testes em tempo real do que os gráficos do powerpoint com só o resultado, não duvidando deles mas, é algo mais visível e esclarecedor
 
ray tracing puxa mais da cpu, sabe disso né?

eu particularmente prefiro estes testes em tempo real do que os gráficos do powerpoint com só o resultado, não duvidando deles mas, é algo mais visível e esclarecedor

RT puxa mais da CPU mas muuuuito mais da GPU também, aumenta a tendência de o uso da GPU ficar nos 100%.

Se for lado a lado, feito pela mesma pessoa no mesmo setup com as mesmas settings, eu prefiro também. Mas entre situações de teste totalmente diferentes e os powerpoints do Hardware Unboxed, eu prefiro o segundo caso. Não tenho motivo pra duvidar deles.
 
Pessoal, ontem fui trocar a pasta e sem querer lambuzei o dedo kkkkkk e pegou um pouco nos pinos da CPU. Conseguir limpar, mas ainda ficou pouca coisa. Será que tem problema? Ainda não liguei o PC pq meu AC quebrou e não tenho outro pra colocar.
 
Pessoal, ontem fui trocar a pasta e sem querer lambuzei o dedo kkkkkk e pegou um pouco nos pinos da CPU. Conseguir limpar, mas ainda ficou pouca coisa. Será que tem problema? Ainda não liguei o PC pq meu AC quebrou e não tenho outro pra colocar.
Eu não arriscaria colocar a CPU com os pinos sujos com pasta térmica no soquete.

Eu indico você usar spray limpa contato para limpar...a pressão do jato do limpa contato é o suficiente para limpar os pinos.
 
Pessoal, ontem fui trocar a pasta e sem querer lambuzei o dedo kkkkkk e pegou um pouco nos pinos da CPU. Conseguir limpar, mas ainda ficou pouca coisa. Será que tem problema? Ainda não liguei o PC pq meu AC quebrou e não tenho outro pra colocar.
Não tem álcool isopropílico? Só passar um pouco c/ o pc desligado (+ recomendado) no local, limpar c/ um escova e GG.
 
Eu não arriscaria colocar a CPU com os pinos sujos com pasta térmica no soquete.

Eu indico você usar spray limpa contato para limpar...a pressão do jato do limpa contato é o suficiente para limpar os pinos.
Tenho álcool isopropílico. Pior que já coloquei no soquete, mas não liguei. Vou limpar com o álcool como o amigo @R3v3ng3R sugeriu.
 
Eu não arriscaria colocar a CPU com os pinos sujos com pasta térmica no soquete.

Eu indico você usar spray limpa contato para limpar...a pressão do jato do limpa contato é o suficiente para limpar os pinos.
não sendo pasta condutiva não tem problema algum neste caso
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, ontem fui trocar a pasta e sem querer lambuzei o dedo kkkkkk e pegou um pouco nos pinos da CPU. Conseguir limpar, mas ainda ficou pouca coisa. Será que tem problema? Ainda não liguei o PC pq meu AC quebrou e não tenho outro pra colocar.
se não for pasta condutiva, problema algum

mas se vc tem o que recomendaram em casa, é claro que é muito melhor vc limpar
 
não sendo pasta condutiva não tem problema algum neste caso
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


se não for pasta condutiva, problema algum

mas se vc tem o que recomendaram em casa, é claro que é muito melhor vc limpar
É a Gelid GC Extreme. Não é condutiva, mas pra ficar sussa vou limpar como falaram.
 
Tenho álcool isopropílico. Pior que já coloquei no soquete, mas não liguei. Vou limpar com o álcool como o amigo @R3v3ng3R sugeriu.
Sim o alcool isopropilico também funciona muito bem...o importante é não deixar entrar pasta térmica dentro do soquete.

Caso aconteça de entrar pasta nos buraquinhos do soquete para limpar só com o spray.

não sendo pasta condutiva não tem problema algum neste caso
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


se não for pasta condutiva, problema algum.
O problema é sujar aqueles buraquinhos dentro do soquete mesmo que seja com pasta não condutiva.
 
Alguém tem a B550GTQ da Biostar? Opinioes? To querendo trocar a minha B450M Steel Legend nela... essa minha tem uma frescura com SSD NVME que a grande maioria simplesmente não reconhece.
 
Alguém tem a B550GTQ da Biostar? Opinioes? To querendo trocar a minha B450M Steel Legend nela... essa minha tem uma frescura com SSD NVME que a grande maioria simplesmente não reconhece.
Biostar é bem difícil de encontrar alguém usando no geral pelo que vejo, trocaria apenas por esse problema com o SSD mesmo? E qual o valor dessa B550GTQ? Talvez a MSI B550M PRO-VDH Wifi possa ser uma opção aí, 760 pra prime (ou se tiver cupom) ou 800 sem
 
Biostar é bem difícil de encontrar alguém usando no geral pelo que vejo, trocaria apenas por esse problema com o SSD mesmo? E qual o valor dessa B550GTQ? Talvez a MSI B550M PRO-VDH Wifi possa ser uma opção aí, 760 pra prime (ou se tiver cupom) ou 800 sem
Biostar é bem completa e honesta pelo preço, ta saindo a 700 reais pra mim.

Sim, trocaria apenas pelo problema de SSD, quero usar 2TB NVME e a grande maioria dos SSD do mercado tem MUITOS relatos que a B450M Steel Legend nem chega a reconhecer, da uma broxada... comprar o SSD e não funcionar. É uma questão de pinagem do slot da Asrock, todas mobos deles sofrem isso, pelo menos da geraçao 300/400.
 
Boa noite pessoal, to querendo pegar uma placa mãe pra usar com um ryzen 7 5700g (integrado por enquanto), 2 pentes de 16gb de 3200 mhz, fonte de 650w mais ou menos e no futuro, quero pegar uma GPU dedicada que não dê muito gargalo com esse processador, talvez uma RTX 3060 - 3080 no futuro.

Qual a gpu mais barata que aguente isso ai?
 
Última edição:
Alguém sabe se vai ter algum problema se eu colocar um XPG S70 NVME 1.4 gen 4 na minha b450m Steel Legend? Vai funcionar só com velocidade reduzida?
 
Boa noite. A placa mãe do meu antigo pc está nas últimas, então parece que chegou a hora do upgrade. Estou praticamente decidido por um Ryzen 5600. Vou aproveitar uma fonte de 520W e uma RTX 3060, e gostaria das opiniões sobre placa-mãe. Gostaria de uma que tivesse porta usb-c traseira (mas não é obrigatória), e não faço questão de wi-fi. O meu limite extremo (como diria o outro) seria essa:

Valeu!
 
Boa noite. A placa mãe do meu antigo pc está nas últimas, então parece que chegou a hora do upgrade. Estou praticamente decidido por um Ryzen 5600. Vou aproveitar uma fonte de 520W e uma RTX 3060, e gostaria das opiniões sobre placa-mãe. Gostaria de uma que tivesse porta usb-c traseira (mas não é obrigatória), e não faço questão de wi-fi. O meu limite extremo (como diria o outro) seria essa:

Valeu!
B550 Gaming Plus, 3 anos de garantia e diria que melhor que a TUF no geral, e tem header USB-C na mobo também caso seu gabinete tenha, 950 reais no momento ou 902,50 se tiver algum cupom 5% ativo

Minha outra recomendação era a Pro-VDH (750 ou 712,50 com cupom 5%) mas não tem USB-C traseiro, porém ainda conta com o header USB-C caso seu gabinete tenha
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo