[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Finalmente chegou a mobo pra substituir minha falecida B550 Tomahawk, agora é arrumar um tempo livre essa semana pra montar de volta.
D5pF9CS.png


Plaquinha até que é bonita e não tem nenhum RGB, achei vantajoso.
Pensei que tava pensando em já migrar pro AM5. Bela aquisição pq não tem RGueiB
 
Depende bastante porque o comportamento é diferente, aqui eu pego temps maiores em alguns jogos específicos que Cinebench por exemplo, no 5800x com 95w PPT + CO, dependendo da temp ambiente fica uns 55c no Cinebench mas jogos ainda vejo picos de 60-65c, mas a princípio temps bem deboa pro user ali mesmo
Mas no caso dele é stock mesmo, sem PBO
 
Mas no caso dele é stock mesmo, sem PBO
Aqui era o mesmo caso no 5600x 100% stock por exemplo, 50c em Cinebench e picos de até 60c em jogos, depende do caso mas não é raro alguns jogos específicos esquentarem mais que Cinebench não, assim como outros testes/benchs all-core podem esquentar mais ou menos a CPU
 
Pensei que tava pensando em já migrar pro AM5. Bela aquisição pq não tem RGueiB
0 vontade de ir pra DDR5 ainda, ganhos ínfimos pro meu uso com custo muito alto.
 
Finalmente chegou a mobo pra substituir minha falecida B550 Tomahawk, agora é arrumar um tempo livre essa semana pra montar de volta.
D5pF9CS.png


Plaquinha até que é bonita e não tem nenhum RGB, achei vantajoso.
Achei a bios da asus estranha, tive de mexer ordem dos pentes pra conseguir dar boot, mas depois foi tudo tranquilo e funcionando sem broncas. Com as configs padrões da mobo a CPU chegou até a beliscar os 5GHz em 1 core, em all core fica na casa dos 4.5GHz.

quanto e link?
Tava de olho por causa das 2 Intel i225 + bifurcação pci
As opções de configuração da PCIe são bem legais, dá pra bifurcar até o slot dos NVMes (2x x2)
 
5600X3D deve ser melhor que o 5800X3D na maioria dos jogos pois terá mais cachê/núcleo, bizarro xD
 
Última edição:
5600X3D deve ser melhor que o 5800X3D na maioria dos jogos pois terá mais cachê/núcleo, bizarro xD
Mas no vídeo do GN fala que terá menos? :pensa:
 
pelo o que eu entendi é que será exclusivo nos eua nesta loja....mas vai vender em outros paises.....eu acho rsrs
Aparentemente, pelo que entendi, é uma edição limitada/especial que só existirá na MicroCenter, e enquanto durarem os estoques.

"A AMD decidiu lançar este processador exclusivamente através da MicroCenter, confirmou a empresa hoje. Este varejista dos EUA será o único parceiro de lançamento deste processador enquanto estiver disponível. Então, o que isso significa essencialmente é que o 5600X3D não será lançado em nenhum outro país [ou loja]."

"A MicroCenter [...] tem o prazer de anunciar o lançamento exclusivo do processador AMD Ryzen™ 5 5600X3D. Este processador de edição limitada [estará] disponível exclusivamente no MicroCenter a partir de 7 de julho de 2023."


Mas no vídeo do GN fala que terá menos? :pensa:
Terá menos cache total...
- 5800X3D = 512KB (L1$) + 4MB (L2$) + 32MB (L3$) + 64MB (V$) = 100.5MB
- 5600X3D = 384KB (L1$) + 3MB (L2$) + 32MB (L3$) + 64MB (V$) = 99.3MB

...mas mais cache por núcleo:

- 5800X3D = 64KB (L1$) + 512KB (L2$) + 4MB (L3$) + 16MB (V$) = 20.6MB
- 5600X3D = 64KB (L1$) + 512KB (L2$) + 5MB (L3$) + 21MB (V$) = 27.2MB

PS:
Vale a pena mencionar que tanto a cache L3 quanto a V-Cache são unificadas, então apenas fiz uma divisão igualitária para deixar claro o ponto do @Ferras.
 
Última edição:
Mas no vídeo do GN fala que terá menos? :pensa:
Eu estou falando de cache por núcleo.
Ele vai ter menos L2 (metade do L2/núcleo) e o mesmo L3 (mais L3/núcleo)... Só no bench pra saber mesmo então, eu bati o olho só no L3...
Mas como é o mesmo cachê L2 que no 5600x e ele não perde muito pro 5800x, suponho que provavelmente o 5600X3D deve ser melhor, mas não dá pra ter certeza mesmo, mas o cache L3 conta bem mais e ele ainda terá mais cache por núcleo de maneira geral.
 
eles mantiveram a mesma quantidade de cache? geralmente com menos nucleos eles colocam menos cache pra continuar distribuindo por igual per nucleo
pelo que consta no videocardz terá 96mb + 3mb
 
Ele vai ter menos L2 (metade do L2/núcleo)
O L2 por core ainda é igual, só mudou o total por ter menos cores mesmo. L1 e L2 ficam dentro do core em si, L3 é comum ao CCD (ou é CCX?) e compartilhado entre os cores desse grupo, idem pro V-Cache que é só um bloco a mais de cache "colado" por cima.
eles mantiveram a mesma quantidade de cache? geralmente com menos nucleos eles colocam menos cache pra continuar distribuindo por igual per nucleo
Só devem ter reutilizado o stack do 5800x3D, não faz sentido fazer um totalmente novo só pra uma série limitada.
 
O L2 por core ainda é igual, só mudou o total por ter menos cores mesmo. L1 e L2 ficam dentro do core em si, L3 é comum ao CCD (ou é CCX?) e compartilhado entre os cores desse grupo, idem pro V-Cache que é só um bloco a mais de cache "colado" por cima.

Só devem ter reutilizado o stack do 5800x3D, não faz sentido fazer um totalmente novo só pra uma série limitada.

AMD acumulou os 5800 com defeitos pra fazer o 5600 , creio que tenha bastante unidade
 
Faz sentido a oferta extremamente limitada do 5600X3D, já que são os poucos 5800X3D que saíram defeituosos como o igormp falou, pra que jogar no lixo se pode vender hehe. E não é à toa que até os americanos morrem de inveja de quem mora perto de uma loja da Microcenter.
 
AMD acumulou os 5800 com defeitos pra fazer o 5600 , creio que tenha bastante unidade
Faz sentido a oferta extremamente limitada do 5600X3D, já que são os poucos 5800X3D que saíram defeituosos como o igormp falou, pra que jogar no lixo se pode vender hehe. E não é à toa que até os americanos morrem de inveja de quem mora perto de uma loja da Microcenter.
Posso estar enganado, mas esse rolê de reaproveitamento de chips bichados tbm rolou na época dos FX de 3 núcleos? Lembro que teve alguém que descobriu como "reativar" o núcleo bichado, e uma galera estava pesquisando sobre como fazer essa parada.
 
Posso estar enganado, mas esse rolê de reaproveitamento de chips bichados tbm rolou na época dos FX de 3 núcleos? Lembro que teve alguém que descobriu como "reativar" o núcleo bichado, e uma galera estava pesquisando sobre como fazer essa parada.
Isso sempre rolou, faz parte do processo de binning.

Agora acho que vc tá falando dos Athlons/Semprons/Phenons, né? Os últimos FX não tinham como desbloquear mais núcleos.

Aqui uma tabelinha legal disso:
 
Isso sempre rolou, faz parte do processo de binning.

Agora acho que vc tá falando dos Athlons/Semprons/Phenons, né? Os últimos FX não tinham como desbloquear mais núcleos.

Aqui uma tabelinha legal disso:

Realmente, era os Phenom II então que eu lia sobre. Lembro que aquilo pirou a cabeça de muita gente.
Imagina só: Compra com 3 cores, desbloqueia pra Quad-core e soca overclock...
Vai que pega um premiado que vira Hexa-core...
:lol2:

O que mais poderia dar errado...
:deal:
 
Aparentemente, pelo que entendi, é uma edição limitada/especial que só existirá na MicroCenter, e enquanto durarem os estoques.

"A AMD decidiu lançar este processador exclusivamente através da MicroCenter, confirmou a empresa hoje. Este varejista dos EUA será o único parceiro de lançamento deste processador enquanto estiver disponível. Então, o que isso significa essencialmente é que o 5600X3D não será lançado em nenhum outro país [ou loja]."
Eu duvido, quero ver se o 5600X3D for um sucesso de vendas a AMD vai dá um jeito de lançar em outros mercados, ainda mais que o am5 deu uma flopada legal. Vamos aguardar...
 



Disponível exclusivamente no Microcenter nos EUA. Não deve chegar no Brasil, então rip

Estranho, atrasado, mas legal.

Vai ser um lote limitado, então poucos vão ter a oportunidade de comprar, por isso deve ter rolado esse acordo/interesse da Microcenter em vender exclusivamente.

Reviews em 06/julho. Venda 07/julho.
US$ 229,99.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo