[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Pra quem estiver pensando em pegar uma Gigabyte, não vou recomendar a Gaming K5 pra quem quer fazer over, descobri que os VRMs dela tem 2 fazes a menos
 
Pra quem estiver pensando em pegar uma Gigabyte, não vou recomendar a Gaming K5 pra quem quer fazer over, descobri que os VRMs dela tem 2 fazes a menos que a Gaming 5 e a Gaming K7 :feelbad:.

Pior que perdi o prezo de devolução :sefu:, agora resta vender e pegar uma mobo melhor.

Vai chegar no mesmos 3.8~3.9ghz... não precisa esquentar tanto sobre VRMs
 
Enfim chegou ... infelizmente cometi o erro de comprar o cabo de 24pins sleeved da AX e não funciona na RM, vou vender e comprar o correto. Tive que improvisar com o cabo que veio na fonte.
Bios atualizada, rodando em stock. Memórias a 3200mhz.

Pra quem acompanhou minha espera, valeu a pena! Setup na assinatura!
Depois posto fotos melhores, difícil tirar fotos pq o gabinete reflete tudo!

Valeu pela ajuda pessoal!

01.jpg

02.jpg

03.jpg

04.jpg

05.jpg
 
Como estão as temperaturas de quem possui o 1700 e o cooler stock? Aqui em idle fica por volta de 50 graus. Renderizando (100% em todos núcleos) a temperatura chega a marcar 92 graus! O processador está em stock e a bios está atualizada.
 
Como estão as temperaturas de quem possui o 1700 e o cooler stock? Aqui em idle fica por volta de 50 graus. Renderizando (100% em todos núcleos) a temperatura chega a marcar 92 graus! O processador está em stock e a bios está atualizada.

Usando o PRIME95 há 10 minutos e estabilizou em 54 ... em idle geralmente fica 34. Tenho 3 cooler frontais no gabinete e dois superiores, isso deve ajudar. Mas o seu realmente está quente demais! Dê uma olhada no limite de temperatura que seu processador trabalha e mantenha ele longe desse limite.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Usando o PRIME95 há 10 minutos e estabilizou em 54 ... em idle geralmente fica 34. Tenho 3 cooler frontais no gabinete e dois superiores, isso deve ajudar. Mas o seu realmente está quente demais! Dê uma olhada no limite de temperatura que seu processador trabalha e mantenha ele longe desse limite.
O meu não tem coolers adicionais no gabinete, porém, até sem a tampa lateral está batendo essa temperatura. Voltagem muito alto mesmo em stock?
 
O meu não tem coolers adicionais no gabinete, porém, até sem a tampa lateral está batendo essa temperatura. Voltagem muito alto mesmo em stock?
O meu em idle cai para 0.850V segundo o CPUZ. Sobre deixar aberto não adianta tanto, porque de qualquer forma não tem fluxo de ar, ajuda muito pouco. Instala uns fans pra jogar ar de fora pra dentro e outros pra jogar o ar de dentro pra fora.
 
O meu em idle cai para 0.850V segundo o CPUZ. Sobre deixar aberto não adianta tanto, porque de qualquer forma não tem fluxo de ar, ajuda muito pouco. Instala uns fans pra jogar ar de fora pra dentro e outros pra jogar o ar de dentro pra fora.
Setei a voltagem em 1,300v. Em idle foi para 48 e com 100% de uso da CPU ficou em 78 graus. Vou ir testando. Com relação aos fans vou aguardar pois pretendo trocar o gabinete e pegar um que já venha com fans. Valeu!
 
Se o gargalo fosse o problema, em SLI não ficaria pior?
Com uma 1080 a diferença é de 45%
Com duas 1080 a diferença cai para 6%

O teste é meio inconclusivo. Foi o 1500X que "gargalou menos" com o SLI, ou foram os outros que "gargalaram mais" com o SLI?

Eu acredito na segunda opção, pois repare no aumento de FPS de cada processador com e sem SLI. O 1500X chega a quase dobrar o FPS com o SLI enquanto os outros processadores não aumentam nem 20% do FPS, chegando a casos extremos como o 1700X aumentando UM frame no The Witcher 3.

A meu ver o 1500X tá tendo um comportamento bizarro em single (gargalo excessivo) e/ou os outros processadores estão gargalando o SLI.
 
O teste é meio inconclusivo. Foi o 1500X que "gargalou menos" com o SLI, ou foram os outros que "gargalaram mais" com o SLI?

Eu acredito na segunda opção, pois repare no aumento de FPS de cada processador com e sem SLI. O 1500X chega a quase dobrar o FPS com o SLI enquanto os outros processadores não aumentam nem 20% do FPS, chegando a casos extremos como o 1700X aumentando UM frame no The Witcher 3.

A meu ver o 1500X tá tendo um comportamento bizarro em single (gargalo excessivo) e/ou os outros processadores estão gargalando o SLI.
Sim, há gargalo nos outros. Mas um 1500x não "conseguindo" empurrar uma 1080 não ficaria tão próximo dos outros em SLI.
Pelo que eu entendi, o SLI exigindo mais do processador conseguiu dividir mais eficientemente entre os 8 threads. Parece ser um problema pro lado da nvidia. Infelizmente teremos que esperar as Vega com desempenho similar às 1080 para termos certeza.

Me desculpe, usei a palavra errada então... É um BUG mesmo! Será que terá solução? Será que o 1600 tbm sofreria desse problema, já que testaram somente os Ryzen com X?
A diferença do 1600x para o 1600 não é grande, e com overclock é menos ainda.
SE for um problema com os drivers da Nvidia, é possível sim ser corrigido. Mas também, uma pessoa que compra uma 1080 provavelmente não irá usá-la com um 1500x.
 
Última edição:
... não precisa esquentar tanto

Fala isso pros VRMs :coolface:.

O problema é eles baterem 123º a 3.9GHz, pra quem está com um WC que segura fácil a 4.0Ghz essa mobo é furada.

Essa é a merda de comprar sem ter reviews :melior3:.
 
Setei a voltagem em 1,300v. Em idle foi para 48 e com 100% de uso da CPU ficou em 78 graus. Vou ir testando. Com relação aos fans vou aguardar pois pretendo trocar o gabinete e pegar um que já venha com fans. Valeu!

Subir a voltagem com cooler Box e sem um gabinete adequado é querer queimar a CPU :melior4:.

Com voltagens em auto você pega 3.7GHz estável (sem over nas memos), batendo mais de 90º é capaz de causar degradação na CPU, temperatura segura para os Ryzen é até 70º.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Pra quem estiver pensando em pegar uma Gigabyte, não vou recomendar a Gaming K5 pra quem quer fazer over, descobri que os VRMs dela tem 2 fazes a menos
 
Pra quem estiver pensando em pegar uma Gigabyte, não vou recomendar a Gaming K5 pra quem quer fazer over, descobri que os VRMs dela tem 2 fazes a menos que a Gaming 5 e a Gaming K7 :feelbad:.

Pior que perdi o prezo de devolução :sefu:, agora resta vender e pegar uma mobo melhor.


Meu, mas está informação vem sendo debatida a tempos!

Mas não se engane, esses VRMs da Giga são bem estáveis.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Meu, mas está informação vem sendo debatida a tempos!

Mas não se engane, esses VRMs da Giga são bem estáveis.

Na Gaming 5 e K7 com certeza, na K5 tenho minhas dúvidas, no mínimo a mobo vai ficar perto do limite.
 
Só acho o preço dela salgado. Mas acho o melhor suporte de todas o da Gigabyte. A mobo mais parruda e estável parece ser a Asus Hero. Mas o melhor supoorte o da Gigabyte.
 
Pessoal, em outro tópico, em conversas com o VultureX, que me ajudou demais, estou achando que o 1600X que adquiri, será um desperdício usando a pobre coitada da MSI B350m Gaming Pro ( que acabei ganhando de presente, porém posso solicitar ainda a devolução). Para usar o 1600X a 4.0ghz ou algo assim, ao que parece essa mobo é muito limitada nas temps dos VRM's ( sendo que mal poderia fazer um overzinho fajuto antes de começar a fritar ), e estou disposto a pagar a diferença em uma placa que for realmente boa, principalmente por que atingir 4.0 na CPU não será problema, visto que eu já possuo um H100i e um gabinete muito bem ventilado com vários SP120.

Perguntas:
1-Pensei em outras B350, mas pelo que vi seria apenas trocar 6 por meia dúzia em questão de VRM e temps??? .
2-Pensei na MSI X370 SLI Plus, que dentre as disponíveis parece ser a mais capaz de fazer over, porém com o menor preço, e valeria a pena ? Alguém tem notícias desta placa??
3-Ou então pegar uma Gigabyte B350 Gaming 3 ou alguma outra B350 que segure um bom over. Vcs teriam alguma dica ?? Ou eu deveria ficar com a atual mesmo e boa ??

Desculpem o excesso de pergunta, mas a décadas que eu uso intel ( dps de tristemente deixar a AMD), e estou deixando pra trás um i7 de primeira geração, com seus 8 anos servindo, para partir para algo mais novo.
 
Pessoal, em outro tópico, em conversas com o VultureX, que me ajudou demais, estou achando que o 1600X que adquiri, será um desperdício usando a pobre coitada da MSI B350m Gaming Pro ( que acabei ganhando de presente, porém posso solicitar ainda a devolução). Para usar o 1600X a 4.0ghz ou algo assim, ao que parece essa mobo é muito limitada nas temps dos VRM's ( sendo que mal poderia fazer um overzinho fajuto antes de começar a fritar ), e estou disposto a pagar a diferença em uma placa que for realmente boa, principalmente por que atingir 4.0 na CPU não será problema, visto que eu já possuo um H100i e um gabinete muito bem ventilado com vários SP120.

Perguntas:
1-Pensei em outras B350, mas pelo que vi seria apenas trocar 6 por meia dúzia em questão de VRM e temps??? .
2-Pensei na MSI X370 SLI Plus, que dentre as disponíveis parece ser a mais capaz de fazer over, porém com o menor preço, e valeria a pena ? Alguém tem notícias desta placa??
3-Ou então pegar uma Gigabyte B350 Gaming 3 ou alguma outra B350 que segure um bom over. Vcs teriam alguma dica ?? Ou eu deveria ficar com a atual mesmo e boa ??

Desculpem o excesso de pergunta, mas a décadas que eu uso intel ( dps de tristemente deixar a AMD), e estou deixando pra trás um i7 de primeira geração, com seus 8 anos servindo, para partir para algo mais novo.

Existem X370 mais baratas quase ao preço das melhores B350. Vale a pena conferir. Um que posso recomendar e que rodou meu 1800x @4GHz foi a Biostar GT7. Você encontra a preço de 1150 reais mais ou menos. Mas o suporte é uma bosta e suas memos vão ficar muito tempo @2133 somente.

Se alguém tiver uma recomendação de B350 com bom preço, bom VRM e e bom suporte, indiquem, mas com certeza eu não escolheria nenhuma MSI. Bonitas, mas ordinárias.
 
Pessoal, em outro tópico, em conversas com o VultureX, que me ajudou demais, estou achando que o 1600X que adquiri, será um desperdício usando a pobre coitada da MSI B350m Gaming Pro ( que acabei ganhando de presente, porém posso solicitar ainda a devolução). Para usar o 1600X a 4.0ghz ou algo assim, ao que parece essa mobo é muito limitada nas temps dos VRM's ( sendo que mal poderia fazer um overzinho fajuto antes de começar a fritar ), e estou disposto a pagar a diferença em uma placa que for realmente boa, principalmente por que atingir 4.0 na CPU não será problema, visto que eu já possuo um H100i e um gabinete muito bem ventilado com vários SP120.

Perguntas:
1-Pensei em outras B350, mas pelo que vi seria apenas trocar 6 por meia dúzia em questão de VRM e temps??? .
2-Pensei na MSI X370 SLI Plus, que dentre as disponíveis parece ser a mais capaz de fazer over, porém com o menor preço, e valeria a pena ? Alguém tem notícias desta placa??
3-Ou então pegar uma Gigabyte B350 Gaming 3 ou alguma outra B350 que segure um bom over. Vcs teriam alguma dica ?? Ou eu deveria ficar com a atual mesmo e boa ??

Desculpem o excesso de pergunta, mas a décadas que eu uso intel ( dps de tristemente deixar a AMD), e estou deixando pra trás um i7 de primeira geração, com seus 8 anos servindo, para partir para algo mais novo.
To usando a Prime B350 Plus aqui e os VRMs não estão passando dos 60 graus com o 1600 a 3.8ghz. Ja bootei a 4ghz aqui e não deixei pq o vcore que pede é muito alto e quero usar assim não. Se for trocar por outra B350, essa seria uma opção boa. To gostando do conjunto aqui.
 
Aqui eu to usando um 1700 com a msi b350 tomahawk e tá bem tranquilo. Não tive nenhum problema com ela. Estou deixando em 3.7 ghz com 1.2 de vcore e cheguei em 3.9 com 1.35 de vcore. Também estou usando um cooler gammaxx 400, que acho um dos melhores cxb que tem e as temps ficam em 29/30 graus em idle e 58/59 graus em estresse. Estou bem satisfeito com o conjunto.
 
Essa questão dos VRM`s tirando a MSI, é questão de ventilação, antes de botar um exaustor no meu gabinete, em idle, tava marcando 57 a 60, depois da adição mesmo jogando não passa de 56 C! Estou com Over de 3.8 com 1.2 Vcore, temperatura dos Ryzen é uma delícia.
 
Pessoal, X, X* ou X** não significa de maneira alguma incapacidade da placa, apenas avalia a capacidade de sustentar temperaturas aceitáveis no VRM dada a demanda do CPU. Na a legenda você vai ver V** avalia o VRM e sugere precauções para se manter um nível seguro de operação do sistema. Quando for fazer uma consideração pensem também na ventilação que vocês utilizam sobre o VRM e demais características do ambiente. Aviliem também tendo em mente que estamos no inverno e se você não tem ar-condicionado no ambiente então no verão o cenário será diferente - sem ar condicionado e em Alagoas pode acrescentar ai de 10 a 15 graus a mais no VRM. Ao contrário da lógica divulgada por alguns sites de review do nosso país, quem define o piso de temperatura é o ambiente. A referência para avaliação da tabela foi com temperatura ambiente de 28 graus e carga de trabalho máxima. Simplesmente não há como avaliar todos os cenários com os mais variados usos e ambientes, estamos em um país com dimensões contimentais e sendo assim clima que varia muito. Certamente quem trabalha com renderização vai estar exigindo muito mais corrente do que quem só usa o PC para jogar Counter strike. Se você mora em região muito quente, trabalha com renderização e não tem ar-condicionado então seu caso é muito mais crítico do que aquele usuário que só joga, mora em região com clima mais ameno, tem ar condicionado e só joga counter strike. Quando for fazer a escolha da placa leve em consideração a demanda do software em relação ao processador e as variáveis do seu ambiente.

Melhor explicação sobre a tabela do outro tópico e sobre os VRMs. Se tiver um case bem refrigerado, qualquer uma delas vai funcionar bem.
 
Setei a voltagem em 1,300v. Em idle foi para 48 e com 100% de uso da CPU ficou em 78 graus. Vou ir testando. Com relação aos fans vou aguardar pois pretendo trocar o gabinete e pegar um que já venha com fans. Valeu!
O meu está todo em stock, só vou mexer depois que montar um wartercooler. Acho que os gabinetes Sharkoon m25-w e s25-w são interessantes, dê uma olhada, se vai colocar fans, coloque filtros também, acho que nesses Sharkoon já vem filtros e alguns fans.
 
Deu a doida aqui no PC desde a parte D manhã e só consegui passar da tela de post umas três vezes. Não tô conseguindo resolver nem a pau.

Pelo visto virarei beta tester do Ryzen obrigado, sendo que eu queria migrar apenas no Ryzen+ ou 2, sabe-se lá como a AMD vai chamar. :monkey:
 
  • Curtir
Reações: wmh
Pensando em pegar o 1700 na pichau, ta com frete gratis e outras coisas no ML e em outras lojas pra ver se consigo mitigar o extravia pra minha região, quanto tempo é esse "frete gratis da pichau" ?
 
Tá ficando muito bacana o setup!
E como está o POST com essa mobo, demorando muito?


Não leva uns 7 sg.
Deu a doida aqui no PC desde a parte D manhã e só consegui passar da tela de post umas três vezes. Não tô conseguindo resolver nem a pau.

Pelo visto virarei beta tester do Ryzen obrigado, sendo que eu queria migrar apenas no Ryzen+ ou 2, sabe-se lá como a AMD vai chamar. :monkey:


Passa ai pra galerar a m que deu e a configuração usada!
 
Tá ficando muito bacana o setup!
E como está o POST com essa mobo, demorando muito?


Não leva uns 7 sg.
Deu a doida aqui no PC desde a parte D manhã e só consegui passar da tela de post umas três vezes. Não tô conseguindo resolver nem a pau.

Pelo visto virarei beta tester do Ryzen obrigado, sendo que eu queria migrar apenas no Ryzen+ ou 2, sabe-se lá como a AMD vai chamar. :monkey:


Passa ai pra galerar a m que deu e a configuração usada!
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo