[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Qual seria essas tais asus que tu falou que tem 4 fases,mas são 4 fases de boa qualidade ?Tem aqui no br pra vender?
Poderia passar o link dela ou modelo?

Asus X570 Strix F por exemplo, são 4 fases pro VCORE, cada fase composta por 3 DrMos de 50A. Teoricamente sao 4 fases plenamente capazes de alimentar sem choro um 3950X. Assim como são capazes de colocar um 9900K em 5.1Ghz+ sem muito choro.
 
Valeu pelos esclarecimentos. A que eu tava de olho era a MSI MPG X570 Gaming Edge Wifi, ela ta saindo por 178 dolares.
Nao tenho certeza, mas acho que ela compartilha o PCB da Gaming Plus
 
Só uma pergunta...
Pq vcs querem x570, se o próprio cara da AMD falou q a UNICA diferença será o pcie 4.0? Alguem precisa de um nvme de 5gbs pra uso doméstico?

Poupem dinheiro e comprem uma x470, ou mesmo as b450 boas... MSI carbon, por exemplo, faz mais OC q mta x470 xing ling....
sem falar que essa linha ryzen 3000 não tá passando de 4.3... Então o limitador vai ser o próprio CPU, não a mobo...

e tb já existem testes mostrando mobo asrock b450 de 70 dólares empurrando um 3900x com vrm abaixo de 85 graus...

Resumindo. Pra quem tem grana sobrando e quer o melhor de tudo, vai de x570..
Pra quem quer custo beneficio, vai d b450 boa e usa o resto da grana pra pegar uma vga mais top.. O ganho em jogos será 1000x maior...
 
Ryzen 3000 possuem pouca margem para overclock manual, afirma engenheiro da AMD

https://adrenaline.uol.com.br/2019/...ra-overclock-manual-afirma-engenheiro-da-amd/

Porém, está questão tem motivo e nome: Precision Boost. Respondendo uma dúvida de um usuário no Reddit, Robert Hallock, gerente de marketing técnico sênior da AMD, escreveu que por conta do algoritmo do Precision Boots 2, a AMD está extraindo o máximo que os chips Zen2 são capazes de desempenhar, assim, dando pouca margem para um overclock manual.

"É mais vantajoso habilitar o PBO, fazer overclock no tecido, fazer overclock na memória. Mas também é verdade no Ryzen 2000 Series."

Se confirmou que a primeira leva de 7nm não é tão eficiente em termos de frequência, clocks melhores ficara pra ano que vem com ryzen 4000 , porem nem tudo é clock o processador entregou oque prometeu.
 
Se confirmou que a primeira leva de 7nm não é tão eficiente em termos de frequência, clocks melhores ficara pra ano que vem com ryzen 4000 , porem nem tudo é clock o processador entregou oque prometeu.


Errado.
Prometeu boost de 4600-4700.
Não entregou oq prometeu.
 
Caceta, como pode as tops não terem suporte completo e as mais básicas terem suporte...:chan:
 


O atendente me respondeu hoje por e-mail, que foi extraviado mesmo. Agora ver o que faço, se espero 2 semanas ou peço o estorno.
Entendi...meu boleto deve ser aprovado hoje. Se eles me ligarem vou pedir o estorno. Valeu pela informação.
 
Errado.
Prometeu boost de 4600-4700.
Não entregou oq prometeu.
Mas o CPU nao ta entregando boost de 4.6 ( ou o boost que esta na caixa, pois varia de modelo pra modelo) em single core nao?
 
Prometeu boost de 4600-4700.
Tá viajando cara.
Cada processador tem um boost diferente.
Obs: Nenhum com 4700...
kmErmMqbbFtovX5z.jpg


Apresentação da própria amd.
 
Só uma pergunta...
Pq vcs querem x570, se o próprio cara da AMD falou q a UNICA diferença será o pcie 4.0? Alguem precisa de um nvme de 5gbs pra uso doméstico?

Poupem dinheiro e comprem uma x470, ou mesmo as b450 boas... MSI carbon, por exemplo, faz mais OC q mta x470 xing ling....
sem falar que essa linha ryzen 3000 não tá passando de 4.3... Então o limitador vai ser o próprio CPU, não a mobo...

e tb já existem testes mostrando mobo asrock b450 de 70 dólares empurrando um 3900x com vrm abaixo de 85 graus...

Resumindo. Pra quem tem grana sobrando e quer o melhor de tudo, vai de x570..
Pra quem quer custo beneficio, vai d b450 boa e usa o resto da grana pra pegar uma vga mais top.. O ganho em jogos será 1000x maior...
As fabricantes estão tendo problemas com o tamanho da BIOS das placas, os 16MB (ou 128Mbits) não é o suficiente para as novas BIOS dos Ryzen 3000 e estão tendo de capar recursos pra fazerem as atualizações.
Placas séria 3xx, B450 e a maioria das X470 possuiem BIOS de 16MB, algumas X570 tb. Por isso é bom uma boa pesquisada antes de comprar um processador série 3000 pensando em fazer OC e no final a BIOS não ser boa para isso.

Essa lista a baixo foi bem detalhada e até que bem divulgadas em fóruns, cabe uma boa analisada nela:

TABELA COMPARATIVA DE PLACAS MÃE
 
As fabricantes estão tendo problemas com o tamanho da BIOS das placas, os 16MB (ou 128Mbits) não é o suficiente para as novas BIOS dos Ryzen 3000 e estão tendo de capar recursos pra fazerem as atualizações.
Placas séria 3xx, B450 e a maioria das X470 possuiem BIOS de 16MB, algumas X570 tb. Por isso é bom uma boa pesquisada antes de comprar um processador série 3000 pensando em fazer OC e no final a BIOS não ser boa para isso.

Essa lista a baixo foi bem detalhada e até que bem divulgadas em fóruns, cabe uma boa analisada nela:

TABELA COMPARATIVA DE PLACAS MÃE

Os cortes nas features se dá mais pelo pressa e BIOS inacabada do que espaço.
A solução pro espaço é fácil: diminuir o numero de CPUs suportadas e a qualidade gráfica da interface.

É o idelal? Nao é nao! Mas isso ser motivo pra nao comprar a placa, ou pagar R$2000,00 numa MoBo, eu acho exagero.
 
Tá viajando cara.
Cada processador tem um boost diferente.
Obs: Nenhum com 4700...
kmErmMqbbFtovX5z.jpg


Apresentação da própria amd.
O 3950x entrega 4.7Ghz de boost.
11193134088218.jpg
 
O 3950x entrega 4.7Ghz de boost.
11193134088218.jpg
Entregará...esse CPU ainda "nao existe"... so em setembro..
ate o momento o maximo de boost é 4.6Ghz

Vi que deu problema mesmo, com as primeiras BIOS, na escalada de clock nos CPUs. Mas nao vi falando que o boost em single core, da especificação da caixa, nao estava sendo atingido nao!
 
Nenhuma MSi X570 tem 4 fases pro Vcore...
A mais simples é a X570 PRO-A e ate ela eu acho que nao são só 4 fases..

A X570 Gaming Plus, que seria a segunda placa de entrada, e pode ser encontrada no Brasil, usa um PWM de 4+2 fases, mas usa doubles pra elas, logo ela tem 8 fases pro Vcore e 2 fases pro SOC.

o fato de ter 4 fases tb nao é o problema, desde que essas 4 fases suportem a corrente necessária.
As Asus mesmo tem um punhado de X570 com 4 fases, mas 4 fases que guentam 150A, entao, apesar de ser 4 fases elas vao rodar um 3900X com VRM gelados.
 

8 fases pouco com DrMOS de 50~70A? É Ryzen ou Chernobyl? hehehehe
 
@Maximoff
Abaixo segue uma analise do VRM da X570 Gaming PLus - uam palca de "entrada" e com VRM bem eficiente.
Mas claro que nao da pra compara com placas de U$300 ~U$700



no Canal do carinha que faz esses videos do GN, vc acha mais desse tipo de analise.
ele fala demais, mas se tiver paciencia vc pega umas informações legais das placas.

https://www.youtube.com/channel/UCrwObTfqv8u1KO7Fgk-FXHQ

Se você ver as high end da Asus e da Giga, verá que 14/16 phases já é o padrão.
 
As fabricantes estão tendo problemas com o tamanho da BIOS das placas, os 16MB (ou 128Mbits) não é o suficiente para as novas BIOS dos Ryzen 3000 e estão tendo de capar recursos pra fazerem as atualizações.
Placas séria 3xx, B450 e a maioria das X470 possuiem BIOS de 16MB, algumas X570 tb. Por isso é bom uma boa pesquisada antes de comprar um processador série 3000 pensando em fazer OC e no final a BIOS não ser boa para isso.

Essa lista a baixo foi bem detalhada e até que bem divulgadas em fóruns, cabe uma boa analisada nela:

TABELA COMPARATIVA DE PLACAS MÃE

O suporte aos CPU's existe mesmo sem as novas BIOS, e diferença principal é a versão do AGESA, de 1.0.0.1 pra 1.0.0.3, que em alguns casos não tem dado diferença de performance.
Parece que a AsRock conseguiu fazer uma verão especial de bios pra placas com 16MB de EEPROM, tirando as cores da bios e usando um layout mais simples, e outro caminho é disponibilizar bios especiais que suportem apenas o R3000 (as x570 já fazem isso anyway, só suportam r2000 e r3000 na bios padrão)

Acho que quem gastou com x570 queimou a largada e principalmente, queimou dinheiro.

Rodaram um 3900X numa B350 e deu conta, contando que vc não queira fazer OC (ou seja, um 3800X pra baixo vai de boas)

Let's Test This: Ryzen 9 3900X on a B350 Motherboard
https://www.techspot.com/review/1872-ryzen-9-on-older-motherboards/


Asus confirmou que vão ter placas B450 com suporte parcial a PCI-E 4.0, já que parte do controle fica no CPU, então mesmo em placas antigas as lanes pra VGA e slot M2 podem funcionar em PCI-E 4.0 com um update de Bios

Ryzen 3000: Asus opens up PCIe 4.0 support for selected X470 and B450 boards
https://www.guru3d.com/news-story/r...upport-for-selected-x470-and-b450-boards.html
 
Cadê o R7 3800x?
 
Depois de ver todos esses reviews acho que estou desistindo do 3700x também e indo de 3600. Pra quem está com um i5 de 4ª geração, será um belo pulo, rs.

Mesmo se os novos jogos começarem a vir otimizados para 8 core, não consigo ver um processador com 6 core fazendo feio.

Só falta eu decidir se será 3600 ou 3600x
 
Se você ver as high end da Asus e da Giga, verá que 14/16 phases já é o padrão.

As High End de toda as marcas estão entregando 14+ fases. Não significa que isso não seja overkill - o que de certa forma é ótimo, pois a AMD só tinha disponível placas meia boca.
A MSi ACE e a MSI GODLIKE ( na tradução pra português "te cobro um rim") entregam 12 e 14 fases respectivamente, extremamente eficientes, assim como as Asrock.. mas te cobram por isso...

8 fases em placa de entrada ( que nem é tao de entrada pois custam quase U$200) nao me parece ruim, ainda mais se compararmos com as X470.
Uma X470 como a MSi Gaming 7 AC com suas 6 fases ou ate a X470 Gaming Pro Carbon com suas 5 fases vão supotar sem muito sofrimento um 3900X. Uma X470 Strix F também, assim como as concorrentes da AsRcok e GA...
As X470/B450 com 4 fases e dissipadores eficientes tb nao devem enfrentar problemas com os octa-core...

Uma Asus X570 Strix F tem 4 fases e aparenta ser bem eficiente e tb custa acima de U$200

Ps.: Nao estou comparando as 4 fases da X570 Strix com as X470, pois sao muito mais eficientes
 
As fabricantes estão tendo problemas com o tamanho da BIOS das placas, os 16MB (ou 128Mbits) não é o suficiente para as novas BIOS dos Ryzen 3000 e estão tendo de capar recursos pra fazerem as atualizações.
Placas séria 3xx, B450 e a maioria das X470 possuiem BIOS de 16MB, algumas X570 tb. Por isso é bom uma boa pesquisada antes de comprar um processador série 3000 pensando em fazer OC e no final a BIOS não ser boa para isso.

Essa lista a baixo foi bem detalhada e até que bem divulgadas em fóruns, cabe uma boa analisada nela:

TABELA COMPARATIVA DE PLACAS MÃE

vao capar o suporte a cpus antigas, mas os 3000 vao ter full suporte....
 
As High End de toda as marcas estão entregando 14+ fases. Não significa que isso não seja overkill - o que de certa forma é ótimo, pois a AMD só tinha disponível placas meia boca.
A MSi ACE e a MSI GODLIKE ( na tradução pra português "te cobro um rim") entregam 12 e 14 fases respectivamente, extremamente eficientes, assim como as Asrock.. mas te cobram por isso...

8 fases em placa de entrada ( que nem é tao de entrada pois custam quase U$200) nao me parece ruim, ainda mais se compararmos com as X470.
Uma X470 como a MSi Gaming 7 AC com suas 6 fases ou ate a X470 Gaming Pro Carbon com suas 5 fases vão supotar sem muito sofrimento um 3900X. Uma X470 Strix F também, assim como as concorrentes da AsRcok e GA...
As X470/B450 com 4 fases e dissipadores eficientes tb nao devem enfrentar problemas com os octa-core...

Uma Asus X570 Strix F tem 4 fases e aparenta ser bem eficiente e tb custa acima de U$200

Ps.: Nao estou comparando as 4 fases da X570 Strix com as X470, pois sao muito mais eficientes
Sem dúvida! É muito bom ver as fabricantes melhorando as placas mãe. Lembro que assim que saíram as X370, eu critiquei muito a plataforma por conta das placas capadas e com recursos escassos. Hoje as X570 high-end superam as Z390 high-end em termos de recursos, qualidade e construção.
 
Desde já agradeço a quem puder contribuir com a minha dúvida.

Comprei um Ryzen 5 3600 na loja dos Mil Giga e provavelmente vai chegar essa semana. Vou utilizar a Asus Prime B350 Plus que eu casava perfeitamente com o Ryzen 5 1600(processador que não tenho mais) e sempre mantive com BIOS atualizada justamente pensando nos Ryzen 3000. A última Bios instada é de Maio/2019:
Versão 4801 2019/05/1010.21 MBytes
PRIME B350-PLUS BIOS 4801
Update AM4 ComboPI 0.0.7.2A for next-gen processors and to improve CPU compatibility

Será que o R5 3600 vai dar Boot com essa versão de BIOS acima? A última não menciona nada com relação aos ryzen 3000:
Versão 5007 2019/07/0110.16 MBytes
PRIME B350-PLUS BIOS 5007
Update new AGESA to improve compatibility;
Recommend updating the BIOS via EZ Flash.
 
Galera uma duvida: Qual seria o valor justo para eu vender meu R7 2700? Tem uns 8 meses de uso..

Valeu!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo