[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Na pichau chegaram algumas X570 da MSI

MSI MEG ACE X570 = R$2.500,00

MSI GODLIKE X570 = R$4.548,00 :vish:

MSI A-PRO X570 = R$1.200,00

MSI MPG X570 = R$1.300,00

Pelo menos o codec da MSI A-PRO X570 e MSI MPG X570 são Realtek® ALC1220 Codec

Ao contrário da COLORFUL CVN X570 GAMING PRO V14 que é ALC1150
 
Pelo menos o codec da MSI A-PRO X570 e MSI MPG X570 são Realtek® ALC1220 Codec

Ao contrário da COLORFUL CVN X570 GAMING PRO V14 que é ALC1150

Mobo vai ser o último componente do meu upgrade, só esperando o 3700X pintar pra venda e final do ano parto pra uma x570. Quero uma Carbon, acho linda demais esse modelo da MSI
 
Essa tabela ainda está valendo ?



58am663beh931.png
 
Aqui tem 0,1 e 2, já testei em todas porém fica travado. Ouvi dizer que poderia ser o C-state
Eu tava procurando esse post pra editar kkk Na real é uma junção dos dois, um é encarregado do clock e outro da voltagem. De verdade não sei fazer OC por esse método, só sei que é assim hehe
 
Essa tabela que postaram é muito boa, estava procurando comparativos com a quantidade de FAN HEADER e não encontrava

Até isso tem na tabela, praticamente tudo

Galera, nem sabia que existia pré-venda de processadores tb e perdi a onda do 3900X. Em setembro vai lançar o 3950X, onde, como e quando saber sobre as pré-vendas?

PS: para quem tiver alguma dúvida sobre qual placa mãe escolher, ou saber tudo o que cada uma oferece e quiser compará-las, essa é uma ferramenta sensacional que um usuário do tomshardware fez:



Leiam as instruções no topo sobre como filtrar (link para o tópico do fórum também no topo da planilha).
 
Última edição:
Galera estive pensando um pouco, eu vou fazer upgrade para a geração 3 dos Ryzen, hoje tenho um 1700, mas caí em um dilema, vi vários benchmarks e concluí que não vale a pena ir de um 8/16 agora pois o R5 3600 em termos de games esta pau a pau com o R7 3700X, eu não se mais o que pensar, será que essa falta de 2 núcleos pode fazer falta daqui a uns 2 anos, com novos lançamentos? O que acham dessa questão, lembrando que não sou Youtuber nem Streamer, mas esse down de cores pesou na mente. O que vocês fariam?
 
Comentários no vídeo do youtube são interessantes



Chipset AMD Ryzen 3000 X570 observado em mais de duas vezes o consumo de energia em comparação com o X470

https://hothardware.com/news/amd-x570-chipset-voracious-power-consumption-compared-x470

O famoso overclocker der8auer é conhecido por postar vídeos de limpeza , onde ele remove o heatspreaderintegrado (IHS) de uma CPU para verificar o que está por baixo (solda ou graxa). Desta vez, no entanto, ele fez algo diferente. O ás de overclocking despiu uma placa-mãe X570 para observar o consumo de energia do chipset, comparado a uma placa-mãe X470 . Os resultados são interessantes.

Uma coisa a notar sobre o chipset X570 é que ele suporta o padrão PCI Express 4.0 . Isso duplica a largura de banda em comparação com o PCIe 3.0, permitindo dispositivos potencialmente mais rápidos, o que vimos com um punhado de SSDs PCIe 4.0 que impulsionam velocidades de leitura sequenciais de 5.000 MB / s. A AMD optou por não permitir que os fabricantes de placas-mãe adicionem suporte ao PCIe 4.0 nas placas-mãe X470 e anteriores, por causa dos requisitos de energia (alguns seriam capazes de lidar com isso, outros não).

Com isso em mente, der8auer pegou uma placa-mãe ASUS Crosshair VIII Hero e mediu o consumo de energia do chipset. Isso não é tarefa fácil, como explica no vídeo acima. No entanto, ele fez uma série de medições. De particular interesse é como o consumo de energia do chipset parece quando rodando um SSD PCIe 4.0, que ele conseguiu colocar em suas mãos durante duas semanas de testes.

Ele também comparou os resultados a algumas medidas que ele fez com uma placa-mãe X470. Aqui está um gráfico que ele juntou dos resultados ...

V1urCu5.jpg


Isso é surpreendente, para dizer o mínimo. No modo inativo, a placa X570 está desenhando em torno de 7,38 W do chipset, de acordo com as medições da der8auer. Isso é mais do que o dobro do X470, que ele gravou em 2,89W. O que é realmente interessante, no entanto, é que conectar um SSD PCIe 4.0 não gerou muito mais potência em comparação com um SSD PCIe 3.0.

"O SSD PCIe 4.0 tem basicamente o mesmo consumo de energia que o gen 3. Isso é o que eu esperava, porque todos nos disseram quando o X570 foi lançado que o chipset tem um consumo de energia muito maior devido ao PCI Express gen 4, mas isso é Exatamente o oposto. Aumentando o consumo de energia de 0.3-0.4W indo de um gen 3 para gen 4 NVMe drive, eu não sei ... isso é quase tolerância de medição ... Eu realmente não entendi, "der8auer diz.

É uma boa pergunta - talvez os SSDs NVMe não coloquem muita pressão no chipset, mesmo com velocidades PCIe 4.0. Parte do benefício da largura de banda adicional também está tendo mais faixas para trabalhar, para vários dispositivos trabalhando a todo vapor, incluindo placas de vídeo de próxima geração e SSDs velozes.

Seja qual for o motivo, é pelo menos interessante que o X570 sempre consiga mais energia em comparação com o X470 no nível do chipset, seja em modo inativo ou ao alimentar dispositivos. Isso será algo para explorar com o passar do tempo.



 
  • Curtir
Reações: GSJ
Não aguentei e acabei pegando um 3700X, minha Biostar X370GT7 já ta na BIOS pronta para os Ryzen 3000, quero ver como vai ser o desempenho dela com o 3700X.

Para quem quiser saber, peguei na Guerra Digital, R$ 1784,15 saiu uma migalha mais barato que comprar em uma das 3 grandes, mesmo pagando o SEDEX. Comprei Sexta a noite, paguei o boleto na mesma hora, compensou sábado, enviaram hoje, pelo site ainda tem disponível, para quem ainda estiver atrás.
 
Bom dia pessoal,
(...)

page_fault_in_nonpaged_area uaext.sys
(...)

E ai? O que acham? Já tiveram problema parecido?

Já tive. Era memória. Tá rodando com Overclock/XMP ? Tenta rodar com clock padrão. Eu tive que mexer no overclock da RAM.
 
Pessoal, boa noite.
Alguém tem a Mobo Asus b350m-a prime?
A minha começou a dar erro de leitura, com uns dados bem malucos de voltagem, até criei um tópico relatando a problema. Atualizei e bios e nada.
Vcs já passaram por isso?
 
Boa noite pessoal,

Amanha finalmente depois de 15 dias vou poder ligar meu 3700x, estava com problemas para atualizar minha BIOs, fiz o pedido de RMA do BootKit da AMD e acabei indo hoje na empresa retirar o kit, alias achei até rápido o processo. Acabei retirando 2 processadores A8 para fazer o upgrade..
Amanha assim que chegar do plantão de hoje já vou fazer o update, para quem precisa do Bootkit o processo é bem rápido..
[]s
 
Aparentemente estável, consegui subir as memorias pra 3133mhz, 4.2ghz allcore com 1.35v, temperatura máxima de 76.5 graus, por algum motivo apesar de ingame ficar em 4.2ghz no cinebench não passava de 4.01-2ghz.
Primeiro resultado acima de 5k
 
Aparentemente estável, consegui subir as memorias pra 3133mhz, 4.2ghz allcore com 1.35v, temperatura máxima de 76.5 graus, por algum motivo apesar de ingame ficar em 4.2ghz no cinebench não passava de 4.01-2ghz.
Primeiro resultado acima de 5k

Já fez teste com PBO + Auto OC?
 
Galera, to pra fazer o up, sair do meu I5 4690k pra um ryzen 3600, e o seguinte, aqui na minha cidade (Goiânia) consegui uma Gigabyte B450-DS3H por $530, Ryzen 3600 por $1150 e 2x8 ram HyperX Fury 2400mhz por $270 cada pente, a loja é confiável, a garantia deles e excelente, eles te dão um produto novo na hora e ficam o rma pra eles. O valor é a vista, e agora me digam, compensa? Eles dizem que já vão att a bios pra quem comprar kit. O que me dizem dessa mobo/memória? Ando sofrendo muito com o i5 =/
 
Galera, to pra fazer o up, sair do meu I5 4690k pra um ryzen 3600, e o seguinte, aqui na minha cidade (Goiânia) consegui uma Gigabyte B450-DS3H por $530, Ryzen 3600 por $1150 e 2x8 ram HyperX Fury 2400mhz por $270 cada pente, a loja é confiável, a garantia deles e excelente, eles te dão um produto novo na hora e ficam o rma pra eles. O valor é a vista, e agora me digam, compensa? Eles dizem que já vão att a bios pra quem comprar kit. O que me dizem dessa mobo/memória? Ando sofrendo muito com o i5 =/

Depende do seu orçamento, eu prefiro gastar mais em uma B450 com mais recursos

https://www.terabyteshop.com.br/busca?str=b450
 
Alguem sabe como ativar o pbo+auto oc? Eu vi que tem umas opções no ryzen master e outras na bios e mas umas trocentas opções la tb haha, fiquei meio perdido
 
Galera, to pra fazer o up, sair do meu I5 4690k pra um ryzen 3600, e o seguinte, aqui na minha cidade (Goiânia) consegui uma Gigabyte B450-DS3H por $530, Ryzen 3600 por $1150 e 2x8 ram HyperX Fury 2400mhz por $270 cada pente, a loja é confiável, a garantia deles e excelente, eles te dão um produto novo na hora e ficam o rma pra eles. O valor é a vista, e agora me digam, compensa? Eles dizem que já vão att a bios pra quem comprar kit. O que me dizem dessa mobo/memória? Ando sofrendo muito com o i5 =/


Que loja é essa? :obrigue:
 
O que seria o "mais recursos"? Meu orçamento anda bem apertado. Eu vou comprar em loja fisica, pois pela net n achei uma que vem com bios att
Pelo que eu saiba, na terabyteshop eles atualizam a bios. Se vc quiser ter certeza, é só entrar em contato com eles.
 
O que seria o "mais recursos"? Meu orçamento anda bem apertado. Eu vou comprar em loja fisica, pois pela net n achei uma que vem com bios att

TeraByte envia com bios atualizada, por segurança só confirmar
 
Já tive. Era memória. Tá rodando com Overclock/XMP ? Tenta rodar com clock padrão. Eu tive que mexer no overclock da RAM.

Então, parece que descobri o problema junto com ele: software do fone de ouvido.

Parecia aleatório justamente porque ele esporadicamente entrava no programa e logo depois dava tela azul.

Inicialmente setamos a memória com o perfil XMP que era o 2667, velocidade nativa da Memória e também a velocidade indicada para os Ryzen, ou seja, o CPU não estava trabalhando com memórias acima de suas especificações. Porém, antes de descobrir o problema, pedi pra ele resetar a config na bios e ligar com as memórias de forma padrão, deixando a bios selecionar a velocidade, que no caso, era 2400 mhz.

Ai pedi pra ele baixar o 3DMark e rodar uma teste pra ver se teríamos a BSOD. Nada.

Navegando na net. Nada.

Ai teve um momento que ele abriu um jogo e ficou jogando enquanto conversávamos, ai ele minimizou a janela e foi ajustar alguma coisa no software do fone.
Ai que deu o problema.

Tentamos novamente e deu problema novamente.

Como o erro estava associado a uma arquivo Uaext.sys, que tem a ver com áudio via USB, suspeitei que fosse algo nesse sentido.

O curioso é que quando eu fiz a instalação do Windows 10 versão 1607 eu mexi pra caramba no programa pra testar vários recursos, e não apresentou problema. Talvez, depois do Windows Update que atualizou o sistema dele para 1809, deve ter dado algum conflito de driver.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo