[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Patente mostra que a AMD está trabalhando em designs de CPU híbrida "Big-Little"
Uma pena, essa ideia não me agrada. Veria com bons olhos se o número de núcleos mais fracos fosse muito grande pra compensar. Mas o Alder Lake da Intel parece que vai ser 8+8.
 
Existe uma diferença muito grande entre registrar uma patente e colocar em prática

Útil para notebooks e afins

Patente mostra que a AMD está trabalhando em designs de CPU híbrida "Big-Little"





Este grande e pequeno pedido de patente poderia ter sido feito apenas para o caso de eles seguirem nessa direção.


Isso já era esperado, nem sei como a AMD não lançou logo isso antes quando veio com tantos núcleos nos TRs, pois, eu acreditava que, na melhor das hipóteses, era algum tipo de Hyper Thread no lugar de núcleos físicos. Tanto é que falam por aí novamente em 4x threads por núcleo. Eles foram corajosos em lançar processadores com IPC alto e muitos núcleos, mas com Clock baixo. Poderiam ter lançado 50% de núcleos fracos e 50% de núcleos mais fortes. Eu vendo esses processadores Ryzen mais refinados tenho percebido que 50% dos núcleos atingem ou ficam mais próximos do Clock máximo prometido enquanto os demais apenas ajudam a atrapalhar o Overclock. Parece que a nova geração vai permitir um OC diferenciado e isso praticamente já funcionaria como o Big-Little com OverClock mais elevado nos núcleos que sobem mais e mais moderado nos que sobem menos. Atualmente e mesmo os Ryzen mais refinados em OC atingem o limite dos núcleos mais fracos, ainda que o processador tenha 50% dos núcleos atingido valores bem altos de Clock com pouca tensão.

isso considerando se vão colocar mais núcleos futuramente.
 
Última edição:
Rapaziada, to pensando em dar um upgrade no meu 1600(não AF). Andei dando um olhada em achei o 3500x por R$ 745,00 no Aliexpress. Vale o preço ?
Pensei no 3600 também, mas esse está mais de 1k, não sei se R$ 300,00 de diferença valeriam pelo ganho de desempenho. O que acham ?
 
Rapaziada, to pensando em dar um upgrade no meu 1600(não AF). Andei dando um olhada em achei o 3500x por R$ 745,00 no Aliexpress. Vale o preço ?
Pensei no 3600 também, mas esse está mais de 1k, não sei se R$ 300,00 de diferença valeriam pelo ganho de desempenho. O que acham ?
Se for trocar vai de 3600.

Pelo 3500x não vejo vantagem.

Dependendo ainda de qual é sua placa mãe o melhor a se fazer é aguardar sair os 4xxx.
 
Se for trocar vai de 3600.

Pelo 3500x não vejo vantagem.

Dependendo ainda de qual é sua placa mãe o melhor a se fazer é aguardar sair os 4xxx.

Vou pegar da 3rd gen mesmo, b350 não vai ter suporte para a 4ª geração. E nos preços atuais de hardware não pretendo trocar de placa-mãe, visto que as b550 estão mais de 1k e preciso trocar de placa de vídeo também.
 
Atualizei aqui, mas agora umas nomenclaturas da bios ficaram em francês e o ezflash não da mais opção de atualizar via internet. Isso ta certo mesmo?

Aqui rolou a mesma coisa, porém to tendo tela azul direto e só consigo usar as memórias em default.
 
Agora estou vendo a minha 1070 trabalhando pra valer, está ficando sempre acima de 90% de uso com o R5 3600 (e pelo que vi nos vídeos do Adrena seria porque o CPU está exigindo bastante da GPU).


Teoricamente não é só isso mesmo ativar o XMP e ser feliz, mas caso queira vc consegue subir um pouco a frequência e os timings dessa memória pra ganhar um pouco de desempenho.

Valeu ! Por enquanto não vou mexer em frequência e timings, vou deixar o padrão de fábrica até eu conhecer melhor as opções. Uma coisa que eu deveria ter feito uma instalação limpa do Windows, mas acabei removendo os drivers da plataforma antiga e instalando os novos. Bom... está funcionando hahahaha (Vou deixar para fazer uma instalação limpa quando achar um preço bom em um SSD M.2).


Desativa o PBO e gg. Aqui não chegou nesse numero, mas chegou perto. Ficava o tempo todo no casa do 1.3, 1.4.
Com PBO desativado meu processador continuou chegando em 4.25 GHZ no turbo em jogos com voltagem entre 1.2 e 1.3, De quebra, eu não tenho mais aqueles saltos na temperatura. Antes ficava oscilando entre 38° e 50, 52° em idle, agora fica oscilando entre 38° e 42°. Eu só perdi mesmo 100 MHZ em tarefas que usam 100% da CPU em todos os núcleos, como Cinebench por exemplo.

Fica ai a dica para quem tem problema de temperatura e voltagem alta nos Ryzens.

O que seria este GG ? (Cheguei agora nessa plataforma hahaha) Desativei o PBO mas a voltagem permanece em 1.4V (Seria o Precision Boot Overdrive certo ?) .
 
O que seria este GG ? (Cheguei agora nessa plataforma hahaha) Desativei o PBO mas a voltagem permanece em 1.4V (Seria o Precision Boot Overdrive certo ?) .
"gg" é uma expressão que, no contexto acima, significa que basta desativar o PBO e não se preocupar mais.
 
Pra atualizar driver chipset da placa mãe, preciso deletar a anterior antes, ou não?
Outra coisa, saiu uma bios nova da asus x570, sempre devo atualizar bios ?
 
Amd/intel in same laptop chassis, Ryzens power efficiency increases available power delivery for the Nvidia GPU, sounds promising for conquering the gaming laptop market.







 
Vou pegar da 3rd gen mesmo, b350 não vai ter suporte para a 4ª geração. E nos preços atuais de hardware não pretendo trocar de placa-mãe, visto que as b550 estão mais de 1k e preciso trocar de placa de vídeo também.
Certo, nesse caso então vá de 3600 que vc estará melhor servido por mais tempo que os demais citados.

Agora estou vendo a minha 1070 trabalhando pra valer, está ficando sempre acima de 90% de uso com o R5 3600 (e pelo que vi nos vídeos do Adrena seria porque o CPU está exigindo bastante da GPU).




Valeu ! Por enquanto não vou mexer em frequência e timings, vou deixar o padrão de fábrica até eu conhecer melhor as opções. Uma coisa que eu deveria ter feito uma instalação limpa do Windows, mas acabei removendo os drivers da plataforma antiga e instalando os novos. Bom... está funcionando hahahaha (Vou deixar para fazer uma instalação limpa quando achar um preço bom em um SSD M.2).




O que seria este GG ? (Cheguei agora nessa plataforma hahaha) Desativei o PBO mas a voltagem permanece em 1.4V (Seria o Precision Boot Overdrive certo ?) .
GG = Good Game
 
Pessoal isso aqui é golpe? Ryzen 5 3600
Certeza que é.
 
Dificil de acreditar.
Eu não compraria a não ser q fosse pagar e retirar o produto.
 
Fala galera...
Estou prepatando terreno para as RTX3000, então muito provável que faça up de gabinete, compre uns sleeve e etc
Tenho 4x8GB hynix CJR porém PCB A0, chega sofrivelmente a 3533mhz C16 apenas, constatei isso tanto na prática quanto em diversos review gringo...
Porém os Hynix CJR PCB revisão A1/B1 e A2/B2 são outra história, sobem muito, chegam até a se aproximar dos B-die em alguns casos, sem contar que 2 módulos o controlado de memória sofre bem menos que 4 módulos, tornando mais fácil os 1866~1900FCLK, fora que a topologia da minha MOBO privigelia 2 módulos...
então estava pensando em pegar este kit
Minha expectativa a rodar neste clock mesmo, apenas reduzir essa latency para C16 com Dram Calc...
Oq acham? vale a pena?
devo vender fácil meus 4 módulos né? mto provável que vender 2 kits de 16gb sai mais fácil que vender 1 kit de 32gb...
Acredito ser Hynix CJR/DJR PCB A1 essas memórias ou Micron E que é bom tmb
alguém aqui tem? como estão rodando...
 
Última edição:
Fala galera...
Estou prepatando terreno para as RTX3000, então muito provável que faça up de gabinete, compre uns sleeve e etc
Tenho 4x8GB hynix CJR porém PCB A0, chega sofrivelmente a 3533mhz C16 apenas, constatei isso tanto na prática quanto em diversos review gringo...
Porém os Hynix CJR PCB revisão A1/B1 e A2/B2 são outra história, sobem muito, chegam até a se aproximar dos B-die em alguns casos, sem contar que 2 módulos o controlado de memória sofre bem menos que 4 módulos, tornando mais fácil os 1866~1900FCLK, fora que a topologia da minha MOBO privigelia 2 módulos...
então estava pensando em pegar este kit
Minha expectativa a rodar neste clock mesmo, apenas reduzir essa latency para C16
Oq acham? vale a pena?
devo vender fácil meus 4 módulos né? mto provável que vender 2 kits de 16gb sai mais fácil que vender 1 kit de 32gb...
No seu lugar, iria num kit Samsung B-Die 3200CL14 e subiria. No Mercado Livre dá pra achar em torno de ~1.1K.
Tem também a opção com mais custo x benefício de ir nas Microns 3000CL15 que sobem bem também.
 
No seu lugar, iria num kit Samsung B-Die 3200CL14 e subiria. No Mercado Livre dá pra achar em torno de ~1.1K.
Tem também a opção com mais custo x benefício de ir nas Microns 3000CL15 que sobem bem também.
Então cara, não tenho encontrato muitas b-die, se tiver alguma para recomendar ficaria grato
1.1k 32gb??? não está confundindo com 16gb??
então tive experiência tão frustrante com essas memórias XMP 3000 que não me sentiria seguro em comprar uma 3000mhz novamente, sei que XMP não siginifca muito coisas, mas como o próprio 1usmus recomenda, comprar memórias já classificadas com velocidades maiores, pois assim da para ter "certeza" que elas são capazes de atingir tal clock...
 
Então cara, não tenho encontrato muitas b-die, se tiver alguma para recomendar ficaria grato
1.1k 32gb??? não está confundindo com 16gb??
então tive experiência tão frustrante com essas memórias XMP 3000 que não me sentiria seguro em comprar uma 3000mhz novamente, sei que XMP não siginifca muito coisas, mas como o próprio 1usmus recomenda, comprar memórias já classificadas com velocidades maiores, pois assim da para ter "certeza" que elas são capazes de atingir tal clock...
Perdão, não vi que tu queria 32GB.
Nesse caso, eu iria no kit 2x16GB Micron E-Die. De antemão já assumiria que o kit deve* subir menos por ser 16GB. Diversos usuários do fórum mostram em suas assinaturas que rodam esses chips Micron em 3600CL16 ou 3800CL16, porém com os pentes de 8GB. Tem o kit de 32GB 3600CL16 por R$1400, mas não sei de ninguém que tenha ele.
Samsung B-Die 2x16GB é uma fortuna, não recomendo. O kit iria sair por ~2.5k.
 
Última edição:
Perdão, não vi que tu queria 32GB.
Nesse caso, eu iria no kit 2x16GB Micron E-Die. De antemão já assumiria que o kit vai subir menos por ser 16GB. Diversos usuários do fórum mostram em suas assinaturas que rodam esses chips Micron em 3600CL16 ou 3800CL16, porém com os pentes de 8GB. Tem o kit de 32GB 3600CL16 por R$1400, mas não sei de ninguém que tenha ele.
Samsung B-Die nessa faixa de preço é uma fortuna, não recomendo. O kit iria sair por ~2.5k.

Então, b-die é o dobro do preço...
Minha mobo é topologia Daisy Chain, funciona melhor com 2 módulos do que com 4 módulos , então acredito que trocar 4 módulos single-rank por 2 módulos dual-rank vou ter ganhos em relação a potencial de overclock.
E esta memória que tenho até pessoas com 2x8gb mal passa de 3533mhz, então considenrando tudo, a topologia da mobo, uma memória com XMP 3733mhz acho que não tem muito oq dar errado, só questão de ajustar latencia...
As memórias HyperX geralmente vem com XMP extreamente SAFE, eles folgam mais as latencias do que o necessário... 3600 deles é C17 ao invés de C16... 3733 é C19 ai invés do usual C18 e etc...
 
Para contribuir com o tópico, eu tenho uma x370 Taichi e um 1700, mas fiquei uns 3 meses com um 3800x. Fiz diversos testes de over com ele, até resolver deixar em stock e memorias em 3866 se nao me engano.
Tudo estava muito bem( sem travamentos nem nada ), até que um dia resolvo fazer um UNDERVOLT pq tava me incomodando o cooler dando umas subidas de vez em quando, queria deixar ele mais frio.
Minha mobo estava configurada para fast boot e ao mexer na voltagem começou travar ao entrar no Win.
Ok, nao conseguia entrar na BIOS devido ao fast boot, tive que resetar no botao a BIOS ( o win tentava carregar toda vez, passava do post da bios )
Quando resetei a BIOS, começou aparecer uma sequencia de erros, acho q até foi parecida com do colega ( 33-7a-7b(ou 76) ) e nunca mais entrou.
Por sorte ainda estava com o 1700 e resolvi colocar de volta, funcionou, aproveitei e atualizei a BIOS( fazia 2 dias q a AsRock tinha disponibilizado a 6.20 ) mas quando coloquei de volta o 3800x mesma coisa.
Abri RMA, levou cerca de 1 mes e devolveram R$ 2.000,00( alegaram falta de estoque ), paguei cerca de R$ 1.700,00 na Kabum, hoje não consigo mais comprar nem o 3700 por menos de R$ 2.000,00 :(
Acabei de testar um 3700x e não funcionou tambem, acho que a Taichi x370 simplesmente nao aceita mais a serie 3000 no meu caso :(, da sempre code b6
 
Então, b-die é o dobro do preço...
Minha mobo é topologia Daisy Chain, funciona melhor com 2 módulos do que com 4 módulos , então acredito que trocar 4 módulos single-rank por 2 módulos dual-rank vou ter ganhos em relação a potencial de overclock.
E esta memória que tenho até pessoas com 2x8gb mal passa de 3533mhz, então considenrando tudo, a topologia da mobo, uma memória com XMP 3733mhz acho que não tem muito oq dar errado, só questão de ajustar latencia...
As memórias HyperX geralmente vem com XMP extreamente SAFE, eles folgam mais as latencias do que o necessário... 3600 deles é C17 ao invés de C16... 3733 é C19 ai invés do usual C18 e etc...
Entendi. Aí tu vê o que funciona melhor pra você.
Eu tenho uma TUF também. meu kit é Samsung B-Die 3200CL14 e dá pra bootar em 3733C14 ou 3800C16 sem dificuldades. Costumo usar em 3600CL14 e tem funcionado 100%. Então acho que não terá problemas por parte de sua placa mãe.

Você estava usando o Ryzen DRAM Calculator?
 
Entendi. Aí tu vê o que funciona melhor pra você.
Eu tenho uma TUF também. meu kit é Samsung B-Die 3200CL14 e dá pra bootar em 3733C14 ou 3800C16 sem dificuldades. Costumo usar em 3600CL14 e tem funcionado 100%. Então acho que não terá problemas por parte de sua placa mãe.

Você estava usando o Ryzen DRAM Calculator?
Sim, utilizo...
já tentei todas as combinaçoes possíveis de lá...
Hynix CJR no geral é bom, mas essa revisão de PCB A0 é cagada... até o Giancarlo que é um cara do OC extremo no LN2 testando um kit de memória hynix CJR A0 chegou no limite de 3533 para uso diário...
bem diferente dos gringo colocando 4000mhz nos CJR A1, B2 e etc...
procODT e os CAD bus ajuda bem aqui, mas não é o suficiente...
 
Sim, utilizo...
já tentei todas as combinaçoes possíveis de lá...
Hynix CJR no geral é bom, mas essa revisão de PCB A0 é cagada... até o Giancarlo que é um cara do OC extremo no LN2 testando um kit de memória hynix CJR A0 chegou no limite de 3533 para uso diário...
bem diferente dos gringo colocando 4000mhz nos CJR A1, B2 e etc...
procODT e os CAD bus ajuda bem aqui, mas não é o suficiente...
Entendi.
Acho que tu não teria problemas em colocar aquelas 3000mhzCL15 em 3600mhzCL16, mas tenho a impressão que tu não quer mais se estressar com isso. Nesse caso, recomendo ir neste kit, ligar o XMP e deixar aí mesmo.

Se isso não estiver tirando o seu sono, talvez manter as memórias e guardar essa grana para a futura placa de vídeo ou um Ryzen 4000 seja uma opção a considerar Ou então importar por redirecionador um kit 3800CL14 da G. Skill, o qual sairia com preço similar.
 
Última edição:
Então, b-die é o dobro do preço...
Minha mobo é topologia Daisy Chain, funciona melhor com 2 módulos do que com 4 módulos , então acredito que trocar 4 módulos single-rank por 2 módulos dual-rank vou ter ganhos em relação a potencial de overclock.
E esta memória que tenho até pessoas com 2x8gb mal passa de 3533mhz, então considenrando tudo, a topologia da mobo, uma memória com XMP 3733mhz acho que não tem muito oq dar errado, só questão de ajustar latencia...
As memórias HyperX geralmente vem com XMP extreamente SAFE, eles folgam mais as latencias do que o necessário... 3600 deles é C17 ao invés de C16... 3733 é C19 ai invés do usual C18 e etc...

O que eu percebo é que o importante é você refinar os tempos da memória. Se refinar corretamente a diferença será ínfima para os Ryzen 3xxx. Nesse teste até em 3000mhz refinado é melhor que 3600 XMP. https://www.techspot.com/review/1891-ryzen-memory-performance-scaling/

No meu caso por exemplo, que as memórias são 3600 CL 16, e se deixar em XMP rendem bem menos que refinando na mesma frequência.
 
O que eu percebo é que o importante é você refinar os tempos da memória. Se refinar corretamente a diferença será ínfima para os Ryzen 3xxx. Nesse teste até em 3000mhz refinado é melhor que 3600 XMP. https://www.techspot.com/review/1891-ryzen-memory-performance-scaling/

No meu caso por exemplo, que as memórias são 3600 CL 16, e se deixar em XMP rendem bem menos que refinando na mesma frequência.
Estou com tudo setado manual, absolutamente tudo, mas CL14 não da nem boot...
Então não é apenas uma questão de afinar, é o limite do chip das memórias mesmo, melhor que consigo aqui no AIDA é 71ns...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Entendi.
Acho que tu não teria problemas em colocar aquelas 3000mhzCL15 em 3600mhzCL16, mas tenho a impressão que tu não quer mais se estressar com isso. Nesse caso, recomendo ir neste kit, ligar o XMP e deixar aí mesmo.

Se isso não estiver tirando o seu sono, talvez manter as memórias e guardar essa grana para a futura placa de vídeo ou um Ryzen 4000 seja uma opção a considerar Ou então importar por redirecionador um kit 3800CL14 da G. Skill, o qual sairia com preço similar.
Com certeza vou pegar Ryzen 4000 e RTX3000 isso seria apenas para preparar o terreno... kkkk
Então, as HyperX geralmente tem as latency mais folgadas que os concorrentes mesmo utilizando o mesmo chip, uma política estranha na marca...
A memória que postei tem 2 profile XMP
1# 3600 17-19-19-40
2# 3733 19-23-23-42
acredito que 3600 16-18-18-38 ou 3733 18-22-22-40 seja completamente pé no chão, colocar no primeiro boot, e a HyperX tem o RGB que gosto e bem ou mal o XMP 3733 é uma garantia que o chip é certificado para operar em tal clock...
eu te mandei uma MP uma vez quando vi que tinha a mesma mobo a meses atrás... só para vc ter idéia desde quando estou batendo cabeça com isso... já não é uma questão de performace e sim de frustração kkkk

----------------------

Na real quando montei este kit sempre soube que 4 módulos era mais difícil de subir, que a topologia da mobo não favorecia e etc, mas subestimei tudo isso, achei que seria algo fácil de reverter com um pouco de paciência na bios e etc...
Na real comprei essas memórias mais focado na estética dos 4 módulos preenchidos nos efeitos RGB da corsair que no meu ponto de vista são os melhores...
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo