[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Para quem tem uma B450 e pensa em fazer um up para os Zen 3, não compensa pegar uma B550. Fique com a B450 e seja feliz!


Água no chopp da concorrência(vendendo B550/X570) já que agora a Steel Legend(queridinha do cxb) aceita o 5600x. :haha:
 
Então essas memórias aqui: F4-3600C16D-16GTZN que são SR o melhor seria instalar 2 kits totalizando os 32gbs? Teria muita perda só com 1 kit?

Essa memória é Samsung B-Die.

Então sim, usar 1 kit você teria 2 ranks; usar 2 kits você teria 4 ranks.

Samsung B-Die só é fabricado em chips de 1Gb, logo todo módulo Samsung B-Die de 8GB é single rank (1Rx8) e todo módulo Samsung B-Die de 16GB é dual rank (2Rx8).

A diferença de performance oscila muito dependendo do teste e metodologia usada.

Recomendo que você veja testes na internet e tome a decisão pro si só, não boto a mão no bolso de ninguém.
 
Fala pessoal!
Sou bem leigo no assunto por isso venho até vocês tirar uma duvida... quanto eu consigo chegar com overclock com processadores AMD Ryzen 2 geração no meu caso Ryzen 2700 ?
mais em especifico minha duvida qual overclock maximo de forma mais facil e possivel consigo chegar no 2700 ?

OBS: eu sei que tudo depende do tipo de chip de memoria e também no nível de entusiasta do usuário em querer espremer ao maximo na tentativa de chegar o mais alto possivel, mais no meu caso eu queria tentar realizar um overclock que fosse mais palpável e possivel dentro do limite que o 2700 permite, como não manjo nada de overclock com memorias eu não quero um overclock extremo onde com certeza vai me fazer passar por diversos teste, mais sim um over mais palpável na media.
 
Fala pessoal!
Sou bem leigo no assunto por isso venho até vocês tirar uma duvida... quanto eu consigo chegar com overclock com processadores AMD Ryzen 2 geração no meu caso Ryzen 2700 ?
mais em especifico minha duvida qual overclock maximo de forma mais facil e possivel consigo chegar no 2700 ?

OBS: eu sei que tudo depende do tipo de chip de memoria e também no nível de entusiasta do usuário em querer espremer ao maximo na tentativa de chegar o mais alto possivel, mais no meu caso eu queria tentar realizar um overclock que fosse mais palpável e possivel dentro do limite que o 2700 permite, como não manjo nada de overclock com memorias eu não quero um overclock extremo onde com certeza vai me fazer passar por diversos teste, mais sim um over mais palpável na media.

4.0 é garantido nos Ryzen 2000.
 
4.0 é garantido nos Ryzen 2000.

A legal, imagino que chegar nesse valor deva ser bem dificil né, tem que ter sorte rs ... mais só em saber já me da uma luz, valeu!
 
Chegou



Junto com as outras coisas

1Qwcv0N.jpg
 
Última edição:
Senhores, vale a pena migrar de uma Aorus B450M para uma Asus TUF B550 (mATX) ? Vou migrar pra um Ryzen 3600 e tem um kit saindo por 2KR$ no aliexpress, porém não sei se vale a pena gastar 1K na troca da placa mãe. Poderiam me ajudar nesse impasse ?
Att,
 
Senhores, vale a pena migrar de uma Aorus B450M para uma Asus TUF B550 (mATX) ? Vou migrar pra um Ryzen 3600 e tem um kit saindo por 2KR$ no aliexpress, porém não sei se vale a pena gastar 1K na troca da placa mãe. Poderiam me ajudar nesse impasse ?
Att,

Não vale, ja que sua atual mobo vai receber atualização para os novos Ryzen.
Com essa grana investiria em um ssd NVME.
 
Não vale, ja que sua atual mobo vai receber atualização para os novos Ryzen.
Com essa grana investiria em um ssd NVME.
Já possuo um NVME, então no caso acho que vou investir em um cooler melhor ou economizar mesmo.
 
Última edição:
@Snap

Pelo que estudei, quatro ranks de memória tem latência interna maior (pois o teste acessa todos os bancos de memória), o impacto tende a ser em torno de 2ns a 3ns no benchmark do AIDA64.

Então se você ver um conjunto similar com 2x8GB (2 ranks) vai ver algo entre 63ns e 64ns. Meu conjunto é 2x16GB (4 ranks).

Na prática quatro ranks de memória tem mais performance que dois ranks de memória (na mesma frequência e timings) pois o processador pode executar comandos em um par enquanto o outro par está em "refresh".

Segue:

UPC5Dcm.png
Então, a minha atual é essa, me atende bem e fica assim no AIDA:
memoria2311.jpg



Ai fico me questionando se vale a pena trocar.

Ela ta em um Ryzen 2700x e um X470 Gaming Pro Carbon, imagino que com um Ryzen 5xxx, ela deve subir mais, não? Considerando eu gastaria uns 150-200, compensaria trocar?

Outro ponto, porque seu Write ta tão baixo? Consequência do Dual Rank? Ou tava gravando algo na hora?
 
Outro ponto, porque seu Write ta tão baixo? Consequência do Dual Rank? Ou tava gravando algo na hora?

Característica da arquitetura dos Zen 2, só os grandalhões tem esse setor por completo, falando a grosso modo.
 
Característica da arquitetura dos Zen 2, só os grandalhões tem esse setor por completo, falando a grosso modo.
Gradalhões? Seria uma Ryzen 7/9?

Porque isso acontece?
 
Então, a minha atual é essa, me atende bem e fica assim no AIDA:
memoria2311.jpg



Ai fico me questionando se vale a pena trocar.

Ela ta em um Ryzen 2700x e um X470 Gaming Pro Carbon, imagino que com um Ryzen 5xxx, ela deve subir mais, não? Considerando eu gastaria uns 150-200, compensaria trocar?

Outro ponto, porque seu Write ta tão baixo? Consequência do Dual Rank? Ou tava gravando algo na hora?

Os ganhos vão além do benchmark, houve melhorias significativas no I/O Die do Zen 2 e Zen 3. Para quem tem condições financeiras, um upgrade do Zen + para o Zen 3 será um bom salto.

Quando meu 5900X chegar eu posto o resultado novo com as mesmas memórias na mesma frequência/timing.

O AIDA64 estava reportando velocidade de escrita incorreta (em dobro) há algumas versões atrás. Sugiro atualizar o programa.
 
Comprei esse 3700x também, não vale a pena esperar essa geração 5xxx.
Só preciso de mais cores e um pouco a mais de desempenho.
Tá safe pra mim que vou sair de 1600.


É um 10400, porem é uma amostra de engenharia, não é um 1400 normal de fabrica.
Antigamente era melhores, agora normalmente amostras de engenharia são um pouco piores que modelos originais
Trai o time, comprei o 10700 de 2k.
Porem fica aqui o meu relato de quem usa muito o pc para trabalho/desenvolvimento...
Os ryzens tem o suporte muito porco a algumas coisas, como virtualização por exemplo, rodar um docker no ryzen e totalmente diferente de rodar em um intel, a performance é bem menor e para resolver isso tem de fazer um monte de tweak que um dia funciona outro não.
Se eu rodar o docker e o emulador do android studio ao mesmo tempo a performance fica uma MERDA, testei a mesma coisa em um PC intel do meu amigo (Mais simples que o meu) e a performance foi bastante satisfatória.

Não queria trocar a mobo e processador, porem esse caso me fez ir para o time azul...
Obs: Hackintosh com ryzen funciona, mais não recomendo, nem um pouco... Tem muita coisa que é otimizado para processadores intel.

Uma outra coisa é o suporte a 4 pentes de memória, andei fuçando por ai e vi que varias pessoas tem problemas com esse uso ao usar processadores ryzen (Softwares que acessam muito a memória em alta velocidade, aqui quase sempre estou com os 32gb em uso), coisa que não acontece nos intel.
Infelizmente vou voltar a ser refem de uma empresa (intel), por causa de detalhes da plataforma amd...

Vou vender esse 3700x assim que ele chegar aqui.
 
Os ganhos vão além do benchmark, houve melhorias significativas no I/O Die do Zen 2 e Zen 3. Para quem tem condições financeiras, um upgrade do Zen + para o Zen 3 será um bom salto.

Quando meu 5900X chegar eu posto o resultado novo com as mesmas memórias na mesma frequência/timing.

O AIDA64 estava reportando velocidade de escrita incorreta (em dobro) há algumas versões atrás. Sugiro atualizar o programa.
Essas melhorias eu já tinha lido.

Meu receio é se existem ganhos reais em trocar.
Imagino que a minha deve pegar 3600 em Ryzen 5000, mas imagino que essa Crucial deve pegar quase 4000 com timmings bem espremidos.

Quando você refizer o teste, me da um toque, pq da pra ter noção do tamanho do saldo na memória.

Se puder fazer um cinebench pra comparar seria interessante.

Obrigado.
 
Trai o time, comprei o 10700 de 2k.
Porem fica aqui o meu relato de quem usa muito o pc para trabalho/desenvolvimento...
Os ryzens tem o suporte muito porco a algumas coisas, como virtualização por exemplo, rodar um docker no ryzen e totalmente diferente de rodar em um intel, a performance é bem menor e para resolver isso tem de fazer um monte de tweak que um dia funciona outro não.
Se eu rodar o docker e o emulador do android studio ao mesmo tempo a performance fica uma MERDA, testei a mesma coisa em um PC intel do meu amigo (Mais simples que o meu) e a performance foi bastante satisfatória.

Não queria trocar a mobo e processador, porem esse caso me fez ir para o time azul...
Obs: Hackintosh com ryzen funciona, mais não recomendo, nem um pouco... Tem muita coisa que é otimizado para processadores intel.

Uma outra coisa é o suporte a 4 pentes de memória, andei fuçando por ai e vi que varias pessoas tem problemas com esse uso ao usar processadores ryzen (Softwares que acessam muito a memória em alta velocidade, aqui quase sempre estou com os 32gb em uso), coisa que não acontece nos intel.
Infelizmente vou voltar a ser refem de uma empresa (intel), por causa de detalhes da plataforma amd...

Vou vender esse 3700x assim que ele chegar aqui.

Arquitetura Core e suas derivadas estão no mercado há mais de 10 anos, os Ryzen têm pouco mais de 3 anos.

Eventualmente tenho certeza que os softwares que você usa estarão otimizados para AMD.

É natural que a adoção e compatibilidade seja maior na plataforma mais madura.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Essas melhorias eu já tinha lido.

Meu receio é se existem ganhos reais em trocar.
Imagino que a minha deve pegar 3600 em Ryzen 5000, mas imagino que essa Crucial deve pegar quase 4000 com timmings bem espremidos.

Quando você refizer o teste, me da um toque, pq da pra ter noção do tamanho do saldo na memória.

Se puder fazer um cinebench pra comparar seria interessante.

Obrigado.

Um CB de um 3300X contra um 5900X chega a ser covardia... rsrs
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo