[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3


A sua rip jaws v é aquela de xmp 3000mhz cl 16 hynix c die? Como ficaram seus times em 3800mhz? Tenho uma 3000 que consegui estabilizar bem em 3800mhz CL16, só não tentei apertar os times porque fiquei com preguiça de ficar dando clear na bios se desse merlin....
 
A sua rip jaws v é aquela de xmp 3000mhz cl 16 hynix c die? Como ficaram seus times em 3800mhz? Tenho uma 3000 que consegui estabilizar bem em 3800mhz CL16, só não tentei apertar os times porque fiquei com preguiça de ficar dando clear na bios se desse merlin....
Nop, a minha é b-die 3200 cl14
Ta assim
 
Vou ficar de olho nesses overclocks marotos nos 5600x de vocês. Estou sem tempo, e mais ainda estou esperando amadurecer a plataforma, Gigabyte soltando bios beta nova toda semana pras b550 nao tem condição de ficar tentando oc ainda, tem bios que posta 2000 IF, tem bios que só posta 1900, tem a atual que só vai 1877... AGESA 1.108 e 1.2 vem aí também, PBO 2...

Peguei o ainda desconhecido ML360L V2 da CM, com os Sickleflow novos, em stock o meu 5600x não passa de 46ºC full load, então acho que tenho algumas casas decimais aí de temperatura pra tentar algo em janeiro. :mj:

EDIT. Enquanto eu postava aqui saiu as F31p pra X570 e F11o para as B550 Gigabyte... :tnr:
 
Última edição:
Nop, a minha é b-die 3200 cl14
Ta assim


Coloca essas tensões e configs:

VDDG 1.10v
VSOC 1.15v
VDDP 0.95v
VDIM 1.45v
SB 1.05v
SOC LLC 3
SOC Full Phase/Extreme

Command Rate 2T
Gear Down Mode Enabled
Power Down Mode Disabled

Se os timings não abaixarem com essas configs, só trocando hardware.
 
Última edição:
Coloca essas voltagens e configs:

VDDG 1.10v
VSOC 1.15v
VDDP 0.95v
VDIM 1.45v
SB 1.05v
SOC LLC 3
SOC Full Phase/Extreme

Command Rate 2T
Gear Down Mode Enabled
Power Down Mode Disabled

Se os timings não abaixarem com essas configs, só trocando hardware.
Com Gear Down Mode é melhor deixar o Command Rate em Auto.
 
Com Gear Down Mode é melhor deixar o Command Rate em Auto.

Tua sugestão na maioria das vezes dá mais performance, mas a ideia é primeiro testar a compatibilidade/capacidade das memórias dele, pois ele não conseguiu apertar os timings.

Gear Down Mode pode tecnicamente baixar o Command Rate para múltiplos de "1,5" (não me pergunte porque).

Ou seja, fica em "1,5t"ou até 3t.

Fixando em 2t ele limita que não quer nada além de 2t.
 
em stock o meu 5600x não passa de 46ºC full load

:olho:

Perfeito isso aí.

Vou espetar no meu 5600X um Corsair H100i Pro XT, veremos. Não terá a mesma performance por ser 240 mm, mas é o que tenho de espaço.
 
chegou meu R7 3700x , montei beleza mas to com dúvida em uma questão. A tensão to achando alta também



Esses valores estão normais? A temperatura to achando altíssima , sendo que tá em idle. To esperando chegar a nova pasta térmica e to usando um Gammaxx 400 v1
 
Última edição:
Vou ficar de olho nesses overclocks marotos nos 5600x de vocês. Estou sem tempo, e mais ainda estou esperando amadurecer a plataforma, Gigabyte soltando bios beta nova toda semana pras b550 nao tem condição de ficar tentando oc ainda, tem bios que posta 2000 IF, tem bios que só posta 1900, tem a atual que só vai 1877... AGESA 1.108 e 1.2 vem aí também, PBO 2...

Peguei o ainda desconhecido ML360L V2 da CM, com os Sickleflow novos, em stock o meu 5600x não passa de 46ºC full load, então acho que tenho algumas casas decimais aí de temperatura pra tentar algo em janeiro. :mj:

EDIT. Enquanto eu postava aqui saiu as F31p pra X570 e F11o para as B550 Gigabyte... :tnr:
Tu mora no Polo norte? Kkkkkkkkkkkk
 
5600x gelado que nem cerveja.
5800x quente que nem churrasqueira.
Pretendo comprar um 5900x. Tomara que o tal Fuma Scythe 2 dê conta.
 
5600x gelado que nem cerveja.
5800x quente que nem churrasqueira.
Pretendo comprar um 5900x. Tomara que o tal Fuma Scythe 2 dê conta.
Pretende comprar por aqui mesmo? Pois não tá fazendo muita diferença comprar aqui ou nos chinas, visto que tá custando mais de 4K seja aqui ou lá.
 
Pretende comprar por aqui mesmo? Pois não tá fazendo muita diferença comprar aqui ou nos chinas, visto que tá custando mais de 4K seja aqui ou lá.

Vou começar a acompanhar valor a sério a partir de janeiro. Não estou com pressa. O mesmo vale para a GPU.
Vamos ver se consigo tirar alguma vantagem nisso.
 
Para jogar em 4k com uma rtx 3090, qual o melhor cpu, amd ryzen 5900x ou Intel 10900k? Estou em dúvida em qual plataforma escolher.
 
Para jogar em 4k com uma rtx 3090, qual o melhor cpu, amd ryzen 5900x ou Intel 10900k? Estou em dúvida em qual plataforma escolher.

Depende do jogo, mas o Ryzen é comprovadamente melhor para tarefas que envolvem múltiplas threads.
 
Para jogar em 4k com uma rtx 3090, qual o melhor cpu, amd ryzen 5900x ou Intel 10900k? Estou em dúvida em qual plataforma escolher.
vc n precisa de cpu desse porte para 4k.

a menos que use para outras aplicações... qlq i5, r5 da conta tranquilamente.. e com sobras.

tem inumeros reviews e testes no yt mostrando isto.

ja vi PENTIUM G3250 com placa highend em 4k com msm desempenho de i7/r7
 
Para jogar em 4k com uma rtx 3090, qual o melhor cpu, amd ryzen 5900x ou Intel 10900k? Estou em dúvida em qual plataforma escolher.

Os dois vão ter desempenhos parecidos, você vai estar GPU Limited quase o tempo todo em 4k 60FPS.
AM4 permite PCI-Express 4.0 (SSD's Next-Gen), mais portas e conexões numa mobo 570.
 
queria saber como reduzir o vcore máximo desse troço, é ridículo estar jogando um pes que usa 4% do cpu e ele estar a 1.48v com 63 graus, aí vc faz um stress test do prime estuprando tudo e fica a 1.43v a 70 graus, que diabos é isso? o processador não sabe como funcionar?
 
queria saber como reduzir o vcore máximo desse troço, é ridículo estar jogando um pes que usa 4% do cpu e ele estar a 1.48v com 63 graus, aí vc faz um stress test do prime estuprando tudo e fica a 1.43v a 70 graus, que diabos é isso? o processador não sabe como funcionar?

Essa parte das voltagens é desanimadora mesmo. Não entendo como ficar navegando na internet com o CPU em stock faz o average vcore ficar acima do average vcore que dá pra conseguir com um OC moderado/forte (tô falando no meu caso com um 3600). E vejam que não tô falando de picos não, é a média mesmo, reportada pelo HWinfo após várias horas de uso. Parece que é só encostar no mouse e mexer o ponteiro na área de trabalho que a voltagem despiroca loucamente. Porra é essa...
 
Última edição:
Para jogar em 4k com uma rtx 3090, qual o melhor cpu, amd ryzen 5900x ou Intel 10900k? Estou em dúvida em qual plataforma escolher.

Os dois dão conta e sobra, vá na tua preferência.

AMD tá um pouco na frente da Intel hoje, mas nada que você no uso normal vai perceber.
 
A mobo chegou hj e consegui arrumar tudo já. Tive uma pequena dor de cabeça com a UEFI da steel legend não querendo listar meu ssd, mas depois de adicionar na mão meu bootloader através da shell do efi foi tranquilo. Jaja faço uns benchs pra comparar os resultados com meu antigo fx6300 haha

uy7Tnge.png
 
Tanto o COD MW quanto o CW estão crashando muito pra mim e eu sinceramente não sei o que pode estar acontecendo...

Atualizei a bios, windows, jogo, drivers nvidia...

Não manjo tanto dos roles que tem pra fazer a respeito da AMD/Ryzen...
Existe um mundo que a RAM possa estar dando pau?

Rodei 3d Mark, Cinebench e Prime95 e não tive nenhum crash...
Até retirei o undervolt que tinha feito

EDIT: Depois de pesquisar bastante arrumei o Cold War aparentemente... Deve ser o jogo mesmo
Segui a dica de um maluco no reddit que disse pra travar o FPS 144... achei estranho, mas não custava tentar
Consegui jogar 3 partidas direto sem crashar agora! Vou tentar amanhã no warzone também
 
Última edição:
Alguém aqui recomenda um cooler para o 5600X? Principalmente agora no verão, aqui no RS é um inferno, além de temperaturas nível RJ, não tem umidade e nem vento, meu 5600X tá batendo 80º em 1.225v @ 4.7ghz no Cyberpunk 2077, usando 70-80% do cpu, e no Cinebench por 40 minutos, o máximo que vi é 77º, tem alguma explicação? Mas mesmo assim, tô afim de pegar algo silencioso e eficiente.

Fiquei de olho no WC 360MM Rise Mode Frost, mas não passa confiança, principalmente pelo preço e de ser 360MM.

Ou até mesmo alguma configuração errada, cpu tá fixo no socket, cooler tá bem firme, pasta térmica é uma Deepcool Z5, acredito não ser tão boa, mas também não é ruim. Cooler está no modo high, tenho 3 fans frontais e 1 traseira, CFM parece ser mediano, veio no gabinete Corsair.
 
A mobo chegou hj e consegui arrumar tudo já. Tive uma pequena dor de cabeça com a UEFI da steel legend não querendo listar meu ssd, mas depois de adicionar na mão meu bootloader através da shell do efi foi tranquilo. Jaja faço uns benchs pra comparar os resultados com meu antigo fx6300 haha

uy7Tnge.png
Eita, 64 gibas. Faz o que tanto aí no "Arch BTW"?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo