• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Eu tô montando o PC do 0, e vai ser só focado para jogar / streamar. Será que tem muita diferença do 7600x pro 7700 ou 7900 no quesito gaming? não pretendo usar p trabalho nem nada.

Aliás, 1400 não é um custo benefício bom pra memorias 6000Mhz ddr5? se não for, tem algum pra recomendar?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mas e que eu tô montando o PC do 0, n sei se vale apena comprar os ryzen “antigos” agora ao invés de ir nos que irão lançar né ..
Vai nos novos com certeza... Focaria no 7700x
 
Eu tô montando o PC do 0, e vai ser só focado para jogar / streamar. Será que tem muita diferença do 7600x pro 7700 ou 7900 no quesito gaming? não pretendo usar p trabalho nem nada.

Aliás, 1400 não é um custo benefício bom pra memorias 6000Mhz ddr5? se não for, tem algum pra recomendar?
Pra jogos, vai ser a mesma coisa.
Agora se quiser fazer encode por software, o 7700/7900 teriam mais folga.
 
Pra jogos, vai ser a mesma coisa.
Agora se quiser fazer encode por software, o 7700/7900 teriam mais folga.
Vai nos novos com certeza... Focaria no 7700x

Vou ver como serão os preços, se a diferença entre o 7600x pro 7700x for baixa, vou no 7700x mesmo.

Sobre as memórias Kingston Fury Beast DDR5 6000Mhz 16x2 por 1400$, vocês acham que vale apena ou melhor esperar pra pegar memórias? valeuuu
 
Última edição:
Eu tô montando o PC do 0, e vai ser só focado para jogar / streamar. Será que tem muita diferença do 7600x pro 7700 ou 7900 no quesito gaming? não pretendo usar p trabalho nem nada.

Aliás, 1400 não é um custo benefício bom pra memorias 6000Mhz ddr5? se não for, tem algum pra recomendar?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mas e que eu tô montando o PC do 0, n sei se vale apena comprar os ryzen “antigos” agora ao invés de ir nos que irão lançar né ..

Na minha opinião, mesmo montando do zero, vc está montando hoje. Eu gastaria de forma mais racional.

A plataforma vai mudar, logo teremos:

- Preços altos;
- A performance não é tão grande comparado ao anterior (DDR5 oferece 3% de ganho atualmente em jogos);
- Sempre rola algum probleminha. A AM4 já está madura o suficiente, com drivers redondinhos.

Visar a longo prazo, bom Ryzen 5000 + DDR4 ainda vai ser performático por uns 4 anos no mínimo. Aí lá vc troca pelas CPUs que estiverem vigentes, pagando muito mais barato e pegando algo com muito mais performance.

 
Estou neste barco ai, preciso fazer um full upgrade, estava cogitando ir direto para o 7900x, porém a diferença de um setup 5800X3D/32GB 3600mhz/1tera nvme 7000 para um 7900X passa de 4k, estou aguardando pra ver se realmente vale este investimento.
Hj para jogos eu iria de 5800x3d, esses 7xxx serão pouca coisa melhor que ele(em jogos) custando o dobro.
e como o amigo acima disse, essa diferença vc pega uma GPU mais forte(da mais fps).
 
HYNIX CJR 4000mhz cl18 + 1.5mv

resolvi brincar com a ram aqui, em 3800 ela tem menos latência
agora vamos testar estabilidade

O quanto pode ser prejudicial 1.5mv em chip HYNIX?

Edit: consegui bootar em 1.45, agora vamos continuar testando

Onde posso tentar refinar mais ou assim ta legal para ram 4000mhz 1:1?

4000.jpg
Fez testes, estão estáveis esses overs?
Passou no TM5, AIDA64 mas ta dando WHEA erros no OCCT em AVX2

Não sei onde posso começar a mexer para tentar, ja coloquei em 1.5v novamente, já mexi no TRFC até 630, porém ainda continua os erros
Nada de tela azul e crash
 
Passou no TM5, AIDA64 mas ta dando WHEA erros no OCCT em AVX2

Não sei onde posso começar a mexer para tentar, ja coloquei em 1.5v novamente, já mexi no TRFC até 630, porém ainda continua os erros
Nada de tela azul e crash
Longe de mim querer te dizer o que fazer, mas já pensou em usar em 3800 mesmo?
Digo, qual o ganho real que você tem (fora o e-penis) em usar nessa frequência?

Mas, novamente, longe de mim querer cagar regra. Cê tem todo direito de testar e querer extrair o máximo "porque sim" também. Só tô pensando no que vai dar menos dor de cabeça. :haha:
 
Passou no TM5, AIDA64 mas ta dando WHEA erros no OCCT em AVX2

Não sei onde posso começar a mexer para tentar, ja coloquei em 1.5v novamente, já mexi no TRFC até 630, porém ainda continua os erros
Nada de tela azul e crash
Longe de mim querer te dizer o que fazer, mas já pensou em usar em 3800 mesmo?
Digo, qual o ganho real que você tem (fora o e-penis) em usar nessa frequência?

Mas, novamente, longe de mim querer cagar regra. Cê tem todo direito de testar e querer extrair o máximo "porque sim" também. Só tô pensando no que vai dar menos dor de cabeça. :haha:
esse erro de whea é o clássico seu processador não aguenta 2000mhz no IF, normal, a maioria dos ryzen 5000 funcionam bem só até 1900mhz de IF, acima disso tende a dar esse erro aí mesmo, passou disso é sorte
 
Longe de mim querer te dizer o que fazer, mas já pensou em usar em 3800 mesmo?
Digo, qual o ganho real que você tem (fora o e-penis) em usar nessa frequência?

Mas, novamente, longe de mim querer cagar regra. Cê tem todo direito de testar e querer extrair o máximo "porque sim" também. Só tô pensando no que vai dar menos dor de cabeça. :haha:
Só teste mesmo para ver até onde vai o chip, esse é o famoso NADA para fazer e querer mexer :coolface:

Uso 3800 diários mesmo
esse erro de whea é o clássico seu processador não aguenta 2000mhz no IF, normal, a maioria dos ryzen 5000 funcionam bem só até 1900mhz de IF, acima disso tende a dar esse erro aí mesmo, passou disso é sorte
Pode crer, esse sample do 5600x que tenho aqui já não é muito bom
 
Só teste mesmo para ver até onde vai o chip, esse é o famoso NADA para fazer e querer mexer :coolface:

Uso 3800 diários mesmo

Pode crer, esse sample do 5600x que tenho aqui já não é muito bom
Agora que tu falou que é um 5600x eu tive o mesmo problema com o meu cpu antigo (5600x), em 4000mhz ele bootava mas ficava com WHEA toda hora, e eu tenho quase certeza que não era as memórias, era o controlador dele pedindo arrego. Em 3800mhz eu usei ele por meses, porém as vezes quando eu dava um Alt+Tab congelava o pc, um tempo depois descobri que era isso, depois usei ele com o padrão 3600mhz e não tive mais problemas.
 
Agora que tu falou que é um 5600x eu tive o mesmo problema com o meu cpu antigo (5600x), em 4000mhz ele bootava mas ficava com WHEA toda hora, e eu tenho quase certeza que não era as memórias, era o controlador dele pedindo arrego. Em 3800mhz eu usei ele por meses, porém as vezes quando eu dava um Alt+Tab congelava o pc, um tempo depois descobri que era isso, depois usei ele com o padrão 3600mhz e não tive mais problemas.
Aqui em 4000mhz ta bem safe também, só aparece esses wheas ai no occt
Talvez se eu jogar por muitas horas, talvez o pc trave em algum momento

Já 3800 cl17 ta safe, to usando direto
 
Grato pelas opiniões,
Na minha opinião, mesmo montando do zero, vc está montando hoje. Eu gastaria de forma mais racional.

A plataforma vai mudar, logo teremos:

- Preços altos;
- A performance não é tão grande comparado ao anterior (DDR5 oferece 3% de ganho atualmente em jogos);
- Sempre rola algum probleminha. A AM4 já está madura o suficiente, com drivers redondinhos.

Visar a longo prazo, bom Ryzen 5000 + DDR4 ainda vai ser performático por uns 4 anos no mínimo. Aí lá vc troca pelas CPUs que estiverem vigentes, pagando muito mais barato e pegando algo com muito mais performance.

Acredito que pra jogos é melhor ir de AM4 e a diferença que iria investir com a AM5 colocar tudo na placa de vídeo.

Em termos de FPS tenho certeza que essa seria o que traria mais resultado.
Hj para jogos eu iria de 5800x3d, esses 7xxx serão pouca coisa melhor que ele(em jogos) custando o dobro.
e como o amigo acima disse, essa diferença vc pega uma GPU mais forte(da mais fps).
Grato pelas opiniões, eu estou montando o pc aos poucos, pretendo esperar até final/começo do ano as novas rtx 40xx também. Até agora comprei um ssd 2tb pcie4.0 da netac ( vi vários reviews positivos e pelo preço de 850$ valeu demais ) um lancool 3 de gabinete, está pra chegar o monitor samsung g7, e essa semana ainda vou pegar um kraken X73 para não me preocupar com refrigeração por um bom tempo .. Já que não tenho pressa, vou esperar mais pra ver como ficarão os preços dos novos processadores e etc, se o preço for muito elevado para quase nada de ganho em cima dos AM4, com certeza irei de 5800x3d / 5900x ou 5950x. Agora só me resta esperar mesmo, fonte eu tb creio que seja melhor esperar pq não se sabe 100% ainda quais as gpus que estão por vir vão utilizar com uma boa margem de folga, aos poucos o pc vai tomando forma kkkk, de resto mt obrigado por quem me ajudou ai nas respostas, tmjj!!
 
Olá a todos! Não sei se já responderam a respeito disso (são +2300 pág, foi difícil procurar), mas, logo vou upar pra um Ryzen 5600 ou 5700x. Saindo do 1600, numa aorus b450 elite (config da assinatura basicamente).

Minha grande dúvida, é na hora de atualizar a BIOS. Não encontrei lugar algum a respeito de atualizar de zen1 direto pra zen3 em mobo 400, porém vi que muitos modelos perdem suporte ao zen1 quando se atualiza BIOS necessária aos Ryzen 5000. A questão, é, há risco atualizar utilizando o zen1? Como perder suporte a ele antes de ter suporte ao cpu novo? Posso ir sem medo?

Não tenho tempo livre em horário comercial, nem vontade de levar a serviço técnico (mais por orgulho estúpido meu mesmo, gostaria de fazer por conta, se possível), mas, caso ajuda com um ryzen 3600 for única solução segura pro update, é onde terei de optar e gastar pelo 'suporte'. Só farei por conta se estiver seguro a respeito.
 
Minha grande dúvida, é na hora de atualizar a BIOS. Não encontrei lugar algum a respeito de atualizar de zen1 direto pra zen3 em mobo 400, porém vi que muitos modelos perdem suporte ao zen1 quando se atualiza BIOS necessária aos Ryzen 5000. A questão, é, há risco atualizar utilizando o zen1? Como perder suporte a ele antes de ter suporte ao cpu novo? Posso ir sem medo?
Pode atualizar sem bronca, oq perde suporte são algumas APUs, o 1600 ainda vai funcionar.
 
peguei um Ryzen 5600X e, como esse cooler box é ridiculo, chegou bater 92º em alguns momentos.. pesquisei e resolvi comprar um Deepcool, precisamente um gamaxx 400XT, um bom custo beneficio.. instalei aqui e, melhorou bastante mas, vi alguns relatos de conseguirem 60º em fulload..

jogando BF5 no ultra com uma 2060, chegou a bater 73º graus... melhorou? com certeza mas, eu esperava mais..

me recomendam trocar por outro, ou as vezes até um water cooler, ou vida que segue? 73 foi o maximo registrado, fica numa média de 69 a 70
 
peguei um Ryzen 5600X e, como esse cooler box é ridiculo, chegou bater 92º em alguns momentos.. pesquisei e resolvi comprar um Deepcool, precisamente um gamaxx 400XT, um bom custo beneficio.. instalei aqui e, melhorou bastante mas, vi alguns relatos de conseguirem 60º em fulload..

jogando BF5 no ultra com uma 2060, chegou a bater 73º graus... melhorou? com certeza mas, eu esperava mais..

me recomendam trocar por outro, ou as vezes até um water cooler, ou vida que segue? 73 foi o maximo registrado, fica numa média de 69 a 70
Mas o BF5 puxa muito a carga para o CPU mas 73°C não acho tão alto assim, outros jogos bateu quanto? Sinceramente não trocaria!
 
Mas o BF5 puxa muito a carga para o CPU mas 73°C não acho tão alto assim, outros jogos bateu quanto? Sinceramente não trocaria!
então, warzone fica nessa média também mas eu não vi batendo esses 73, e outro que jogo bastante é forza 7 mas, não da pra ter base por ele.. enfim

acho que vou seguir com esse coler mesmo, e pedir uma pasta artic, pois , estou sem aqui, e montei com a vagabundinha que veio no cooler
 
então, warzone fica nessa média também mas eu não vi batendo esses 73, e outro que jogo bastante é forza 7 mas, não da pra ter base por ele.. enfim

acho que vou seguir com esse coler mesmo, e pedir uma pasta artic, pois , estou sem aqui, e montei com a vagabundinha que veio no cooler
Trocando a pasta certamente vai diminuir a temperatura, faça isso e vai monitorando!
 
peguei um Ryzen 5600X e, como esse cooler box é ridiculo, chegou bater 92º em alguns momentos.. pesquisei e resolvi comprar um Deepcool, precisamente um gamaxx 400XT, um bom custo beneficio.. instalei aqui e, melhorou bastante mas, vi alguns relatos de conseguirem 60º em fulload..

jogando BF5 no ultra com uma 2060, chegou a bater 73º graus... melhorou? com certeza mas, eu esperava mais..

me recomendam trocar por outro, ou as vezes até um water cooler, ou vida que segue? 73 foi o maximo registrado, fica numa média de 69 a 70

Ta tranquilo demais. Tivesse batendo 90º me preocuparia.
 
peguei um Ryzen 5600X e, como esse cooler box é ridiculo, chegou bater 92º em alguns momentos.. pesquisei e resolvi comprar um Deepcool, precisamente um gamaxx 400XT, um bom custo beneficio.. instalei aqui e, melhorou bastante mas, vi alguns relatos de conseguirem 60º em fulload..

jogando BF5 no ultra com uma 2060, chegou a bater 73º graus... melhorou? com certeza mas, eu esperava mais..

me recomendam trocar por outro, ou as vezes até um water cooler, ou vida que segue? 73 foi o maximo registrado, fica numa média de 69 a 70
73c ainda tá bem tranquilo mas tem outros fatores importantíssimos pra se levar em conta nisso aí, pra comparar temperatura de igual pra igual a pessoa tem que estar testando exatamente nas mesmas condições, mesma taxa de fps (GPU e resolução/gráficos iguais), temperatura ambiente, rpm dos fans, gabinete etc, só de ter uma diferença pequena na temp ambiente já vai alterar o resultado, e teve um user aqui que recentemente trocou de gabinete e baixou coisa de 15c em CPU e GPU
 
peguei um Ryzen 5600X e, como esse cooler box é ridiculo, chegou bater 92º em alguns momentos.. pesquisei e resolvi comprar um Deepcool, precisamente um gamaxx 400XT, um bom custo beneficio.. instalei aqui e, melhorou bastante mas, vi alguns relatos de conseguirem 60º em fulload..

jogando BF5 no ultra com uma 2060, chegou a bater 73º graus... melhorou? com certeza mas, eu esperava mais..

me recomendam trocar por outro, ou as vezes até um water cooler, ou vida que segue? 73 foi o maximo registrado, fica numa média de 69 a 70

Meu 5900X bate 84ºC no BFV e eu to com um Assassin III. Essas CPU's são quentes por natureza.
 
Última edição:
Valeu pelas opiniões, sou meio novo, meu ultimo ''pc gamer'' foi um P4 3.2 e uma 8600 GT, acho que as coisas mudaram bastante.. :vai: , até peguei um Helios 300 mas fiquei só por 3 meses, mal usei ele, era pra trabalhar/jogar, mas por fim tava sendo só pra trabalho..

enfim! feliz com o desk :fami:
 
O pessoal fala que os Ryzen 5xxx é suave ter uma temperatura até 80° C...eu aqui se passa de 70° C em full load já fico com o pé atrás kkkk.

Bom, depois de brincar bastante com o PBO2 a melhor configuração de performance/temperatura com o meu 5600 Non-X foi essa:

PPT 102
TDC 75
EDC 105
Boost Override + 200MHZ = 4650MHz
Temperatura Ambiente 30° C Sensação Térmica 33° C

Prime95
Temperatura Máxima: 66.0° C
Velocidade All-core: 4450 MHZ

Prime95 AVX2
Temperatura Máxima: 67.8° C
Velocidade All-core: 4300 MHZ

3D Mark CPU Profile
Temperatura Máxima: 62.8° C
Velocidade All-core: 4650 MHZ

3D Mark CPU Test
Temperatura Máxima: 61.4° C
Velocidade All-core: 4650 MHZ

CPU-Z
Temperatura Máxima: 59.3° C
Velocidade All-core: 4650 MHZ

Cinebench R23
Temperatura Máxima: 67.0° C
Velocidade All-core: 4625 MHZ

Format Factory
Temperatura Máxima: 66.3° C
Velocidade All-core: 4625 MHZ

Em jogos varia entre 51-64°C dependendo do jogo...PES 2020 fica em 51-55 enquanto Need for Speed Heat 55-58...estranhamente na hora que vai dar loading no
Need for Speed Heat o uso da CPU vai para quase 100 por cento e nessa hora a CPU alcança 62-64° C.

Ah, sim...para quem tem um Ryzen 1xxx ou 2xxx e pergunta que compensa trocar de CPU eu afirmo que compensa e muito: no Need Heat o FPS no preset médio ficava dando umas quedas para 35-40fps toda hora e eu achava que era minha RX 580 que não tava dando conta....quando troquei a CPU o FPS fica cravado em 60fps com v-sync no alto e se desligo o v-sync vai para até 65-80fps.

Se com uma RX 580 tem essa diferença imagina com uma 3060Ti ou RX 6600XT que tem mais que o dobro da performance.
 
Última edição:
O pessoal fala que os Ryzen 5xxx é suave ter uma temperatura até 80° C...eu aqui se passa de 70° C em full load já fico com o pé atrás kkkk.

Bom, depois de brincar bastante com o PBO2 a melhor configuração de performance/temperatura com o meu 5600 Non-X foi essa:

PPT 102
TDC 75
EDC 105
Boost Override + 200MHZ = 4650MHz
Temperatura Ambiente 30° C Sensação Térmica 33° C

Prime95
Temperatura Máxima: 66.0° C
Velocidade All-core: 4450 MHZ

Prime95 AVX2
Temperatura Máxima: 67.8° C
Velocidade All-core: 4300 MHZ

3D Mark CPU Profile
Temperatura Máxima: 62.8° C
Velocidade All-core: 4650 MHZ

3D Mark CPU Test
Temperatura Máxima: 61.4° C
Velocidade All-core: 4650 MHZ

CPU-Z
Temperatura Máxima: 59.3° C
Velocidade All-core: 4650 MHZ

Cinebench R23
Temperatura Máxima: 67.0° C
Velocidade All-core: 4625 MHZ

Format Factory
Temperatura Máxima: 66.3° C
Velocidade All-core: 4625 MHZ

Em jogos varia entre 51-64°C dependendo do jogo...PES 2020 fica em 51-55 enquanto Need for Speed Heat 55-58...estranhamente na hora que vai dar loading no
Need for Speed Heat o uso da CPU vai para quase 100 por cento e nessa hora a CPU alcança 62-64° C.

Ah, sim...para quem tem um Ryzen 1xxx ou 2xxx e pergunta que compensa trocar de CPU eu afirmo que compensa e muito: no Need Heat o FPS no preset médio ficava dando umas quedas para 35-40fps toda hora e eu achava que era minha RX 580 que não tava dando conta....quando troquei a CPU o FPS fica cravado em 60fps com v-sync no alto e se desligo o v-sync vai para até 65-80fps.

Se com uma RX 580 tem essa diferença imagina com uma 3060Ti ou RX 6600XT que tem mais que o dobro da performance.
Engraçado que nos meus testes no 5600x, se eu colocar por exemplo esse ppt tdc e edc não consigo +200 no boost

Porém, 95-60-90 ele atinge as vezes 4850.
Queria deixar o single sempre atingindo os 4850 mas não sei como fazer
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo