• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Galera, tenho um b550m morta4r wifi, que na opção de colocar algum perfil do PBO fica sem poder alterar, ficando em enabled, não deixa eu alterar nunca, alguem ja viu isso? BIOS att ja
 
Galera, tenho um b550m morta4r wifi, que na opção de colocar algum perfil do PBO fica sem poder alterar, ficando em enabled, não deixa eu alterar nunca, alguem ja viu isso? BIOS att ja
Pra mexer nessas coisas acho que a opção precisa estar em Advanced, não em Enabled
 
rapazeada,
sair de um ryzen 5600x para o 5800X3D é um salto enorme ?
no game pubg com a 3060ti parece que o processador não esta conseguindo segurar a gpu
 
rapazeada,
sair de um ryzen 5600x para o 5800X3D é um salto enorme ?
no game pubg com a 3060ti parece que o processador não esta conseguindo segurar a gpu

Quando eu sai de um 5800X para o 5800X3D com uma 5700XT achei que não ia fazer tanta diferença, mas subiu bem nas mínimas e medias.

Uso com uma RTX 4080 em DLDSR 3840x1620P(UW Upscale de 2560x1080P) travado em 240Hz/FPS no PUBG.

Pensando em upgrade de GPU, eu faria a troca.
 
Quando eu sai de um 5800X para o 5800X3D com uma 5700XT achei que não ia fazer tanta diferença, mas subiu bem nas mínimas e medias.

Uso com uma RTX 4080 em DLDSR 3840x1620P(UW Upscale de 2560x1080P) travado em 240Hz/FPS no PUBG.

Pensando em upgrade de GPU, eu faria a troca.
To pegando um 5800X3D nesta quarta feira pensando nas mínimas justamente do PUBG hehe
Consegui vender bem o 5900X
 
Galera, eu tenho a placa B450 Elite estou na última bios F65e, posso voltar por exemplo pra a bios F62 direto ? Ou precisa ser sequencial ?
 
CPU-Z (bench)

CPU Name
AMD Ryzen 7 5800X3D 8-Core Processor
Threading
1 CPU - 8 Core - 16 Threads
Frequency
4216.45 MHz (42.25 * 99.8 MHz) - Uncore: 1596.8 MHz
Multiplier
Current: 42.25 / Min: 5.5 / Max: 34
Rev. 0xA20120A
TDP / Vcore
105 Watts / 1.232 Volts
Temperature
71.3 °C / 160 °F

Motherboard
Model
ASRock X370 Gaming X
Socket
Socket AM4 (1331)
North Bridge
AMD Ryzen SOC rev 00
South Bridge
AMD X370 rev 51
BIOS





Acima o resultado do bench do meu 5800x3d. Está normal? Em jogos como BF5 ele fica muito entre 4250 ~4350? Isso é uma variação normal?


A diferença de silício entre unidades variam de quantos %? Alguém sabe me dizer? :melior3:

Lembrando que é PCIE 3.0.. Com 4 memorias a 3200MHZ..


Tenho a leve impressão que não tenho sorte com silícios..

Não consigo mexer no PBO também, minha placa não suporta, por ser da primeira geração dos ryzen.
 
CPU-Z (bench)

CPU Name
AMD Ryzen 7 5800X3D 8-Core Processor
Threading
1 CPU - 8 Core - 16 Threads
Frequency
4216.45 MHz (42.25 * 99.8 MHz) - Uncore: 1596.8 MHz
Multiplier
Current: 42.25 / Min: 5.5 / Max: 34
Rev. 0xA20120A
TDP / Vcore
105 Watts / 1.232 Volts
Temperature
71.3 °C / 160 °F

Motherboard
Model
ASRock X370 Gaming X
Socket
Socket AM4 (1331)
North Bridge
AMD Ryzen SOC rev 00
South Bridge
AMD X370 rev 51
BIOS



Acima o resultado do bench do meu 5800x3d. Está normal? Em jogos como BF5 ele fica muito entre 4250 ~4350? Isso é uma variação normal?
Não sei se tô cego mas não achei o resultado de single/multi-core aí, só TDP (que não é o consumo real), temperatura e clocks (nominais provavelmente), variação é 100% normal, se rodar 10 softwares/jogos diferentes pode dar 10 resultados diferentes porque cada um exige/estressa de maneira diferente, sem contar que vai variar de acordo com airflow, temp ambiente, cooler utilizado, rpm dos fans, tudo isso influencia e uma pessoa pode rodar a 3900mhz e outra a 4400mhz e é 100% normal, depende de muitos fatores, sem nem entrar em questão de silício

A diferença de silício entre unidades variam de quantos %? Alguém sabe me dizer? :melior3:
Não sei dizer número exato mas no geral vejo uma discrepância irrelevante, a não ser que esteja comparando o pior chip do mundo com o melhor chip do mundo, aí talvez dê uma diferença maior, provavelmente esse vídeo vai te interessar
1Tic6uL.png

31PYT2y.png

nynWIXs.png

DLFGHPA.png

B2wRl00.png

4MNyyri.png
Lembrando que é PCIE 3.0.. Com 4 memorias a 3200MHZ..
Memória influencia menos nos x3D, e o que mais vai dar ganho de desempenho é tuning manual, uma memória 3000/3200mhz tunada pode/vai bater uma de >4000mhz XMP

Tenho a leve impressão que não tenho sorte com silícios..
Normal, maioria das pessoas vai pegar bin mediano, nem horrível nem excelente
 
Não sei se tô cego mas não achei o resultado de single/multi-core aí, só TDP (que não é o consumo real), temperatura e clocks (nominais provavelmente), variação é 100% normal, se rodar 10 softwares/jogos diferentes pode dar 10 resultados diferentes porque cada um exige/estressa de maneira diferente, sem contar que vai variar de acordo com airflow, temp ambiente, cooler utilizado, rpm dos fans, tudo isso influencia e uma pessoa pode rodar a 3900mhz e outra a 4400mhz e é 100% normal, depende de muitos fatores, sem nem entrar em questão de silício


Não sei dizer número exato mas no geral vejo uma discrepância irrelevante, a não ser que esteja comparando o pior chip do mundo com o melhor chip do mundo, aí talvez dê uma diferença maior, provavelmente esse vídeo vai te interessar
1Tic6uL.png

31PYT2y.png

nynWIXs.png

DLFGHPA.png

B2wRl00.png

4MNyyri.png

Memória influencia menos nos x3D, e o que mais vai dar ganho de desempenho é tuning manual, uma memória 3000/3200mhz tunada pode/vai bater uma de >4000mhz XMP


Normal, maioria das pessoas vai pegar bin mediano, nem horrível nem excelente

Gostei do vídeo que você enviou, foram brutais 41% do pior pro melhor kkkkkkkk

OS resultados foram :

(resultado) Single - 615~614 target --> 598 (esperado)
(resultado) Mult - 1645 target --> 1667 (esperado)

Os bench são de usuários ou é uma média que eles pegam? Pelo menos o meu single ta com uma porcentagem boa. Não sei se faz muita diferença.. Emfim.. gpu a margem é bem menor..
 
Última edição:
Memória influencia menos nos x3D, e o que mais vai dar ganho de desempenho é tuning manual, uma memória 3000/3200mhz tunada pode/vai bater uma de >4000mhz XMP
Isso eu percebi demais aqui. To rodando o 5700X na placa-mãe B350, memorias com XMP de 3200 pra 3533 (máximo que foi aqui, 3600 da BSOD), diferença irrelevante nos testes, aí fui pro manual e consegui botar a 3200 CL14, no benchmark do AC Odyssey subiu 6% no fps médio!
 
Gostei do vídeo que você enviou, foram brutais 41% do pior pro melhor kkkkkkkk

OS resultados foram :

(resultado) Single - 615~614 target --> 598 (esperado)
(resultado) Mult - 1645 target --> 1667 (esperado)

Os bench são de usuários ou é uma média que eles pegam? Pelo menos o meu single ta com uma porcentagem boa. Não sei se faz muita diferença.. Emfim.. gpu a margem é bem menor..
41% no CPU-Z? Se sim acontece porque tem gente que vai rodar o CPU com cooler super básico, temp ambiente/gabinete ruim, limitar o PPT etc e gente que vai deixar o pau comer solto num setup top então dá uma discrepância grande nisso, do vídeo do Derbauer foi 6-7%~ no R23 em multi-core e 4%~ em single-core que na prática em jogos deve dar menos que 4% no R23, e coisas bizarras como CPU com clock mais alto fazendo menos pontuação etc, no geral tudo muito próximo e não impacta significativamente, os comparativos do CPU-Z imagino que pegue de várias pessoas e faça uma média mas não tenho certeza também, mas nem esquenta que não faz diferença significativa também, 5% a mais nessas pontuações sintéticas tende a ser menos/bem menos que 5% de desempenho na prática principalmente no single-core, tanto que o povo bota +200 boost, faz -30 CO e os krl e tende a não ganhar porra nenhuma em jogo, no geral a maioria ganha uns 2% e olhe lá, mas sempre vai ter variação de chip pra chip independente de geração ou fabricante então nem tem muito porque esquentar a cabeça
 
41% no CPU-Z? Se sim acontece porque tem gente que vai rodar o CPU com cooler super básico, temp ambiente/gabinete ruim, limitar o PPT etc e gente que vai deixar o pau comer solto num setup top então dá uma discrepância grande nisso, do vídeo do Derbauer foi 6-7%~ no R23 em multi-core e 4%~ em single-core que na prática em jogos deve dar menos que 4% no R23, e coisas bizarras como CPU com clock mais alto fazendo menos pontuação etc, no geral tudo muito próximo e não impacta significativamente, os comparativos do CPU-Z imagino que pegue de várias pessoas e faça uma média mas não tenho certeza também, mas nem esquenta que não faz diferença significativa também, 5% a mais nessas pontuações sintéticas tende a ser menos/bem menos que 5% de desempenho na prática principalmente no single-core, tanto que o povo bota +200 boost, faz -30 CO e os krl e tende a não ganhar porra nenhuma em jogo, no geral a maioria ganha uns 2% e olhe lá, mas sempre vai ter variação de chip pra chip independente de geração ou fabricante então nem tem muito porque esquentar a cabeça

No vídeo que você mandou, tinha uma diferença de 41% de um chip para outro.
 
No vídeo que você mandou, tinha uma diferença de 41% de um chip para outro.
Em que métrica? No desempenho que eu estava comparando acho que a maior discrepância ali foi de 5-6% se não me engano, outras coisas podem variar mais ou menos mas o desempenho em si é sempre bem próximo, se não me engano no Gamers Nexus tem um vídeo similar pra CPU, achoo que era em Intel mas posso estar enganado
 
Em que métrica? No desempenho que eu estava comparando acho que a maior discrepância ali foi de 5-6% se não me engano, outras coisas podem variar mais ou menos mas o desempenho em si é sempre bem próximo, se não me engano no Gamers Nexus tem um vídeo similar pra CPU, achoo que era em Intel mas posso estar enganado

Vamos abafar o caso, o rapaz fez uma metrica de fps por watts..

:melior3:



Tirando esse assunto, eu morro de vontade de fazer undervolt.. Mas morro de medo de usar programas externos.. Minha bios não tem como fazer oc e nem uv.
 
Última edição:
Vamos abafar o caso, o rapaz fez uma metrica de fps por watts..

:melior3:



Tirando esse assunto, eu morro de vontade de fazer undervolt.. Mas morro de medo de usar programas externos.. Minha bios não tem como fazer oc e nem uv.

O PBO Tuner é bem de boa.
 
Penso em trocar meu 5600g por um 5700x.
Minha intenção é fazer a troca pra manter meu setup "equilibrado" por uns bons anos. Não pretendo trocar outra peça por um tempo, vou manter o 1080p (ultrawide) também.

Acham que compensa a troca, pensando no médio/longo prazo?
 
Penso em trocar meu 5600g por um 5700x.
Minha intenção é fazer a troca pra manter meu setup "equilibrado" por uns bons anos. Não pretendo trocar outra peça por um tempo, vou manter o 1080p (ultrawide) também.

Acham que compensa a troca, pensando no médio/longo prazo?
O foco é jogos? Se for, não compensa.
Mais vale tu passar um bom tempo juntando uma grana aos poucos e fazer um upgrade maior.
 
O foco é jogos? Se for, não compensa.
Mais vale tu passar um bom tempo juntando uma grana aos poucos e fazer um upgrade maior.
Jogos e renderização de vídeo.

Pensei na questão de migrar pra DDR5, mas mesmo planejando juntar dinheiro pra fazer isso a longo prazo, ver um kit com 16gb custando 4/5k me assusta demais. kkkkk
Infelizmente, tenho outros planos no longo prazo que teriam um bom uso desse valor, por isso pensei no up só do CPU agora, pra me manter relativamente bem por um tempo, no quesito configuração.
 
Jogos e renderização de vídeo.

Pensei na questão de migrar pra DDR5, mas mesmo planejando juntar dinheiro pra fazer isso a longo prazo, ver um kit com 16gb custando 4/5k me assusta demais. kkkkk
Infelizmente, tenho outros planos no longo prazo que teriam um bom uso desse valor, por isso pensei no up só do CPU agora, pra me manter relativamente bem por um tempo, no quesito configuração.
Cara, pra renderização eu vou ficar te devendo, não sei te dizer.
5600 e 5700x tem basicamente o mesmo desempenho. Se tu olhar as review, não tem diferença alguma no que eles entregam, porém o 5600 é 6/12 e o 5700x é 8/19. Mais núcleo/Thread vai fazer diferença pra você?

Pelo o que eu vi aqui no fórum pessoal fala o seguinte: Se você compra um PC novo nessa faixa, o 5600 é o melhor custo beneficio, porém vale apena dar uma olhada no 5700X, mesmo com ele entregando o mesmo desempenho do 5600, ele tem mais núcleo e Thread. Porém jamais vale apena você sair do 5600 pra pegar um 5700X, pq como eu disse, o desempenho que eles entregam bruto, principalmente em jogos, é o mesmo.

Se eu tivesse o 5600, eu ficaria com ele mais tempo, futuramente quando os preços estiverem melhor, eu tentaria trocar por algo mais potente. Sei lá, talvez até final desse ano consiga pegar algo mais potente pelo preço que o 5700X está custando hoje.
 
Última edição:
Jogos e renderização de vídeo.

Pensei na questão de migrar pra DDR5, mas mesmo planejando juntar dinheiro pra fazer isso a longo prazo, ver um kit com 16gb custando 4/5k me assusta demais. kkkkk
Infelizmente, tenho outros planos no longo prazo que teriam um bom uso desse valor, por isso pensei no up só do CPU agora, pra me manter relativamente bem por um tempo, no quesito configuração.
Kit de ddr5 de 16gb a 4k? Não esta se atualizando dos preços

Pega um 5900X, tu acha a 1600 reais no ML
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso eu percebi demais aqui. To rodando o 5700X na placa-mãe B350, memorias com XMP de 3200 pra 3533 (máximo que foi aqui, 3600 da BSOD), diferença irrelevante nos testes, aí fui pro manual e consegui botar a 3200 CL14, no benchmark do AC Odyssey subiu 6% no fps médio!
Eu to pensando em tentar baixar o clock e o CL das minhas memos, 3600 CL18 e tentar um 3400 CL16 ou 14 manualmente...
Essas memos Corsair Vengance RGB PRO são bem travadas... não da pra subir nem clock e nem baixar o CL pra nada que já chora
Chip Nanya
 
Última edição:
Cara, pra renderização eu vou ficar te devendo, não sei te dizer.
5600 e 5700x tem basicamente o mesmo desempenho. Se tu olhar as review, não tem diferença alguma no que eles entregam, porém o 5600 é 6/12 e o 5700x é 8/19. Mais núcleo/Thread vai fazer diferença pra você?

Pelo o que eu vi aqui no fórum geral pessoal fala o seguinte: Se você compra um PC novo nessa faixa, o 5600 é o melhor custo beneficio, porém vale apena dar uma olhada no 5700X, mesmo com ele entregando o mesmo desempenho do 5600, ele tem mais núcleo e Thread. Porém jamais vale apena você sair do 5600 pra pegar um 5700X, pq como eu disse, o desempenho que eles entregam bruto, principalmente em jogos, é o mesmo.

Se eu tivesse o 5600, eu ficaria com ele mais tempo, futuramente quando os preços estiverem melhor, eu tentaria trocar por algo mais potente. Sei lá, talvez até final desse ano consiga pegar algo mais potente pelo preço que o 5700X está custando hoje.
Entendi.
Realmente parece fazer mais sentido segurar a onda e trocar pra um DDR5 mais pra frente mesmo.

Kit de ddr5 de 16gb a 4k? Não esta se atualizando dos preços

Pega um 5900X, tu acha a 1600 reais no ML

Os kits (MOBO+CPU+RAM) que eu tenho visto por ai, não tem menor que 4k.
Pegando as peças separadas, uma B650, um 7600x e 16gb de ram, eu vi por uns 3k.

Minha placa mãe vai cuspir sangue com um 5900x kkkk
Nem sei se a minha fonte vai aguentar também
 
Entendi.
Realmente parece fazer mais sentido segurar a onda e trocar pra um DDR5 mais pra frente mesmo.



Os kits (MOBO+CPU+RAM) que eu tenho visto por ai, não tem menor que 4k.
Pegando as peças separadas, uma B650, um 7600x e 16gb de ram, eu vi por uns 3k.

Minha placa mãe vai cuspir sangue com um 5900x kkkk
Nem sei se a minha fonte vai aguentar também
A fonte ta otima! é a que tenho e sobra
A tua placa mãe é que não sei dizer, nao esta na sua assinatura quem é ela
 
A fonte ta otima! é a que tenho e sobra
A tua placa mãe é que não sei dizer, nao esta na sua assinatura quem é ela
Esqueci de adicionar ela na assinatura.
É uma Asus B450 Gaming Pro II
 
Esqueci de adicionar ela na assinatura.
É uma Asus B450 Gaming Pro II
TUF Pro II, isso? Se não me engano essa mobo tem VRM muito bom e dissipador bom também, coisa de tocar até um 5950x com OC sem problemas, então se precisar dos cores pra produtividade pegar um 5900x/5950x é uma opção sim, ou 5600/5700x pra algo no meio do caminho, ou o 5800x3D se quiser o melhor pra gaming no AM4
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo