• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Eu só aperto a tecla do Windows (pra poder usar a busca do iniciar) digito "po" (de power plan) e troco pelo menu ali, se for em português talvez esteja como planos de energia ou algo assim, basicamente seria só limitar o máximo pra 99% e deve evitar esses picos, mas se a temp continuar na faixa de 40c~ provavelmente é devido a temp ambiente (que você citou 30c) e possivelmente airflow do gabinete/rotação dos fans também, e como citaram 62c tá mais que excelente, eu não me preocuparia com isso caso queira deixar o CPU a 100% mesmo, se estivesse chegando com frequência nos >85c aí sim eu pensaria em mexer em algo

t5imgKo.png
Tenho esse perfil personalizado em uso:
f.jpg

Parece que o processador está "rodando" com 99% o tempo "todo":
ff.jpg

Vou testar aqui e ver um perfil mais adequado a minha necessidade. Valeu ai pela ajuda.
 
Meu Peerless Assassin II SE acabou de chegar, fiz um teste, o primeiro sem o PBO já foi melhor do que o Lucifer V2 com PBO -30, com o PBO -30 foi quase 1000pts no cinebench a mais, o pico do Lucifer de 90 graus agora foi de 83 (sem PBO), com PBO diminuiu para 77~, durante o teste do Cinebench ele passou a ficar quase 4.400-4425mhz.
Só não conseguir fazer a task do PBO disparar na inicialização do sistema, por algum motivo nem sempre inicia sozinho :hmm2:
Edit: Jogando tarkov não passou de 55 graus :joia:
 
Última edição:
Alguém já testou o chip de wifi da intel BE200 (wifi 7) em placa mãe AM4 com ou sem o adaptador pcie ?

Dificil achar informações claras sobre se funciona ou não, e se não funcionar direto no slot da placa mãe, se funciona com o adaptador pcie.

Eu sei que os AX411 não funcionam com AMD, e que os AX210 funcionam (AX211 não). Mas não consigo achar resposta concreta sobre os BE200.
 
Pessoal, eu tenho um Ryzen 5600 e vi o Ryzen 9 5900x, vale a pena comprar ele e segurar esse processador pro futuro? Eu vou trocar essa única peça, não irei trocar mais nada, já tenho 32GB de RAM (4x8) e atualmente tenho uma fonte de 550W, no caso, essa fonte segura esse processador? Os VRM`s da minha placa mae (b550 tomahawk msi) também seguram? A ideia era segurar esse processador e daqui uns 2 anos eu devo trocar minha GPU e aí sim trocar para uma fonte de 850W provavlemente.
Se for só pra jogos pode ficar no 5600 ou, se quer msm trocar, ir para o 5800X3D

Caso use para trabalhos que demandem mais núcleos para ganhos de desempenho, pode ir no 5900X
 
Pessoal, demorou mas comprei meu combo Ryzen!

Entretanto, fica aqui uma observação: essa porra de post demorado tá osso!

Comprei no Paraguai, quem já foi lá sabe que é costumeiro testar os produtos antes de levar embora, pois como garantia lá é algo "complicado" já se evita levar um produto defeituoso pra casa. Pra aproveitar o teste completo resolvi pegar os três itens principais (cpu, mobo e ram) na mesma loja, assim testei todos juntos pra ver o sistema funcionando redondinho antes de trazer pra casa.

Peguei um R5 1600 com uma MSI B350 Pc Mate e 16gb G.Skill Ripjaws4. Pois bem, bora pro teste, montamos tudo, o cara espeta a VGA pra testar junto e....nada de post. 40s de espera e nada. Clear na bios, remove bateria, nada. Pega outra PC Mate, nada. Pega uma Tomahawk, NADA. Pega uma X370 (também MSI) e NO FUCKING POST! Pega um Ryzen 1400, troca memoria, NADA. Nisso já tinha ido meia-hora na bancada de teste sem sucesso, eu tava pronto pra cancelar o pedido e pegar um i5 7600. Aí partimos pra outra marca, pega uma Asrock B350 Pro4 e uns 10s depois de ligar...POST! Pronto, meu 1600 e as G.skill estavam comprovadamente ok. O cara pergunta qual minha segunda opção de placa, disse que era a Asrock B350 Gaming K4, ele busca uma e.....claro....nada. busca outra K4 e 10s....POST! Mandei empacotar, subi pagar os 19 dólares de diferença pra PC Mate e boa.

Até agora não tenho certeza se era tudo mobo bichada ou se o primeiro boot dum Ryzen demora 5minutos.
Resgatando minha postagem para poder cravar a data, em 10/07/2017 montei meu kit Ryzen 1600.

Hoje, estou feliz por saber que a AMD honrou sua promessa: BIOS da placa-mãe de 2017 atualizada para a última versão, espetei um R7 5700X e está rodando liso na B350.

E claro, como muitos também previram: mesmo sendo compatível, vou comprar uma placa-mãe nova, B550, por conta de algumas tecnologias novas que nos tempos da B350 nem sonhava usar e hoje estou afim. Mas só vou fazer pq vou repassar o pc antigo pro meu pai, então como já "tenho comprador" pro combo inteiro (ele só vai precisar comprar um gabinete e providenciar uma plaquinha de vídeo, até o SSD e HD antigos vão junto), caso contrário, rodaria de boas como está tendo gasto para o upgrade e salto de 4 gerações unicamente o valor do CPU.

A vantagem dessa compatibilidade também é poder ir upando aos poucos, fosse passar para AM5, além do valor maior, teria que ser "tudo numa tacada só".
 
Mesma coisa aqui. Comecei com o ryzen 1600AE em 2019 e agora estou com o 5600 usando uma x370 que comprei junto com o 1600. É uma placa mãe da biostar, muito boa e não penso em trocar tão cedo. Ela só tem problema com umidade, que faz ela n ligar, mas já dei um jeito de evitar. Pra processador, eu prefiro sempre comprar fora de lançamento, pq é uma peça que dura bastante e dá pra conseguir bons modelos pagando pouco.
 
Mesma coisa aqui. Comecei com o ryzen 1600AE em 2019 e agora estou com o 5600 usando uma x370 que comprei junto com o 1600. É uma placa mãe da biostar, muito boa e não penso em trocar tão cedo. Ela só tem problema com umidade, que faz ela n ligar, mas já dei um jeito de evitar. Pra processador, eu prefiro sempre comprar fora de lançamento, pq é uma peça que dura bastante e dá pra conseguir bons modelos pagando pouco.
Eu não tinha 100% de certeza que iria rodar tranquilo, esperava algum bug sinistro, tinha receio até de perder o suporte pro Ryzen 1600 (e ia lascar o role de passar o conjunto pro meu pai), mas foi tudo muito suave, pc rodou com a última BIOS no 1600 e depois aceitou o 5700X numa boa, inclusive por conta do controlador de memória ficar no CPU, as memos que no 1600 não subiam além de 3000 agora estão suaves a 3533 (na verdade pegou os 3600 do kit, deu post e tudo, mas o windows quis dar uns BSOD aleatórios, baixei pra 3533 e está suave).
 
E o mais importante é que essas CPU rodam com o mesmo desempenho em placa novas ou as mais antigas
 
Boa noite galera, feliz natal! Recentemente fiz a troca do PC e peguei um Ryzen 5 5600 da assinatura. Moro no RJ e a temperatura máxima que chegou nele foi de 70ºC . Não tenho ar-condicionado. A temperatura está ok? Uso uma nitrogen max e um gabinete superframe hawk e um AG400. Tenho 2 fans ligadas no molex da fonte, uma em cima e uma na parte traseira. Dá pra melhorar essa temperatura? Em dias mais ameno a temperatura fica no máximo em 63ºC. O SysFan da B450 queimou e por isso não consigo por uma controladora de fan ou fans mais potentes com CFM 60. Uso 2 fans deepcool RF120R com 48CFM. Daqui a 3 meses pretendo comprar uma msi b450 pro max ou uma b550.
 
Boa noite galera, feliz natal! Recentemente fiz a troca do PC e peguei um Ryzen 5 5600 da assinatura. Moro no RJ e a temperatura máxima que chegou nele foi de 70ºC . Não tenho ar-condicionado. A temperatura está ok? Uso uma nitrogen max e um gabinete superframe hawk e um AG400.
70c é super tranquilo

Tenho 2 fans ligadas no molex da fonte, uma em cima e uma na parte traseira. Dá pra melhorar essa temperatura? Em dias mais ameno a temperatura fica no máximo em 63ºC. O SysFan da B450 queimou e por isso não consigo por uma controladora de fan ou fans mais potentes com CFM 60. Uso 2 fans deepcool RF120R com 48CFM. Daqui a 3 meses pretendo comprar uma msi b450 pro max ou uma b550.
Talvez sim, geralmente recomendo 2-3 fans frontais pra puxar ar frio de fora e 1 traseiro pra tirar ar quente, ou se o gabinete tiver frente fechada os frontais possivelmente não ajudam tanto por causa da obstrução, aí dá pra testar usar mais exaustão mesmo mas questões sobre airflow são meio complicadas então o ideal é sempre o teste prático pra ver no que dá, mas se as temps estiverem boas eu nem me preocuparia
 
rapaz, alguém mais sofrendo com a tempo do 5800x3d? Qualquer merda que eu faço aqui é 60c no mínimo, mesmo com o PBO setado em -30.... Já reapliquei pasta térmica, já tenter ajustar o WC pra ver se estava com contato ruim...


Em jogo o bagulho vai pra casa dos 80-90 as vezes...
 
rapaz, alguém mais sofrendo com a tempo do 5800x3d? Qualquer merda que eu faço aqui é 60c no mínimo, mesmo com o PBO setado em -30.... Já reapliquei pasta térmica, já tenter ajustar o WC pra ver se estava com contato ruim...


Em jogo o bagulho vai pra casa dos 80-90 as vezes...
Ele é isso mesmo, esse foi o motivo de eu ter vendido ele e ter partido pros 7xxx
 
rapaz, alguém mais sofrendo com a tempo do 5800x3d? Qualquer merda que eu faço aqui é 60c no mínimo, mesmo com o PBO setado em -30.... Já reapliquei pasta térmica, já tenter ajustar o WC pra ver se estava com contato ruim...


Em jogo o bagulho vai pra casa dos 80-90 as vezes...
Dependendo da temperatura ambiente e da ventilação do gabinete/quarto é isso aí mesmo. Aqui tenho sorte porque com 31 graus ambiente chega a uns 76 rodando Baldur's Gate 3.
O meu gabinete é grande e o AK500 é valente.
 
Dependendo da temperatura ambiente e da ventilação do gabinete/quarto é isso aí mesmo. Aqui tenho sorte porque com 31 graus ambiente chega a uns 76 rodando Baldur's Gate 3.
O meu gabinete é grande e o AK500 é valente.
Sei lá mano, parece que piorou muito de uns dias pra cá... idle o core temp tá ficando em 55-60
 
rapaz, alguém mais sofrendo com a tempo do 5800x3d? Qualquer merda que eu faço aqui é 60c no mínimo, mesmo com o PBO setado em -30.... Já reapliquei pasta térmica, já tenter ajustar o WC pra ver se estava com contato ruim...


Em jogo o bagulho vai pra casa dos 80-90 as vezes...

Não sei como é o comportamento do 5800X3D, mas tenho um 5700X que somente abrindo o navegador, fazendo rolagens de páginas ou mesmo adiantando vídeos do youtube ele sobe a temperatura para próximo dos 60 graus tbm. O que fiz e resolveu o meu problema foi fixar o plano de energia em economia de energia e gerenciamento de energia do processador fixar estado de desempenho máximo em 95%, dessa maneira raramente chega nos 40 graus.

Se tiver perda de desempenho navegando ou fazendo tarefas básicas, confesso que não consegui notar.
Quando vou jogar, aí sim altero para desempenho máximo.
 
Não sei como é o comportamento do 5800X3D, mas tenho um 5700X que somente abrindo o navegador, fazendo rolagens de páginas ou mesmo adiantando vídeos do youtube ele sobe a temperatura para próximo dos 60 graus tbm. O que fiz e resolveu o meu problema foi fixar o plano de energia em economia de energia e gerenciamento de energia do processador fixar estado de desempenho máximo em 95%, dessa maneira raramente chega nos 40 graus.

Se tiver perda de desempenho navegando ou fazendo tarefas básicas, confesso que não consegui notar.
Quando vou jogar, aí sim altero para desempenho máximo.
5800x3d é mais esquentadinho que qualquer outro 5000 por conta do 3d vcash que adiciona uma camada a mais em na região do die que piora a dissipação de calor. Ele sempre foi mais esquentadinho, mas nos últimos 2 dias parece que ficou pior.
 
Sei lá mano, parece que piorou muito de uns dias pra cá... idle o core temp tá ficando em 55-60
Estranho. Mesmo você já tendo dito que verificou conexões e outras coisas eu daria mais uma olhada. Qual WC vc está usando?
 
Estranho. Mesmo você já tendo dito que verificou conexões e outras coisas eu daria mais uma olhada. Qual WC vc está usando?
Deepcool Castle de 360 EX. Pensei que poderia ser a bomba mas pelo menos o RPM dela no software tá acusando como o normal de sempre.
 
Deepcool Castle de 360 EX. Pensei que poderia ser a bomba mas pelo menos o RPM dela no software tá acusando como o normal de sempre.
E a temperatura ambiente?
 
rapaz, alguém mais sofrendo com a tempo do 5800x3d? Qualquer merda que eu faço aqui é 60c no mínimo, mesmo com o PBO setado em -30.... Já reapliquei pasta térmica, já tenter ajustar o WC pra ver se estava com contato ruim...


Em jogo o bagulho vai pra casa dos 80-90 as vezes...

Meio estranho mesmo, pois aqui com um air cooler single tower de 120mm nunca passou de 85 em jogos. E detalhe, não tenho AC onde está o PC e nem utilizo CO (gostaria, mas a porcaria da gigalixo não disponibilizou essa opção pra minha placa). Meu gabinete é muito bem refrigerado e a GPU não gera muito calor. Qual é a pasta térmica?
 
Meio estranho mesmo, pois aqui com um air cooler single tower de 120mm nunca passou de 85 em jogos. E detalhe, não tenho AC onde está o PC e nem utilizo CO (gostaria, mas a porcaria da gigalixo não disponibilizou essa opção pra minha placa). Meu gabinete é muito bem refrigerado e a GPU não gera muito calor. Qual é a pasta térmica?
Arctic Silver MX6
 
Deepcool Castle de 360 EX. Pensei que poderia ser a bomba mas pelo menos o RPM dela no software tá acusando como o normal de sempre.
Realmente muito estranho. Não tenho experiência com WC, mas eu chutaria que tem algo nessa bomba ou na pressão dela no processador. Ou você deu azar e pegou um processador mais esquentado.
Tenta setar outros valores em PPT:

 
Meu Peerless Assassin II SE acabou de chegar, fiz um teste, o primeiro sem o PBO já foi melhor do que o Lucifer V2 com PBO -30, com o PBO -30 foi quase 1000pts no cinebench a mais, o pico do Lucifer de 90 graus agora foi de 83 (sem PBO), com PBO diminuiu para 77~, durante o teste do Cinebench ele passou a ficar quase 4.400-4425mhz.
Só não conseguir fazer a task do PBO disparar na inicialização do sistema, por algum motivo nem sempre inicia sozinho :hmm2:
Edit: Jogando tarkov não passou de 55 graus :joia:
5800x3d?
O meu aqui com PA120SE fica na faixa de 60-63 com CO -30

Mas eu jogo em 1440p e to no RJ
Processador parrudo demais, tem hora que pego + de 150 de fps na customs.

Só ground zero e streets que fica podre


Só que ao invés de usar a pasta TF7 que vem nele, eu usei a mastergel maker
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo