[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

sabia disso não, como é que isso anda? E dá lucro com CPU? lembro que gasta muita energia pra um resultado baixíssimo.
Não como antigamente, a vantagem de cpu é que consome bem menos.
 
o que importa é ter estabilidade, já testou o TM5 no mínimo com @anta777? pra mim, que não jogo, esse setup do anta777 já basta. E o seu tRFC(ns) tá um pouco alto, podia ver se vai pra 384 ou 312. Lembre de salvar esses valores no BIOS e em um pendrive antes de tentar outros. Dando problema, dê o clear CMOS e restaure os valores anteriores e veja se o BIOS resgatou tudo que precisava, às vezes não sobe tudo, principalmente se já reiniciar sem verificar (use a pesquisa F9 para agilizar, mas cuidado que tem parâmetros sensíveis que ficam ocultos e se mexer neles pode dar ruim)

sabia disso não, como é que isso anda? E dá lucro com CPU? lembro que gasta muita energia pra um resultado baixíssimo.

Com aquele outro profile depois de um dia e meio de uso deu tela azul quase agora e mudei para o setup que voce tinha mandado screen. Latency agora esta uns 62/63ns. Acho que pode ser algum programa em background no windows, estranho que mesmo desabilitando tudo manualmente continua mesma latencia.

Agora eh testar com esse profile novo e ver.

Edit:

Deixei FCLK (infinity fabric) 2200, uclk div1 mode: uclk=memclock, reduzi soc voltage pra 1.20, curve optimizer -30 per core ateh porque nao tive paciencia de continuar o fine tune subindo e reduzindo os valores por cada core individualmente, desabilitei o powerdown e memory integrity no Windows.
Estou gostando dos resultados, por varios momentos deixei o sistema instavel com curve optimizer e ram e varias coisas ficavam estranhas como micro stutterings e problema ao carregar certas paginas no chrome tambem que parecem ter sumido agora. Temps ok e bem estavel.

Vou deixar meu zentimmings aqui caso alguem queira usar de referencia.

xkZ0SVT.png
 
Última edição:
Com aquele outro profile depois de um dia e meio de uso deu tela azul quase agora e mudei para o setup que voce tinha mandado screen. Latency agora esta uns 62/63ns. Acho que pode ser algum programa em background no windows, estranho que mesmo desabilitando tudo manualmente continua mesma latencia.

Agora eh testar com esse profile novo e ver.

Edit:

Deixei FCLK (infinity fabric) 2200, uclk div1 mode: uclk=memclock, reduzi soc voltage pra 1.20, curve optimizer -30 per core ateh porque nao tive paciencia de continuar o fine tune subindo e reduzindo os valores por cada core individualmente, desabilitei o powerdown e memory integrity no Windows.
Estou gostando dos resultados, por varios momentos deixei o sistema instavel com curve optimizer e ram e varias coisas ficavam estranhas como micro stutterings e problema ao carregar certas paginas no chrome tambem que parecem ter sumido agora. Temps ok e bem estavel.

Vou deixar meu zentimmings aqui caso alguem queira usar de referencia.

xkZ0SVT.png
Passa esse TM5 aqui e manda rodar 25 ciclos pelo menos. se passar esta ok, aí vc mexe no CO.
 
Passa esse TM5 aqui e manda rodar 25 ciclos pelo menos. se passar esta ok, aí vc mexe no CO.

Estou passando o testmem5 aqui.
Acabei de ver a sua assinatura e vc esta usando 6200mhz com cl26, top. :mr2:

Tem como compartilhar seus timings?
 
Estou passando o testmem5 aqui.
Acabei de ver a sua assinatura e vc esta usando 6200mhz com cl26, top. :mr2:

Tem como compartilhar seus timings?
Esta aí, mas nem mexi nos subtimings pq a rentabilidade esta boa e não estou desligando o PC. Quando der vou mexer e rodar testes de estabilidade, apesar que o PC já esta há mais de 3 dias com o processador em 98% de uso e não desligou :bem:
CdGk37B.png
 
Procura esta grande por causa da mineração de CPU, como são eficientes a procura é maior. pode ver que o 3900x e 5900x vc encontra por >2k.
Li seu comentário e peguei a conta de luz desse mês pra conferir. kWh aqui já tá custando phodendo R$ 0,96107 + R$ 27,44 de iluminação pública, cujo valor acompanha o consumo. Mineração com CPU tem que ser muito eficiente pra compensar no Brasil, ou então se o mineiro não pagar a conta, seja por morar com os pais ou por fazer um gato de energia.
 
Testando a BIOS beta 2401 AGESA 1.1.0.2a
CaDURq7.jpg
Gostei dos seu timing e dos resultados.

Esta aí, mas nem mexi nos subtimings pq a rentabilidade esta boa e não estou desligando o PC. Quando der vou mexer e rodar testes de estabilidade, apesar que o PC já esta há mais de 3 dias com o processador em 98% de uso e não desligou :bem:
CdGk37B.png
Nesse caso o teste de estabilidade esta feito. haha
 
Li seu comentário e peguei a conta de luz desse mês pra conferir. kWh aqui já tá custando phodendo R$ 0,96107 + R$ 27,44 de iluminação pública, cujo valor acompanha o consumo. Mineração com CPU tem que ser muito eficiente pra compensar no Brasil, ou então se o mineiro não pagar a conta, seja por morar com os pais ou por fazer um gato de energia.
Aqui tem painel solar :salario:, imposto de iluminação pública aí esta barato, aqui esse imposto é de R$57(pago o mínimo).
é por isso que a procura por AMD esta alta, Intel é um V8 carregado na subida. por exemplo o pc da minha assinatura(ainda tem 7 fans de 140mm) ta puxando 210W na parede.
xUfKjJp.png

O pico de gasto é pq a noite sempre rola um Apex(rodo o game com o minerador aberto) :haha:
 
Última edição:
Impressão minha ou os preços de todos os produtos AM5, processador e placa-mãe, subiram nos últimos dias?

Não percebi nenhum aumento em CPUs, placa mãe não sei.
O r9 7900 tá por 2.600 no trio K-P-T, mas tem loja menor vendendo por 2.537. Mesmos valores do final do ano.
O r7 7700 tá por 1.890 no trio K-P-T. Mesmos valores do final do ano.
Sei desses pq tava acompanhando até comprar.

O r7 7800x3d é mais difícil de achar a preços razoáveis, como sempre foi mesmo pq esgota rápido.
 
Não percebi nenhum aumento em CPUs, placa mãe não sei.
O r9 7900 tá por 2.600 no trio K-P-T, mas tem loja menor vendendo por 2.537. Mesmos valores do final do ano.
O r7 7700 tá por 1.890 no trio K-P-T. Mesmos valores do final do ano.
Sei desses pq tava acompanhando até comprar.

O r7 7800x3d é mais difícil de achar a preços razoáveis, como sempre foi mesmo pq esgota rápido.
apagado
 
Aqui tem painel solar :salario:, imposto de iluminação pública aí esta barato, aqui esse imposto é de R$57(pago o mínimo).
é por isso que a procura por AMD esta alta, Intel é um V8 carregado na subida. por exemplo o pc da minha assinatura(ainda tem 7 fans de 140mm) ta puxando 210W na parede.
xUfKjJp.png

O pico de gasto é pq a noite sempre rola um Apex :haha:
Ah sim, com painel solar deve compensar, mesmo com redução parcial da isenção de impostos. Agora os processadores Ryzen com die não-monolíticos são uma faca de dois gumes, o consumo em full load é ótimo, mas o ocioso é bem mais alto que APUs e CPUs da Intel.

Se não me engano a Intel já tá usando design multichiplet no Meteor Lake, mas ainda não conferi como tá o consumo.
 
Não percebi nenhum aumento em CPUs, placa mãe não sei.
O r9 7900 tá por 2.600 no trio K-P-T, mas tem loja menor vendendo por 2.537. Mesmos valores do final do ano.
O r7 7700 tá por 1.890 no trio K-P-T. Mesmos valores do final do ano.
Sei desses pq tava acompanhando até comprar.

O r7 7800x3d é mais difícil de achar a preços razoáveis, como sempre foi mesmo pq esgota rápido.
O 7800x3d estava por 2500 e agora não se acha mais por esse preço.
 
O 7800x3d estava por 2500 e agora não se acha mais por esse preço.
mas esse é o modelo que compete contra os 13900K e 14900K com WC de 420mm e delid, fora o overclock no talo para empatar com esse amd 7800x3d.


percebi que tenho um gargalo no FCLK, subi de 2133 para 2166MHz
aGQaqaq.png

YwTKLnt.png
 
E aê pessoal do AM5, blz? To aqui num 5700x e avaliando trocar pra DDR5. Tava querendo o 7800x3d, mas ele deu uma sumida da loja que explode. Será que vale pegar outro Zen 4 ou é melhor esperar aparecer 7800x3d de novo? Andam sabendo algo do Zen 5? É uma opção esperar por ele?
 
E aê pessoal do AM5, blz? To aqui num 5700x e avaliando trocar pra DDR5. Tava querendo o 7800x3d, mas ele deu uma sumida da loja que explode. Será que vale pegar outro Zen 4 ou é melhor esperar aparecer 7800x3d de novo? Andam sabendo algo do Zen 5? É uma opção esperar por ele?
Se vale a pena sair do 5700x pra um 7600/7700 ou 7800x3D depende bastante se você sente que tá faltando performance em algum cenário pra você, em 1440p com uma 4080 um upgrade daria mais desempenho em alguns jogos sim, agora se isso sequer é relevante/importante pra você (já que o 5700x é ótimo também) é outro papo, é um negócio que só você pode responder praticamente porque tem que ver o uso de GPU no que você joga aí, e esperar (lançamento ou menor preço) sempre é uma opção também kkkk, as vezes até pegar um 5800x3D pra aguardar mais tempo
 
AMD divulga frequências dos núcleos Zen4c para a série Ryzen 8000G


"A AMD deve lançar seus chips baseados em Phoenix para desktops na próxima semana, marcando a primeira atualização da série AMD APU desde a série Ryzen 5000G. Esta nova série, quase quatro anos após a arquitetura de CPU Zen3 e três anos desde 5000G, apresenta as APUs baseadas em Zen4 e uma nova plataforma baseada no soquete AM5, com suporte para memória DDR5. A série Ryzen 8000G apresentará dois tipos de núcleos: os núcleos Zen4c menores e os núcleos Zen4 maiores. Embora ambos os núcleos da CPU compartilhem o mesmo suporte de instruções, o núcleo menor tem menos cache e não é otimizado para altas frequências. A série Ryzen 8000G apresentará dois produtos com núcleos menores: o Ryzen 5 8500G e o Ryzen 3 8300G. Vale acrescentar que o Ryzen 3 8300G não estará disponível no mercado DIY no lançamento.

O que os potenciais compradores dessa APU da AMD devem prestar atenção são as especificações dos SKUs Ryzen 8600G e 8500G. O 8500G está equipado com dois núcleos Zen4 e quatro núcleos Zen4c, resultando em um layout de núcleo diferente em comparação com o 8600G, que usa exclusivamente seis núcleos Zen4. Além disso, o 8500G vem com um iGPU de menor capacidade, apresentando apenas 4 unidades de computação RDNA3. Isso representa metade dos núcleos da GPU integrada no 8600G. A AMD confirmou o preço da série Ryzen 8000G, com o Ryzen 7 8700G definido em US$ 329, o Ryzen 5 8600G custando US$ 229 e o Ryzen 5 8500G estará disponível por US$ 179. O 8300G, porém, não será lançado no mercado DIY e seu preço oficial não foi divulgado. Todos os SKUs, exceto o 8300G, estão programados para estarem disponíveis em 31 de janeiro."

image.png

 
Tem gente conseguindo 6000MHz+ com 128 e 192gb na agesa nova:



tem a AGESA 1.1.0.2a que estou usando e permitiu baixar as temporizações da DDR5 em 6000MHz de modo que eu não conseguia antes, chegou a ter bottleneck com FCLK 2133MHz. Verifiquei que meu desempenho está melhor do que memórias de 6400MHz mais caras da Corsair. Isso também porque os RTTs puderam ficar no modo mais refinado, não no padrão relaxado.

DETALHE: houve ganho de desempenho verificado!
AMD divulga frequências dos núcleos Zen4c para a série Ryzen 8000G


"A AMD deve lançar seus chips baseados em Phoenix para desktops na próxima semana, marcando a primeira atualização da série AMD APU desde a série Ryzen 5000G. Esta nova série, quase quatro anos após a arquitetura de CPU Zen3 e três anos desde 5000G, apresenta as APUs baseadas em Zen4 e uma nova plataforma baseada no soquete AM5, com suporte para memória DDR5. A série Ryzen 8000G apresentará dois tipos de núcleos: os núcleos Zen4c menores e os núcleos Zen4 maiores. Embora ambos os núcleos da CPU compartilhem o mesmo suporte de instruções, o núcleo menor tem menos cache e não é otimizado para altas frequências. A série Ryzen 8000G apresentará dois produtos com núcleos menores: o Ryzen 5 8500G e o Ryzen 3 8300G. Vale acrescentar que o Ryzen 3 8300G não estará disponível no mercado DIY no lançamento.

O que os potenciais compradores dessa APU da AMD devem prestar atenção são as especificações dos SKUs Ryzen 8600G e 8500G. O 8500G está equipado com dois núcleos Zen4 e quatro núcleos Zen4c, resultando em um layout de núcleo diferente em comparação com o 8600G, que usa exclusivamente seis núcleos Zen4. Além disso, o 8500G vem com um iGPU de menor capacidade, apresentando apenas 4 unidades de computação RDNA3. Isso representa metade dos núcleos da GPU integrada no 8600G. A AMD confirmou o preço da série Ryzen 8000G, com o Ryzen 7 8700G definido em US$ 329, o Ryzen 5 8600G custando US$ 229 e o Ryzen 5 8500G estará disponível por US$ 179. O 8300G, porém, não será lançado no mercado DIY e seu preço oficial não foi divulgado. Todos os SKUs, exceto o 8300G, estão programados para estarem disponíveis em 31 de janeiro."

image.png

PCI-E 5.0 parece que tá fora. E minha BIOS tem a opção de ativar o USB 4, isso funciona no USB-C da ROG STRIX B650E-E?
 
Última edição:
Também mudei da Intel para a AMD e estou satisfeito com isso. O preço é uma ordem de magnitude menor, ele não esquenta e a potência é excelente. Eu jogo todos os novos jogos!
 
Pessoal... minha placa mãe que enviei para a garantia foi de base... e me devolveram oq paguei nela [1800 na black fraudi] e me deram em crédito... sei q se eu exigir posso pegar em dinheiro... e a única placa mãe de meu intere-se na PICHAU é esta https://www.pichau.com.br/placa-mae...t-am5-atx-chipset-amd-x670-x670-aorus-eliteax

vale apena pega-la??? visto que tenho toc e meu PC INTEIRO É MSI... como é o RMA??? alguém aqui tem desta placa mãe e pode me dizer se é boa??? meu processador é um 7800x3d... a gigabyte ainda ta com aquele problema com este processador??? ou eu pego esse crédito e compra uma 4070 quando sair na loja e compro a x670 em outra loja???
 
Opa, chegou agora pouco a peça final do meu build (o Ryzen 7900).
Se não fosse o atraso da loja do pombo, estaria pronto há 2 semanas.

Gabinete: Azza Elise
Water Cooler Cougar Poseidon GT 240
MSI MAG MORTAR B650M WIFI
2X24 GB Corsair Vengeance 6000mhz
Uns fans Arctic
LF2zzxo.jpeg


Os SSDs e GPU (do pc antigo) talvez fique pra colocar no final de semana por falta de tempo de reconfigurar tudo.

E o grande teste: Deu vídeo! (não reparem o monitor antigo na mesa de jantar kkk)

5JYMKKA.jpg
 
E para quem não gosta de sujeira na hora de colocar pasta térmica nesse formato estranho dos Ryzen AM5, isso aqui ajudou muito:


Dá pra comprar por 30,00 no shopee, com frete grátis e icms incluso, e vem com pasta térmica Frost X25 (dá pra umas 3 ou 4 aplicações sendo generoso no uso).
Eu sou do grupo que prefere espalhar a pasta térmica por todo o IHS e sem esse negocinho seria bem difícil não fazer uma meleca em tudo.
 
Pessoal... minha placa mãe que enviei para a garantia foi de base... e me devolveram oq paguei nela [1800 na black fraudi] e me deram em crédito... sei q se eu exigir posso pegar em dinheiro... e a única placa mãe de meu intere-se na PICHAU é esta https://www.pichau.com.br/placa-mae...t-am5-atx-chipset-amd-x670-x670-aorus-eliteax

vale apena pega-la??? visto que tenho toc e meu PC INTEIRO É MSI... como é o RMA??? alguém aqui tem desta placa mãe e pode me dizer se é boa??? meu processador é um 7800x3d... a gigabyte ainda ta com aquele problema com este processador??? ou eu pego esse crédito e compra uma 4070 quando sair na loja e compro a x670 em outra loja???
cara, tem a Rev 1.3 e isso é meio preocupante, pode não ser nada, mas na geração Intel era erro sério na construção do hardware e a Gigabyte lançava novas revisões sem dizer das mancadas das antigas. Veja se a loja tem qual dessas revisões e se há relatos nos fóruns gringos de problemas. Uma coisa que eu pessoalmente não gostei foi não ter encontrado o botão de CLMOS traseiro na placa-mãe pelas imagens do site da fabricante, esse e o botão FLAHSBACK são fundamentais, com esse último você pode atualizar sem processador ou memória instalados e fazer novas atualizações à frio e limpas, evitando instabilidades dentro do ambiente BIOS
Opa, chegou agora pouco a peça final do meu build (o Ryzen 7900).
Se não fosse o atraso da loja do pombo, estaria pronto há 2 semanas.

Gabinete: Azza Elise
Water Cooler Cougar Poseidon GT 240
MSI MAG MORTAR B650M WIFI
2X24 GB Corsair Vengeance 6000mhz
Uns fans Arctic
LF2zzxo.jpeg


Os SSDs e GPU (do pc antigo) talvez fique pra colocar no final de semana por falta de tempo de reconfigurar tudo.

E o grande teste: Deu vídeo! (não reparem o monitor antigo na mesa de jantar kkk)

5JYMKKA.jpg
só faltou uma 4090ti blocada
 
Pessoal... minha placa mãe que enviei para a garantia foi de base... e me devolveram oq paguei nela [1800 na black fraudi] e me deram em crédito... sei q se eu exigir posso pegar em dinheiro... e a única placa mãe de meu intere-se na PICHAU é esta https://www.pichau.com.br/placa-mae...t-am5-atx-chipset-amd-x670-x670-aorus-eliteax

vale apena pega-la??? visto que tenho toc e meu PC INTEIRO É MSI... como é o RMA??? alguém aqui tem desta placa mãe e pode me dizer se é boa??? meu processador é um 7800x3d... a gigabyte ainda ta com aquele problema com este processador??? ou eu pego esse crédito e compra uma 4070 quando sair na loja e compro a x670 em outra loja???
cara, tem a Rev 1.3 e isso é meio preocupante, pode não ser nada, mas na geração Intel era erro sério na construção do hardware e a Gigabyte lançava novas revisões sem dizer das mancadas das antigas. Veja se a loja tem qual dessas revisões e se há relatos nos fóruns gringos de problemas.
Em alguns casos a qualidade piora, vide modelos 'V2' (não confundir com 1.2), neste caso ao que parece a mudança foi apenas estética no heatsink de um dos slots M.2.

Eu pegaria a Gigabyte com tranquilidade mas como o colega faz questão de MSI dos parafusos ao monitor (pelo que entendi) melhor sair atrás de outras opções da marca que ele quer, até para ter os 3 anos de garantia que as demais placas mãe não tem. Pra quem já começou azarado na plataforma melhor seguir no plano e evitar outras frustrações posteriores.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo