[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Código de Defesa do Consumidor:
Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

§ 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

III - o abatimento proporcional do preço.
Basicamente o que eu falei.

Se quiser pode cobrar o INPC que normalmente é o índice utilizado para isso mas provavelmente não vai chegar nem perto dos 2700 reais que vc quer arrancar deles.
 
"Por bem" eles só tem que devolver o que vc pagou por ela, se quiser um valor maior vc vai ter que partir para outras instâncias e aí vai depender da sua pressa para resolver a situação.

Código de Defesa do Consumidor:
Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

§ 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

III - o abatimento proporcional do preço.



e a MSI mag b650 q eu coloquei o olho vendeu kkkkkkkkkkkkk

Basicamente o que eu falei.

Se quiser pode cobrar o INPC que normalmente é o índice utilizado para isso mas provavelmente não vai chegar nem perto dos 2700 reais que vc quer arrancar deles.
mas a placa com defeito não seria uma MSI? Será que a loja quer pegar o valor atualizado pela MSI e devolver a menos ao cliente?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Oficialmente, toda placa AM5 suporta o 7800x3d, e até mesmo o 7950x que é bem mais esquentado. Só limita o PBO/Overclock e talvez um pouco de performance nas CPUs de 170W.

Até mesmo essa Biostar de 660 reais.
não sei como o pessoal não pega esse tipo de placa-mãe, quando é processador intel e aparece uma dessas vira a queridinha e todo mundo recomenda. Pessoal não quer competitividade.
 
Basicamente o que eu falei.

Se quiser pode cobrar o INPC que normalmente é o índice utilizado para isso mas provavelmente não vai chegar nem perto dos 2700 reais que vc quer arrancar deles.
quanto vc acha q consigo arrancar deles???
 
não sei como o pessoal não pega esse tipo de placa-mãe, quando é processador intel e aparece uma dessas vira a queridinha e todo mundo recomenda. Pessoal não quer competitividade.

Eu pessoalmente não pegaria, mas não por falta de suporte à minha CPU (Ryzen 9 7900).
Teria outros motivos:
1) Wi-fi e bluetooth integrado seria essencial para mim
2) Só tem um slot M.2
3) Só tem 2 slots de RAM (apesar de atualmente ser recomendado usar 2 pentes, talvez com atualizações de BIOS as Ddr5 passem a se comportar melhor com 4 pentes)
4) Não tem a máscara do painel traseiro integrada
5) Pretendo usar o PBO para aumentar do TDP da CPU
6) Não tem USB-C no painel traseiro
7) É bem feinha kkk

Pegaria só se a grana estivesse muito curta, pq funcionar funciona.
 
Última edição:
mas a placa com defeito não seria uma MSI? Será que a loja quer pegar o valor atualizado pela MSI e devolver a menos ao cliente?
Sim, é uma MSI, ele disse que pagou 1800 por ela na BF.

quanto vc acha q consigo arrancar deles???
Eu não gosto de novela, em seu lugar eu só gostaria de receber um produto equivalente ou o valor que paguei com o frete, seja como crédito na loja (caso tenha outra pra pegar e pagar a diferença, se for o caso), seja devolvendo o dinheiro para eu ir buscar em outro lugar.

Para exemplificar, SE eles utilizarem o INPC como índice para correção sobre os 1800 reais vai dar uns 12 reais e não 900, se vale seguir dando murro em ponta de faca cabe a vc julgar.
 
comprei a MSI MAG b650 tomahawk ... construçao melhor q minha antiga x670 pro wifi q alias... ta cheio de avaliaçoes negativas e problemas na internet... paguei 2600 parcelado em 10x... =/.. esperar a pichau resolver minha situaçao agora...
 
Tem alguma loja confiável vendendo o 7800x3D por um preço que não seja um roubo, peguei uma x670e tuf e 2 x 16gb 6000cl30, falta o processador mas várias lojas vendendo ele próximo de 3k
 
Pro pessoal que ta fazendo over nas memórias tem esse adaptador que achei no Thingverse. Imprimi aqui e ficou bom.
aCwG4Gj.jpeg

M6mnmFb.jpeg

BhwPiRs.jpeg
 
Galera que tem o 7800X3d como é o consumo em idle? Fora de operação pesada. Eu deixo meu PC ligado e quero fazer um comparativo. Meu consumo no i5 12400 está oscilando de 8 a 13W. em idle.


Acredito que a média esteja em 10W.
15-30w a depender do setup exato de cada usuário, com a ram sem XMP fico perto dos 15w, se ligar o XMP tudo stock fico lá pros 30w, da forma como uso (1.2v SoC e outras tensões reduzidas) fica 23-24w idle
 
Galera que tem o 7800X3d como é o consumo em idle? Fora de operação pesada. Eu deixo meu PC ligado e quero fazer um comparativo. Meu consumo no i5 12400 está oscilando de 8 a 13W. em idle.


Acredito que a média esteja em 10W.
Ryzen vai gastar mais que isso devido ao IOD ser separado e ter um consumozinho alto por si só (coisa de 10W+ só nele). Não creio que seja muito relevante, mas fica aí pra vc fazer as contas e sabe o quanto pesa no bolso
 
O que acham do resultado?

cachemem.png


Captura-de-tela-2024-01-26-013949.png


 
O que acham do resultado?

cachemem.png


Captura-de-tela-2024-01-26-013949.png



A latencia esta alta, da pra reduzir os timings da memoria com o mesmo clock.

Eu ja usei as configuracoes desse video e ficou bem bom e estavel. Se quiser voce pode tentar reduzir mais depois. Soh baixe o cpu-z pra saber qual o chip da sua memoria, se for hynix pode ir nesse tutorial sem erro.

Os tres primeiros timings vc pode colocar 30-36-36 e o restante igual ao video.

 
Última edição:
alguém ai tem a placa mae [MSI MAG B650 tomahawk] ??? é boa e confiavel??? apesar q garantia MSI é dinheiro na mao
 
15-30w a depender do setup exato de cada usuário, com a ram sem XMP fico perto dos 15w, se ligar o XMP tudo stock fico lá pros 30w, da forma como uso (1.2v SoC e outras tensões reduzidas) fica 23-24w idle
Não seria EXPO na AMD?

Ah nesse review ele desligou uma opção que parece ter reduzido bastante o consumo. Vcs já olharam isso? UNcore OC. Minuto 4:00




 
Não seria EXPO na AMD?

Ah nesse review ele desligou uma opção que parece ter reduzido bastante o consumo. Vcs já olharam isso? UNcore OC. Minuto 4:00





seria para desativar o OC da iGPU? é possível fazer Curve Optimizer na iGPU também, pode ajudar a reduzir o consumo.
 
Não seria EXPO na AMD?

Ah nesse review ele desligou uma opção que parece ter reduzido bastante o consumo. Vcs já olharam isso? UNcore OC. Minuto 4:00





Minha memória é só XMP mas a nomenclatura pouco importa de qualquer forma, os 2 fazem basicamente a mesma coisa, maior clock, menores timings, maiores tensões etcetc que resulta em maior consumo no final das contas mas não fucei nessa opção não, pessoalmente não ligo tanto pro consumo em idle já que qualquer variação vai ser pequena na prática pra mim e meu consumo em load é baixo pela eficiência da CPU e undervolt da GPU, supondo que eu reduzisse meu idle de 24w pra 15w são 108w por dia (assumindo 12h/dia), ou coisa de 3 reais por mês
 
Cooler para VRM, para SSD, para memória, para chipset...

Daqui a pouco alguém lança coolers para coolers 😂😂😂
Não existe almoço grátis :haha: , pelo menos agora o fan não fica mais apoiado na gpu. Já estou até vendo outro projeto onde o suporte é fechado e a saída de ar é somente onde estão as presilhas das memórias.
 
Oi gente. Em termos de placa mãe para AM5 com melhor garantia no Brasil, qual marca vcs tem preferido?

Eu tenho visto placas boas da ASUS especialmente a Asus TUF Gaming X670E-Plus.

Mas não sei como anda garantia da ASUS e afins.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Minha memória é só XMP mas a nomenclatura pouco importa de qualquer forma, os 2 fazem basicamente a mesma coisa, maior clock, menores timings, maiores tensões etcetc que resulta em maior consumo no final das contas mas não fucei nessa opção não, pessoalmente não ligo tanto pro consumo em idle já que qualquer variação vai ser pequena na prática pra mim e meu consumo em load é baixo pela eficiência da CPU e undervolt da GPU, supondo que eu reduzisse meu idle de 24w pra 15w são 108w por dia (assumindo 12h/dia), ou coisa de 3 reais por mês
Eu deixo o PC ligado 24h por dia. O consumo em idle fica em 10w, se for para 30w seria o triplo. Mas realmente não sei bem qual impacto na conta de luz, que aqui já é altíssima, mais de 1mil reais.

O problema são os 3 ar condicionados.
 
Última edição:
Oi gente. Em termos de placa mãe para AM5 com melhor garantia no Brasil, qual marca vcs tem preferido?

Eu tenho visto placas boas da ASUS especialmente a Asus TUF Gaming X670E-Plus.

Mas não sei como anda garantia da ASUS e afins.
Se for usar garantia para diferenciar uma placa melhor de uma pior acho que não restam muitas opções além de MSI (3 anos), todas as demais tem 1 ano.
 
Se for usar garantia para diferenciar uma placa melhor de uma pior acho que não restam muitas opções além de MSI (3 anos), todas as demais tem 1 ano.
Putz a MSI não tem aparecido com bons preços. Pelo menos eu não tenho achado.
 
Eu deixo o PC ligado 24h por dia. O consumo em idle fica em 10w, se for para 30w seria o triplo. Mas realmente não sei bem qual impacto na conta de luz, que aqui já é altíssima, mais de 1mil reais.

O problema são os 3 ar condicionados.

Se na maior parte do tempo o sistema vai ficar em Full Load o AMD acaba sendo mais econômico, agora, se o sistema vai ficar a maior parte do tempo em idle/carga leve daí Intel acaba sendo mais econômico.

 
Eu deixo o PC ligado 24h por dia. O consumo em idle fica em 10w, se for para 30w seria o triplo. Mas realmente não sei bem qual impacto na conta de luz, que aqui já é altíssima, mais de 1mil reais.

O problema são os 3 ar condicionados.
+- 15 reais por mês se for de 10w pra 30w e deixar 24/7 todos os dias do mês assumindo 1 real por kWh mas vai de cada um, se quiser deixar as frequências lá em cima, timings baixos etcetc vai precisar usar tensão mais alta que vai trazer maior consumo, se não fizer questão de espremer até o último 0,01% de desempenho é só usar algo mais conservador porque é como falei, sem XMP aqui ficou em 15w~, com XMP (tensões na casa do krl) fica em 30w~ e da forma como uso fica em 23-24w e eu pessoalmente não me importo com o consumo idle, se me importasse poderia reduzir mais ainda e qualquer possível perda de desempenho na prática acaba sendo irrelevante, talvez até ativando essa opção aí do vídeo e reduzindo mais ainda o consumo idle, talvez desativar iGpu etc, vai de você o quanto se importa com essa diferença mesmo
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo