[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 87 33.0%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.5%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.4%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.2%

  • Total de votos
    264
Não vai ter diferença, até pq o seu código no NVMe 1 vai ser carregado pra RAM durante a execução, e da RAM que ele vai fazer a leitura do que tá no NVMe 2.
A bronca maior é se seu NVMe 2 estiver formatado como NTFS ou algo assim, aí vai ter problemas por ineficiência do sistema de arquivos mesmo.
Ele ta em NTFS, é um disco de arquivos que tanto Linux quanto Windows leem, em que formato posso colocar?

No caso que falei, o código vai pra RAM e a RAM le diretamente do NVME2 (ou qualquer outro disco)?
 
Ele ta em NTFS, é um disco de arquivos que tanto Linux quanto Windows leem, em que formato posso colocar?
Se é pra usar nos dois sistemas não tem muito oq fazer então, deixa ntfs mesmo.
No caso que falei, o código vai pra RAM e a RAM le diretamente do NVME2 (ou qualquer outro disco)?
Sim.
 
Boa noite pessoal!

Adquiri algumas peças (Ryzen 7 7800x3d, G.Skill 6000, NVMe WD850X) nos EUA no início do mês e, ao chegar aqui, comprei o restante. Estou enfrentando problemas com a placa mãe. A primeira que comprei, a MSI PRO B650-P, tive que devolver porque não era compatível com o gabinete Thermaltake P6 Core, já que o shield dela não era fixo, deixando o gabinete desprotegido. Fiz a devolução e comprei outra na KABUM, a TUF B650 WIFI OPENBOX. No entanto, essa placa veio com alguns pinos do socket desalinhados, mas funcionou. O problema é que os slots 1 e 3 das memórias não estão funcionando, apenas os slots 2 e 4. Já solicitei a devolução hoje e tenho dois reembolsos pendentes na KABUM.

Ao pesquisar sobre o assunto no tópico de AM5, descobri que esse processador está apresentando alguns problemas de compatibilidade com memória.

Estou considerando a possibilidade de adquirir uma placa mãe um pouco melhor, como a ASROCK B650-E STEAL LEGEND ou a ASUS X670-E TUF, e até mesmo a ASUS X670-E PRIME. Vocês poderiam me ajudar com informações sobre essas placas-mãe ou se tem uma melhor na mesma faixa de preço?

Observação: Consegui resgatar Starfield a tempo, não conhecia esse tipo de resgate que pede aplicativo para verificar o processador, já sou da velha guarda.
 
Última edição:
Boa noite pessoal!

Adquiri algumas peças (Ryzen 7 7800x3d, G.Skill 6000, NVMe WD850X) nos EUA no início do mês e, ao chegar aqui, comprei o restante. Estou enfrentando problemas com a placa mãe. A primeira que comprei, a MSI PRO B650-P, tive que devolver porque não era compatível com o gabinete Thermaltake P6 Core, já que o shield dela não era fixo, deixando o gabinete desprotegido. Fiz a devolução e comprei outra na KABUM, a TUF B650 WIFI OPENBOX. No entanto, essa placa veio com alguns pinos do socket desalinhados, mas funcionou. O problema é que os slots 1 e 3 das memórias não estão funcionando, apenas os slots 2 e 4. Já solicitei a devolução hoje e tenho dois reembolsos pendentes na KABUM.

Ao pesquisar sobre o assunto no tópico de AM5, descobri que esse processador está apresentando alguns problemas de compatibilidade com memória.

Estou considerando a possibilidade de adquirir uma placa mãe um pouco melhor, como a ASROCK B650-E STEAL LEGEND ou a ASUS X670-E TUF, e até mesmo a ASUS X670-E PRIME. Vocês poderiam me ajudar com informações sobre essas placas-mãe ou se tem uma melhor na mesma faixa de preço?

Observação: Consegui resgatar Starfield a tempo, não conhecia esse tipo de resgate que pede aplicativo para verificar o processador, já sou da velha guarda.

Considerando as opções que colocou (faixa dos 2000 reais), particularmente iria na sugestão que o colega @insanee420 postou na página anterior 👉 Placa Mãe Gigabyte B650 Aorus Elite AX DDR5 AM5 ATX
 
Considerando as opções que colocou (faixa dos 2000 reais), particularmente iria na sugestão que o colega @insanee420 postou na página anterior 👉 Placa Mãe Gigabyte B650 Aorus Elite AX DDR5 AM5 ATX
Tá vendo, nem cogitei essa placa, ela tá melhor que as com chipset x670-E e b650-e? estou pesquisando bastante, vou ter que esperar eles me devolverem o dinheiro da MSI pra poder comprar a outra, já tinha partido pra uma mais cara, e nunca mais openbox, um amigo me indicou um vendedor que morar em FOZ, ele me passou o anuncio do cara no OLX, tem varias placas com preço top e parcelado sem juros no OLX, daria pra pegar uma mais top, só preciso saber como funciona garantia essas coisas.
 
Última edição:
Tá vendo, nem cogitei essa placa, ela tá melhor que as com chipset x670-E e b650-e? ajuda ai, estou pesquisando bastante, vou ter que esperar eles me devolverem o dinheiro da MSI pra poder comprar a outra, já tinha partido pra uma mais cara, e nunca mais openbox, um amigo me indicou um vendedor que morar em FOZ, ele me passou o anuncio do cara no OLX, tem varias placas com preço top e parcelado sem juros no OLX, daria pra pegar uma mais top, só preciso saber como funciona garantia essas coisas.
Não vai ter garantia, se eu fosse vc evitava isso de pegar coisa usada ou sem nota fiscal direto caso se preocupe com garantia.

As com chipset -E a diferença é ter mais devices com PCIe 5.0, oq sinceramente é irrelevante pra maioria dos usuários. Se seu uso for só jogos, essa B650 indicada vai dar de sobra.
 
Não vai ter garantia, se eu fosse vc evitava isso de pegar coisa usada ou sem nota fiscal direto caso se preocupe com garantia.

As com chipset -E a diferença é ter mais devices com PCIe 5.0, oq sinceramente é irrelevante pra maioria dos usuários. Se seu uso for só jogos, essa B650 indicada vai dar de sobra.
Esse site é confiável? Nunca ouvir falar dele.
 
Vale a pena trocar um ryzen 7900x por um 7950x3d?

Bem, se teu objetivo primário é jogos, eu iria de 7800x3d. E só puxaria o gatilho pro 7950x3d se precisasse muito desses cores extras.
 
Vale a pena trocar um ryzen 7900x por um 7950x3d?
3 meses atrás vc fez esse mesmo questionamento mas acabou não voltando (link).

Reforço a sugestão de dar uma olhada nos reviews de ambos, os do TPU são ótimos pois compararam no detalhe e em diversos tipos de utilização.
 
3 meses atrás vc fez esse mesmo questionamento mas acabou não voltando (link).

Reforço a sugestão de dar uma olhada nos reviews de ambos, os do TPU são ótimos pois compararam no detalhe e em diversos tipos de utilização.
Então eu uso tanto para jogos como para aplicações o 7900x. Porém fico em dúvida se com 7950x3d eu teria alguma vantagem a mais. Ou se o ideal é esperar os próximos lançamentos
 
Então eu uso tanto para jogos como para aplicações o 7900x. Porém fico em dúvida se com 7950x3d eu teria alguma vantagem a mais. Ou se o ideal é esperar os próximos lançamentos
Quais aplicações?
Pra jogos provavelmente teria, mas depende de quais jogos, resolução, framerate e resto do setup.
 
Tá vendo, nem cogitei essa placa, ela tá melhor que as com chipset x670-E e b650-e? estou pesquisando bastante, vou ter que esperar eles me devolverem o dinheiro da MSI pra poder comprar a outra, já tinha partido pra uma mais cara, e nunca mais openbox, um amigo me indicou um vendedor que morar em FOZ, ele me passou o anuncio do cara no OLX, tem varias placas com preço top e parcelado sem juros no OLX, daria pra pegar uma mais top, só preciso saber como funciona garantia essas coisas.
Se é de foz, esquece garantia. Com certeza é do Paraguai.

Lembrando que peças do paraguai são totalmente confiáveis se compradas nas lojas certas. São importadas e logo tem padrao importado (layers da placa por exemplo, como discutido algumas paginas antes). Eu compro minhas peças lá já tem um bocado de tempo. Unico problema é garantia, que fica limitada ao tempo que a loja estipula. Normalmente 6 meses pra placa mãe, mas tendo que levar lá para efetuar a troca.
 
São importadas e logo tem padrao importado (layers da placa por exemplo, como discutido algumas paginas antes)
No caso imagino que seja apenas a Asus, certo? Já que é a única que fabrica aqui até onde sei. Também fiquei curioso sobre essas diferenças de nacional vs importado, Samsung também fabrica aqui até onde me lembro e seria interessante ver algum comparativo de nacional vs importado, apesar que duvido muito alguém ir atrás disso e sequer ter muita noção/conhecimento pra fazer um comparativo legal
 
Se é de foz, esquece garantia. Com certeza é do Paraguai.

Lembrando que peças do paraguai são totalmente confiáveis se compradas nas lojas certas. São importadas e logo tem padrao importado (layers da placa por exemplo, como discutido algumas paginas antes). Eu compro minhas peças lá já tem um bocado de tempo. Unico problema é garantia, que fica limitada ao tempo que a loja estipula. Normalmente 6 meses pra placa mãe, mas tendo que levar lá para efetuar a troca.
Top meu amigo, ainda bem que nunca precisei usar RMA, estou usando no momento um i7 4790k, com watercooler Cooler Master da epoca, digo 10 anos e a maquina firme e forte, só troquei a placa de video. E pretendo fazer a mesma coisa com esse pc que estou montando (por isso que estou atras de pci ex 5.0. Me fala ai, tem algum contato de confiança no Paraguai?
 
algumas memórias DDR5 ainda não estão compatíveis plenamente com as novas AGESA 1007b e 1007c e isso está generalizado, tanto memórias EXPO quanto XMP ficam tão instáveis que não dão boot ou não sustentam sequer o padrão JEDEC. A solução é voltar a BIOS anterior, como no vídeo



sim, tem que desligar o computador e nem precisa do processador ou memória, mas se já instalados, não precisa retirar. Esse procedimento evita corromper o novo BIOS devido a qualquer instabilidade do novo AGESA com problema.

é importante desativar as opções de OverClock específicas das placas-mãe nesses casos de instabilidade, por exemplo, no caso específico da Asustek, ela usa termos como AI TUNER/AI OPTIMIZER/AI TUNER e etc, devem ser desabilitados, então, qualquer coisa que faça referência a OC, overclock ou AI tem de deixar em uma opção que desabilite o overclock, ou seja, pode ter que deixar como [desativado], ou em um valor [100%] (no caso de corrente elétrica) ou [manual] (como no caso do clock BCLK, fixado em 100MHz) para que possa desabilitar alguma função que esteja causando instabilidade. Apenas o overclock padrão da AMD pode ser mantido, por exemplo, no "AI Overclock Tuner", coloque na opção [manual] E a opção CPU CORE RATIO deixe como [CPU CORE RATIO], portanto, não deve ativar o [AI OPTIMIZED]

jSB7UYz.jpg


também existe uma opção de Overclock "oculta" que pode estar ajudando a causar instabilidades, é o "OC SoC". Na Asustek você pode usar a busca pelo termo "SOC" e vai encontrar essa opção como [auto], portanto, pode deixar como [desativado/disabled]

Alguns testes aqui com PCMARK
4dX2KcX.jpg

mlfOUDl.jpg
 
Top meu amigo, ainda bem que nunca precisei usar RMA, estou usando no momento um i7 4790k, com watercooler Cooler Master da epoca, digo 10 anos e a maquina firme e forte, só troquei a placa de video. E pretendo fazer a mesma coisa com esse pc que estou montando (por isso que estou atras de pci ex 5.0. Me fala ai, tem algum contato de confiança no Paraguai?
Eu compro as peças de computador lá ja tem uns 15 anos tranquilo. Sinceramente nunca precisei de RMA, nenhuma peça deu problema até hoje (e tenho até hoje um combo (3570k + z77 asrock extreme 6) que ta funcionando.

Unica coisa que fiz de troca foi quando peguei uma x570 da Aorus no lançamento dos ryzen 3xxx. Montei ela e tive problema em deixar as memorias em 3600. Como tava já tendendo pra uma strix, fui lá e troquei. Foi super tranquilo.

eu utilizo o site comprasparaguai.com.br lá tem os preços das lojas e normalmente os estoques batem. Como moro pertinho de foz, acabo conferindo o site, monto a lista e no dia seguinte vou e busco as peças. Lojas como Topdek, alborada, nissei, visaovip, atacado games e shopping china são extremamente confiáveis. Pode ir sem medo
 
Eu compro as peças de computador lá ja tem uns 15 anos tranquilo. Sinceramente nunca precisei de RMA, nenhuma peça deu problema até hoje (e tenho até hoje um combo (3570k + z77 asrock extreme 6) que ta funcionando.

Unica coisa que fiz de troca foi quando peguei uma x570 da Aorus no lançamento dos ryzen 3xxx. Montei ela e tive problema em deixar as memorias em 3600. Como tava já tendendo pra uma strix, fui lá e troquei. Foi super tranquilo.

eu utilizo o site comprasparaguai.com.br lá tem os preços das lojas e normalmente os estoques batem. Como moro pertinho de foz, acabo conferindo o site, monto a lista e no dia seguinte vou e busco as peças. Lojas como Topdek, alborada, nissei, visaovip, atacado games e shopping china são extremamente confiáveis. Pode ir sem medo
Show! Obrigado pela orientação.
 
Teste de Air Coolers nos Ryzen 7600x, 7700x e 7950x, vou deixar os resultados de cada um em spoiler pra facilitar mas quem tiver mais curiosidade/tempo recomendo ver o vídeo todo




IJw2g7h.png

Pefterw.png


1zGGgE2.png

ikv1gYg.png
PQtbxNu.png

KjeOYel.png


3DQ6DbU.png

O7SET1D.png
GPQgu8v.png

alXOTJI.png


aATPTdA.png

1pCVrHb.png

E o resultado em jogos, testado apenas no 7700x porque é o que rodou mais quente

upD8w7S.png
 
Turma boa tarde, andei adquirindo uma B650 PRO-P WifI da MSI, um Ryzen 7 7700 e 2x16gb Corsair 5600mhz cl36. Estou usando ele todo em stock, apenas ativei o XMP das memorias, queria saber se tem alguma coisa que de pra melhorar, seja em relação a temperatura ou performance. Estou usando um watercooler da Silverstone de 240mm e ele fica entre 70 e 87 graus jogando (depende do dia e do jogo), cogito trocar pra um WC custom, mas não sei se vale o investimento, mas se for o caso daria pra usar block de AM4?
 
Turma boa tarde, andei adquirindo uma B650 PRO-P WifI da MSI, um Ryzen 7 7700 e 2x16gb Corsair 5600mhz cl36. Estou usando ele todo em stock, apenas ativei o XMP das memorias, queria saber se tem alguma coisa que de pra melhorar, seja em relação a temperatura ou performance. Estou usando um watercooler da Silverstone de 240mm e ele fica entre 70 e 87 graus jogando (depende do dia e do jogo), cogito trocar pra um WC custom, mas não sei se vale o investimento, mas se for o caso daria pra usar block de AM4?
Se vale a pena ou não é muito pessoal, tem gente que roda a 95c e não se incomoda, tem gente que com 70c acha que é necessário investir seja lá quanto for pra reduzir as temperaturas, pra outros o limite é 75c/80c/85c etc, é extremamente pessoal e subjetivo essa questão, metade vai dizer que vale e metade vai dizer que não

Qual é o seu setup completo? Incluindo gabinete/setup de fans, rotação da bomba e do WC, dos fans do gabinete etc, mas recomendo tacar um Curve Optimizer aí e/ou fazer um offset de tensão pra testar, começando com 50mv e reduzindo de 10mv em 10mv, e pro Curve Optimizer recomendo tentar começar ocm uns -20 logo e ir adicionando -5 em -5, aí você vai vendo como as temperaturas reagem
 
Putz, passando só p relatar que depois de um tempão finalmente achei a parada de limitar o 7700x pela temperatura.
setei 70 graus Level 3 e pelos testes simples do cpuz, antes chegando a 99,4 gastava 104w, agora com 70 ta gastando 82w com 4% de diferença de desempenho!

agora vou acertar as curvas do master liquid pra ver se melhora
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo