[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 89 32.7%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 57 21.0%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 98 36.0%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 28 10.3%

  • Total de votos
    272
Deve ser isso, essa novela do vSoC acabou deixando a galera um pouco bitolada ao ver qualquer tensão mais alta.
Não duvido que tenha gente colocando todas as opções possíveis em <1.3v na BIOS e comendo o pão que o diabo amassou com instabilidade/desempenho baixo mundo afora :haha:
Eu só atualizo a BIOS, ligo o XMP e vejo a voltagem. Se estiver abaixo.... Tchau! Vou pra jogatina kkkkkk
 
Eu estava dando uma fuçada no log de eventos e (quem procura acha!) vi umas informações de inicialização rápida que não foi possível. Vi que podia ser relacionado a drivers não instalados e fui no gerenciador de dispositivos. Encontrei um Adaptador de Vídeo Básico da Microsoft, além da 4090. Como assim? Não tenho vídeo onboard! Mas descobri que os Ryzen 7000 tem vídeo onboard. Newbice minha ou não, fui lá no bios e desativei o gráfico onboard, só ficou o PEG. Windows subiu a primeira vez, vi que o adaptador tinha sumido e boas. Segundos depois tela azul. Primeira vez que tenho tela azul em anos. Reiniciou e tela azul atrás de tela azul. Fui lá e ativei o maldito vídeo onboard e tudo voltou ao normal.

Alguém já teve isso? Como desativaram o vídeo onboard? Já achei diversos locais (Advanced, NB config, pcie video, disable integrated graphics / Advanced -> AMD CBS -> NBIO Common Options -> GFX Configuration -> iGPU Configuration, switch to iGPU_Disabled), mas nem tentei mais, deixei quieto lá.
 
Eu estava dando uma fuçada no log de eventos e (quem procura acha!) vi umas informações de inicialização rápida que não foi possível. Vi que podia ser relacionado a drivers não instalados e fui no gerenciador de dispositivos. Encontrei um Adaptador de Vídeo Básico da Microsoft, além da 4090. Como assim? Não tenho vídeo onboard! Mas descobri que os Ryzen 7000 tem vídeo onboard. Newbice minha ou não, fui lá no bios e desativei o gráfico onboard, só ficou o PEG. Windows subiu a primeira vez, vi que o adaptador tinha sumido e boas. Segundos depois tela azul. Primeira vez que tenho tela azul em anos. Reiniciou e tela azul atrás de tela azul. Fui lá e ativei o maldito vídeo onboard e tudo voltou ao normal.

Alguém já teve isso? Como desativaram o vídeo onboard? Já achei diversos locais (Advanced, NB config, pcie video, disable integrated graphics / Advanced -> AMD CBS -> NBIO Common Options -> GFX Configuration -> iGPU Configuration, switch to iGPU_Disabled), mas nem tentei mais, deixei quieto lá.
sim, eles possuem vídeo onboard agora para dar boot caso não tenha placa de vídeo dedicada ou a sua dê defeito. Eu estou usando o vídeo onboard no momento. E o caminho para desativar é esse mesmo, mas você pode instalar os drivers da AMD para o vídeo onboard e apenas drivers para caso precise já os tenha e, depois, desativa o vídeo. Isso deve resolver e não se preocupe se ainda aparecer no Windows/Linux.
Uma coisa legal seria esse vídeo onboard poder ser usado em aceleração, reduzindo o consumo da placa de vídeo dedicada.
 
Tem uma maneira de só instalar os drivers de vídeo sem instalar toda a tranqueira que vem junto no Adrenalin? Vou tentar extrair o conteúdo em uma pasta pra ver.

Mas prefiro desativar, não quero ficar reservando recurso para isso sendo que não vou usar.
 
Tem uma maneira de só instalar os drivers de vídeo sem instalar toda a tranqueira que vem junto no Adrenalin? Vou tentar extrair o conteúdo em uma pasta pra ver.

Mas prefiro desativar, não quero ficar reservando recurso para isso sendo que não vou usar.
na hora de instalar ele já pergunta sobre isso
 
Eu estava dando uma fuçada no log de eventos e (quem procura acha!) vi umas informações de inicialização rápida que não foi possível. Vi que podia ser relacionado a drivers não instalados e fui no gerenciador de dispositivos. Encontrei um Adaptador de Vídeo Básico da Microsoft, além da 4090. Como assim? Não tenho vídeo onboard! Mas descobri que os Ryzen 7000 tem vídeo onboard. Newbice minha ou não, fui lá no bios e desativei o gráfico onboard, só ficou o PEG. Windows subiu a primeira vez, vi que o adaptador tinha sumido e boas. Segundos depois tela azul. Primeira vez que tenho tela azul em anos. Reiniciou e tela azul atrás de tela azul. Fui lá e ativei o maldito vídeo onboard e tudo voltou ao normal.

Alguém já teve isso?
Aqui usei o vídeo onboard no primeiro boot pós montagem pra ver se estava tudo certo antes de espetar a GPU e acabei deixando ativado.

Um tempo depois desativei só por preciosismo mas enquanto estava ativado foi reconhecido automaticamente pelo W11, até listava o encoder de vídeo disponível no OBS e tudo mais.

Antes/depois não tive qualquer problema com instabilidade ou tela azul.

Como desativaram o vídeo onboard? Já achei diversos locais (Advanced, NB config, pcie video, disable integrated graphics / Advanced -> AMD CBS -> NBIO Common Options -> GFX Configuration -> iGPU Configuration, switch to iGPU_Disabled), mas nem tentei mais, deixei quieto lá.
Não sei se tem algo mais avançado mas na Giga fiz só isso aqui (padrão é Auto).

1687098933609.png
 
Pessoal vale a pena trocar ryzen 7900x por um 7950x3d? Ou os ganhos são mínimos?
Qual o objetivo da troca? Tem muitos "depende" nesse meio.
 
Uma coisa legal seria esse vídeo onboard poder ser usado em aceleração, reduzindo o consumo da placa de vídeo dedicada.
Mas ela pode, basta deixar ela e a off-board ativadas que você poderá escolher qual das duas vai acelerar o quê. Caso você jogue usando uma NVIDIA pode usar o OBS para usar a iGPU Radeon para gravar a partida, ou jogar pela off-board enquanto assiste algo no segundo monitor decodificando o video através da iGPU (seja via browser, seja via player do desktop).
 
Seria jogos e para trabalho. Agora não sei se compensaria pelo ganho de performance.
Pra jogos depende se vc tá se sentindo limitado de alguma forma nos frames, e em qual refresh rate joga. Se tiver, aí pode ser que valha a pena.

Pra trabalho depende do que vc faz e se vai fazer bom uso dos cores a mais ou não. O 3D não é útil pra maioria das atividades de produtividade, a não ser que vc trabalhe com CFD ou coisas similares.
 
Pessoal vale a pena trocar ryzen 7900x por um 7950x3d? Ou os ganhos são mínimos?
Seria jogos e para trabalho. Agora não sei se compensaria pelo ganho de performance.
Tá com grana sobrando? Ganho de performance certamente há, a porcentagem e se vale a pena mesmo é bem subjetivo.

Há reviews de ambos internet afora mas precisamos saber o que exatamente vc faz com o PC para perceber eventual carência de processamento e também conhecer o 'conjunto da obra' (restante da sua configuração) para saber se é um bom negócio e se vc realmente precisa.

Tenho um 7900 que vem me satisfazendo super bem em ambos os propósitos, ano que vem viajo pra fora e quem sabe volto com um 7950x/x3d, mas se rolar mesmo será puro consumismo.
 
Gigabyte lançará a primeira placa-mãe AMD A620 Mini-ITX

"Já se passaram algumas semanas desde o lançamento do chipset básico AMD A620 para o soquete AM5. Até agora, nem a ASUS, nem a MSI, nem a ASRock e nem a Biostar lançaram uma placa-mãe Mini-ITX com o chipset A620. Eles teriam chegado entre junho e julho, de acordo com essas empresas, e parece que podemos dar uma primeira olhada em um. O chipset AMD A620 não oferece suporte para overclock da CPU e não oferece suporte para PCIe Gen5. As placas-mãe A620 básicas também carecem de suporte para CPUs de alta potência, mas a placa Mini-ITX da Gigabyte pode se encaixar na outra categoria.

A Gigabyte UD A620I-AX é uma placa-mãe econômica projetada para suportar dois módulos de memória DDR5 e um dispositivo PCIe Gen4 x16. A placa tem duas portas SATA e requer conectores de alimentação de 24+8 pinos para funcionar. Esta placa-mãe possui WiFi-AX integrado e porta Ethernet, que na verdade pode ser de 2,5 GbE. Há também um slot NVMe M.2 com um dissipador de calor. Espera-se que a empresa anuncie este produto em breve. O preço pode estar no lado mais alto, mas deve estar dentro de $100, que atualmente é o preço mais alto para as placas-mãe Gigabyte A620."


GIGABYTE-AMD-A620-2.jpg

GIGABYTE-AMD-A620-3.jpg

GIGABYTE-AMD-A620-4.jpg
 
Última edição:
chegaram da China os parafusos que comprei para o Assassin III, apenas 4 (quatro) parafusos que são os mesmos usados no AS500. Agora o cooler está perfeitamente encaixado e com metal líquido um pouco mais ressacado. Interessante que o metal líquido não apenas corrói nos metais onde toca como também resseca, ainda assim deu para aplicar e, se não estivesse ressecado, eu seria obrigado a deixar o gabinete na horizontal, como eram os antigos computadores 386/486, para evitar o escorrimento.

a temperatura caiu drasticamente e foi possível deixar a máquina com um overclock marotinho
 
Mas ela pode, basta deixar ela e a off-board ativadas que você poderá escolher qual das duas vai acelerar o quê. Caso você jogue usando uma NVIDIA pode usar o OBS para usar a iGPU Radeon para gravar a partida, ou jogar pela off-board enquanto assiste algo no segundo monitor decodificando o video através da iGPU (seja via browser, seja via player do desktop).
uma dúvida: qualquer aceleração sempre vai depender de conectar um monitor na placa-mãe para usar a iGPU? Por exemplo, tenho uma dGPU RTX 4000 e a conecto nos dois monitores, para aproveitar a aceleração da iGPU, sempre se exige conectar a placa-mãe em algum monitor?
 
para aproveitar a aceleração da iGPU, sempre se exige conectar a placa-mãe em algum monitor?
Não, estando habilitada/instalada (leia-se: aparecer no gerenciador de dispositivos, por exemplo) basta configurar a aplicação para usá-la.
 
uma dúvida: qualquer aceleração sempre vai depender de conectar um monitor na placa-mãe para usar a iGPU? Por exemplo, tenho uma dGPU RTX 4000 e a conecto nos dois monitores, para aproveitar a aceleração da iGPU, sempre se exige conectar a placa-mãe em algum monitor?
Como o @neo666 disse, basta estar habilitada e com driver instalado. Para aproveitar a aceleração você vai ter que manualmente mudar a prioridade do que pretende para selecionar ela.

Em programas como player de video, baseado em LAV, basta abrir a configuração e selecionar quem decodificará (exemplo abaixo, MPC-BE):
image.png


Os demais apps (como browser) você precisará ir nas configurações do Windows e definir o aplicativo desejado para usar a GPU secundária (iGPU = Power Saving GPU). Segue abaixo um exemplo usando o Firefox:
F2wzU.png


PS: Browsers baseados em WebKit permitem uma atribuição por linha de comando, um pouco mais complicado mas pode ser mais útil. Segue abaixo um thread informando mais ou menos como proceder:
 
para quem estiver em dúvida, vou relatar a minha experiência com o AM5:

> Processador está fácil de configurar após o ECO MODE, então, mesmo com um cooler fraco você consegue sobreviver sem extravagâncias;
> Overclock pra valer somente com um cooler melhor e pode pensar em metal líquido se quer uma subidinha maior (veja dica abaixo);
> Aquecimento: esse processador vem pré-configurado para tentar tirar o máximo, então ele vai ser quente se não ativar o ECO MODE e isso é muito fácil de fazer;
> overclock de memória: o padrão JEDEC de mais baixa velocidade pega tranquilo, já o XMP nem sempre pega, mas no meu caso, consegui chegar em 6000MTs (ou 6000MHz) com temporizações bem apertadas, embora sejam memórias que cheguem em 6400MHz via XMP;
> problema com USB: nessa plataforma não vi acontecer, ao contrário, estou tendo performance superior ao que havia no chipset Intel Z97, inclusive com meu HDD externo está muito rápido;
> HDD externo USB 3.0: tudo certo e bem rápido;
> placa-mãe: muitas opções de overclock e, por ser bem caro o projeto, o preço é salgado e sendo, no entanto, estável. A ressalva é algum desleixo do fabricante em sonhar que processador de apenas 5nm suporta tensão infinita;

sugestão:
1- cooler: você vai gastar um pouco menos do que na plataforma intel, eu recomendaria ao menos um Air Cooler de torre dupla com massa de ao menos 1.4 Kg ou mais. Já um Water Cooler certamente tem de ser de ao menos 240mm. Com boa refrigeração fica tranquilo;
2- memórias estão indo bem, mas EXPO pode ser bem melhor do que ficar na XMP e arriscar não conseguir 6000MTs, talvez nunca, já que o XMP é padrão da Intel e a Intel não curte concorrência.

DICA:
Quem pegar um AM5 vai ficar de boa, mas cuidado ao aplicarem metal líquido, pois o produto pode escorrer e queimar o sistema sem você perceber até ser tarde demais e a máquina vai pifar. Quando o metal líquido é novo ele escorre facilmente em grande quantidade, e nos processadores Intel eu precisava passar mais metal líquido do que agora no AMD. Uma fina camada já resolveu o problema e imaginava que não daria certo, porque já estava ressecada e foi bem mais chato e difícil passar. O resultado está sendo uma temperatura bem legal onde bate 69°C em um teste rápido no CPU-Z, consumindo 150Watts e configurado em 5.2GHz allcore. Posso subir mais? Sim, porém vou precisar ver das dicas disponíveis para não aumentar demais o consumo e ter zero ganho de performance.
 
Obrigado pelas dicas.

Qual o seu processador? Vou pesquisar mais sobre o Eco Mode no 7800x3d.
 
queda de preços....

Sim, no Ali vc já encontra 7700 por menos de R$1.400 e 7900 por ~R$1800. Intel tbm barateou, vc encontra 13700kf por ~R$2k, o 13600kf esta na mesma faixa de preço do 7700.
 
7900x saindo 2370 no Magalu hj.
Da vontade de pegar esse e vender o meu pra ver se pego um silicio melhor.
 
7900x saindo 2370 no Magalu hj.
Da vontade de pegar esse e vender o meu pra ver se pego um silicio melhor.
Vc pode pegar um pior tb..rsrs

Acho que valeria a pena se fosse pegar um 7950x se usa pra trabalho ou um 7900X3D se usa para jogos
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo