para quem estiver em dúvida, vou relatar a minha experiência com o AM5:
> Processador está fácil de configurar após o ECO MODE, então, mesmo com um cooler fraco você consegue sobreviver sem extravagâncias;
> Overclock pra valer somente com um cooler melhor e pode pensar em metal líquido se quer uma subidinha maior (veja dica abaixo);
> Aquecimento: esse processador vem pré-configurado para tentar tirar o máximo, então ele vai ser quente se não ativar o ECO MODE e isso é muito fácil de fazer;
> overclock de memória: o padrão JEDEC de mais baixa velocidade pega tranquilo, já o XMP nem sempre pega, mas no meu caso, consegui chegar em 6000MTs (ou 6000MHz) com temporizações bem apertadas, embora sejam memórias que cheguem em 6400MHz via XMP;
> problema com USB: nessa plataforma não vi acontecer, ao contrário, estou tendo performance superior ao que havia no chipset Intel Z97, inclusive com meu HDD externo está muito rápido;
> HDD externo USB 3.0: tudo certo e bem rápido;
> placa-mãe: muitas opções de overclock e, por ser bem caro o projeto, o preço é salgado e sendo, no entanto, estável. A ressalva é algum desleixo do fabricante em sonhar que processador de apenas 5nm suporta tensão infinita;
sugestão:
1- cooler: você vai gastar um pouco menos do que na plataforma intel, eu recomendaria ao menos um Air Cooler de torre dupla com massa de ao menos 1.4 Kg ou mais. Já um Water Cooler certamente tem de ser de ao menos 240mm. Com boa refrigeração fica tranquilo;
2- memórias estão indo bem, mas EXPO pode ser bem melhor do que ficar na XMP e arriscar não conseguir 6000MTs, talvez nunca, já que o XMP é padrão da Intel e a Intel não curte concorrência.
DICA:
Quem pegar um AM5 vai ficar de boa, mas cuidado ao aplicarem metal líquido, pois o produto pode escorrer e queimar o sistema sem você perceber até ser tarde demais e a máquina vai pifar. Quando o metal líquido é novo ele escorre facilmente em grande quantidade, e nos processadores Intel eu precisava passar mais metal líquido do que agora no AMD. Uma fina camada já resolveu o problema e imaginava que não daria certo, porque já estava ressecada e foi bem mais chato e difícil passar. O resultado está sendo uma temperatura bem legal onde bate 69°C em um teste rápido no CPU-Z, consumindo 150Watts e configurado em 5.2GHz allcore. Posso subir mais? Sim, porém vou precisar ver das dicas disponíveis para não aumentar demais o consumo e ter zero ganho de performance.