• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 87 33.0%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.5%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.4%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.2%

  • Total de votos
    264
Senhores, só para passar uma atualização de como ficou a instalalação aqui.

A principio tudo certo.
Atualizei a Asus Prime x670e-Pro WIFI pra BIOS 1813 pelo flashback bios. Terminei de fazer a instalação de processador e etc.

Liguei ele, entrei na bios, ativei o EXPO tipo 1, e funcionou tudo beleza de primeira. Funcionando na frequencia 6000 com CL30 conforme na caixa. Aindda nao fiz nenhum teste mais expressivo. Estou finalizando de instalar as coisas.
 
Pessoal, uns parentes meus virão da Suíça agora em dezembro, e pedi pra comprar e me trazer esse kit:


CPU 7800 X3D - https://www.toppreise.ch/price-comp...-Raphael-X-8x-4-2GHz-100-100000910WOF-p724752

Mobo Asus Proart https://www.toppreise.ch/price-comp...I-AMD-X670-90MB1B90-M0EAY0-p705310?selsort=rd ou a Gigabyte https://www.toppreise.ch/price-comp...-ELITE-AX-Rev-1-0-AMD-X670-p705415?selsort=rd

Memórias: https://www.toppreise.ch/price-comp...-RGB-DDR5-6000-Kit-CMT64GX5M2B6000C40-p712325


Eu ia pedir pra trazer esse WC - https://www.toppreise.ch/price-comp...NZXT-Kraken-360-RGB-White-RL-KR360-W1-p726086 mas tenho receio que danifique alguma coisa na viagem...


Depois de muitos e muitos anos com Intel, quero voltar para o lado AMD da força, vocês acham que essas peças que escolhi têm chances de dar problemas ou está bom?


PS: Demais itens tenho aqui, fonte, vga, ssd.

Fuja de gigabyte e as memórias pegaria essa

 
Nas placas mãe, a BIOS é uma porcaria e em placas de vídeo, o sistema de resfriamento é o pior
Acho que isso depende dos modelos. Os de entrada são ruins mesmo, como em todas fabricantes. Mas no modelos mais high-end já são bem boas.
 
Acho que isso depende dos modelos. Os de entrada são ruins mesmo, como em todas fabricantes. Mas no modelos mais high-end já são bem boas.

Eu tive o modelo mais top da X470 na época, AORUS, maior arrependimento da minha vida.
 
Pessoal, uns parentes meus virão da Suíça agora em dezembro, e pedi pra comprar e me trazer esse kit:


CPU 7800 X3D - https://www.toppreise.ch/price-comp...-Raphael-X-8x-4-2GHz-100-100000910WOF-p724752

Mobo Asus Proart https://www.toppreise.ch/price-comp...I-AMD-X670-90MB1B90-M0EAY0-p705310?selsort=rd ou a Gigabyte https://www.toppreise.ch/price-comp...-ELITE-AX-Rev-1-0-AMD-X670-p705415?selsort=rd

Memórias: https://www.toppreise.ch/price-comp...-RGB-DDR5-6000-Kit-CMT64GX5M2B6000C40-p712325


Eu ia pedir pra trazer esse WC - https://www.toppreise.ch/price-comp...NZXT-Kraken-360-RGB-White-RL-KR360-W1-p726086 mas tenho receio que danifique alguma coisa na viagem...


Depois de muitos e muitos anos com Intel, quero voltar para o lado AMD da força, vocês acham que essas peças que escolhi têm chances de dar problemas ou está bom?


PS: Demais itens tenho aqui, fonte, vga, ssd.
Placa mãe é um negócio complicado de escolher mas em termos de desempenho não há diferença de uma pra outra, tem que analisar as demais features (slots M.2, USB, PCIe 5.0, etc.) e ver o que vc precisa ou te agrada mais, se quiser comparar mais a fundo essa tabela pode ajudar mas ambas são boas opções.

Memória acho que vale a troca pela G.Sill sugerida pelo colega pela latência mais baixa e compatibilidade (Expo), além de serem mais baratas.

Particularmente não gosto de WC mas vai de cada um.





Nas placas mãe, a BIOS é uma porcaria e em placas de vídeo, o sistema de resfriamento é o pior
Eu tive o modelo mais top da X470 na época, AORUS, maior arrependimento da minha vida.
Não sei qual é a história da Bios mas já estou na segunda mobo Aorus seguida e não vi nada de errado, porém, uma era Z390 e agora a AM5, não passei pelos AM4.

Placa de vídeo nunca tive nenhuma mas não é o primeiro relato falando o mesmo.
 
O que me dizem desse kit aqui - ja com AMD Expo? https://www.kabum.com.br/produto/42...gb-5600mhz-ddr5-c40-preto-cmh64gx5m2b5600z40k
32GB ainda segue dando dor de cabeça? CL40 seria um problema? pois o preço me parece muito bom, mais barato que alguns 2x16Gb....
Creio que maioria dos problemas com memória (pelo menos nessas capacidades menores e só 2 DIMM) já melhoraram com AGESAs mais recentes, CL40 não é um problema, vai do quanto você liga pra possivelmente tentar extrair um pouquinho mais de performance com maior frequência e menor timing ou se pra você é mais interessante ter 64gb ao invés de 32gb
 
O que me dizem desse kit aqui - ja com AMD Expo? https://www.kabum.com.br/produto/42...gb-5600mhz-ddr5-c40-preto-cmh64gx5m2b5600z40k
32GB ainda segue dando dor de cabeça? CL40 seria um problema? pois o preço me parece muito bom, mais barato que alguns 2x16Gb....
O preço tá bem legal mesmo para um kit de 64GB, vi ela esses dias e me cocei também mas ainda não preciso dessa quantidade no dia a dia.

Interessante que as especificações na kabum estão meio bagunçadas (nenhuma novidade), na lista da compatibilidade da minha placa mãe encontrei uma com part number similar (CMH64GX5M2B5600) mas com final 'Z36' (CL36), nada dessa 'Z40K' (CL40).

De toda forma não vejo porque ter problema e se tiver certamente vai aparecer já nos primeiros dias, qualquer coisa é só devolver.
 
Placa mãe é um negócio complicado de escolher mas em termos de desempenho não há diferença de uma pra outra, tem que analisar as demais features (slots M.2, USB, PCIe 5.0, etc.) e ver o que vc precisa ou te agrada mais, se quiser comparar mais a fundo essa tabela pode ajudar mas ambas são boas opções.

Memória acho que vale a troca pela G.Sill sugerida pelo colega pela latência mais baixa e compatibilidade (Expo), além de serem mais baratas.

Particularmente não gosto de WC mas vai de cada um.







Não sei qual é a história da Bios mas já estou na segunda mobo Aorus seguida e não vi nada de errado, porém, uma era Z390 e agora a AM5, não passei pelos AM4.

Placa de vídeo nunca tive nenhuma mas não é o primeiro relato falando o mesmo.
Tive problema com a bios em uma AM4 (recem lançado). Depois de um tempo solucionaram, mas já havia feito a troca por uma Strix.
Acredito que todas ou quase todas as bios no início antes de estarem realmente sólidas vão dar problemas, independente da marca.
 
Placa mãe é um negócio complicado de escolher mas em termos de desempenho não há diferença de uma pra outra, tem que analisar as demais features (slots M.2, USB, PCIe 5.0, etc.) e ver o que vc precisa ou te agrada mais, se quiser comparar mais a fundo essa tabela pode ajudar mas ambas são boas opções.

Memória acho que vale a troca pela G.Sill sugerida pelo colega pela latência mais baixa e compatibilidade (Expo), além de serem mais baratas.

Particularmente não gosto de WC mas vai de cada um.







Não sei qual é a história da Bios mas já estou na segunda mobo Aorus seguida e não vi nada de errado, porém, uma era Z390 e agora a AM5, não passei pelos AM4.

Placa de vídeo nunca tive nenhuma mas não é o primeiro relato falando o mesmo.

Hj não se ouve falar tanto, mas na época das X470 era muita dor de cabeça, gigabyte colocava uma bios no site do modelo da sua placa mãe, baixava a bios, atualizava e a placa morria, pq a bios que eles colocaram la era errada, fora diversos problemas de instabilidade, na época o jayzwocents fez videos falando sobre isso, no reddit foi bem comentado também, ai ficou o trauma, sai da gigabyte o mais rápido possível.
 
Só a Gigabyte e a MSI tem 3 anos de garantia, certo?
Asrock tem só um ano e tem que ver direto com o revendedor, e Asus só 1 ano tmb…

To muito na duvida de qual placa mãe AM5 escolher. Queria pegar uma mais barata, porém completinha.

No ranking do Techspot a Asrock B650M-HDV foi bem elogiada, mas ela não tem nem conector ARGB…

As seguintes na lista, ficam oscilando entre 1200 e 1500 os preços. Aí eu já fico na dúvida de jogar mais 500 e pegar uma X670, para ficar mais respaldado para as 8000 que vierem…

Pretendo pegar um Ryzen 5 7600 mesmo, mas só se aparecer alguma promo muito louca do 7800X3D na blackfriday eu mudo o alvo.
 
Só a Gigabyte e a MSI tem 3 anos de garantia, certo?
Asrock tem só um ano e tem que ver direto com o revendedor, e Asus só 1 ano tmb…

To muito na duvida de qual placa mãe AM5 escolher. Queria pegar uma mais barata, porém completinha.

No ranking do Techspot a Asrock B650M-HDV foi bem elogiada, mas ela não tem nem conector ARGB…

As seguintes na lista, ficam oscilando entre 1200 e 1500 os preços. Aí eu já fico na dúvida de jogar mais 500 e pegar uma X670, para ficar mais respaldado para as 8000 que vierem…

Pretendo pegar um Ryzen 5 7600 mesmo, mas só se aparecer alguma promo muito louca do 7800X3D na blackfriday eu mudo o alvo.
Da uma procurada na Asrock B650M Pro RS Wifi, a vantagem dessa é que tem 3x m.2(1 é gen 5) e wifi 6E.

 
Só a Gigabyte e a MSI tem 3 anos de garantia, certo?
Asrock tem só um ano e tem que ver direto com o revendedor, e Asus só 1 ano tmb…

To muito na duvida de qual placa mãe AM5 escolher. Queria pegar uma mais barata, porém completinha.

No ranking do Techspot a Asrock B650M-HDV foi bem elogiada, mas ela não tem nem conector ARGB…

As seguintes na lista, ficam oscilando entre 1200 e 1500 os preços. Aí eu já fico na dúvida de jogar mais 500 e pegar uma X670, para ficar mais respaldado para as 8000 que vierem…

Pretendo pegar um Ryzen 5 7600 mesmo, mas só se aparecer alguma promo muito louca do 7800X3D na blackfriday eu mudo o alvo.
Em placa-mãe só a MSI com 3 anos até onde sei, Gigabyte consta 1 ano aqui, sobre o modelo vai muito do que você precisa/quer, respaldado pras 8000 (RTX 8000?) em que sentido?

De qualquer forma sem saber a necessidade exata é difícil, porque as vezes paga 500 a mais pra uma X670 que nem tem alguma conectividade específica que você quer e aí uma B650M 1000 reais mais barata tem
 
Em placa-mãe só a MSI com 3 anos até onde sei, Gigabyte consta 1 ano aqui, sobre o modelo vai muito do que você precisa/quer, respaldado pras 8000 (RTX 8000?) em que sentido?

De qualquer forma sem saber a necessidade exata é difícil, porque as vezes paga 500 a mais pra uma X670 que nem tem alguma conectividade específica que você quer e aí uma B650M 1000 reais mais barata tem

8000 seriam os Ryzen no caso kkk
 
8000 seriam os Ryzen no caso kkk
Ahh sim, imaginei que estaria mirando nas RTX 8000 porque talvezzz lá o PCIE 5.0 possivelmente faça alguma pequena diferença :haha: Eu não me preocuparia tanto no AM5 a princípio não, tem placa relativamente básica que toca mesmo o 7950x, então a não ser que a AMD do nada resolva lançar CPU de 300/400/500w é pra continuar tudo da mesma forma, possivelmente as gerações mais novas de mobo (e modelos mais caros) vão ter atualizações mais rápidas ou coisa assim mas quanto a rodar os CPUs, se a placa roda um CPU de 170w TDP hoje vai continuar rodando os de 170w futuramente mesmo se passassem de 16/32 pra 32/64, 64/128 ou coisa assim, e a maioria das placas nessa geração tá bem overkill, o 7800x3D em específico consome uma mixaria, até a A620 mais fuleira deve rodar ele com folga
 
Ahh sim, imaginei que estaria mirando nas RTX 8000 porque talvezzz lá o PCIE 5.0 possivelmente faça alguma pequena diferença :haha: Eu não me preocuparia tanto no AM5 a princípio não, tem placa relativamente básica que toca mesmo o 7950x, então a não ser que a AMD do nada resolva lançar CPU de 300/400/500w é pra continuar tudo da mesma forma, possivelmente as gerações mais novas de mobo (e modelos mais caros) vão ter atualizações mais rápidas ou coisa assim mas quanto a rodar os CPUs, se a placa roda um CPU de 170w TDP hoje vai continuar rodando os de 170w futuramente mesmo se passassem de 16/32 pra 32/64, 64/128 ou coisa assim, e a maioria das placas nessa geração tá bem overkill, o 7800x3D em específico consome uma mixaria, até a A620 mais fuleira deve rodar ele com folga

Acho que agora vai ser bem diferente da geração 300 da AMD, agora 98% das placas são robustas, vão aguentar todos os upgrades que AMD lançar pra AM5
 
Senhores, só para passar uma atualização de como ficou a instalalação aqui.

A principio tudo certo.
Atualizei a Asus Prime x670e-Pro WIFI pra BIOS 1813 pelo flashback bios. Terminei de fazer a instalação de processador e etc.

Liguei ele, entrei na bios, ativei o EXPO tipo 1, e funcionou tudo beleza de primeira. Funcionando na frequencia 6000 com CL30 conforme na caixa. Aindda nao fiz nenhum teste mais expressivo. Estou finalizando de instalar as coisas.
Como está o tempo de boot?

As memorias são expo ou xmp?
 
Obrigado pelas resposta pessoal... seria isso mesmo, as proximas gerações Ryzen.
Bom, vou focar mais nas MSI então, mas até agora nessas lives de esquenta, nao apareceu nada de AM5.

Ta muito estranho, acho que os estoques estão baixos... a Kabum que é a maior loja ta sem o 7800X3D por exemplo. Ja vi no twitter alguns dono de loja (devem saber quem é...) falando que não ta compensando para eles trazer os Zen4, mas não entendi muito bem porque...
 
Obrigado pelas resposta pessoal... seria isso mesmo, as proximas gerações Ryzen.
Bom, vou focar mais nas MSI então, mas até agora nessas lives de esquenta, nao apareceu nada de AM5.

Ta muito estranho, acho que os estoques estão baixos... a Kabum que é a maior loja ta sem o 7800X3D por exemplo. Ja vi no twitter alguns dono de loja (devem saber quem é...) falando que não ta compensando para eles trazer os Zen4, mas não entendi muito bem porque...
É pq antes não tinham como bater o preço do Ali, mas agora com a taxa do amor:bota: a coisa mudou. o 7800X3D que era encontrado na Performance Solutions por 2400 já esta 150 reais mais caro.
 
Sem contar que os caras metem 30% de desconto breque fraidi pra ficar o mesmo preço full de 1 mês atrás :que:
 

AMD Ryzen 9 7900X3D cai para US$ 433 na Black Friday​


Ofertas AMD Ryzen 7000/5000 para a Black Friday​

O preço da CPU AMD Ryzen finalmente muda na Black Friday. Embora os grandes descontos ainda sejam escassos, há um negócio que se destaca: o Ryzen 9 7900X3D de 12 núcleos agora custa US$ 433, marcando seu menor custo até o momento. Notavelmente, esse preço na Amazon está ainda abaixo da opção de retirada na loja do MicroCenter.
HxGBapP.png

Este SKU específico pode não ser a melhor escolha para os jogadores, já que aqueles com um orçamento limitado preferem o 7800X3D, mais acessível, reconhecido como o melhor CPU para jogos da AMD no momento. Para usuários que necessitam de mais poder de processamento para diversas tarefas, o 7950X3D é uma escolha provável.

De forma encorajadora, ambos os SKUs estão incluídos nas ofertas da Black Friday da AMD na Amazon, com o 7950X3D por US$ 588, um pouco mais caro que o 7950X sem 3D V-Cache, e o 7800X3D por US$ 359. Embora este último tenha visto preços mais baixos, esta promoção da Black Friday representa um momento oportuno para comprar este CPU.

AMD Ryzen 7000 (AM5/Zen4)

LC1HxBR.png


Além disso, a plataforma AM4 testemunha reduções de preços da AMD. O 5800X3D agora está listado por US$ 290, e seu equivalente sem o 3D V-Cache é uma pechincha por US$ 174, especialmente considerando sua capacidade de 8 núcleos. As CPUs de desktop Zen3 com 12 núcleos estão disponíveis por US$ 289, enquanto a principal CPU desta série é vendida por US$ 434.

AMD Ryzen 5000 (AM4/Zen3)

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo