[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

AMD confirma que Ryzen 7000X3D permanecerá com melhor desempenho em jogos antes do lançamento da série 9000.

AMD Ryzen 7 7800X3D oficialmente mais rápido que Ryzen 9 9700X
Don Waligroski (AMD) confirma que a diferença será menor do que o esperado, mas a CPU X3D da geração atual será mais rápida.


smlxSOm.png

Talvez seja por isso que há rumores de que a AMD lançará sua série Ryzen 9000X3D muito mais cedo do que o esperado . Os últimos rumores sugerem que as novas CPUs para desktop X3D podem chegar no final do terceiro trimestre, possivelmente antes do Intel Core Ultra 200 “Arrow Lake”. No entanto, a atenção agora está nas variantes não X3D das CPUs Ryzen 9000, que serão lançadas oficialmente em julho.

A AMD tem relutado em compartilhar seus gráficos de desempenho de jogos comparando os novos processadores baseados em Zen5 com os processadores de jogos mais rápidos do mercado, a própria série 7000X3D da AMD. O Ryzen 7 7800X3D de 8 núcleos tem sido um campeão de vendas da AMD desde que foi lançado. Não é apenas a CPU de desktop mais rápida para jogos, mas também requer muito menos energia do que a série Intel Core i9.

A AMD confirmou ao Tom's Hardware durante uma entrevista após a palestra da Computex que o Ryzen 7000X3D ainda será mais rápido em jogos. Pelo menos isso se aplica ao 7800X3D em comparação ao 9700X. Don Waligroski acrescentou que embora esta diferença seja menor do que o esperado, os processadores Zen4 existentes continuarão a ser a melhor escolha.


Até agora, quatro novos CPUs AMD Ryzen para o soquete AM5 foram anunciados, com mais esperados posteriormente. A AMD não confirmou a data exata de lançamento ou o preço, que é tão importante quanto o desempenho. Se as CPUs Ryzen 9000 tiverem preços semelhantes aos da série 7000 quando foram lançadas, essas CPUs podem ser difíceis de vender, dado o foco da AMD em promover a série X3D.

Os jogadores não devem ficar desapontados ao comprar o processador 7800X3D mesmo agora, já que se espera que ele continue sendo o melhor CPU para jogos em um futuro próximo, pelo menos até setembro, quando os potenciais SKUs 9800X3D poderão ser lançados.

A série AMD Ryzen 7000X3D agora está disponível com os preços mais baixos já listados. Agora você pode comprar a variante de 16 núcleos por menos de US$ 500, o que provavelmente indica que o 9950X não pode ser muito mais caro do que isso. Além disso, a variante X3D de 12 núcleos é atualmente mais barata que a de 8 núcleos.

Ofertas AMD Ryzen 7000 (links afiliados):​

Donny Waligroski já mencionou que a próxima série 9000X3D incluirá algumas mudanças, descritas como “diferenciadores interessantes”. Isso pode significar qualquer coisa, desde diferentes tamanhos de V-Cache 3D ou o lançamento de mais do que apenas 3 SKUs como na geração atual. Provavelmente não descobriremos o que isso significa até o final do verão.

fonte Tom’s Hardware
E esperavam o quê, que ele dissesse "parem de comprar os 7000X3D porque os 9000 são mais rápidos"? É obvio que não, ele quer mais é que a série 7000 continue vendendo.

Nenhuma empresa vai dizer o verdadeiro potencial da sua próxima geração antes de colocá-la no mercado justamente para continuar vendendo a geração atual (ainda mais que os X3D AM5 estão com altos descontos lá fora). Não que os Ryzen 9000 sejam mais rápidos que os 7000X3D em jogos (ao meu ver a mudança na arquitetura e o ganho no IMC+IF entregarão menos que a vantagem do cachê empilhado), deverá empatar em alguns e perder por pouco em outros... o que ainda seria um baita ganho, dado que não houve evolução de clock ou quantidade de L2$/L3$.

Quanto à revolta de alguns dizendo que o 9700X deveria ganhar do 7800X3D em jogos, refresco a memória de que o 7700X só ganha do 5800X3D em alguns jogos porque ele tem 1GHz a mais de clock e um controlador de memória muito mais rápido (DDR4 -> DDR5), e mesmo assim ainda tem jogos que o Zen3 X3D sai ganhando. Logo sem um grande salto no suporte à memória, no mesmo clock dos núcleos e sem aumento do L3$ só um milagre para esse Zen5 vencer do Zen4 X3D em todos jogos, logo o fato dele chegar perto já é de grande valia a nível de arquitetura.
 
Em jogos provavelmente o 9700x vai entregar um desempenho mais constante. O cache 3D nem sempre traz benefícios, mas quando entrega, o salto é enorme.
 
E esperavam o quê, que ele dissesse "parem de comprar os 7000X3D porque os 9000 são mais rápidos"? É obvio que não, ele quer mais é que a série 7000 continue vendendo.

Nenhuma empresa vai dizer o verdadeiro potencial da sua próxima geração antes de colocá-la no mercado justamente para continuar vendendo a geração atual (ainda mais que os X3D AM5 estão com altos descontos lá fora). Não que os Ryzen 9000 sejam mais rápidos que os 7000X3D em jogos (ao meu ver a mudança na arquitetura e o ganho no IMC+IF entregarão menos que a vantagem do cachê empilhado), deverá empatar em alguns e perder por pouco em outros... o que ainda seria um baita ganho, dado que não houve evolução de clock ou quantidade de L2$/L3$.

Quanto à revolta de alguns dizendo que o 9700X deveria ganhar do 7800X3D em jogos, refresco a memória de que o 7700X só ganha do 5800X3D em alguns jogos porque ele tem 1GHz a mais de clock e um controlador de memória muito mais rápido (DDR4 -> DDR5), e mesmo assim ainda tem jogos que o Zen3 X3D sai ganhando. Logo sem um grande salto no suporte à memória, no mesmo clock dos núcleos e sem aumento do L3$ só um milagre para esse Zen5 vencer do Zen4 X3D em todos jogos, logo o fato dele chegar perto já é de grande valia a nível de arquitetura.
É por isso que eu vou ficar muito tempo ainda com o 5800X3D
Ta levando muito bem a RX 7900 XT que é uma placa forte
Eu já fiz uns ajustes na BIOS e acho que ainda da pra arredondar o acerto e tirar mais um golinho

Ou seja os Ryzen 9000 vão sair e só depois de ver que vale mesmo o ganho depois de testes é que posso pensar em trocar
 
É por isso que eu vou ficar muito tempo ainda com o 5800X3D
Ta levando muito bem a RX 7900 XT que é uma placa forte
Eu já fiz uns ajustes na BIOS e acho que ainda da pra arredondar o acerto e tirar mais um golinho

Ou seja os Ryzen 9000 vão sair e só depois de ver que vale mesmo o ganho depois de testes é que posso pensar em trocar

Quando peguei esse CPU, fiquei matutando..."porra 2K num processador de uma plataforma em final de vida". Só que o sorriso no rosto de ver os stutters nos jogos irem embora pra sempre valeu cada centavo. Não me vejo mudando tão cedo também. Que apareça gráfico de outros CPUs colocando 20 ou 30% mais performance em jogos mesmo em 4K que eu não vou nem tremer a carteira. Vai levar cacete de muito CPU barato nos próximos anos, mas com certeza vai segurar uma performance excelente por muito tempo. Essa porra vai ser o 2500K da AMD...
 
É por isso que eu vou ficar muito tempo ainda com o 5800X3D
Ta levando muito bem a RX 7900 XT que é uma placa forte
Eu já fiz uns ajustes na BIOS e acho que ainda da pra arredondar o acerto e tirar mais um golinho

Ou seja os Ryzen 9000 vão sair e só depois de ver que vale mesmo o ganho depois de testes é que posso pensar em trocar
Essa configuração sua, empurra jogos em 4k a pelo menos 60 com tudo ultra?
Estou querendo montar um pc, mas queria partir para plataforma nova pq estou montando do zero, e queria montar para aproveitar meu monitor, jogar em 4k com tudo no maximo a no mínimo 60 fps.
 
Essa configuração sua, empurra jogos em 4k a pelo menos 60 com tudo ultra?
Estou querendo montar um pc, mas queria partir para plataforma nova pq estou montando do zero, e queria montar para aproveitar meu monitor, jogar em 4k com tudo no maximo a no mínimo 60 fps.
Eu jogo em 1440p e esta levando tudo de boas
Nunca testei 4k aqui
 
Essa configuração sua, empurra jogos em 4k a pelo menos 60 com tudo ultra?
Estou querendo montar um pc, mas queria partir para plataforma nova pq estou montando do zero, e queria montar para aproveitar meu monitor, jogar em 4k com tudo no maximo a no mínimo 60 fps.
Se quiser todos os jogos com tudo no máximo sem exceção tem casos que só uma 4090 vai dar conta, e outros nem isso se você desativar o framegen, é caso de se analisar jogo a jogo e se realmente vale a pena socar tudo no ultra e fodase em todos, porque tem muita coisa que as vezes come fps de graça porque nem se percebe diferença visual, mas no geral a 7900XT entrega boa performance em 4k sim, afinal é uma das melhores GPUs disponível

Só comentando porque as vezes tem gente em situação similar que espera jogar Cyberpunk/Alan Wake com PT a >60fps sem depender de DLSS/FG e coisas assim :haha:
 
Colegas, me tirem uma dúvida de leigo. Estou pensando em migrar para am5 com um R5 7600, olhando as especificações ele fala em aceitar memórias em 5200mhz, a mobo que estou olhando fala que suporta memórias ddr5 de 6400mhz+ (oc). Minha dúvida seria, se eu colocar memória de 6400mhz por exemplo teria problema o processador em não "ler" as memórias nessa velocidade, assim elas ficariam limitadas em 5200mhz?
Obrigado
 
Colegas, me tirem uma dúvida de leigo. Estou pensando em migrar para am5 com um R5 7600, olhando as especificações ele fala em aceitar memórias em 5200mhz, a mobo que estou olhando fala que suporta memórias ddr5 de 6400mhz+ (oc). Minha dúvida seria, se eu colocar memória de 6400mhz por exemplo teria problema o processador em não "ler" as memórias nessa velocidade, assim elas ficariam limitadas em 5200mhz?
Obrigado
De modo geral isso não é problema, as memórias irão trabalhar na frequência especificada para elas e até um pouco acima se você quiser.

Recomendo dar preferência por memórias que estejam na lista de compatibilidade da placa mãe que pretende comprar, pode evitar frustrações neste aspecto.
 
Colegas, me tirem uma dúvida de leigo. Estou pensando em migrar para am5 com um R5 7600, olhando as especificações ele fala em aceitar memórias em 5200mhz, a mobo que estou olhando fala que suporta memórias ddr5 de 6400mhz+ (oc). Minha dúvida seria, se eu colocar memória de 6400mhz por exemplo teria problema o processador em não "ler" as memórias nessa velocidade, assim elas ficariam limitadas em 5200mhz?
Obrigado

CPUs tem uma velocidade e capacidade oficial padrão, no caso dos 7XXX é 128GB e 5200 MT/s.

As fabricantes de mobo trabalham com a lista de validação junto as principais marcas de memória, é a famosa lista QVL (Qualified Vendor List).

Essa velocidade acima da padrão da CPU, geralmente está associada ao XMP (Intel) e EXPO (AMD) que são os timmings pré-definidos, que já foram testados e aprovados. Prontos para uso.

Qdo o fabricante da mobo coloca +6400 OC por exemplo, quer dizer que a mobo chega nessa velocidade ou até acima, mas não garante 100% da estabilidade, porque depende de overclock manual.

Se tem conhecimento dos timmings primários e secundários, voltagens etc, pode ir com qualquer memo. Se não, pega uma memória da lista QVL, ativa o EXPO e só vai...
 
CPUs tem uma velocidade e capacidade oficial padrão, no caso dos 7XXX é 128GB e 5200 MT/s.

As fabricantes de mobo trabalham com a lista de validação junto as principais marcas de memória, é a famosa lista QVL (Qualified Vendor List).

Essa velocidade acima da padrão da CPU, geralmente está associada ao XMP (Intel) e EXPO (AMD) que são os timmings pré-definidos, que já foram testados e aprovados. Prontos para uso.

Qdo o fabricante da mobo coloca +6400 OC por exemplo, quer dizer que a mobo chega nessa velocidade ou até acima, mas não garante 100% da estabilidade, porque depende de overclock manual.

Se tem conhecimento dos timmings primários e secundários, voltagens etc, pode ir com qualquer memo. Se não, pega uma memória da lista QVL, ativa o EXPO e só vai...
Legal o assunto.
Me surgiu uma dúvida.
Então a XMP e EXPO seria tipo um "overclock" de fábrica? E essa frequencia acima do padrão da cpu faz realmente diferença?
 
Então a XMP e EXPO seria tipo um "overclock" de fábrica?
Basicamente sim

E essa frequencia acima do padrão da cpu faz realmente diferença?
OC manual seja aumentando a frequência ou diminuindo os timings pode dar uma diferença boa sim principalmente nos Ryzen sem X3D, e pra ver os ganhos tem que estar sendo limitado pela CPU e não pela GPU, aí se a diferença prática vai ser de 1% ou 10-15% vai depender da frequência/timings "inicial e final" e do quanto o jogo/software se beneficia disso

Kit 5600 CL36 já é legalzinho, é acessível e tem desempenho legal, e kits 6400 CL32 ou 6000 CL30 as vezes o preço nem foge tanto e entrega um tiquinho a mais, e costumam ser chips melhores binnados caso queira tentar a sorte mexendo manualmente depois, caso não queira rodar eles no limite geralmente dá pra pegar uma "colinha" de valores estáveis pra maioria dos chips e ainda sim dar uma melhorada do XMP/EXPO com pouco risco de instabilidade

SfA9gF7.png


EBrrX85.png


hpQJ4b2.png


8C6U9NP.png
 
Última edição:
Top, obrigado pela informação.
 
De modo geral isso não é problema, as memórias irão trabalhar na frequência especificada para elas e até um pouco acima se você quiser.

Recomendo dar preferência por memórias que estejam na lista de compatibilidade da placa mãe que pretende comprar, pode evitar frustrações neste aspecto.
Ah sim, vou procurar essa lista e verificar.
CPUs tem uma velocidade e capacidade oficial padrão, no caso dos 7XXX é 128GB e 5200 MT/s.

As fabricantes de mobo trabalham com a lista de validação junto as principais marcas de memória, é a famosa lista QVL (Qualified Vendor List).

Essa velocidade acima da padrão da CPU, geralmente está associada ao XMP (Intel) e EXPO (AMD) que são os timmings pré-definidos, que já foram testados e aprovados. Prontos para uso.

Qdo o fabricante da mobo coloca +6400 OC por exemplo, quer dizer que a mobo chega nessa velocidade ou até acima, mas não garante 100% da estabilidade, porque depende de overclock manual.

Se tem conhecimento dos timmings primários e secundários, voltagens etc, pode ir com qualquer memo. Se não, pega uma memória da lista QVL, ativa o EXPO e só vai...
Sou um usuário casual, prefiro não arriscar nessas mexidas de bios e tal. Negócio é o plugar, ativar o xmp/expo, atualizar se necessário e jogar kk. Vou procurar essa lista na mobo que estou olhando.

Obrigados a ambos.
 
O principal processador Ryzen 9 7950X3D da AMD cai para menos de US$ 500.

Os preços do principal processador de desktop da AMD, o Ryzen 9 7950X3D, caíram para menos de US$ 500 pela primeira vez, com a Amazon listando-o por US$ 492. Este processador de 16 núcleos/32 threads possui cache V 3D em um de seus dois CCDs de 8 núcleos, o que proporciona o aumento de desempenho em jogos que a tecnologia oferece, enquanto deixa seu segundo CCD para sustentar clocks de maior impulso, beneficiando a produtividade multithread. cargas de trabalho. O 7950X3D é uma boa compra por US$ 492? Em uma entrevista recente ao Tom's Hardware, a AMD confidenciou que a primeira onda de processadores para desktop Ryzen 9000 “Zen 5”, codinome “Granite Ridge”, não supera o desempenho de jogos dos processadores 7000X3D da empresa, mas é significativamente mais rápido em produtividade cargas de trabalho, o que torna o 7950X3D uma compra tentadora por US$ 492. Enquanto isso, o Ryzen 7 7800X3D, o processador de desktop mais rápido para jogos, custa US$ 339.

7Uwkm6D.jpeg


Fonte: HotHardware
 
Poxa logo agora que decidi montar um AM5:
Placa Mãe ASUS ROG Strix B650E-F Gaming R$1800
Ryzen 5 7600x R$1485
DDR5 CORSAIR 2X16GB 6400mhz R$940,00
Achando que essa placa mãe ia ser boa para um futuro upgrade 9xxx ou 10xxx seria uma péssima escolha?
Vou ter que esperar essas x870/x870E ou até mesmo a da intel lga 1851? É jogar dinheiro fora nessa ROG? po meu sonho de consumo
Será que vai vir muito mais caro esse setup? Esse que estou montando está ficando R$4.275,00.
 
Achando que essa placa mãe ia ser boa para um futuro upgrade 9xxx ou 10xxx seria uma péssima escolha?
Frescura total povo que acha que precisa de placa-mãe cara ou chipset top pra qualquer situação/CPU

Vou ter que esperar essas x870/x870E ou até mesmo a da intel lga 1851? É jogar dinheiro fora nessa ROG? po meu sonho de consumo
Se não vai usar nada que essa ROG oferece é desperdício, a não ser que seja pela estética/vontade de ter (bem, objetivamente ainda é desperdício), grande maioria das pessoas que só vai plugar uns 2 M2, uma GPU e um CPU pra rodar joguinho meio que tanto faz pegar uma B650M básica de 1k ou uma X670E Mega blasterplusfodona de 4k
 
Frescura total povo que acha que precisa de placa-mãe cara ou chipset top pra qualquer situação/CPU


Se não vai usar nada que essa ROG oferece é desperdício, a não ser que seja pela estética/vontade de ter (bem, objetivamente ainda é desperdício), grande maioria das pessoas que só vai plugar uns 2 M2, uma GPU e um CPU pra rodar joguinho meio que tanto faz pegar uma B650M básica de 1k ou uma X670E Mega blasterplusfodona de 4k
Realmente a ROG é "frescura" mas é bonitona.
Olha:
Gigabyte B650M DS3H por R$715,00 sem wifi
Gigabyte B650M Aorus Elite AX R$1200,00 WIFI+BLUETOOTH
ASUS PRIME X670 por R$1,500,00 WIFI+BLUETOOTH
ASUS ROG Strix B650E-F Gaming Wi-Fi R$1.800 to considerando essa pois ela é louca e queria me dar esse presente, mas se a x870 for melhor eu vou para elas....no meu caso o bluetooth e wifi me interessa por isso descartei a gigabyte baratinha.
Eu fiquei mais na duvida de memoria ram e seus mhz, o AMD EXPO só estava chegando a 6400mhz na maioria das placas mae AMD.
Será que nessas x870 chegaremos a 8000mhz ou +? Achei RAM Corsair Vengeance RGB 32GB (2x16GB) DDR5 7200MHz por R$870,00 mas que nao funcionaria nas placas mencionadas, como disse maximo 6400.
Parece que não, mas no meu caso que jogo CS/fps da um ganho legal de FPS esses mhz maiores, a longo prazo que o jogo com o passar dos anos você vai perdendo fps devido a atualizações, da mais tempo de vida, um dia vai ta la a 150fps mas era para estar a 200fps se eu tivesse comprado memoria mhz maior saca? Não só no CS mas em qualquer jogo da uns FPS's a mais...nos atuais memorias 5200 e uma 6000 ja da diferença veja nos videos do tito.
Outra coisa foi dito que x870 é mais otimizado para os processadores Ryzen9xxx e futuros, vi no video da adrenaline.

Edit: estou saindo de um i7 4790 + ddr3 16gb 1866 jurassico gargalando uma RTX 2070super kk
Enfim só queria entender melhor, preciso de um pc pra ontem to ansioso, mas devo esperar essas x870 para ver? Agora no começo vou por um r5 7600x e futuramente mirar em algum 9xxxX3D, ja queria estar com um pente de memoria com mhz alto para aproveitar...
 
Última edição:
Frescura total povo que acha que precisa de placa-mãe cara ou chipset top pra qualquer situação/CPU


Se não vai usar nada que essa ROG oferece é desperdício, a não ser que seja pela estética/vontade de ter (bem, objetivamente ainda é desperdício), grande maioria das pessoas que só vai plugar uns 2 M2, uma GPU e um CPU pra rodar joguinho meio que tanto faz pegar uma B650M básica de 1k ou uma X670E Mega blasterplusfodona de 4k
Em alguns casos faz diferença, principalmente recentemente que começaram a soltar umas bombas no mercado com VRM insuficiente. A pior parte é que os preços não melhoraram, tem placas boas da AsRock custando menos que placas ruins da Asus. Placas de séries diferentes de uma mesma fabricante com preços similares e as vezes nem se justifica.

 
Em alguns casos faz diferença, principalmente recentemente que começaram a soltar umas bombas no mercado com VRM insuficiente. A pior parte é que os preços não melhoraram, tem placas boas da AsRock custando menos que placas ruins da Asus. Placas de séries diferentes de uma mesma fabricante com preços similares e as vezes nem se justifica.


Por isso costumo dizer que pra 99,9% dos casos tanto faz, não citei isso aqui mas foi porque ele especificou que pretende pegar um 7600x, boa parte aqui do fórum que pensa em pegar mobo top é porque tá indo na ideia de alguém que fica fazendo terrorismo com VRM e blablabla, e claro que quem quer pegar apenas por estética ou puramente por vontade/desejo pode fazer o que quiser mas objetivamente é desperdício se não for usar nada que a mobo oferece

Pra quem vai usar um 7600 ou 7800x3D pra joguinho quase sempre pouco importa, agora se for usar um 7900x/7950x em 100% load é outro papo, as vezes fico até agoniado de ver gente recomendar mobo cara/X670E pra todo mundo que quer botar um 7800x3D por exemplo com a justificativa de que CPU "parrudo/robusto" precisa de mobo parruda/robusta sendo que na prática o consumo do 7800x3D é ridiculamente baixo a ponto de rodar na mobo mais fuleira que existe, e o TDP dele é meio que irrelevante porque vai dar throttle MUITO antes de chegar perto do TDP que é mais baixo que o PPT dele, e a maioria que compra um 7800x3D tá interessada mais em jogos onde a fica é extremamente tranquila, o CPU só esquenta em all-core load praticamente
 
Última edição:
ASUS ROG Strix B650E-F Gaming Wi-Fi R$1.800 to considerando essa pois ela é louca e queria me dar esse presente, mas se a x870 for melhor eu vou para elas....no meu caso o bluetooth e wifi me interessa por isso descartei a gigabyte baratinha.
Comprar por vontade é justo, mas o que é "ser melhor" pra você? Tecnicamente uma placa-mãe que roda um 7950x no nitrogênio líquido com o VRM a 50c é melhor que uma que roda com o VRM a 55c, mas essa diferença de resultado melhor/pior faz absolutamente 0 diferença pra qualquer pessoa no mundo, ainda mais se for pra usar CPU de entrada e possivelmente usar só em jogos, bluetooth/wifi consegue com uma placa de rede e continua bem mais barato que essas outras mobos aí

Eu fiquei mais na duvida de memoria ram e seus mhz, o AMD EXPO só estava chegando a 6400mhz na maioria das placas mae AMD.
Será que nessas x870 chegaremos a 8000mhz ou +? Achei RAM Corsair Vengeance RGB 32GB (2x16GB) DDR5 7200MHz por R$870,00 mas que nao funcionaria nas placas mencionadas, como disse maximo 6400.
Depende do CPU, depende da mobo, depende do conhecimento e da paciência de cada um de ajustar manualmente se preciso porque já tem gente rodando a 8000mhz mesmo que sejam poucos, e tem MUITA gente usando 6800-7600mhz por aí, não tem resposta concreta ainda porque os produtos sequer lançaram ainda, perda de tempo ficar especulando baseando em nada ou quase nada

Parece que não, mas no meu caso que jogo CS/fps da um ganho legal de FPS esses mhz maiores, a longo prazo que o jogo com o passar dos anos você vai perdendo fps devido a atualizações, da mais tempo de vida, um dia vai ta la a 150fps mas era para estar a 200fps se eu tivesse comprado memoria mhz maior saca? Não só no CS mas em qualquer jogo da uns FPS's a mais...nos atuais memorias 5200 e uma 6000 ja da diferença veja nos videos do tito.
Frequência mais alta e/ou timings menores podem ajudar sim desde que esteja 100% CPU-bound, mas é looooooooonge de ser uma diferença de 150 pra 200fps, a não ser que esteja comparando algo absurdo como 4800 CL60 com 8000 CL30 ou algo assim, e é um negócio que depende completamente de jogo/GPU/resolução, os testes pra conseguir esse gargalo geralmente são jogando 1080p com uma 4090, as vezes a pessoa vai rodar em 1440p/WQHD com uma 4070 Super pra baixo e tá esquentando a cabeça com essas coisas, e se o jogo é tão leve a ponto de ter gargalo nessas situações provavelmente não vai fazer muita diferença prática a pessoa sair de 500fps pra 550fps que seja além do prazer de ver um número maior na tela

Arrisco a dizer que não vai ter ganho tão significativo de um 6000CL30 ou 6400CL32 bem tunado pra essas frequências mais altas rodando em XMP/Stock, se duvidar o kit tunado manualmente mesmo com frequência menor vai igualar ou ser melhor, e se você quiser o máximo do máximo do desempenho você vai ter que obrigatoriamente tunar manualmente a memória, XMP/EXPO tá longe de entregar todo o potencial, inclusive eu mesmo postei alguns resultados do HwUB aqui nessa página ainda, não acompanho esse canal aí mas provavelmente vai ser algo bem superficial e mostrando pouquíssima coisa, tem canais melhores pra ver sobre isso e vai além de só frequência maior vs frequência menor

Outra coisa foi dito que x870 é mais otimizado para os processadores Ryzen9xxx e futuros, vi no video da adrenaline.
Mais otimizado em quê? X870 vai com Ryzen 9000 vai dar mais FPS que X670/B650? Ainda não vimos acontecer nada assim então não sei porque agora seria diferente, pra mim é só papinho, e os processadores e placas-mãe sequer lançaram ainda, depois que lançar e for testado e re-restado extensivamente por canais confiáveis que não ficam babando ovo e distorcendo resultado aí talvez dá pra conversar

Enfim só queria entender melhor, preciso de um pc pra ontem to ansioso, mas devo esperar essas x870 para ver? Agora no começo vou por um r5 7600x e futuramente mirar em algum 9xxxX3D, ja queria estar com um pente de memoria com mhz alto para aproveitar...
Na minha opinião não, se você não tem nenhuma necessidade específica de conectividade pode pegar alguma B650M qualquer que seja e acabou, só lembrando também que CPUs X3D a influência de memórias é beeem menor, aqui abaixo foram só 7 jogos testados mas a média deu 7% de diferença de 6000CL30 pra 4800CL40, isso usando uma 4090 em 1080p, então é de se avaliar bem o que se precisa de fato

FZgZE96.png
 
Comprar por vontade é justo, mas o que é "ser melhor" pra você? Tecnicamente uma placa-mãe que roda um 7950x no nitrogênio líquido com o VRM a 50c é melhor que uma que roda com o VRM a 55c, mas essa diferença de resultado melhor/pior faz absolutamente 0 diferença pra qualquer pessoa no mundo, ainda mais se for pra usar CPU de entrada e possivelmente usar só em jogos, bluetooth/wifi consegue com uma placa de rede e continua bem mais barato que essas outras mobos aí


Depende do CPU, depende da mobo, depende do conhecimento e da paciência de cada um de ajustar manualmente se preciso porque já tem gente rodando a 8000mhz mesmo que sejam poucos, e tem MUITA gente usando 6800-7600mhz por aí, não tem resposta concreta ainda porque os produtos sequer lançaram ainda, perda de tempo ficar especulando baseando em nada ou quase nada


Frequência mais alta e/ou timings menores podem ajudar sim desde que esteja 100% CPU-bound, mas é looooooooonge de ser uma diferença de 150 pra 200fps, a não ser que esteja comparando algo absurdo como 4800 CL60 com 8000 CL30 ou algo assim, e é um negócio que depende completamente de jogo/GPU/resolução, os testes pra conseguir esse gargalo geralmente são jogando 1080p com uma 4090, as vezes a pessoa vai rodar em 1440p/WQHD com uma 4070 Super pra baixo e tá esquentando a cabeça com essas coisas, e se o jogo é tão leve a ponto de ter gargalo nessas situações provavelmente não vai fazer muita diferença prática a pessoa sair de 500fps pra 550fps que seja além do prazer de ver um número maior na tela

Arrisco a dizer que não vai ter ganho tão significativo de um 6000CL30 ou 6400CL32 bem tunado pra essas frequências mais altas rodando em XMP/Stock, se duvidar o kit tunado manualmente mesmo com frequência menor vai igualar ou ser melhor, e se você quiser o máximo do máximo do desempenho você vai ter que obrigatoriamente tunar manualmente a memória, XMP/EXPO tá longe de entregar todo o potencial, inclusive eu mesmo postei alguns resultados do HwUB aqui nessa página ainda, não acompanho esse canal aí mas provavelmente vai ser algo bem superficial e mostrando pouquíssima coisa, tem canais melhores pra ver sobre isso e vai além de só frequência maior vs frequência menor


Mais otimizado em quê? X870 vai com Ryzen 9000 vai dar mais FPS que X670/B650? Ainda não vimos acontecer nada assim então não sei porque agora seria diferente, pra mim é só papinho, e os processadores e placas-mãe sequer lançaram ainda, depois que lançar e for testado e re-restado extensivamente por canais confiáveis que não ficam babando ovo e distorcendo resultado aí talvez dá pra conversar


Na minha opinião não, se você não tem nenhuma necessidade específica de conectividade pode pegar alguma B650M qualquer que seja e acabou, só lembrando também que CPUs X3D a influência de memórias é beeem menor, aqui abaixo foram só 7 jogos testados mas a média deu 7% de diferença de 6000CL30 pra 4800CL40, isso usando uma 4090 em 1080p, então é de se avaliar bem o que se precisa de fato

FZgZE96.png
Po brother, gostei do seu ponto de vista, muito bem explicado obrigado!!

Não vou me apegar que uma x870 será assim tão melhor que as citadas, e com certeza vão vir caras. Além da estetica eu tambem estou procurando um bom desepenho e longetividade.

Vou de ROG por estetica mesmo ja que todas vão me atender na questão desempenho, se eu me arrepender na hora pego a ASUS PRIME X670 economizo uns R$300, porque realmente quero pelo menos uma nesse nivel quero montar ATX, as b650M não me agradaram esteticamente.
Bobeira mas ja que estou montando algo(estou a 10 anos com esse meu PC praticamente, a rtx2070super peguei em 2021 num rma de uma 1080) então ja vou montar algo legal e bonito. Futuramente penso em pegar uma 'RTX6xxx' por exemplo ja que essa minha ja roda legal. Vou por uma fonte Corsair RM750X.

Em relação as memoria poderia por favor me aconselhar um kit 2x16 com timings bons?
Eu não consigo achar "a perfeita", mesmo que elas vão funcionar somente a 6000mhz eu nao vejo problema em comprar uma com mhz maior, porque vai que lance um EXPO AMD novo digamos(é possivel isso numa atualização de BIOS?) ou eu mesmo consiga fazer manualmente conforme você citou, o preço ta praticamente igual variando uns 80 ~150 reais.
É so eu setar no que nao der problema? Se eu comprar essa 7200 eu coloco 6000 e nao terei problema?
Veja o que estou em mente:

Memória RAM Corsair Vengeance RGB 32GB (2x16GB) DDR5 7200MHz - CMH32GX5M2X7200C34 - eu queria essa devido ao maior mhz, mas a latencia 40-40-40-77 1.45v ela é pior que a Dominator?

*Memória RAM Corsair Dominator Platinum RGB DDR5 32GB (2x16GB) 6400MHz - Preto (CMT32GX5M2B6400C32) - eu tava considerando essa gostei da lantencia CL 30-36-36-76 1,40v isso é bom?

Memória RAM Corsair Vengeance RGB 32GB (2x16GB) DDR5 6400MHz - CMH32GX5M2B6400C32 - latencia 40-40-40-77 1.45v melhor ja comprar a 7200 ai né?

**Memória RAM Corsair Vengeance RGB DDR5 32GB (2x16GB) 6000MHz - Preto (CMH32GX5M2B6000Z30K) - essa aqui está no site da ROG que tem compatibilidade AMD EXPO seria a mais inteligente de comprar? latencia CL 30-36-36-76 1,40v
 
Última edição:
CPUs desktop AMD Ryzen 9000 listados on-line: Ryzen 9 9950X possivelmente custará cerca de US$ 600 nos EUA, disponibilidade já em 31 de Julho

"
[...] Começando com o Ryzen 9 9950X, a Canada Computers listou o chip como 839 CAD, que é menor do que o MSRP de 939 CAD do Ryzen 9 7950X (o chip está atualmente listado como 719 CAD, que convertendo para dólares dá US$ 522, e vemos que ele está disponível abaixo dos US$ 500 ultimamente). O preço de 839 CAD se converte para US$ 610, que é US$ 90 mais baixo do que o MSRP do Ryzen 9 7950X, que custava US$ 699 no lançamento e foi substituído pelo Ryzen 9 7950X3D (pelo mesmo preço), mas este chip também está atualmente disponível perto dos 500 dólares.

Além da Canada Computers, a Bermorzone, uma varejista com sede nas Filipinas, também listou os preços preliminares de toda a linha de CPUs para desktop Ryzen 9000 "Zen 5". Os preços são os seguintes:​
- Ryzen 9 9950X - 38.000 pesos (~648 USD)
- Ryzen 9 9900X - 35.000 pesos (~597 USD)
- Ryzen 7 9700X - 24.000 pesos (~409 USD)
- Ryzen 5 9600X - 18.500 pesos (~316 USD)
"
 
Varejistas divulgaram data de lançamento e preços do AMD Zen 5.

Espera-se que os processadores de desktop da série Zen 5 Ryzen 9000 “Granite Ridge” da AMD sejam lançados em 31 de julho. Os notebooks da série Ryzen AI 300 “Strix Point” chegarão às lojas mais cedo, no dia 15 de julho. Essas informações vêm de listas de produtos em vários sites de comércio eletrônico, conforme relatado por ITHome e Videocardz. Além disso, uma lista da BestBuy mostra um laptop ASUS com CPU Ryzen AI 300 “Strix Point” lançado em 15 de julho, antes do lançamento do processador para desktop.

A ITHome também relatou preços de varejo potenciais para as CPUs AMD Ryzen série 9, pelo menos para o mercado filipino. Os preços mundiais podem ser menores ou maiores dependendo dos impostos de cada região.
Ryzen 9 9950X: $ 648
Ryzen 9 9900X: US$ 597
Ryzen 7 9700X: US$ 409
Ryzen 5 9600X: $ 315

xpZCn2O.jpeg


1BBfXPE.jpeg


MAdXgVn.jpeg



Fontes: ITHome
 
porque tá indo na ideia de alguém que fica fazendo terrorismo com VRM e blablabla

Eu quase fui nessa na época que peguei a B450M Prime da ASUS.

Acabou que desde 2019 já botei 2700X (com over bruto, batendo quase 120w de consumo) 5600/X, 5700X e agora o 5800X3D e nunca tive nenhum tipo de problema relacionado a VRM, nem em load sustentado.

Só ter um bom airflow no gabinete que dá tudo certo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo