[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Não tenho coragem de pagar 4 5k em processador! O 9950x eu não entendo pq o preço fica tão distante
9950x tá pouco menos de 4k na Gigantec, considerando o histórico e os valores atuais dos 7950x não tá ruim não.

Eu tava acompanhando lá, ainda assim acho muito por 9950, sem contar os prazos de entrega da gigantec alongadissimos! Minha tara por benchmark acaba 2 3 dias depois que monto o PC 😂

Eu tava acompanhando lá, ainda assim acho muito por 9950, sem contar os prazos de entrega da gigantec alongadissimos! Minha tara por benchmark acaba 2 3 dias depois que monto o PC 😂
Não confundiu com o 9900x? O 9950x realmente está a pronta entrega e chegaria literalmente hoje se eu comprasse agora :vish:

1731941100286.png
1731940846688.png

A vontade de dormir no sofá tá tão grande assim? :haha:
Dona encrenca é de boa mas já estamos programando as próximas férias e ela sempre tenta me 'convencer' que é melhor esperar um pouco mais e trazer de fora pra ver se eu desisto :jac2:

Comprei na kabum um 9900x esse FDS, usando o cashback do picpay

3059-10%, mais barato que no paraguai! Não tenho coragem de pagar 4 5k em processador! O 9950x eu não entendo pq o preço fica tão distante
Ué, mas o 9950x acha por cerca de 4k (mesmo preço que paguei no meu 5950x uns anos atrás), enquanto o 9900x tá pela faixa dos 3k. 33% a mais no valor pra 33% a mais de cores, tá bem proporcional.
Acho que é como falaram antes, essa CPU não tem demanda tão grande assim, e quem vai comprar provavelmente vai tirar algum lucro disso, então a diferença de preço acaba sendo irrisória.

Esse preço aqui no BR tá bem bom até, lá fora só se acha ele na casa dos $700 (4k brl em conversão direta na moeda atual) 🫠
Acho que esses preços lá fora são só os valores pré-black friday, já que há pouco tempo tavam na casa dos $600 (enquanto o valor sugerido da AMD deveria ser $549).

Só vou pegar lá pra fevereiro mesmo, se e unicamente se já tiverem os pentes de 64GB disponíveis (um passarinho me contou que vão sair já em dezembro ou janeiro).

O 9900X é a mesma coisa que o 7900X... ele não é tão bom quanto um 7700 em jogos e não tão bom quanto um 7950 em produtividade... ele fica no meio do caminho, então não é valorizado, mas é um excelente processador.

Boa tarde meus nobres!
Estava com o famoso kit dragão chinês até semana passada, um Xeon E5 2667 V4, e ali por meados junho aconteceu do pc simplesmente não ligar, o que coincidiu com a época do frio aqui. Consultei o pai dos burros gugou e vi que o pessoal em geral tem que esquentar a placa com secador ou algo do genero e passa a ligar. Passei a deixar o PC hibernando, o que acabava com o problema, já que a hibernação não desliga totalmente o pc.

Pensei ser algo a ver com o Xeon, kit antigo, peças adaptadas e tals. Montei o kit AM4 da assinatura e a mesma enjoeira segue acontecendo, alguma dica do que pode ser isso, senhores? Vi que as placas tem um componente lá que é responsável por não deixar a placa ligar em casos de umidade alta e tals, o que ainda me parece estranho pq no Xeon começou na época do frio, mas que já não chovia mais. Agora o AM4 chegou em plena época chuvosa

Eu já tive esse problema, faz tempo que não ocorre mais. Uso um AM4, usava secador mesmo. Dps comprei cloreto de cálcio e colocava em um potinho e deixava dentro da máquina pra remover a umidade. Durava bem mais, só que ainda ocorria. Dps que mudei de casa para prédio, esse problema passou a ser muito raro.

O 9900X é a mesma coisa que o 7900X... ele não é tão bom quanto um 7700 em jogos e não tão bom quanto um 7950 em produtividade... ele fica no meio do caminho, então não é valorizado, mas é um excelente processador.
Dependendo da tarefa, ele é bem mais rápido que um 7950 já que teve um belo upgrade nas unidades de FP. Até um 9700x encosta ou passa o 7950 a depender a tarefa.

Alguns exemplos disso (note que todos escalam com a quantidade de cores):
V9ymw3G.png

yVHtzjf.png

TVElKzK.png

Tem vários outros aqui onde isso acontece. No final vai muito de qual seu uso, como sempre.

Vou trocar a placa mãe e o processador na sexta, preciso formatar o ssd com todo o sistema atual?

Se sim, me passei por favor algum tutorial, pois seriam a minha primeira vez em tal situação kk.

Não precisa não, é puro preciosismo.

Windows SysPrep vai rodar no primeiro boot e inicializar os drivers genéricos todos.
Antes disso já deixa os drivers da placa mãe baixados numa pasta, pra ir instalando tudo assim que trocar e fizer o primeiro boot.

A ativação automática do Windows pode demorar alguns dias - considerando que seu Windows é original.

Se quiser ser suuuuuper seguro, antes de desligar pra trocar as peças, abre o Device Manager e dá um remover em itens relacionados a Processador e qualquer outra coisa dentro dos grupos que seja da sua placa mae (placa de rede se for onboard, controladores de USB, etc) - e selecionando o checkbox de remover o driver também para os itens que oferecerem isso, não são todos.

Mas isso hoje em dia nem é preciso também.

Não tem porque não testar isso, no PIOR do cenário, se algo bizarro acontecer, aí vc simplesmente formata.

Windows é sempre bom formatar a cada 3~6 meses mesmo se não trocar nada.

#Paz pra você também amigo, mas c parou no tempo do Win XP foi? Nossa senhora, vem pra 2024 vem.
Vocês não personalizam NADA no PC de vocês é? Até o wallpaper é o automático?

Cada um cuida do PC como quiser, tenho nada com isso, MAS não fiquei passando esse tipo de coisa como se fosse regra não, pq só fica perpetuando coisa sem nenhuma evidência técnica em relação ao sistema atual.

Dependendo da tarefa, ele é bem mais rápido que um 7950 já que teve um belo upgrade nas unidades de FP. Até um 9700x encosta ou passa o 7950 a depender a tarefa.

V9ymw3G.png

yVHtzjf.png

TVElKzK.png

Tem vários outros aqui onde isso acontece. No final vai muito de qual seu uso, como sempre.
Me referi a 7900x contra 7700x e 7950x. Segregado da comparação de 9900x contra 9800x e 9950x.

Comparando as gerações é preciso fazer uma análise mais profunda mesmo...

Não precisa não, é puro preciosismo.

Windows SysPrep vai rodar no primeiro boot e inicializar os drivers genéricos todos.
Antes disso já deixa os drivers da placa mãe baixados numa pasta, pra ir instalando tudo assim que trocar e fizer o primeiro boot.

A ativação automática do Windows pode demorar alguns dias - considerando que seu Windows é original.

Se quiser ser suuuuuper seguro, antes de desligar pra trocar as peças, abre o Device Manager e dá um remover em itens relacionados a Processador e qualquer outra coisa dentro dos grupos que seja da sua placa mae (placa de rede se for onboard, controladores de USB, etc) - e selecionando o checkbox de remover o driver também para os itens que oferecerem isso, não são todos.

Mas isso hoje em dia nem é preciso também.

Não tem porque não testar isso, no PIOR do cenário, se algo bizarro acontecer, aí vc simplesmente formata.

#Paz pra você também amigo, mas c parou no tempo do Win XP foi? Nossa senhora, vem pra 2024 vem.
Vocês não personalizam NADA no PC de vocês é? Até o wallpaper é o automático?

Cada um cuida do PC como quiser, tenho nada com isso, MAS não fiquei passando esse tipo de coisa como se fosse regra não, pq só fica perpetuando coisa sem nenhuma evidência técnica em relação ao sistema atual.
Cara, vc já falou isso algumas vezes, mas acho que vc tá confundindo algumas coisas. Antes de mais nada, o Sysprep não tem absolutamente nada a ver com isso há um belo tempo, e nunca é executado de forma automática assim, apenas quando vc manualmente quer fazer uma imagem nova do sistema. Então:
MAS não fiquei passando esse tipo de coisa como se fosse regra não, pq só fica perpetuando coisa sem nenhuma evidência técnica em relação ao sistema atual.

O windows roda sim detecção de hardware e tenta pegar drivers novos pro sistem quando tem alguma mudança de hardware, mas isso não tem a ver com o sysprep.

A galera geralmente manda formatar pq quem é mais leigo não vai saber limpar oq for necessário pra uma mudança mais "drástica", tem risco algo de ficar lixo no registro ou coisa do tipo, um bom exemplo disso é a questão do driver chipset da AMD pros processadores X3D novos, dá pra "limpar" manualmente, mas pra maioria dos usuários é mais fácil só formatar.

Pra quem tá fazendo uma pergunta dessas, é mais fácil só mandar formatar pq as chances da pessoa encontrar dores de cabeça e não saber como resolver são altas. Quem entende não ficaria fazendo essas perguntas pra começo de história.

Me referi a 7900x contra 7700x e 7950x. Segregado da comparação de 9900x contra 9800x e 9950x.

Comparando as gerações é preciso fazer uma análise mais profunda mesmo...
Tranquilo, mas nesse quesito ele tá justo né, preço meio termo pra uma CPU que oferece justamente o meio termo entre os demais modelos.

Comprei um 9800X3D na GK, paguei 3999 e uma Asus X870E Hero na Tera, paguei 5500, doido pra chegar logo e sair dessa Intel

Galera, qual processador da AMD vcs me recomendam para: Gaming + Streaming e Programação? Estava com a ideia de gastar na casa dos 3k nele.

Cara, vc já falou isso algumas vezes, mas acho que vc tá confundindo algumas coisas. Antes de mais nada, o Sysprep não tem absolutamente nada a ver com isso há um belo tempo, e nunca é executado de forma automática assim, apenas quando vc manualmente quer fazer uma imagem nova do sistema. Então:

O windows roda sim detecção de hardware e tenta pegar drivers novos pro sistem quando tem alguma mudança de hardware, mas isso não tem a ver com o sysprep.
Vários users avançados dos forums hardcore como elevenforum e sysnative sempre mencionam o SysPrep quando se fala desse específico cenário.
Sei que ele tem na real uma função mais abrangente segundo a documentação, mas meu entendimento lendo isso é que de alguma forma ele está envolvido nessa parte, talvez seja alguma dependência para o processo maior que cuida dessa questão. Ou talvez pelo fato de que você pode forçar "reset" de drivers/hardware com ele via /generalize /oobe, eles mencionam o SysPrep para serem mais simplistas, não sei.

De toda forma acredito que esse não é o ponto né? Mas se isso te incomoda muito eu posso não mencionar mais ele no futuro =P

A galera geralmente manda formatar pq quem é mais leigo não vai saber limpar oq for necessário pra uma mudança mais "drástica", tem risco algo de ficar lixo no registro ou coisa do tipo, um bom exemplo disso é a questão do driver chipset da AMD pros processadores X3D novos, dá pra "limpar" manualmente, mas pra maioria dos usuários é mais fácil só formatar.
Esse problema com os X3D com dois CCDS mas somente um cache é o primeiro item em MUITOS anos que efetivamente forçou essa questão, e mesmo assim tem como não precisar fazer isso.
De resto o risco é extremamente baixo, diria que quase nulo, se seguir poucos passos para remover o que estava sendo usado.

Pra quem tá fazendo uma pergunta dessas, é mais fácil só mandar formatar pq as chances da pessoa encontrar dores de cabeça e não saber como resolver são altas. Quem entende não ficaria fazendo essas perguntas pra começo de história.

Aí eu discordo 1000% disso, e toda vez que ver alguém mandando formatar porque "é mais fácil", eu vou dar minha mesma resposta.

Pois a pergunta é geralmente "PRECISO formatar?", e a resposta técnica para essa pergunta sempre será NÃO, e aí explico como se precaver, e que no final se sentir que realmente algo está estranho, aí sim, formata.

Como falei, cada um faz o que quiser com seu proprio PC, mas eu prefiro estimular usuários que tenham um pouco mais de empenho em entender o sistema que usam, do que ficar dando dica que na minha opinião é só uma dica "preguiçosa", e ainda por cima fica fomentando informações paradas lá na época do XP (que nem sempre, mas as vezes, acontece)

-----
A galera reclama da GK (e não entendo pq, o que o cara posta ou não não deveria influenciar em nada a sua escolha de compra), mas no fim constantemente ele tem os melhores preços, mesmo sendo MUITO menor que as loja mais conhecidas.

Galera deveria é ficar P da vida com essas lojas gigantes tudo de conluio para controlar preços e cobrar mais caro, isso sim.

Foi só eu defender a loja e os caras vacilaram com um pedido meu pela primeira vez.
Compra aprovada no dia 11, não enviaram ainda, tive que ir no Whatsapp algumas vezes pra falarem que "deve enviar" dia 20 ou 21...

Não pode elogiar, Murphy não perdoa mesmo rsss
Ainda bem que é coisa pro NAS que não chegou ainda, não to com pressa.

Última edição:
Vários users avançados dos forums hardcore como elevenforum e sysnative sempre mencionam o SysPrep quando se fala desse específico cenário.
Sei que ele tem na real uma função mais abrangente segundo a documentação, mas meu entendimento lendo isso é que de alguma forma ele está envolvido nessa parte, talvez seja alguma dependência para o processo maior que cuida dessa questão. Ou talvez pelo fato de que você pode forçar "reset" de drivers/hardware com ele via /generalize /oobe, eles mencionam o SysPrep para serem mais simplistas, não sei.
Quando falam em usar o Sysprep, é pra gerar uma imagem nova do WIndows, sem drivers específicos, e somente com aplicações que não dependem de detalhes específicos do hardware em si, aí vc pode usar essa imagem pra formatar o Windows com suas aplicações e ativação já prontos, deixando a parte de drivers e tudo mais ir do 0. De toda forma ainda é uma instalação diferente e não algo que roda automático (tldr; vc gera uma ISO nova e dps instala ela).
É parecido com aquelas configs pra instalar de forma customizada, porém usando ferramenta própria da MS e baseado na sua instalação atual.

Esse problema com os X3D com dois CCDS mas somente um cache é o primeiro item em MUITOS anos que efetivamente forçou essa questão, e mesmo assim tem como não precisar fazer isso.
Tem como, não discordo, mas pra quem é leigo é mais fácil formatar.
e a resposta técnica para essa pergunta sempre será NÃO, e aí explico como se precaver
Concordo, mas até sua explicação deixa muita coisa sem explicar que pode acabar sendo necessário e um usuário leigo não vai saber, tipo limpar certos itens do registro e afins, de forma que não é algo "super seguro".
mas eu prefiro estimular usuários que tenham um pouco mais de empenho em entender o sistema que usam
Acho desnecessário, muita gente que o PC só pra jogar e tal, não entender o sistema, praticamente como se fosse um console.
Pra quem tem interesse aí realmente é útil, mas não são todos assim.

Se o objetivo fosse entender o sistema nem usava windows pra começo de história :coolface:
e ainda por cima fica fomentando informações paradas lá na época do XP (que nem sempre, mas as vezes, acontece)
Vc mesmo fez isso falando do Sysprep, acontece.

V9ymw3G.png

yVHtzjf.png

TVElKzK.png

pois é, cxb demais o 9900x! por isso peguei, é um processador equilibrado, vai durar bastante tempo!
e pelo preço que paguei, 2700, ta ótimo, levando em conta os valores atuais!

chegou tudo já, só falta a cpu, espero que chegue antes do final de semana!
essa mobo tomahawk da msi, caprichadissima!!!! o mecanismo da pci e bem melhor do que eu imaginava, os encaixes de heatsink do nvme tb, muito prático! lindona
tirando que as bios são todas beta, espero que não me de dor de cabeça! 😂

wB3Rql4.jpeg

pra quem ta comprando mobo da MSI: https://br.msi.com/Promotion/ultra-connect-to-new-era?link=mb-amd

vou ganhar 30 dolares no steam

acabei abraçando uma ASRock B650M-HDV/M.2 e a XPG Lancer 32GB (2x16GB), 6000MHz CL30 novos, e um 7600x usadinho, como meu kit atual tá praticamente vendido, não to afim de ficar sem pc. Ainda tenho esperança de ver precinhos melhores no x3d's.

Tranquilo, mas nesse quesito ele tá justo né, preço meio termo pra uma CPU que oferece justamente o meio termo entre os demais modelos.

Não é só pra usuários não, aposto que muitos aqui o ganha pão é sistemas. É por que a praticidade de formatar, tmb é um fator. Se fosse um caso bem específico eu concordaria, como já fiz a proeza de bugar um m.2 passando de intel pra amd, eu geralmente evito. Passar o sistema a limpo é mais rápido.

Agora pra quem tem muitos programas e jogos instalados e a preguiça é monstra e tem conhecimento, abrace os caminhos alternativos.

Mas só por curiosidade, no dia a dia no trabalho, é sysprep, MDT e boot pela rede. É inviável formatar computadores e instalar sistemas individualmente.

Quanto será que vendo uma asrock x470 sli/ac, 2700x, 32gb corsair, uma corsair 430w? Da pra mandar um deepcool 120t tb! Caixinha de tudo, cooler original

Será que vende?

Quanto será que vendo uma asrock x470 sli/ac, 2700x, 32gb corsair, uma corsair 430w? Da pra mandar um deepcool 120t tb! Caixinha de tudo, cooler original

Será que vende?
olx

Users who are viewing this thread

Voltar