[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Timings apertados tem um ganho bem bom comparado a rodar stock mesmo nos kits 6000 CL30 e similares, acho que dá pra conseguir uns 10% ou até mais em algumas situações entre 6400 CL32 stock vs 6400 CL32 tunado, mas é mais pros CPUs "normais" porque nos X3D a diferença diminui bastante mesmo
A diferença é pequena, mas são 5%~10% de graça.

tudo muito parecido....recomendam a 6000 pelo preço!

fica atras em todos os testes oscilando entre 6400, 7200, 8000! coisa pouca demais para estressar!

tudo muito parecido....recomendam a 6000 pelo preço!

fica atras em todos os testes oscilando entre 6400, 7200, 8000! coisa pouca demais para estressar!
To no celular então meio ruim de ver direito mas parece que só trocaram um ou outro timing primário e ficou por isso mesmo, e se foi assim que testaram realmente não vai mudar muita coisa, os maiores ganhos tão mais em ajustar os timings secundários/terciários, apesar de todo mundo focar sempre nos primários na hora de falar kkkk

Comento isso mais porque as vezes vejo gente querendo mexer em PBO pra ganhar desempenho em jogo mas OC de memória que dá mais desempenho que qualquer PBO vejo poucos fazendo

O que muda performance é gpu :haha:

O que muda performance é gpu :haha:
Pra grande maioria dos casos é mesmo, ou as vezes a pessoa até ganha fps com outro CPU mas muitos casos o povo troca só pelo prazer mesmo porque não é o salto de 250 pra 300fps que vai mudar a vida do cidadão kkkkkk, até vejo alguns gargalos de CPU da galera aqui as vezes mas boa parte é meio que indiferente fazer um upgrade por conta disso ao meu ver, os fps mínimos/estabilidade até acho mais justificável porque se o fps cai demais realmente é brabo

E do outro lado tem eu e mais uma meia dúzia tentando ganhar qualquer migalha possível pra aumentar o fps mínimo do 7800x3D de 25 pra 27fps em MMO ou cogitando ir pro 9800x3D pra talvez chegar nos 30fps :melior:

Última edição:
Pra grande maioria dos casos é mesmo, ou as vezes a pessoa até ganha fps com outro CPU mas muitos casos o povo troca só pelo prazer mesmo porque não é o salto de 250 pra 300fps que vai mudar a vida do cidadão kkkkkk, até vejo alguns gargalos de CPU da galera aqui as vezes mas boa parte é meio que indiferente upgrade ao meu ver por conta disso, os fps mínimos/estabilidade até acho mais justificável porque se o fps cai demais realmente é brabo, e do outro lado tem eu e mais uma meia dúzia tentando ganhar qualquer migalha possível pra aumentar o fps mínimo do 7800x3D de 25 pra 27fps em MMO ou cogitando ir pro 9800x3D pra talvez chegar nos 30fps :melior:
É, na real tudo depende dos jogos que tu joga, o 7800x3D aqui dá e sobra porque sempre fico querendo mais fps em jogos que a gpu limita, um 9800x3D faria diferença em um CS ou Valorant apenas, que são jogos que eu raramente abro. Não muda pra mim jogar em 700fps ou em 1000fps, mas de um jogo de campanha que jogo em uns 140fps pra 240fps dai sim eu vejo um baita upgrade, só pelas rtx novas.

É, na real tudo depende dos jogos que tu joga, o 7800x3D aqui dá e sobra porque sempre fico querendo mais fps em jogos que a gpu limita, um 9800x3D faria diferença em um CS ou Valorant apenas, que são jogos que eu raramente abro. Não muda pra mim jogar em 700fps ou em 1000fps, mas de um jogo de campanha que jogo em uns 140fps pra 240fps dai sim eu vejo um baita upgrade, só pelas rtx novas.
Para quem faz Raid Hardcore no WoW é uma maravilha...
Esse é um bom vídeo comparando 1% low:

Quando eu pegar o 9800X3D vou lançar um videozinho assim comparando com o 7800X3D

Complementando com palavras do Buildzoid postadas hoje de manha:

Para um 9800X3D

FAÇA:
2x 16GB DDR5-6000 CL30
2x 24GB DDR5-6000 CL30
2x 32GB DDR5-6000 CL30
2x 48GB DDR5-6000 CL30

NÃO FAÇA:
4X 16gb (a menos que você queira que sua memória seja lenta)
4X 24gb (a menos que você queira que sua memória seja lenta)
4X 32gb (a menos que você queira que sua memória seja MUITO lenta)
4X 48gb (a menos que você queira que sua memória seja MUITO lenta)

Comentários gerais:
- 6000 CL30 é Hynix, 16Gb é A-die e 24Gb é M-die
- 6000 CL36 é Samsung ou Micron
- Hynix 16Gb A-die e 24Gb M-die é atualmente a melhor memória para compatibilidade, estabilidade, overclock e performance
- Velocidades acima de 6000Mhz as placas mães normalmente colocam UCLK/MCLK na proporção 2:1
- Alguns Ryzen 9000 NÃO conseguem rodar DDR5 6400 ou até mesmo 6200
- DDR5 7600 performa em geral melhor que 6000, entretanto 7600 é muito dependente da qualidade da placa mãe e alguns processador não suportam 8000.
- Melhor opção de garantia e performance é comprar kit 6000 CL30 e possivelmente fazer overclock para 6400.
Muito obrigado por suas informações!

com base nelas e em alguns reviews que li, estou entre:

Corsair Dominator Titanium Expo (30-36-36-76) US$ 158,00

G.SKILL Trident Z5 Neo RGB (30-38-38-96) US$ 110,00

Pessoalmente gosto mais da aparência da Titanium, além disso ela aparenta ter tempo e temperaturas melhores, mas não faço ideia de qual desses dois modelos tem o melhor desempenho no final.

Vi que a G.SKILL estava presente no kit de review do 9800X3D enviado para influenciadores pela AMD, então deve ser a melhor?

Pessoalmente gosto mais da aparência da Titanium, além disso ela aparenta ter tempo e temperaturas melhores, mas não faço ideia de qual desses dois modelos tem o melhor desempenho no final.

Vi que a G.SKILL estava presente no kit de review do 9800X3D enviado para influenciadores pela AMD, então deve ser a melhor?
Se for usar as memórias no EXPO/XMP stock é irrelevante, e se for fazer OC ambas devem usar o mesmo die (Hynix m-die ou Hynix a-die) e vão se comportar praticamente da mesma forma, então vai de estética/preço

Se for usar as memórias no EXPO/XMP stock é irrelevante, e se for fazer OC ambas devem usar o mesmo die (Hynix m-die ou Hynix a-die) e vão se comportar praticamente da mesma forma, então vai de estética/preço
Pelo que vi a Corsair tem garantia aqui mesmo para produtos comprados fora do país, já a GSKILL não, isso tá pesando na escolha que um ou outro preciso decidir hoje kk. Mas os U$ 50.00 a mais acabam pesando tbm hehe

Muito obrigado por suas informações!

com base nelas e em alguns reviews que li, estou entre:

Não sei como é os da corsair, mas se for fazer over o Tridentz vai esquentar um pouco pois eles não colocam Thermalpad no PMIC, só nas memórias.

I1j0xPp.png

Alguém viu se isso realmente aconteceu na Terabyte??

Alguém tem coragem de pagar isso numa placa mãe ?

MSI lança placa-mãe MEG X870E GODLIKE por incríveis US$ 1.099

MSI MEG X870 GODLIKE é caro
Não há mais premium.

eFfLVT7.png

Esperávamos que esta fosse uma placa-mãe cara, mas ver a X870E MEG GODLIKE da MSI listada na marca de US$ 1.000 na Newegg ainda é impressionante. Como a série de placas-mãe carro-chefe da MSI, a MEG GODLIKE continua a ultrapassar os limites em desempenho e recursos.

A MSI organiza seus produtos em níveis: PRO, MAG, MPG e MEG, variando de econômicos a premium. Enquanto alguns produtos MEG, como fontes de alimentação ou gabinetes, são relativamente "acessíveis", os monitores e placas-mãe MEG tendem a ser muito caros. Alguns usuários costumam dizer que a maioria das placas-mãe MEG acabam nas mãos apenas dos revisores. É verdade que a maioria dessas placas só é vista em análises de produtos, raramente em montagens de PC que vemos no Reddit ou em fóruns de entusiastas. O problema é o preço, quase sempre ultrapassando US$ 1.000.

tZNxrLu.jpeg

VRQvdkq.jpeg

Então, o que diferencia a MEG GODLIKE de outras placas-mãe? Simplificando, ela oferece praticamente todos os recursos de ponta imagináveis. Um recurso de destaque é sua tela LCD de 3,99 polegadas, que exibe dados de monitoramento de hardware, informações de depuração ou até mesmo uma interface de tocador de música.

A placa suporta até cinco SSDs M.2 (2x Gen5, 3x Gen4) e inclui compatibilidade com a placa M.2 EXPANDER Z, que adiciona dois slots M.2 SSD adicionais. Esta placa de expansão possui um mecanismo deslizante para facilitar a instalação do SSD. Além disso, a placa incorpora os recursos EZ DIY da MSI, como uma liberação fácil de GPU PCIe, escudos M.2 magnéticos e uma configuração simplificada de antena Wi-Fi.

FH5J00w.jpeg

As opções de rede são as melhores do mercado, com suporte para Wi-Fi 7, que a MSI afirma implementar totalmente . Para conexões com fio, a placa-mãe inclui portas Ethernet de 10 Gbit e 5 Gbit.

MEG X870E GODLIKE

• Suporta processadores AMD Ryzen™ série 9000 / 8000 / 7000 para desktop
  • Suporta memória DDR5, Dual Channel DDR5 9000+MT/s (OC)
  • Dynamic Dashboard III: Um LCD de 3,99 polegadas para monitoramento de hardware em tempo real, solução de problemas, atualizações de BIOS e opções de exibição personalizadas, aprimorando a experiência geral do usuário.
  • M.2 XPANDER-Z SLIDER GEN5: A placa de expansão M.2 com um slot de espessura possui dois slots Gen5 M.2 de alta velocidade, e o design EZ Slide torna as atualizações de SSD fáceis.
  • Ultra desempenho: sistema de alimentação Duet Rail 24+2+1, SPS 110A, motor OC, conectores de alimentação de CPU duplos de 8 pinos, Core Boost, Memory Boost, PCB de 10 camadas feito de cobre espesso de 2 onças e material de nível de servidor.
  • Frozr Guard: design de aletas onduladas, tubo de calor Direct Touch Cross, placa de base MOSFET, almofadas térmicas de 9 W/mK, escudo M.2 de dupla face Frozr e software Frozr AI garantem o máximo desempenho em baixas temperaturas.
  • EZ DIY: EZ Link, EZ PCIe Release, EZ Magnetic M.2 Shield Frozr II, EZ M.2 Clip II e EZ Antenna.
  • Ultra Connect: 10G LAN + 5G LAN, solução Wi-Fi 7 de velocidade total e USB4 – A solução mais recente para uso profissional e multimídia, proporcionando rede e transmissão de dados seguras, estáveis e de alta velocidade.
  • Experiência de jogo extremamente rápida: slots PCIe 5.0, Lightning Gen 5 x4 M.2, USB frontal de 20 G com fornecimento de energia USB de 60 W.
  • Audio Boost 5 HD: a melhor solução de áudio com o mais recente processador de áudio premium ALC4082 que combina DAC de áudio ESS e amplificador para proporcionar uma experiência de tirar o fôlego.
A MSI MEG X870E agora está listada por US$ 1.099 , e está entre as placas-mãe X870 mais caras da plataforma. Para entender quanto é isso, até a Newegg está vendendo kits combo com Radeon RX 7900 XTX ou Ryzen 7 9800X3D inclusos com placas-mãe X870E por menos.

Zyduca3.jpeg

Fonte: Newegg

Alguém tem coragem de pagar isso numa placa mãe ?

MSI lança placa-mãe MEG X870E GODLIKE por incríveis US$ 1.099

MSI MEG X870 GODLIKE é caro
Não há mais premium.

eFfLVT7.png

Esperávamos que esta fosse uma placa-mãe cara, mas ver a X870E MEG GODLIKE da MSI listada na marca de US$ 1.000 na Newegg ainda é impressionante. Como a série de placas-mãe carro-chefe da MSI, a MEG GODLIKE continua a ultrapassar os limites em desempenho e recursos.

A MSI organiza seus produtos em níveis: PRO, MAG, MPG e MEG, variando de econômicos a premium. Enquanto alguns produtos MEG, como fontes de alimentação ou gabinetes, são relativamente "acessíveis", os monitores e placas-mãe MEG tendem a ser muito caros. Alguns usuários costumam dizer que a maioria das placas-mãe MEG acabam nas mãos apenas dos revisores. É verdade que a maioria dessas placas só é vista em análises de produtos, raramente em montagens de PC que vemos no Reddit ou em fóruns de entusiastas. O problema é o preço, quase sempre ultrapassando US$ 1.000.

tZNxrLu.jpeg

VRQvdkq.jpeg

Então, o que diferencia a MEG GODLIKE de outras placas-mãe? Simplificando, ela oferece praticamente todos os recursos de ponta imagináveis. Um recurso de destaque é sua tela LCD de 3,99 polegadas, que exibe dados de monitoramento de hardware, informações de depuração ou até mesmo uma interface de tocador de música.

A placa suporta até cinco SSDs M.2 (2x Gen5, 3x Gen4) e inclui compatibilidade com a placa M.2 EXPANDER Z, que adiciona dois slots M.2 SSD adicionais. Esta placa de expansão possui um mecanismo deslizante para facilitar a instalação do SSD. Além disso, a placa incorpora os recursos EZ DIY da MSI, como uma liberação fácil de GPU PCIe, escudos M.2 magnéticos e uma configuração simplificada de antena Wi-Fi.

FH5J00w.jpeg

As opções de rede são as melhores do mercado, com suporte para Wi-Fi 7, que a MSI afirma implementar totalmente . Para conexões com fio, a placa-mãe inclui portas Ethernet de 10 Gbit e 5 Gbit.

A MSI MEG X870E agora está listada por US$ 1.099 , e está entre as placas-mãe X870 mais caras da plataforma. Para entender quanto é isso, até a Newegg está vendendo kits combo com Radeon RX 7900 XTX ou Ryzen 7 9800X3D inclusos com placas-mãe X870E por menos.

Zyduca3.jpeg

Fonte: Newegg
Paguei a minha 1800 e tô chorando até agora. Mas essa aí da MSI só quem tá cagando dinheiro pra pagar isso em uma placa mãe.

Pra quem é entusiasta e tem grana, vende fácil. Sempre tem essas linhas super Premium onde o preço é só um detalhe kk

Paguei a minha 1800 e tô chorando até agora. Mas essa aí da MSI só quem tá cagando dinheiro pra pagar isso em uma placa mãe.
Pra quem é entusiasta e tem grana, vende fácil. Sempre tem essas linhas super Premium onde o preço é só um detalhe kk
Acho muita grana numa placa mãe mesmo sendo TOP e com a as ''frescuras'' que o usuário nem vai usar!

Acho muita grana numa placa mãe mesmo sendo TOP e com a as ''frescuras'' que o usuário nem vai usar!
O que mais ocorre é usuário comprando frescuras que não vai usar.seja com smartphones,pc etc.lançam o novo,o antigo não serve mais.
só a notícia de lançamento,tem gente que fica impaciente.vide as Rtx 50xxx.

Gamer Nexus elegeu os melhores CPU's de 2024 em diferentes categorias.

Gamer Nexus elegeu os melhores CPU's de 2024 em diferentes categorias.

Pra resumir AMD venceu em todas as categorias exceto na categoria mico do ano :rub1:

I1j0xPp.png

Alguém viu se isso realmente aconteceu na Terabyte??
Provavelmente não, assim como esses 185 vendido provavelmente são tudo migué também, mas vou dar um F5 aqui de vez em quando, vai que fazem alguma merda e consigo um por 3400 :haha:

Cara, sinceramente acho que a terabyte é a loja que mais comete esses fakes ai.
Eu NUNCA consegui pegar nenhum produto de "promoção" que eles botam.
isso porque fico com 2-3 navegadores

Será que esse vai ser o preço comum?
Acho que vai abaixar pouco pois hj ele é o bicho da goiaba, logo não tem pq fazer promoção.
Olha um dos motivos do preço dele ficar alto.

No CoD o 1% low do 9800x3d é maior que o average do 285k "BLUEDOZER" :scare:

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar