[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Melhor checar, como o @Diablo comentou acima, se deixar em 'Auto' provavelmente ele desce para 2:1 acima dos 6000Mhz.

O ajuste na Bios é esse:

Ver anexo 136410
Basta colocar UCLK=MEMCLK.
Ueee, então teria que trocar essa opção? Eu só liguei o perfil EXPO nelas mas não fiz esse ajuste, perde muita performance?

Eu tenho um kit XPG 6400 CL32 que, a princípio, está funcionando sem problemas com uma X670-E da Asus e um 7700X.

Como faço para saber se ela está rodando 1:1 ou 2:1? Fucei na Bios mas não consegui identificar.
Se apenas ativou XMP e nada mais, 99% de chance de estar rodando com UCLK (controlador de memória) a 1600Mhz e MCLK (memória) a 3200Mhz (efetivo 6400Mhz), que esta fazendo tu perder performance. Nesse caso é subir UCLK para 3200Mhz (o que não é garantido suportar ou precisar de algum ajuste de tensão no controlador de memória: VSOC) ou baixar a memória para 6000Mhz para o controlador (UCLK) operar no limite normal dele de 3000Mhz.

Foi o que postaram ali em cima, tem um local da Bios que ajusta UCLK=MCLK/1 ou /2.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ueee, então teria que trocar essa opção? Eu só liguei o perfil EXPO nelas mas não fiz esse ajuste, perde muita performance?
Sim.

Memória 6400 e controlador a 1600 (3200/2) com certeza é pior do que rodar memória e controlador sincronizados em 3000Mhz.

Controlador (UCLK) dessincronizado das memórias só começa a ter benefícios a partir dos 7200, 7600Mhz dependendo dos timmings.

Apesar de haver relação estamos falando do clock do controlador de memória e não das memórias em si, sejam elas EXPO ou XMP.

memory-clocking.jpg

A recomendação é usar em 1:1 com memórias até os 6200-6400Mhz (se o processador aguentar) e em 2:1 com memórias de maior clock.

Apesar de haver relação estamos falando do clock do controlador de memória e não das memórias em si, sejam elas EXPO ou XMP.

memory-clocking.jpg

A recomendação é usar em 1:1 com memórias 6200-6400Mhz (se o processador aguentar) e em 2:1 com memórias de maior clock.
Mas eu jurava que com o perfil EXPO ele já deixava 1:1 mesmo em 6400mt/s as minhas eu sei que são chip Hynyx. Vou trocar essa opção pra ontem kkkkk

Se apenas ativou XMP e nada mais, 99% de chance de estar rodando com UCLK (controlador de memória) a 1600Mhz e MCLK (memória) a 3200Mhz (efetivo 6400Mhz), que esta fazendo tu perder performance. Nesse caso é subir UCLK para 3200Mhz (o que não é garantido suportar ou precisar de algum ajuste de tensão no controlador de memória: VSOC) ou baixar a memória para 6000Mhz para o controlador (UCLK) operar no limite normal dele de 3000Mhz.

Foi o que postaram ali em cima, tem um local da Bios que ajusta UCLK=MCLK/1 ou /2.

Sim.

Memória 6400 e controlador a 1600 (3200/2) com certeza é pior do que rodar memória e controlador sincronizados em 3000Mhz.

Controlador (UCLK) dessincronizado das memórias só começa a ter benefícios a partir dos 7200, 7600Mhz dependendo dos timmings.
Sim, só ativei o EXPO e não fiz nenhum ajuste adicional.

Assim que chegar em casa vou checar na BIOS e fazer os ajustes recomendados.

UCLK, clock do controlador de memória interno do processador
MCLK: clock efetivo da memória (DDR, x2 para ter o clock: 3000 = 6000Mhz/MTs)

Diria que em desempenho é mais ou menos isso: UCLK/MCLK
2000/4000 > 1800/3600 = 3200/3200 > 3000/3000 >> 1600/3200

4X 64gb (a menos que você queira que sua memória seja MUITO lenta)
Acho que vc quis dizer 4x48gb. Infelizmente ainda não tem pentes de 64gb disponíveis, tô doido pra que saiam logo.

Acho que vc quis dizer 4x48gb. Infelizmente ainda não tem pentes de 64gb disponíveis, tô doido pra que saiam logo.
No seu AM4 vc estabiliza em qual frequencia?

Vou devolver hoje o 7600X. CPU forte pra caramba, mas basicamente o mesmo desempenho em jogos que meu i7 10700 Não-K.
Agora é aguentar sem CPU. Por enquanto vou usar o PC da esposa que tem um i5 10400F.

Última edição:
Terceiro aumento do 7800x3d essa semana. :crycat:
Esperado, muita gente estava aguardando a chegada do 9800x3d, tomou um chute na cara e partiu pra ele como alternativa.

Demanda maior + estoque menor + lojista fdp ciente que a galera quer fazer upgrade e fica com a mão mais aberta no fim de ano, não ia dar outra.

Quem tiver a opção de esperar um pouco mais talvez seja melhor, ou fechar o olho e cair dentro pois economizar sempre é bom mas não são R$100-200 que irão falir o cara.

7600X. CPU forte pra caramba, mas basicamente o mesmo desempenho em jogos que meu i7 10700 Não-K.
Por limitação da sua GPU, importante registrar (novamente) :joia:

Por limitação da sua GPU, importante registrar (novamente) :joia:
Nem me fale, mas ano que vem eu troco. Me dói mesmo em saber o preço que paguei na época, 4 Mil.

Provavelmente vou conseguir uns 1600~1700 ou talvez nem isso por ela.

Boa tarde pessoal, estou atualizando todo meu Pc para um 9800x3d e agurdando o lançamento da 5090, atualmente possuo 32gb 6000 cl38, acham que compensa atualizar também as memórias para 32gb 6000mhz cl30 ? Ou melhor economizar dinheiro ? Uso somente para games o pc

Boa tarde pessoal, estou atualizando todo meu Pc para um 9800x3d e agurdando o lançamento da 5090, atualmente possuo 32gb 6000 cl38, acham que compensa atualizar também as memórias para 32gb 6000mhz cl30 ? Ou melhor economizar dinheiro ? Uso somente para games o pc
Como já tem as memórias eu manteria, a não ser que esteja disposto a sacrificar um $ na troca e tunar manualmente os timings pra um ganho provavelmente muito pequeno

Aula sobre memória em AM5:

A depende do jogo a diferença entre 6000 CL30 e 6000 CL40 é bem pequena já em 1080p, e presumo que vc não pretenda usar uma 5090 dessa forma.

Se tem bala na agulha a outra alternativa é migrar para memórias 8000 certificadas para a sua mobo, pode dar mais uma migalhas em termos de desempenho.

Se vai de 9800X3D, esta esperando 5090, logo dinheiro não é problema... quando tiver oportunidade troca para 8000 CL34.

No seu AM4 vc estabiliza em qual frequencia?
3200MHz, tentei ver se subia um pouco uma vez mas só fiz setar o clock pra 3600MHz sem mexer em mais nada, deu ruim, deixei quieto no XMP de 3200 mesmo kkkkk

Nos AM5, quando/se os pentes de 64GB saírem, vou ficar super feliz se conseguir uns 5200~5600MHz, mas fico ok com 4800MHz, e aceitarei 4400MHz um pouco decepcionado.

3200MHz, tentei ver se subia um pouco uma vez mas só fiz setar o clock pra 3600MHz sem mexer em mais nada, deu ruim, deixei quieto no XMP de 3200 mesmo kkkkk

Nos AM5, quando/se os pentes de 64GB saírem, vou ficar super feliz se conseguir uns 5200~5600MHz, mas fico ok com 4800MHz, e aceitarei 4400MHz um pouco decepcionado.
Por que precisas de tanta memória? 96Gb não esta de bom tamanho?

Por que precisas de tanta memória? 96Gb não esta de bom tamanho?
Trabalho/estudos. Tenho 128GB atualmente e muitas vezes me falta, 256GB seria um valor bem legal pra compensar o up de plataforma, os 192GB atuais ainda seria algo meia boca (iria melhorar um bocado, mas ainda iria faltar muitas vezes).

O custo pra pegar uma plataforma decente (TR/Sapphire Rapids) que suporte mais RAM não compensa pra mim, então é só torcer pra sairem coisas boas pro lado de consumer.

5zL5o9Q.png

CPUs de desktop Ryzen “Medusa” baseadas em Zen 6 da AMD manterão compatibilidade com AM5, com lançamento previsto para o final de 2026/início de 2027
O0FMV1r.jpeg

Há rumores de que as CPUs AMD Ryzen "Zen 6" para desktop serão lançadas em cerca de dois anos, mas o lado bom é que você não precisará trocar suas placas-mãe

Não testemunhamos tudo o que a AMD tem a oferecer na linha Zen 5. Embora tenhamos obtido o lançamento inicial do processador para desktops e laptops, a AMD normalmente traz mais SKUs mais tarde. No momento, o Ryzen 7 9800X3D é o chip Zen 5 mais popular , apresentando 8 núcleos em um único CCD, mas novos relatórios sobre a arquitetura Zen 6 de próxima geração começaram a aparecer.

As CPUs Ryzen baseadas no Zen 6 da AMD para desktops e servidores estão supostamente trazendo até 32 núcleos em um único CCD. Falaremos sobre isso mais tarde, mas o mesmo vazador @Kepler_L2 , que relatou sobre a contagem de núcleos no Zen 6, relatou hoje que o AMD Zen 6 chegará no final de 2026 ou início de 2027.

62U4iQl.jpeg

sso significa que a AMD apresentará a linha Zen 6 no quarto trimestre de 2026 ou já na CES 2027, ou possivelmente um ou dois meses depois. Sobre ser questionado sobre qual soquete o Zen 6 usará, Kepler respondeu que usará o soquete AM5, que é atualmente o usado para os processadores Ryzen 7000 e Ryzen 9000. Isso significa que o AM5 está suportando pelo menos três gerações de CPU desde o momento em que foi lançado.

Se for verdade, deve ser um grande alívio para os construtores de PC que estão investindo no soquete AM5 e nas respectivas plataformas em comparação com as plataformas LGA 1851 da Intel, sobre as quais não sabemos se suportará apenas Arrow Lake ou outra geração. Relatórios atuais sugerem que Panther Lake ou Nova Lake devem chegar aos desktops , mas não temos 100% de certeza sobre isso.

Não está claro se a AMD manterá o AM5 vivo para o Zen 7, e pode trocar o soquete depois. Até lá, a AMD não terá problemas com compatibilidade de memória, já que o DDR6 não chegará aos PCs antes de 2027. No entanto, como falamos anteriormente, o AMD Zen 6 é a primeira arquitetura que equipará CPUs com mais núcleos em um Die complexo de núcleo único (CCD). A contagem máxima de núcleos atual no Zen 5 CCD é 8 e 16 no Zen 5C.

bWvC8ti.png

Dizem que a contagem de núcleos no Zen 6 CCD apresenta 8, 16 e 32 núcleos, e 32 núcleos provavelmente serão possíveis nos CCDs Zen 6C. No entanto, eles ainda terão 16 núcleos no Zen 6 CCD, o que é o dobro da contagem de núcleos no Zen 4 e Zen 5. Isso não só ajudará a AMD a aumentar a contagem de núcleos facilmente em CPUs de desktop Ryzen de ponta, mas também atualizará seus chips de servidor drasticamente .

Ainda faltam 2 anos para que possamos ver o Zen 6 na vida real e, até lá, a AMD está livre para lançar mais chips baseados no Zen 5, incluindo as CPUs X3D para a plataforma AM5. Não muito foi revelado sobre o Zen 6 até agora, mas há indicações de que os chips Zen 6 utilizarão nós de processo mais avançados para melhor desempenho e eficiência .

FJOI1jb.png

Fonte: @Kepler_L2

No entanto, como falamos anteriormente, o AMD Zen 6 é a primeira arquitetura que equipará CPUs com mais núcleos em um Die complexo de núcleo único (CCD). A contagem máxima de núcleos atual no Zen 5 CCD é 8 e 16 no Zen 5C.

Dizem que a contagem de núcleos no Zen 6 CCD apresenta 8, 16 e 32 núcleos, e 32 núcleos provavelmente serão possíveis nos CCDs Zen 6C. No entanto, eles ainda terão 16 núcleos no Zen 6 CCD, o que é o dobro da contagem de núcleos no Zen 4 e Zen 5. Isso não só ajudará a AMD a aumentar a contagem de núcleos facilmente em CPUs de desktop Ryzen de ponta, mas também atualizará seus chips de servidor drasticamente.

Pessoal, nas antigas tava mais quebrado e montei um PC mais de entrada com:
R5 5500
A520M-E
Rx 7600
Monitor full hd com 144hz

A grana deu uma melhorada, e queria um PC mais resistente por mais tempo no Full hd.
Pensando em tirar tudo da rx 7600, a A520 e o 5500 que estão limitando ela, certo?

Pensando que mudar pro 5700x3d, seria necessário uma b550.
Agora vem a dúvida, seria melhor:
- b550 + 5700x3d
Ou
- b650 + 7600.
Jogador casual de jogos solos, mmorpg e etc.
Obrigado

Galera, tô estudando aqui as possibilidades de uma troca de CPU, eu jogo em QHD, então boa parte das vezes o gargalo fica por conta da VGA.
Mas visando o cenário atual, eu me vejo com 3 possibilidades:

1- Trocar o kit todo p AM5 e pegar um 9600X
2- Trocar o kit todo p AM5 e pegar um 7800X3D (se eu fizer isso é na conta da loucura torrando o 13º em peça de PC)
3- Trocar só o CPU p um 5700X3D

Nessa situação, visando que eu jogo em QHD e que a minha pretensão p trocar de VGA seria apenas em 2026, o que vocês acham mais viável? Será que realmente vai valer a pena a diferença de preço do 9600X p 7800X3D mesmo p jogar em QHD?

5700X3D

Última edição:
Trabalho/estudos. Tenho 128GB atualmente e muitas vezes me falta, 256GB seria um valor bem legal pra compensar o up de plataforma, os 192GB atuais ainda seria algo meia boca (iria melhorar um bocado, mas ainda iria faltar muitas vezes).

O custo pra pegar uma plataforma decente (TR/Sapphire Rapids) que suporte mais RAM não compensa pra mim, então é só torcer pra sairem coisas boas pro lado de consumer.
Não sei se serve, mas vc nunca pensou em pegar um epyc/TR usadinho? por exemplo um 7551P(32c/64t) custa $72 :salario:
Eu to vendo aqui pra montar uma rig pra colocar umas 5xxx nela.

Não sei se serve, mas vc nunca pensou em pegar um epyc/TR usadinho? por exemplo um 7551P(32c/64t) custa $72 :salario:
Já sim, mas tem porém de que o desempenho é bem meia boca (esses 32c/64t acaba sendo mais devagar que meu 5950x com 16t/32c em quase tudo que não envolva banda de memória), consumo de energia é alto, e pra eu arrumar uma placa mãe ia ser um saco já que aqui no brasil é bem caro (quando se acha), e eu não encaro trazer mobo de fora.

Quando se compara esses modelos mais antigos com um Zen 5 a coisa fica ainda mais feia.

Coloquei no carrinho o 9800X3D e controlei meu impulso na hora de efetuar o pagamento.

Tá louco.

Users who are viewing this thread

Voltar