[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Pessoal, chegou a hora que preciso de ajuda.

Estou 99% convencido em pegar um 7900x nos EUA, Microcenter e lá eu ganho 50 dolares de promoção na placa mãe.

Eu queria uma placa mãe que tivesse PCIe 5.0 na GPU e no SSD, só pra ser future proof, só quero trocar de placa mãe depois nos AM6.
E eles voltaram com a promoção de dar 32GB DDR5 na compra do processador, além dos 50 dólares de desconto na placa mãe.

Última edição:
Bom, fiz a reserva, minha amiga vai buscar hoje.

Ficou:
Processador: Ryzen 7900x - $ 550
Placa mãe: Strix X670E-E - $ 425
Memória: G.Skill Flare X5 Series 32GB (2 x 16GB) DDR5-6000 CL30 - Free
SSD: Samsung 980 Pro 2 TB - $ 170
Total: $ 1218

E tem os 1400 da GPU

Eu tinha 2160 da venda da GPU + Combo.

Então saiu 450 dolares o UP todo

Microcenter e a memória ainda é 6000c30
Show, mas tem que comprar a mobo e CPU.
No ebay tem r9 7900x + memória 5200 free por 529.

Essa 6000 é top tbm.

Show, mas tem que comprar a mobo e CPU.
No ebay tem r9 7900x + memória 5200 free por 529.

Essa 6000 é top tbm.
Pra ganhar a memória é só a CPU, mas você ganha 50 dólares na MB e ganhei 10 no NVMe.

E mais 25 dólares se vc postar seu PC la

Microcenter (USA).

Sim, somente comprando na loja física, em alguns casos teria que usar um redirecionador que faça a compra na loja para você, mas não conheço mais nenhum serviço desse tipo.
Devo comprar um R9 7900x e vender meu R7 7700x com memoria.

Devo comprar um R9 7900x e vender meu R7 7700x com memoria.
Eu dei um jeito de pegar esse combo da MicroCenter pq a memória é bem boa pros padrões atuais e a X670E strix, deve me dar paz pela geração toda.

Eu dei um jeito de pegar esse combo da MicroCenter pq a memória é bem boa pros padrões atuais e a X670E strix, deve me dar paz pela geração toda.
Show.
MOBO vou ficar acho que na TUF GAMING WIFI, mais em conta ainda mais que não faço over.
Devo comprar a MOBO infelizmente no brasil, pq o frete de uma MOBO do USA pra ca no minimo 100 dolares e fora que é imposto na certa, ai vai sair quase comprando aqui.
Agora tenho que correr atras de uma VGA.

Estava olhando alguns testes e o 7600x está passando por cima do 13600k na maioria dos testes.

Porém qual é a mobo mais barata no momento para este tipo de processador ?

Uma B650m Mortar está na casa de 2k, caro d+.

AMD exigiu qualidade nas placas-mães, especialmente no vrm, agora o preço decolou até que saiam as versões low, que certamente serão mais caras do que o "normal", mas realmente um vrm ruim não dá para processadores no limite da performance, do consumo e da temperatura limite do silício.

na minha opinião, apesar do preço bem salgado, AM5 vale bem mais a pena pela longevidade e o PCI-E 5 será um boost importante, nas placas mãe AMD que o suportem, porque nem as DDR5 ou 4 e o PCI-E 4 saturam os processadores até agora.

vendo os Intel ©, acho que o único que vale a pena é o 13600k e mais nenhum, já os demais modelos Intel© praticamente ultrapassaram os limites e os reviews chegam a chamar o downclock de overclock, um absurdo total. Tanto AMD quanto Intel© não deixaram margem para over.

Mto cara no BR uma x670e, se morasse perto do PY seria uma alegria pegar uma Steel Legend por 1800 reais.

AMD exigiu qualidade nas placas-mães, especialmente no vrm, agora o preço decolou até que saiam as versões low, que certamente serão mais caras do que o "normal", mas realmente um vrm ruim não dá para processadores no limite da performance, do consumo e da temperatura limite do silício.

na minha opinião, apesar do preço bem salgado, AM5 vale bem mais a pena pela longevidade e o PCI-E 5 será um boost importante, nas placas mãe AMD que o suportem, porque nem as DDR5 ou 4 e o PCI-E 4 saturam os processadores até agora.

vendo os Intel ©, acho que o único que vale a pena é o 13600k e mais nenhum, já os demais modelos Intel© praticamente ultrapassaram os limites e os reviews chegam a chamar o downclock de overclock, um absurdo total. Tanto AMD quanto Intel© não deixaram margem para over.
O Buildzoid que analisa placa mãe falou o mesmo,as x670e tao com VRM muito mais forte que os processadores precisa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mto cara no BR uma x670e, se morasse perto do PY seria uma alegria pegar uma Steel Legend por 1800 reais.
Placa mãe e memória ruim de pegar no Brasil.

Descontaço na linha 7000 lá na europa. Será que essa queda aparecerá em outros mercados?
- R9 7950X = €849 -> €670
- R9 7900X = €669 -> €550
- R7 7800X = €479 -> €410
- R5 7600X = €359 -> €300

PS: Pelos comentários lá do VCZ, no Canadá também caiu. Brasil quando? Placas-mãe quando?

Canadá:
$245 USD for the 7600X.
$345 USD for the 7700X.
$485 USD for the 7900X.
$560 USD for the 7950X.

Descontaço na linha 7000 lá na europa. Será que essa queda aparecerá em outros mercados?

PS: Pelos comentários lá do VCZ, no Canadá também caiu. Brasil quando? Placas-mãe quando?

Canadá:
$245 USD for the 7600X.
$345 USD for the 7700X.
$485 USD for the 7900X.
$560 USD for the 7950X.
Sabia que iriam reduzir, mas não tão rápido..rsrs

O 13900 tirou o reinado absoluto do 7950x, e ainda custava menos.

Agora com essa redução fica interessante novamente

Só falta as placas-mãe e memórias DDR5 caírem mais🙌

Agora nós precisamos que as marcas (Não só a MSI) deem garantia decente pras mobos. Pq é foda pagar 1.5k num chipset de "entrada" e se a placa der pau no dia 365+1 já era.

Posso estar desatualizado sobre isso, mas a única que dá mais de 12 meses de garantia é a MSI não é?

Apareceu oportunidade de comprar AsRock, mas dizem que o RMA da AsRock é um inferno.

para cair aqui o estoque tem que zerar, ou cai devagar. O intel© 13900k está além do seu limite, eu acho uma compra ruim para algo que obrigatoriamente você compra com overclock de fábrica tão elevado que o obriga a baixar, ainda que consiga um water cooler caro para tentar segurar. Water cooler perde líquido com o tempo, então fica difícil e os air cooler não seguram. E os ryzen 7000 também são complicados nesse over de fábrica deles, mas é um caso em cima do limite, já intel ultrapassou claramente para ganhar.

maioria dos fabricantes não vão dar uma garantia boa, querem vender, se o pessoal não reclama forte, fica na mão. Ao menos a gigabyte e asus andavam sendo bem ruim nisso e o pessoal pode boicotar a marca e exigir das lojas mais disponibilidade daquelas que dão melhor suporte. Porém, isso tem um custo e as MSI são das mais salgadas, não é?

Estava achando que as mobo 1700 da Intel estavam no mesmo patamar de preço mas uma Tuf B660M-Plus está 900 conto ao passo que uma B650M do mesmo nível tá mais de 2 mil...juntando se ao preço da DDR4 contra a DDR5 aí vai uma diferença de 2 mil que você pode investir para comprar uma VGA ou uma CPU bem superior a equivalente no valor do kit todo da AMD.

A única vantagem é a longevidade da AMD mas é muita diferença para justificar...ou a AMD da um jeito de abaixar os preços ou vai ficar tudo encalhado.

é aquilo, as placas-mãe para AMD estão vindo com VRM capaz de suportar rindo o r9 7950x com overclock no gelo ou n2, mas intel© vem mais 'solto' e pode tirar das fases para vender menos caro. O maior problema que vejo nos AMDs é de o fabricante dar as costas quando novo firmware importante for lançado e eles não divulgarem o update em suas páginas, isso porque focam nas vendas em andamento, não nos produtos fora de linha, ainda que recentes. Fora que o PCI-E 5 deve encarecer bastante também. Mas eu acho um investimento melhor no médio prazo, você poderá colocar SSD M.2 mais veloz sem saturar nada e isso dá um gás e um vrm bom não vai ferrar fácil o processador.

e parece que cada fase dá um gás no preço, a ponto de piorar outros componentes para não ficar ainda pior. E ainda temos o dólar nosso de cada dia, ao lado de não haver muita coisa sendo montada aqui, exceto as placas-mãe mais baratas com vrm modesto.

Apareceu oportunidade de comprar AsRock, mas dizem que o RMA da AsRock é um inferno.
Eu ja usei e foi bem de boa...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Canadá:
$245 USD for the 7600X.
$345 USD for the 7700X.
$485 USD for the 7900X.
$560 USD for the 7950X.
Capaz de eu viajar e ter price cut.

Brasileiro nao tem um minuto de paz.

Última edição:
Comprei a AsRock X670E Steel Legend no Brasil por 2300 com NF. Melhor que Terabyte por 2700. Se fosse importar sairia bem mais caro.

Agora só falta VGA.

Watercooler tá em conta ainda mesmo pagando 49,99 dólares mais 80 dólares frete BR. Pensei que seria mais barato mas foi essa porrada de frete. Torce pra não cair imposto, mandei declarar 49,99 valor original, enviarem a invoice e não declarar valor do frete. Bom que posso recorrer se taxarem por esta na cota de 50 dólares.

Esperando agora chegar o R7 7700x com as memórias. Pensando seriamente vender esse KIT e pegar logo um kit R9 7900x.

Comprei a AsRock X670E Steel Legend no Brasil por 2300 com NF. Melhor que Terabyte por 2700. Se fosse importar sairia bem mais caro.

Agora só falta VGA.

Watercooler tá em conta ainda mesmo pagando 49,99 dólares mais 80 dólares frete BR. Pensei que seria mais barato mas foi essa porrada de frete. Torce pra não cair imposto, mandei declarar 49,99 valor original, enviarem a invoice e não declarar valor do frete. Bom que posso recorrer se taxarem por esta na cota de 50 dólares.

Esperando agora chegar o R7 7700x com as memórias. Pensando seriamente vender esse KIT e pegar logo um kit R9 7900x.

Nossa, essa Asrock tá bem barata mesmo, ainda tem esse preço no Brasa?

sobre DDR5 nos Ryzen é importante que o pessoal prefira modelos de memória que suportem EXPO e não apenas XMP, ou então, se você já verificou que no XMP o resultado testado foi normal, tudo bem. Mas tem casos em que o XMP pode não funcionar muito bem e depender de atualização, que sabe-se lá quando virá. E tem o fato de que se muita gente preferir sempre o XMP em detrimento do EXPO, a disponibilidade de memórias testadas para AMD pode ter queda considerável, sendo que o EXPO é uma necessidade para resolver boa parcela de problemas com memórias evitando o que acontecia nas DDR4: falta de teste na plataforma AMD.

no yt tem uma ou outra pessoa que diz ter testado nos ryzens clocks de 7200MHz com duas memórias e 5200MHz com quatro, mas sem maiores detalhes.

Um comprador da Amazon.US reportou que adquiriu um Ryzen 9 7950x e colocou 128GB DDR5 numa ASRock X670E Steel Legend e teve problemas de boot muito demorado. Bom, ao menos o primeiro grande problema dele é esse:
G.Skill Trident Z5 Series (Intel XMP) 64GB (2 x 32GB) 288-Pin SDRAM DDR5 6000 CL32-38-38-96 1.40V Dual Channel Desktop Memory F5-6000J3238G32GX2-TZ5S (Metallic Silver)
Essa memória é SOMENTE XMP, então testada para a plataforma Intel. Embora ele diga que depois o sistema fica estável.

E sim, o boot inicial vai demorar quanto mais memória tiver, ainda que a memória seja compatível com EXPO, porém é de se esperar que as próximas inicializações sejam mais rápidas.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar