[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
KRL isso sim é combo. E aqui as lojas colocam um desconto de 10~15% e fazem toda propaganda do mundo em cima como se fosse a promo do ano.
Até pra nível EUA é fora da curva, nos foruns gringos, quem não tem Micro center perto, fica puto (Só vale a promo se for na loja buscar).

Pessoal, vou pros EUA mês que vem, e devido a plataforma durar até 2026, vou de Ryzen.

Vou começar a encher o saco do pessoal aqui.

Como tão as RAM nos 7000? Da pra otimizar os timmings e overclock?

A Microcenter está dando de graça essa memória pra quem quer pegar o 7000.

Eu sei que de graça até injeção na testa, mas os timmings/velocidades é de uma boa memória?

Ps: Eu sei que sem RGB eu perco FPS, mas como falei... de graça...
As DDR5 ainda tem muito pra amadurecer, não vai dar tanta diferença nesse momento no desempenho dos Ryzen 7000.

Eu pegaria esse combo.

As DDR5 ainda tem muito pra amadurecer, não vai dar tanta diferença nesse momento no desempenho dos Ryzen 7000.

Eu pegaria esse combo.
Eu imagino, mas queria saber se tem espaço pra otimizar os timmings e por ai vai.

Tem pouca coisa sobre isso na internet.

Eu imagino, mas queria saber se tem espaço pra otimizar os timmings e por ai vai.

Tem pouca coisa sobre isso na internet.
Eu vi no Guru3D se não me engano, 6000Mhz CL30 é o melhor que há nesse momento para o AM5. Questão de você tentar melhores timings pode até conseguir, mas acredito que não terá nem um ganho significativo.

Hoje peguei R7 7700X + Gigabyte AORUS 32GB DDR5-5200 paguei 2500 reais
Agora vou escolher uma MOBO e VGA

Última edição:
qual redirecionador vc usou ou usa ?

Cadê os dragões ? Ainda não apareceram por aqui ? As mobos am5 da msi . Que atraso ...

Vou mesmo de am5 , decidido já. Espero suporte de somente troca de cpu até zen6 pelo menos . Começando por um 7700X e já mirando o próximo X3D .

orra cpus am5 tudo quente? 95 graus celsios, pq esquenta mais q cpu intel com litografia maior?

orra cpus am5 tudo quente? 95 graus celsios, pq esquenta mais q cpu intel com litografia maior?

eles fizeram o mesmo que a intel, soca voltagem soca clock e soca temperatura.

eles fizeram o mesmo que a intel, soca voltagem soca clock e soca temperatura.
é vamos ver se em um tempo de 1 ano o cpu se mantem "bem" ou se essas altas temps vao afeta a vida do cpu e faze-lo estragar antes da hora oque acha? essa é a duvida
cpu apos uns 3 anos de uso como fica

Só usar eco mode ou ajustar manualmente e problema resolvido, sem contar que jogos não ficam rodando a 90-95c e a própria AMD diz que é seguro e normal manter a 95c o tempo todo, tem 3 anos de garantia e 95c deve ter já uma margem de segurança senão lançar esses processadores seria só se queimar e perder dinheiro

ECSM-CPU-2023-RUMORS.png

Segundo o ECSM, até o momento, não existe planos para Zen4X3D com dois chiplets, ou seja, aparentemente apenas as versões com 8 e 6 núcleos ganharão cache empilhada. Além disso, eles aparecerão da metade para o final do primeiro semetre do ano que vem, e nesse mesmo período irão aparecer as placas A620 (ainda sem possibilidade de OC no CPU). Também virão ano que vem as APUs AM5, com suporte DDR5-4800 e nenhum detalhe sobre qual suas iGPUs, apenas que até o momento existem duas versões octa-core e uma hexa-core, e infelizmente não serão retail (OEM-only ou OEM-first, como foram as APUs anteriores).

Última edição:

ECSM-CPU-2023-RUMORS.png

Segundo o ECSM, até o momento, não existe planos para Zen4X3D com dois chiplets, ou seja, aparentemente apenas as versões com 8 e 6 núcleos ganharão cache empilhada. Além disso, eles aparecerão na metade para o final da primeira metade do ano que vem, e nesse mesmo período irá aparecer as placas A620 (ainda sem possibilidade de OC no CPU). Também virá ano que vem as APUs AM5, com suporte DDR5-4800 e nenhum detalhe sobre qual a iGPU dessas APUs, apenas que até o momento existem duas versões 0cta-core e uma hexa-core, e infelizmente não serão retail (OEM-only ou OEM-first, como foram as APUs anteriores).
Resumindo, para mim é mais negócio fazer upgrade do 3700X para o 5800X3D do que esperar o Zen43D no próximo ano pois vai demorar bastante.
:kidding:

Resumindo, para mim é mais negócio fazer upgrade do 3700X para o 5800X3D do que esperar o Zen43D no próximo ano pois vai demorar bastante.
Dentro do esperado, serão anunciados/mostrados na CES'23 (Janeiro) e lançados entre Abril e Junho xD

Ficar esperando pela melhor nunca adianta, só quando a distância é pequena tipo um mês. Na maioria das vezes quando você compra o seu "melhor" a empresa já tá anunciando um superior que vai lançar em meio ano ou mais, é um ciclo.

USA.
Compra manda pra redirecionador e seja feliz..
Agora devo pegar uma asus x670e tuf gaming plus wifi.
qual redirecionador vc usou ou usa ?

Users who are viewing this thread

Voltar