[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início

ECSM-CPU-2023-RUMORS.png

Segundo o ECSM, até o momento, não existe planos para Zen4X3D com dois chiplets, ou seja, aparentemente apenas as versões com 8 e 6 núcleos ganharão cache empilhada. Além disso, eles aparecerão da metade para o final do primeiro semetre do ano que vem, e nesse mesmo período irão aparecer as placas A620 (ainda sem possibilidade de OC no CPU). Também virão ano que vem as APUs AM5, com suporte DDR5-4800 e nenhum detalhe sobre qual suas iGPUs, apenas que até o momento existem duas versões octa-core e uma hexa-core, e infelizmente não serão retail (OEM-only ou OEM-first, como foram as APUs anteriores).
Quero tanto um 7900X3D.... Será que é tão difícil fazer um X3D com 2 chiplets? :thinking:

Mas usando este tipo de serviço escapa de pagar o imposto de importação?
Cara, aqui coisa pequena sempre escapou. Frete deles é bom e barato.

No redirecionador vc manda declarar o valor que vc quer, como quer, se quiser que enviem sem as caixas originais, tem opção de não declarar valor do frete.

Tem opção de caixa reforçada e etc.

7950x por R$ 4.8 mil
A mobo mais em conta (B650M-A MSI PRO) R$ 2 mil
RAM DDR5 R$ 1 mil

São esses os preços mesmo ou estou maluco? :haa:

7950x por R$ 4.8 mil
A mobo mais em conta (B650M-A MSI PRO) R$ 2 mil
RAM DDR5 R$ 1 mil

São esses os preços mesmo ou estou maluco? :haa:
sim, o pior é mobo capada por 2k :jornal:

sim, o pior é mobo capada por 2k :jornal:

Preciso de uma cpu, mobo e ram pra montar um PC pra um colega, voltado para renderização/games/streaming e um monte de coisa aberta, navegador e etc
Pretendia deixar com 16gb de ram DDR5 e falar pra ele comprar mais quando puder. Acredito que o 7950x seja melhor que o i9 13900k, pelo menos nesses quesitos

Mas o pedido dele é um desses processadores, de preferencia o AMD, e o orçamento dele era na casa dos 6k, e o gasto com o kit AMD ficaria 7.8k

Fazendo umas continhas, o i9 + mobo dá pra deixar em 6.4k (não precisaria de ram, devido a não obrigatoriedade de DDR5...
O i9 teria uma perda significante pra essa proposta? (além da longevidade, claro)

A esperança é esperar a black friday ( :limo: )

Preciso de uma cpu, mobo e ram pra montar um PC pra um colega, voltado para renderização/games/streaming e um monte de coisa aberta, navegador e etc
Pretendia deixar com 16gb de ram DDR5 e falar pra ele comprar mais quando puder. Acredito que o 7950x seja melhor que o i9 13900k, pelo menos nesses quesitos

Mas o pedido dele é um desses processadores, de preferencia o AMD, e o orçamento dele era na casa dos 6k, e o gasto com o kit AMD ficaria 7.8k

Fazendo umas continhas, o i9 + mobo dá pra deixar em 6.4k (não precisaria de ram, devido a não obrigatoriedade de DDR5...
O i9 teria uma perda significante pra essa proposta? (além da longevidade, claro)

A esperança é esperar a black friday ( :limo: )
Bom ver reviews pro software em específico mas diria que a diferença entre eles não é tão significativa não, em X tarefas o i9 fica na frente e em Y tarefas o Ryzen fica na frente, mas são bem parelhos no geral, dependendo do caso talvez até o 5950x atenderia bem, plataformas novas tão com o preço meio puxado mesmo, não que o 5950x seja barato também mas daria pra aproveitar o DDR4 e tem mobo que toca ele por 750 conto (mas não sei se precisaria de algo específico na mobo também), AM5 tem a longevidade que é um fator legal pra alguns mas pelos preços no momento tá brabo justificar

7950x está saindo por 3.600 no Aliexpress, mas acho que é versão sem caixa (oem).
Na promoção do 11.11 apareceu por até R$ 3.050 usando os cupons de promo.

Pessoal, chegou a hora que preciso de ajuda.

Estou 99% convencido em pegar um 7900x nos EUA, Microcenter e lá eu ganho 50 dolares de promoção na placa mãe.

Eu queria uma placa mãe que tivesse PCIe 5.0 na GPU e no SSD, só pra ser future proof, só quero trocar de placa mãe depois nos AM6.

Algumas opções que tem la e eu levantei:

X670e:

ASRock X670E Steel Legend 300 dol

ASUS X670E-PLUS TUF 329 dol

Entre as duas eu to inclinado a TUF, a Steel é mais puxado pro branco e meu gabinete é todo preto.

Opções mais caras:

ASUS X670E-E ROG Strix 499 dolares, e eu acho MUITO caro, por mais que sempre tive vontade de ter uma.

MSI X670E MPG CARBON 479, a CArbon é a minha X470 atual, não posso reclamar, mas acho que se ja ta nessa faixa de preço, compensa a strix.

Nessa faixa de preço tem a Taichi tb.

X670:

Gigabyte X670 AORUS ELITE 289 Preço dessa placa é interessantíssimo, mas não sei se perco muito sem o PCIe 5 na GPU, pensando na linha Geforce 5xxx daqui 2-3 anos.

B650e:

ASUS B650E-F ROG STRIX 299, preço das X570 como Steel e TUF, ai fico receoso de pegar uma dessa, mas por ter Strix me apetece.

No geral, a TUF me agrada muito, entre as mais caras, prefiro a Strix que a Carbon, mas a que me agrada mais é a X670 non-e Aorus Elite, mas não tem o PCIe 5.0 na GPU.

Então, considerando tudo, e principalmente uma marca que de suporte bem longo, com qual vocês acham melhor ir?

Eu queria uma placa mãe que tivesse PCIe 5.0 na GPU e no SSD, só pra ser future proof, só quero trocar de placa mãe depois nos AM6.
Mesmo tendo isso creio que seria inutilizado na prática, a não ser que faça uso profissional de alguma forma dos SSD's 5.0, e PCIE 5.0 na GPU também acho besteira por enquanto pelo menos, mesmo em x16 3.0 a 4090 praticamente não perde performance, acho que vai levar muito tempo ainda pra sequer x16 4.0 começar a fazer uma diferença perceptível, quanto mais x16 5.0, talvez daqui uns 10 anos :haha:

Mesmo tendo isso creio que seria inutilizado na prática, a não ser que faça uso profissional de alguma forma dos SSD's 5.0, e PCIE 5.0 na GPU também acho besteira por enquanto pelo menos, mesmo em x16 3.0 a 4090 praticamente não perde performance, acho que vai levar muito tempo ainda pra sequer x16 4.0 começar a fazer uma diferença perceptível, quanto mais x16 5.0, talvez daqui uns 10 anos :haha:
Eu não sei se a linha 4xxx ta perto do limite de banda do PCIe 4.0.
Mas pensando assim, qual seria a melhor opção? X670 Aorus ou B650E-F Strix?

Eu acho que vou importar um Asus X670E TUF GAMING WIFI.
Acho que sai mais em conta mesmo com imposto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Exatamente, PCIE 4.0 ta de bom tamanho.
5.0 só vai ser utilizavel em SSD M2 que ao meu ver não faz diferença.

Eu acho que vou importar um Asus X670E TUF GAMING WIFI.
Acho que sai mais em conta mesmo com imposto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Exatamente, PCIE 4.0 ta de bom tamanho.
5.0 só vai ser utilizavel em SSD M2 que ao meu ver não faz diferença.
Pensando assim, o que acha da Aorus X670?

GIGABYTE X670 AORUS ELITE AX uma otima placa por 290 dólares mais TAX - 310 dolares de custar.
É a placa mais barata das X670, tem 5 anos de garantia.

No Brasil 3800 essa placa.
Ta maluco.

Tem a TUF GAMING WIFI X670E por 2999, melhor que a AORUS - https://www.terabyteshop.com.br/pro...GdaE-wqFGZTwVBa5bZ1mDMJ9k7kP3FSL7696NLgyCIvvQ

Tem a ASRock X670E Steel Legend tbm mto boa
Eu to entre essas placas mesmo.

O que você acha da B650E-E Strix?

Pessoal no reddit acha ela melhor que a X670E TUF.

Não li sobre essa B650E.
Mas acho que ficaria com a x670e TUF.
Agora não sei por onde vc vai comprar.
Vou esperar a BLACK da NEWEGG pra importar pelo redirecionador, PQ dar dinheiro pra essas lojas BR não mais.
No MAX VGA no BR por causa da garantia. Mesmo assim parece que a EVGA da garantia internacional.

Pessoal, chegou a hora que preciso de ajuda.

Estou 99% convencido em pegar um 7900x nos EUA, Microcenter e lá eu ganho 50 dolares de promoção na placa mãe.

Algumas opções que tem la e eu levantei:

X670e:

ASRock X670E Steel Legend 300 dol

ASUS X670E-PLUS TUF 329 dol

Entre as duas eu to inclinado a TUF, a Steel é mais puxado pro branco e meu gabinete é todo preto.

Opções mais caras:

ASUS X670E-E ROG Strix 499 dolares, e eu acho MUITO caro, por mais que sempre tive vontade de ter uma.

MSI X670E MPG CARBON 479, a CArbon é a minha X470 atual, não posso reclamar, mas acho que se ja ta nessa faixa de preço, compensa a strix.

Nessa faixa de preço tem a Taichi tb.

X670:

Gigabyte X670 AORUS ELITE 289 Preço dessa placa é interessantíssimo, mas não sei se perco muito sem o PCIe 5 na GPU, pensando na linha Geforce 5xxx daqui 2-3 anos.

B650e:

ASUS B650E-F ROG STRIX 299, preço das X570 como Steel e TUF, ai fico receoso de pegar uma dessa, mas por ter Strix me apetece.

No geral, a TUF me agrada muito, entre as mais caras, prefiro a Strix que a Carbon, mas a que me agrada mais é a X670 non-e Aorus Elite, mas não tem o PCIe 5.0 na GPU.

Então, considerando tudo, e principalmente uma marca que de suporte bem longo, com qual vocês acham melhor ir?
Entre todas acho a Asus X670 TUF melhor CxB e otima construção.

Tive esses modelos TUF para intel B560, H670, Z690 e todas excelentes, zero bugs, bons VRM e funcionalidades.

Desisti da B650E-E, e eu acho que nao vale 170 dolares a mais da TUF pra Strix X670E né?

Última edição:

"O Ryzen 9 7900 é a nova peça que não foi mencionada em vazamentos anteriores. De acordo com as novas informações, esta peça contaria com 12 núcleos e aumentaria o clock no boost para até 5,4 GHz, portanto 200 MHz mais lenta que a variante X. Diz-se que esta CPU custaria $ 429, o que é $ 120 mais barato. Além disso, o Ryzen 7 7700 com 8 núcleos supostamente tem um boost de 5,3 GHz, portanto, apenas 100 MHz aquém da variante X. Inerentemente, também custaria US$ 70 a menos com preço sugerido de US$ 329, o que provavelmente parece um bom negócio. Diz-se que o Ryzen 5 7600 de 6 núcleos custa US $ 229, portanto, 70 dólares mais barato que a variante X. Este SKU obteria 200 MHz de boost clock mais lento, com clock máximo atingindo até 5,1 GHz. Todos os três SKUs serão lançados no primeiro trimestre do ano que vem. Portanto, é seguro assumir que a AMD anunciará essas novas peças na CES 2023."

image.png

"O Ryzen 9 7900 é a nova peça que não foi mencionada em vazamentos anteriores. De acordo com as novas informações, esta peça contaria com 12 núcleos e aumentaria o clock no boost para até 5,4 GHz, portanto 200 MHz mais lenta que a variante X. Diz-se que esta CPU custaria $ 429, o que é $ 120 mais barato. Além disso, o Ryzen 7 7700 com 8 núcleos supostamente tem um boost de 5,3 GHz, portanto, apenas 100 MHz aquém da variante X. Inerentemente, também custaria US$ 70 a menos com preço sugerido de US$ 329, o que provavelmente parece um bom negócio. Diz-se que o Ryzen 5 7600 de 6 núcleos custa US $ 229, portanto, 70 dólares mais barato que a variante X. Este SKU obteria 200 MHz de boost clock mais lento, com clock máximo atingindo até 5,1 GHz. Todos os três SKUs serão lançados no primeiro trimestre do ano que vem. Portanto, é seguro assumir que a AMD anunciará essas novas peças na CES 2023."

image.png
Deve tá sobrando pouco chip.

:limo:

Users who are viewing this thread

Voltar