Creio eu que o motivo da AMD não lançar o 7600X3D, na verdade, são dois:Particularmente falando, o 7800X3D é o SKU que mais me interessaAnos atrás, quando a AMD lançou o primeiro Ryzen 9 (no caso, o 3900X) corri para comprá-lo impulsionado pela novidade. Em pouco tempo fiquei com a nítida sensação de que havia pagado muito por algo que estava usando muito pouco. Para o meu uso pessoal, as demandas que mais exigem poder de processamento são jogos e ficou claro pra mim que não era necessário um 12/24 ou um 16/32 pra isso - pior ainda, pouco tempo depois a AMD colocaria no mercado o "humilde" 5600X que atropelava o 3900X em jogos. E isso se tornou corriqueiro, pois a cada nova geração vemos os Ryzen 5 e Core i5 se equiparando ou até mesmo fazendo os Ryzen 9 e Core i9 da geração anterior comerem poeira quando o foco é a jogatina.
Acho uma pena a AMD não lançar um Ryzen 5 7600X3D - num momento em que o 5600 e o 12400F são excelentes opções para jogos, um 7600X3D chegaria chutando o pau da barraca se tornando "O" CPU para jogos.
1) Canibalizar a venda das versões superiores (para jogos os X3D matam todos os não 3D), logo o processador mais básico com V-Cache faria o resto da linha encalhar nas prateleiras;
2) Empilhar 64MB de V-Cache em um chiplet falho, pois ter 6 núcleos significa algum problema nos núcleos ou uma desativação proposital, e isso implicaria em uma linha de produção só para esta meta (os X3D são cliplets destinados aos EPYCs X, e lá não temos um chiplet com 6 núcleos e V-Cache).
Nem preciso explicar o primeiro motivo, não é? Muitos se apoiam em que jogos não utilizam 8 núcleos plenos e apesar disso vir mudando pouco a pouco, ainda são poucos jogos que mostram um ganho perceptivo ao se ir de 12 para 16 threads, e como o foco dessa linha X3D é 'cuspir FPS' então um 7600X3D seria o escolhido pela grande maioria e isso mataria a venda dos demais processadores, sejam eles X3D ou não (e ainda teria um TDP por volta dos 80~105W).
Já o segundo o maior motivo é nem ser um chiplet "deficiente", já que a maioria dos 7600X estão vindo com dois núcleos propositalmente desativados, mas sim porque não existe um EPYC X com chiplet de seis núcleos: A linha Milan X é composta apenas por quatro processadores, os EPYCs 7373X (16 núcleos), 7473X (24 núcleos), 7573X (32 núcleos) e o 7773X (64 núcleos). Todos eles possuem 768MB de L3, logo 8 CCDs com 64MB de V-Cache cada, e a contagem de núcleos deixa claro que são chiplets com dois, três, quatro e oito núcleos... cadê a versão com seis núcleos? Isso, não existe (nenhum com 48 núcleos totais). Sei que estou falando do Milan (Zen3) e não do Genoa, mas tudo indica que não haverão mudanças nessa área (Genoa X com 48 núcleos).
Lembrando que posso estar equivocado, mas parece-me uma explicação bem lógica :3