[TÓPICO DEDICADO] AMD ZEN - Informações técnicas

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Uns 4 anos. Mas você terá boas opções de upgrades "não drásticos" neste intervalo: dobrar a memória, trocar a placa de vídeo, trocar a CPU por um 6 ou 8 cores.

Essa memória que eu coloquei é uma básica que é só para sustentar por enquanto, como não ganho um salário alto não tenho como fazer grandes upgrade e quero manter essa config no max. uns 1,5 ou 2 anos
 
  • Curtir
Reações: wmh
Bom eu não sei se está certo mas quando o Dalai disse que uma Voltagem estava alta isso me preocupou, pode me ajudar a saber o que está errado ?
eu quase não mexi em nada fotos da bios
 
  • Curtir
Reações: wmh
@Dalai Brahma ajuda o tio aê, pliz!

Bom eu não sei se está certo mas quando o Dalai disse que uma Voltagem estava alta isso me preocupou, pode me ajudar a saber o que está errado ?
eu quase não mexi em nada fotos da bios
 
Bom eu não sei se está certo mas quando o Dalai disse que uma Voltagem estava alta isso me preocupou, pode me ajudar a saber o que está errado ?
eu quase não mexi em nada fotos da bios

Sua mobo ta toda no auto e ta jogando Vcore desnecessario no precessador, só ir na bios e desativar o boost se for manter em stock, mas aconselho a fazer over e setar o Vcore manualmente, muito melhor =f
 
@slayer26
Mas, se está todo stock e "auto", não há problema. CPU foi projetado e a mobo configurada pra isso. Não se preocupe, neste cenário, é normal.. foi um pico momentâneo, gerado por 1 ou 2 cores no clock XFR por pouco segundos.
 
Sim o Dalai ta certo, mas seu kit é muito bom, acho um desperdício nao fazer over com uma CH6 e tem que tomar cuidado, versoes mais antigas da bios da CH6 aplicavam voltagem excessiva e danificavam a placa, o mesmo ocorreu com a bios f5 da k7, nao que esse seje o seu caso, mas nem sempre o stock auto é seguro =/
 
sei lá se ta certo mas coloquei 3.6 estou lendo e relendo os topic da primeira page e tentando assimilar o velhote aqui ta ficando doido ...
 
sei lá se ta certo mas coloquei 3.6 estou lendo e relendo os topic da primeira page e tentando assimilar o velhote aqui ta ficando doido ...

Ta usando a bios 1701?
Em Extreme Tweaker achei umas coisinhas diferentes da sua pra minha, até no DOCP, a minha ta na ultima versão da bios
 
Show de bola kaio.
Veja que mesmo com os timings bem altos você tem resultado de banda superior a Hynix M-die 16-16-16-36, ficando mais parecido com a performance das samsung e-die 17-16-16-36@3200.

Quanto mais eu vejo dessas novas micron mais curioso eu fico em relação as xxxx-62E/H-die.

@kaio.alencar
Será que conseguimos desabilitar o geardown ? Quanto de dram boot voltage, dram voltage e VTT DDR ?

Desabilitando o GearDown melhora?

Tava jogando hoje Gta, e tava cravado nos 60fps mas tava dando varias travadinhas
No grafico de frametime ficava dando oscilações demais! Coisa que ontem que joguei sem o over na memoria não acontecia
E ontem não baixava em lugar nenhum de 60, hoje tive quedas de 42 fps
Será que tem algo haver com o over na memoria?
 
Última edição:
@kaio.alencar boa pergunta, reintero.

Que versão da bios está usando ?
Se estiver na 1403 posso te mandar o perfil que utilizava com as M-die aqui.

to usando a 1701 mesmo foi a ultima que vi lá no site da Asus .
 
Vou pegar um Ryzen 5 1600 e uma mobo b350 a decidir, qual memória ram de 8gb devo pegar inicialmente para ter um melhor desempenho? Compensa eu dar uma economizada na mobo e pegar mais um pente de 8gb?
 
Última edição:
Show de bola kaio.
Veja que mesmo com os timings bem altos você tem resultado de banda superior a Hynix M-die 16-16-16-36, ficando mais parecido com a performance das samsung e-die 17-16-16-36@3200.

Quanto mais eu vejo dessas novas micron mais curioso eu fico em relação as xxxx-62E/H-die.

@kaio.alencar
Será que conseguimos desabilitar o geardown ? Quanto de dram boot voltage, dram voltage e VTT DDR ?

Desabilitei aqui o GearDown Mode.. e o sistema bootou normalmente
 
SIm, fica mais rápido.
Se notar micro travadas aumente um pouco o VTTD ou este +dram voltage/dram boot voltage.
Certo vou fazer isso agora
Quanto aos timings, alguma dica no que refinar? Ou estão bons do jeito que você me orientou a colocar?
Se quiser posso mandar prints da bios por MP.
To apanhando pra fazer over por Pstates :(
Não queria over por frequencia cravada.. e queria ver até onde o o meu ryzen chega, saber se o chip é bom ou não e quero entrar na tabela kkkk
 
@GamersBR...

EDIT: mandei mensagem para você diretamente, mais específica, já que talvez não seja assunto do interesse de todos.
 
Última edição:
VultureX, se puder atualizar meu resultado do Cinebench no banco de dados, eu fico grato:



Logo trarei o resto dos benchmark( Só instalar os programas aqui). :vinho:
 
@GamersBR...

EDIT: mandei mensagem para você diretamente, mais específica, já que talvez não seja assunto do interesse de todos.
Não foi comigo não né? :melior4::haha: O Nick é muito parecido com o meu e quase não vejo ninguém aqui com nick semelhante.
 
VultureX, se puder atualizar meu resultado do Cinebench no banco de dados, eu fico grato:



Logo trarei o resto dos benchmark( Só instalar os programas aqui). :vinho:
 

Não foi comigo não né? :melior4::haha: O Nick é muito parecido com o meu e quase não vejo ninguém aqui com nick semelhante.

Era com você sim. Vou passar lá a mensagem. Realmente houve confusão com o nick.
 
Estou mudando de plataforma intel (i5 3330) pra Ryzen nessa black friday. Estou olhando já qual placa mãe e memória vou comprar. No meu caso, eu preciso de muita RAM pq vou precisar abrir umas 8 a 10 máquinas virtuais no computador (VMware). Eu também gosto de games, então...

Estava pensando em pegar:

Ryzen 7 1700 (Fazer overclock até 3,8 ou 4Ghz se a mobo aguentar) (R$ 999,00)
ASUS PRIME B350-PLUS (Ou uma melhor sugestão) (R$ 758,00)
Memória Corsair Vengeance LED RGB 32GB (2x16GB) 3200Mhz DDR4 CL16 Black - CMR32GX4M2C3200C16 (R$ 1869,00)
Water Cooler Corsair H60 (R$ 260,00)

Minha dúvida é: Essa placa mãe é uma boa mobo? Esse memória conseguiria operar em 3200 mhz nessa mobo? É uma boa memoria? Os mais experientes com ryzen me indicariam uma placa ou memória mãe melhor (Levando em conta que quero 2x 16gb).

OBS: Eu estava de olho na ASUS PRIME X370-PRO, porém no próprio site da ASUS é informado que essa placa só vai ate 2666MHZ nas memórias, dai desisti. Não sei se pega 3200MHZ. Pagar mil reais numa placa mãe pra não ter os 3200MHZ não acredito que compense. Mas se eu estiver errado, por favor sintam-se à vontade para me corrigir. Como falei, sou leigo nessa plataforma Ryzen.


Obrigado a todos que puderem responder.
 
galera comprei um water cooler masterliquid pro 120, gostaria de saber se tem necessidade de comprar uma pasta térmica ou posso deixar a que vem? se sim qual pasta térmica comprar?
 
VultureX, se puder atualizar meu resultado do Cinebench no banco de dados, eu fico grato:



Logo trarei o resto dos benchmark( Só instalar os programas aqui). :vinho:
 

Não foi comigo não né? :melior4::haha: O Nick é muito parecido com o meu e quase não vejo ninguém aqui com nick semelhante.


Ainda usando as Hynx M-Die?
 
@GamesBrs Atualizado ;)


@slayer26
Para mim parece estar tudo bem. O que você quer alcançar ?
 
Estou mudando de plataforma intel (i5 3330) pra Ryzen nessa black friday. Estou olhando já qual placa mãe e memória vou comprar. No meu caso, eu preciso de muita RAM pq vou precisar abrir umas 8 a 10 máquinas virtuais no computador (VMware). Eu também gosto de games, então...

Estava pensando em pegar:

Ryzen 7 1700 (Fazer overclock até 3,8 ou 4Ghz se a mobo aguentar) (R$ 999,00)
ASUS PRIME B350-PLUS (Ou uma melhor sugestão) (R$ 758,00)
Memória Corsair Vengeance LED RGB 32GB (2x16GB) 3200Mhz DDR4 CL16 Black - CMR32GX4M2C3200C16 (R$ 1869,00)
Water Cooler Corsair H60 (R$ 260,00)

Minha dúvida é: Essa placa mãe é uma boa mobo? Esse memória conseguiria operar em 3200 mhz nessa mobo? É uma boa memoria? Os mais experientes com ryzen me indicariam uma placa ou memória mãe melhor (Levando em conta que quero 2x 16gb).

OBS: Eu estava de olho na ASUS PRIME X370-PRO, porém no próprio site da ASUS é informado que essa placa só vai ate 2666MHZ nas memórias, dai desisti. Não sei se pega 3200MHZ. Pagar mil reais numa placa mãe pra não ter os 3200MHZ não acredito que compense. Mas se eu estiver errado, por favor sintam-se à vontade para me corrigir. Como falei, sou leigo nessa plataforma Ryzen.


Obrigado a todos que puderem responder.

A Prime B350 Plus é uma boa placa na faixa até 650 reais. Depois tem a Prime X370 Pro, X370 Taichi, Crosshair Hero/extreme que podem ser consideradas as mais amigáveis com configurações mais agressivas.

Então, o suporte oficial das plataformas vai até a especificação JEDEC de 2666MHz. Isso é realidade no X299, Z270, Z370, X370, TR4. Todas são 2666 e depois vem a capacidade de overclock listada na placa mãe.
 
@GamesBrs Atualizado ;)


@slayer26
Para mim parece estar tudo bem. O que você quer alcançar ?
 


A Prime B350 Plus é uma boa placa na faixa até 650 reais. Depois tem a Prime X370 Pro, X370 Taichi, Crosshair Hero/extreme que podem ser consideradas as mais amigáveis com configurações mais agressivas.

Então, o suporte oficial das plataformas vai até a especificação JEDEC de 2666MHz. Isso é realidade no X299, Z270, Z370, X370, TR4. Todas são 2666 e depois vem a capacidade de overclock listada na placa mãe.

Na PRIME B350-PLUS é informado nas especificações que pega 3200 mhz. Na PRIME X370-PRO não tem essa informação. Porém, eu estou procurando sobre essa B350-PLUS e muitas pessoas estão tendo dor de cabeça pra fazer as memórias funcionarem a 3200 MHZ. Estou em dúvida se vale a pena arriscar comprar ela e depois quebrar cabeça pra deixar a memória em 3200... =x
 
Na PRIME B350-PLUS é informado nas especificações que pega 3200 mhz. Na PRIME X370-PRO não tem essa informação. Porém, eu estou procurando sobre essa B350-PLUS e muitas pessoas estão tendo dor de cabeça pra fazer as memórias funcionarem a 3200 MHZ. Estou em dúvida se vale a pena arriscar comprar ela e depois quebrar cabeça pra deixar a memória em 3200... =x
Placas mais caras conseguem chegar em resultados melhores com maior facilidade, principalmente no seu caso onde 32GB são necessários. Também não adianta pegar uma placa boa e a pior configuração de memória possível. Se faz questão de rodar 3200Mhz com 32GB é prudente fazer as escolhas corretas.
Neste momento talvez a pergunta mais importante seja; No seu caso, é realmente necessário rodar acima de 2666MHz ?

amd-ryzen-ddr4-scaling-aida64.jpg

https://www.anandtech.com/show/11857/memory-scaling-on-ryzen-7-with-team-groups-night-hawk-rgb/6
https://community.amd.com/community...emory-oc-showdown-frequency-vs-memory-timings
http://www.guru3d.com/articles_pages/amd_ryzen_7_agesa_1006_performance_update_review,7.html
http://blog.patshead.com/2017/08/bu...ce-ryzen-server-to-host-virtual-machines.html


@manotroll está rodando 32GB@2933 se não me engano. Talvez ele possa te falar mais precisamente do estado atual de suporte para esta densidade de memória.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo