[TÓPICO DEDICADO] AMD ZEN - Informações técnicas

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
@GamesBrs Atualizado ;)


@slayer26
Para mim parece estar tudo bem. O que você quer alcançar ?
 


A Prime B350 Plus é uma boa placa na faixa até 650 reais. Depois tem a Prime X370 Pro, X370 Taichi, Crosshair Hero/extreme que podem ser consideradas as mais amigáveis com configurações mais agressivas.

Então, o suporte oficial das plataformas vai até a especificação JEDEC de 2666MHz. Isso é realidade no X299, Z270, Z370, X370, TR4. Todas são 2666 e depois vem a capacidade de overclock listada na placa mãe.

consegui colocar o bixo a 3700mhz com P-States e Global Control tudo junto ta funcionando até que bem, mas as vezes quando estou jogando esse game maldito que me filho me viciou do Warcraft, o game da erro de memória mas ainda estou fazendo alguns testes e agora vou partir pra refinamento da memória . muito obrigado pela ajuda e os treads da primeira page são de muita ajuda mesmo ....
 
Placas mais caras conseguem chegar em resultados melhores com maior facilidade, principalmente no seu caso onde 32GB são necessários. Também não adianta pegar uma placa boa e a pior configuração de memória possível. Se faz questão de rodar 3200Mhz com 32GB é prudente fazer as escolhas corretas.
Neste momento talvez a pergunta mais importante seja; No seu caso, é realmente necessário rodar acima de 2666MHz ?

amd-ryzen-ddr4-scaling-aida64.jpg

https://www.anandtech.com/show/11857/memory-scaling-on-ryzen-7-with-team-groups-night-hawk-rgb/6
https://community.amd.com/community...emory-oc-showdown-frequency-vs-memory-timings
http://www.guru3d.com/articles_pages/amd_ryzen_7_agesa_1006_performance_update_review,7.html
http://blog.patshead.com/2017/08/bu...ce-ryzen-server-to-host-virtual-machines.html


@manotroll está rodando 32GB@2933 se não me engano. Talvez ele possa te falar mais precisamente do estado atual de suporte para esta densidade de memória.
32GB@2800 2933 ate liga mais da altos artefatos e nei da boot no win
 
32GB@2800 2933 ate liga mais da altos artefatos e nei da boot no win

Nossa. Não fazia ideia que com 32gb era praticamente impossível rodar a 3200mhz. Que pena. Mas se conseguir rodar igual vc a 2800mhz já ta legal. Talvez lancem alguma BIOS que melhore isso. Obrigado
 
Ainda usando as Hynx M-Die?
Não, dessa vez to usando memórias B-Die Samsung, mas ainda tô testando aqui, entretanto, o meu resultado com as Hynix M-die foram bons aqui enquanto eu tive elas, eu usava: CL16-16-16-16 em 3200Mhz ou 3333Mhz em CL18-18-18-18 com 1.38v.
Essas se saíram bem melhor, mas o meu resultado já era bom. :)
 
Nossa. Não fazia ideia que com 32gb era praticamente impossível rodar a 3200mhz. Que pena. Mas se conseguir rodar igual vc a 2800mhz já ta legal. Talvez lancem alguma BIOS que melhore isso. Obrigado
Impossível certamente não é.
Tem gente rodando 3466 com 32GB com as samsung B-die. Se não me engano as memórias do manotroll são Hynix.
 
Tenho uma Prime x370Pro com 2x16Gb Corsair LPX3000 , o máximo que consegui foi 2800Mhz. São Hynix M-Die.
 
Nossa. Não fazia ideia que com 32gb era praticamente impossível rodar a 3200mhz. Que pena. Mas se conseguir rodar igual vc a 2800mhz já ta legal. Talvez lancem alguma BIOS que melhore isso. Obrigado
antes rodava so em 2666 ai com a ultima att foi pra 2800
 
Impossível certamente não é.
Tem gente rodando 3466 com 32GB com as samsung B-die. Se não me engano as memórias do manotroll são Hynix.
isso e o pior tipo pois e Hynix dual
3200 delas o valor e surreal então comprei 3000 mesmo
 
32GB@2800 2933 ate liga mais da altos artefatos e nei da boot no win

Nossa. Não fazia ideia que com 32gb era praticamente impossível rodar a 3200mhz. Que pena. Mas se conseguir rodar igual vc a 2800mhz já ta legal. Talvez lancem alguma BIOS que melhore isso. Obrigado
antes rodava so em 2666 ai com a ultima att foi pra 2800
 

isso e o pior tipo pois e Hynix dual
3200 delas o valor e surreal então comprei 3000 mesmo
Impossível certamente não é.
Tem gente rodando 3466 com 32GB com as samsung B-die. Se não me engano as memórias do manotroll são Hynix.

Nossa... Como faço pra achar essas memórias samsung B-DIE ? tem alguma lista das marcas/modelos que usam esses chips aqui no fórum?
 
Nossa. Não fazia ideia que com 32gb era praticamente impossível rodar a 3200mhz. Que pena. Mas se conseguir rodar igual vc a 2800mhz já ta legal. Talvez lancem alguma BIOS que melhore isso. Obrigado



Nossa... Como faço pra achar essas memórias samsung B-DIE ? tem alguma lista das marcas/modelos que usam esses chips aqui no fórum?

tem uma lista no post inicial, spoielr memórias.
 
Alguma idéia do que possa ser?
Eu taba dentro micro travamentos nos games mesmo cravados em 60 fps..
Ai desfiz o over ontem da memoria pra primeiro aprender mais pra ver o que fazer pra estabilizar..
Ai hoje jogando BF3, tudo stock, dei clear cmos na bioa ontem..
Ai deu essa tela ai.. algo com memoria
 
Alguma idéia do que possa ser?
Eu taba dentro micro travamentos nos games mesmo cravados em 60 fps..
Ai desfiz o over ontem da memoria pra primeiro aprender mais pra ver o que fazer pra estabilizar..
Ai hoje jogando BF3, tudo stock, dei clear cmos na bioa ontem..
Ai deu essa tela ai.. algo com memoria
Algo em "auto" ou stock não está certo. Isso aconteceu antes quando tinha OC ?
 
Algo em "auto" ou stock não está certo. Isso aconteceu antes quando tinha OC ?
Não, ontem eu cheguei a jogar sem OC mas por pouco tempo, coisa de 45min..
Já hoje foram umas 2 a 3 horas
A Crosshair eu vejo que joga muito vcore pro boost.. no game o ryzen não passa de 3,2Ghz ai fica sempre abaixo de 50° em uso normal que ele sobe pra 3,6Ghz em alguns cores ela joga quase 1,4 de vcore..
Vou desistir do over por Pstates porque não consigo.. vou tentar over normal mesmo pra normalizar esse vcore.
E deixar as memorias com over a 3200 dnv xD
E tirar a voltagem dela de auto.
 
@VultureX no seu video sobre Pstates, você trabalha o over com ofsset pra + já que seu referencia é bem baixo..
Meu referencia aqui na Crosshair é 1.308


photo upload
 
Que pohha de OCCt, Prime, LinX que nada! Teste mesmo é o BF! seja 3, 4, 1 :sefu:... sempre falo. :mj:
 
Botei 1,3 vcore
Soc 1,05
Pra 3,8Ghz
E crashou bonito no OCCT kkkkk

Tentei diminuir o CL da memoria e os timings e crashou em uns 8 minutos no HCI mem test, usei 5 instancias dele pra dividir o teste de ram
 
@VultureX você que tem a Crosshair, no interior dela ela só tem 1 conector de usb?
Naqueles dois conectores chamados ROG EXT um ru vi no manual que é pra usb frontal ( o da direita ) mas o da esquerda eu não consegui nem entender pra que ele é..
Eu to sem usar meu leitor de micro sd que tem no gabinete, usa por padrão a mesma entrada padrão de usb 2.0. Porque no manual só vi que 1 era conector usb.
 
Botei 1,3 vcore
Soc 1,05
Pra 3,8Ghz
E crashou bonito no OCCT kkkkk


Tentei diminuir o CL da memoria e os timings e crashou em uns 8 minutos no HCI mem test, usei 5 instancias dele pra dividir o teste de ram
 
@VultureX você que tem a Crosshair, no interior dela ela só tem 1 conector de usb?
Naqueles dois conectores chamados ROG EXT um ru vi no manual que é pra usb frontal ( o da direita ) mas o da esquerda eu não consegui nem entender pra que ele é..
Eu to sem usar meu leitor de micro sd que tem no gabinete, usa por padrão a mesma entrada padrão de usb 2.0. Porque no manual só vi que 1 era conector usb.
Na realidade aquele vídeo é na bios 1403. Algumas coisas mudaram na 1701, o referência por offset é uma delas.

Qual LLC você está usando ?
Eu vou te mandar um profile relaxado que tenho aqui. Coloque em um pen drive, carregue e só mude os timings de memória.

Você tem o ROG panel ?

16- USB 2.0
15- USB 3.0
9- USB 3.1
glmdy2h.png
 
Última edição:
Na realidade aquele vídeo é na bios 1403. Algumas coisas mudaram na 1701, o referência por offset é uma delas.

Qual LLC você está usando ?
Eu vou te mandar um profile que relaxado que tenho aqui. Coloque em um pen drive, carregue e só mude os timings de memória.

Você tem o ROG panel ?

16- USB 2.0
15- USB 3.0
9- USB 3.1
glmdy2h.png

Eu percebi no video que até o Core boost performance ficava em um lugar diferente, você entrava em um menu pra achar ele, já aqui fica bem na "frente". Desativei o Pstates também..
Não mechi no LCC e pelo Hwinfo64 ficava cravado os 1,3 de vcore as vezes ia 1,298
Mas crashou..

Liguei justamente meu usb 2.0 nesse 16, ai tenho outro conector de usb 2.0 para o leitor de micro sd que é inbutido aqui no meu gabinete.. mas não havia achado nenhum outro.
Somente o 16 que é usb 2.0 né? Pelo jeito vou ficar com esse leitor de micro usb desligado.
O painel do meu Pegasus tem 2 entradas 2.0, 2 entradas 3.0, leitor de micro sd e de sd.

Não tenho o Rog Panel

Me mande por favor esse profile, ficarei muito agradecido.
 
Última edição:
@kaio.alencar

Baixe aqui

O perfil médio é para 3.9GHz com p-states e 3200mhz na memória, relaxado é para 3.8GHz e 2933 nas memórias. Você até pode tentar utilizar os timings do perfil 2933 nas suas memórias.

* Não esqueça de reconfigurar boot, discos e ventoinhas/ Q-fan.*

Ambos com c/p-state ativos.

Muitissimo obrigado!!!!
Vou passar pra um pen drive e carregar o perfil e configurar boot e fans!!
Valeu mesmo!!!
Vou primeiro usar o relaxado e ver se tudo passa no OCCT linpack e memtest, se passar vou pro perfil médio se passar dnv, continuo no medio usando os timings da memoria do relaxado.

Cara, sério, brigado mesmo!!
 
Então, comprei pc durante lançamento, desde até hoje não consigo estabilizar ou fica dando erro F9 ou 4F (raro), quando tento mexer volt + timing, só fica bom 2933, até consigo timing 16-16-16-36 (só 2933)

MIhlJCz.png


Vocês veem tem RAS e RC um pouco alto, não?
Eu arrisquei a comprar não tinha a lista compatibilidade e então alguns meses pra lá em agosto Asrock atualizou as listas das memórias testadas, a minha que consta Asrock só consegue 2933mhz que foi testado.

CPUZ com auto XMP-2933
VHVObT6.png

Quando coloco 3066 ou 3200 fica dando F9, mesmo mexendo voltagem 3.75 até nada...
Tentei copiar alguns seus timing igual m-die, nada mesmo da dando F9...

Vou dar print durante bios, para saber se estou errado.
 
Então, comprei pc durante lançamento, desde até hoje não consigo estabilizar ou fica dando erro F9 ou 4F (raro), quando tento mexer volt + timing, só fica bom 2933, até consigo timing 16-16-16-36 (só 2933)

MIhlJCz.png


Vocês veem tem RAS e RC um pouco alto, não?
Eu arrisquei a comprar não tinha a lista compatibilidade e então alguns meses pra lá em agosto Asrock atualizou as listas das memórias testadas, a minha que consta Asrock só consegue 2933mhz que foi testado.

CPUZ com auto XMP-2933
VHVObT6.png

Quando coloco 3066 ou 3200 fica dando F9, mesmo mexendo voltagem 3.75 até nada...
Tentei copiar alguns seus timing igual m-die, nada mesmo da dando F9...

Vou dar print durante bios, para saber se estou errado.

Aqui na minha Gigabyte boota em 3066, se quiser te mando os timings. Setei tudo manualmente. E eu usei os timings pra 3200 MHz também, mas a placa-mãe não deixa muito estável pra 3200 MHz.
 
Olá consegui fazer Over primeira vez que faço isso, e ficou filé.
coloquei em 3700MHZ com as memos Hinyx M-Die em 3333MHZ pra isso tive que subir pra 1.38v só assim estabilizou.
estou usando Pstates LLC3 fiz conforme a treads do Vulture e aquele video ajudou e muito .
 
Segue imagens, já consegui resolver é fazendo 3.75v e geardown desativado, e um pouqinho offset

E ainda com 38 para 36, 56 para 72 que conseguir sem ficar erro F9. =) Já é alguma coisa.

hb4cvDp.png


FGrNcwR.png


EDIT: Nem consigo voltar como era ai cima kkkk esqueça, depois reiniciei bios deu erro F9 :/

Agora to usando 2933, timing 16-16-16-16-36
 
Última edição:
@VultureX fiz uso do profile médio, PC reiniciou umas 5x e ai bootou, fui na bios e tiinha ficado tudo salvo.

Fui pro OCCT e em 35 segundos de teste o Ryzen bateu 80 graus ai pausei..
Vou enviar alguns prints

lembrando que reconfigurei os coolers, os 2 de baixo do Radiador em 100% e os dois de cima controlados de acordo com a temp.

E aqui ta a todo tempo em 3,9 Ghz, não varia mesmo em idle, com pstates não devia variar?




















 
@VultureX fiz uso do profile médio, PC reiniciou umas 5x e ai bootou, fui na bios e tiinha ficado tudo salvo.

Fui pro OCCT e em 35 segundos de teste o Ryzen bateu 80 graus ai pausei..
Vou enviar alguns prints

lembrando que reconfigurei os coolers, os 2 de baixo do Radiador em 100% e os dois de cima controlados de acordo com a temp.

E aqui ta a todo tempo em 3,9 Ghz, não varia mesmo em idle, com pstates não devia variar?





















O Vcore está normal, a temperatura é com você/seu wc ;)

Está rodando 3200Mhz nas memórias ?

Sobre o CPU não baixar a frequência, isso só vai acontecer se o perfil de energia do windows permitir.:wololo:

Bios mal configurada ou windows mal configurado.
No primeiro caso a nomeclatura dessa bios é uma loucura e sendo assim prefiro deixar para alguém que tenha esta placa lhe ajudar. No caso do windows vá em Energia>Alterar Configurações de Energia Avançadas>Gerenciamento do Processador e configure os Estados conforme lhe parecer bom.
 
O Vcore está normal, a temperatura é com você/seu wc ;)

Está rodando 3200Mhz nas memórias ?

Sobre o CPU não baixar a frequência, isso só vai acontecer se o perfil de energia do windows permitir.:wololo:

Sim as memorias estavam a 3200 carreguei o profile medio e só mechi no boot e e no Fan
Caraca esse meu water é tão ruim assim? kkkk foram 35 segundos pra bater 80 graus.. será que saporra não ta é com defeito? kkk vcore normal, nem subiu demais ficou fixo lindo...
Water com 4 coolers.. 2 Cougar CFD no maximo de 63 cfm cada.. e 2 que vieram nele, que quando o Ryzen passa de 60 graus saem de 900 rpm pra 2200 rpm..

Sobre a frequencia fixa, realmente estava no plano de energia Ryzen, eu havia mudado quando formatei a primeira vez, reformatei e não lembrei de por em equilibrado novamente. Ta variando sim aqui agora, foi mal rs

EDIT: No profile Relaxado a 3,8 Ghz eu tenho frequencia variavel no modo de energia equilibrado, mas no profile medio não varia nem multiplicador nem vcore. Coisa que no profile relaxado varia normalmente.
Edit2: Esquece...sei mais de porra nenhuma kkk em equilibrado e nenhum profile eu to tendo variancia de frequencia :s

Rodei agora o segundo profile o relaxado mudei novamente o fan e o boot, memos a 2933
Ryzen bateu 75 graus no maximo, vrm bateu 61, mobo ficou a 37..
Mas durante o over tive diversas travadinhas de alguns segundos, travava uns 3-7 segundos, e voltava. Isso sugere instabilidade?

Segue print e video das travadinhas



PS (O barulho do video não é dos coolers da maquina kkkk é do ventilador de parede de ferro que faz mais barulho que vento.

 
SOBRE MEMORIAS @VultureX

Fuii fazer a comparação delas no profile relaxado vs medio..
Fiz o bench do relaxado a 2933 e printei, fui na bios, resetei tudo, salvei sai, usei o profile medio, mas as memorias não queriam mais bootar de forma alguma!
Sempre iam a 2400.. você deixou a voltagem dela a 1.38, tentei 1.39 e não foi..
Voltei pra 1.38 e fui nos timings e mudei de 16 17 17 17 pra 17 18 18 18 e ela bootou em 3200

Segue os prints
Profile Relaxado 2933 do jeito que você setou.


Profile Medio, mudei apenas de 16 17 17 17 pra 17 18 18 18 porque não bootava o resto tá tudo setado por você.
 
Última edição:
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo