[TÓPICO DEDICADO] AMD ZEN - Informações técnicas

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Pessoas, qual a maneira mais segura de atualizar a BIOS da C6H?

1) Pelo EZ Update, dentro do Windows
2) Pela internet, dentro do EZ Flash 3/BIOS
3) Pendrive, dentro do EZ Flash 3/BIOS
4) Pendrive, pelo botão BIOS Flashback atrás da mobo
 
Pessoas, qual a maneira mais segura de atualizar a BIOS da C6H?

1) Pelo EZ Update, dentro do Windows
2) Pela internet, dentro do EZ Flash 3/BIOS
3) Pendrive, dentro do EZ Flash 3/BIOS
4) Pendrive, pelo botão BIOS Flashback atrás da mobo

Somente faça pela Bios.
 
Exato, baixe e instale, por um pendrive, pela bios.

Nada de internet ou por software no Windows.
 
Pessoas, qual a maneira mais segura de atualizar a BIOS da C6H?

1) Pelo EZ Update, dentro do Windows
2) Pela internet, dentro do EZ Flash 3/BIOS
3) Pendrive, dentro do EZ Flash 3/BIOS
4) Pendrive, pelo botão BIOS Flashback atrás da mobo

Pelo botão flashback é o método mais seguro.
Se sua placa tiver as bios 5704, 5803 ou qualquer outra anterior a 0902 NÃO faça pelo EZ flash/Internet/Windows ou a placa vai brickar.
 
Última edição:
hoje dei mais uma mexida na maquina e consegui 3950MHZ , quando colocava em 4000MHZ ele entra no Windows e quando vai fazer beck de memoria crash e tela preta .
Há alguma coisa que posso mudar pra fixa em 4Ghz eu não sei mais em que mexer .
 
hoje dei mais uma mexida na maquina e consegui 3950MHZ , quando colocava em 4000MHZ ele entra no Windows e quando vai fazer beck de memoria crash e tela preta .
Há alguma coisa que posso mudar pra fixa em 4Ghz eu não sei mais em que mexer .

Ótimo resultado geral, vcore bem baixo.
Eu não vejo nada para se melhorar, muito embora o ser humano seja um eterno insatisfeito :p
 
Última edição:
Alguém com a X370 Prime Pro utilizando a última BIOS? versão 1001?

Consegui montar o computador hoje, fui atualizar a BIOS e vi essa, porém, não tem changelog no site da Asus.

Bios saiu dia 27 de outubro.
 
Somente faça pela Bios.

Exato, baixe e instale, por um pendrive, pela bios.

Nada de internet ou por software no Windows.

Pelo botão flashback é o método mais seguro.
Se sua placa tiver as bios 5704, 5803 ou qualquer outra anterior a 0902 NÃO faça pelo EZ flash/Internet/Windows ou a placa vai brickar.

Valeu, pessoal!

Vulture, estou com a 0902 aqui :joia:

Então só pra confirmar:

1) Baixo a BIOS mais recente
2) Renomeio para C6H.CAP e salvo na raiz de um pendrive
3) Carrego as configurações de fábrica da BIOS
4) Desligo o PC
5) Plugo o pendrive na porta indicada
6) Aperto o botão flashback até começar a piscar
7) Quando terminar de piscar vai estar completo e posso ligar o PC

Confere?
 
Valeu, pessoal!

Vulture, estou com a 0902 aqui :joia:

Então só pra confirmar:

1) Baixo a BIOS mais recente
2) Renomeio para C6H.CAP e salvo na raiz de um pendrive
3) Carrego as configurações de fábrica da BIOS
4) Desligo o PC
5) Plugo o pendrive na porta indicada
6) Pressione o botão flashback até ele começar a piscar.
7) Quando terminar de piscar vai estar completo e posso ligar o PC

Confere?

O botão vai ficar piscando até terminar de gravar a bios - não desligue o sistema ou interrompa o processo. Quando ele parar de piscar aperte o botão de power e no próximo boot ele vai terminar a atualização
Sim, basicamente é isso.
NYvdSay.png
 
Última edição:
A funcionalidade desse Bios Flashback é grande demais kkkkk
Corrijam-me se eu estiver errado, vi em algum lugar quando pesquisava sobre a C6H que ela tem um "gravador de bios imbutido" que se durante uma atualização de bios chegar a ter queda de energia, brickando a mobo como acontece com as outras, que é necessario retirar a bios e regravar.. com a C6H basta por um pendrive com bios na entrada especifica, apertar o botão e ela grava uma nova bios, sem necessidade de retirar bios pra regravar (como a taichi que se brickar durante uma att).
 
A funcionalidade desse Bios Flashback é grande demais kkkkk
Corrijam-me se eu estiver errado, vi em algum lugar quando pesquisava sobre a C6H que ela tem um "gravador de bios imbutido" que se durante uma atualização de bios chegar a ter queda de energia, brickando a mobo como acontece com as outras, que é necessario retirar a bios e regravar.. com a C6H basta por um pendrive com bios na entrada especifica, apertar o botão e ela grava uma nova bios, sem necessidade de retirar bios pra regravar (como a taichi que se brickar durante uma att).
A taichi não permite remover. A bios é soldada na placa.
 
A funcionalidade desse Bios Flashback é grande demais kkkkk
Corrijam-me se eu estiver errado, vi em algum lugar quando pesquisava sobre a C6H que ela tem um "gravador de bios imbutido" que se durante uma atualização de bios chegar a ter queda de energia, brickando a mobo como acontece com as outras, que é necessario retirar a bios e regravar.. com a C6H basta por um pendrive com bios na entrada especifica, apertar o botão e ela grava uma nova bios, sem necessidade de retirar bios pra regravar (como a taichi que se brickar durante uma att).

Sim, muito útil.
O Flashback é uma funcionalidade das bios AMI APTIO V. Até onde eu sei todas as placas top tem ( minha Rampage III BE lançada em 2011 já tinha ) se está implementado e se a placa tem USB 2.0 já é outra história.

@alexandre.ce
Na crosshair também é soldado :(
 
Última edição:
A funcionalidade desse Bios Flashback é grande demais kkkkk
Corrijam-me se eu estiver errado, vi em algum lugar quando pesquisava sobre a C6H que ela tem um "gravador de bios imbutido" que se durante uma atualização de bios chegar a ter queda de energia, brickando a mobo como acontece com as outras, que é necessario retirar a bios e regravar.. com a C6H basta por um pendrive com bios na entrada especifica, apertar o botão e ela grava uma nova bios, sem necessidade de retirar bios pra regravar (como a taichi que se brickar durante uma att).

É isso mesmo, mas isso já é bem antigo, nas mobos intel da asus isso já existe desde a terceira geração Z77.
 
A taichi não permite remover. A bios é soldada na placa.
Remover a solda com sugador e depois a bios kkkk
Mas ai, já sabe.. garantia vai pro saco
Aquelas removiveis sem precisar remover a solda, essas são bem mais faceis.
 
É isso mesmo, mas isso já é bem antigo, nas mobos intel da asus isso já existe desde a terceira geração Z77.
Deveria ter em toda mobo isso..
O medo de atualizar bios não existiria.
 
Remover a solda com sugador e depois a bios kkkk
Mas ai, já sabe.. garantia vai pro saco
Aquelas removiveis sem precisar remover a solda, essas são bem mais faceis.

A Z77 Extreme4 que ainda está aqui possui bios removível. Retrocesso por parte da Asrock não manter esse tipo de solução.
 
Z77 Ext4 já tive.. não lembrava. A Sabetooth 990Fx tem removível. Tenho até um chip de reserva.
 
A Z77 Extreme4 que ainda está aqui possui bios removível. Retrocesso por parte da Asrock não manter esse tipo de solução.
É um retrocesso mesmo, você fica 100% dependente da garantia se vir a ter uma queda de energia durante atualização de bios.
E outra, a garantia cobre isso? Ou você precisa pagar pelo serviço se a mobo for pro RMA?
 
Alguém com a X370 Prime Pro utilizando a última BIOS? versão 1001?

Consegui montar o computador hoje, fui atualizar a BIOS e vi essa, porém, não tem changelog no site da Asus.

Bios saiu dia 27 de outubro.

To usando essa bios desde que lançou,não teve mudanças.
@topic
Acho que logo mais vou por os meus resultados na tabela.
Pesando em migrar da PRO para C6H!
Esperando também meus novos pentes 4266mhz chegarem, pelo que pesquisei, se eu tiver sorte, terei 3466mhz sem problemas!
 
To usando essa bios desde que lançou,não teve mudanças.
@topic
Acho que logo mais vou por os meus resultados na tabela.
Pesando em migrar da PRO para C6H!
Esperando também meus novos pentes 4266mhz chegarem, pelo que pesquisei, se eu tiver sorte, terei 3466mhz sem problemas!
Coloquei aqui também, a princípio nenhum problema, mas não tenho comparação com nenhuma outra.
 
  • Curtir
Reações: C3'
Para quem tem a Prime X370 Pro existe uma versão modificada dessa BIOS 1001 que reabilita as funções AMD CBS. E agora já lançaram no site da Asus a BIOS 1201.
 
O mais aconselhável seria 2x8gb RAM ou não há problemas em 4x4gb RAM?
 
O mais aconselhável seria 2x8gb RAM ou não há problemas em 4x4gb RAM?
Se tem opção, o melhor é 2x8.

Além de possibilitar upgrade futuro, estressa menos o controlador das memórias e sobe melhor no over.
 
  • Curtir
Reações: RGV
Galera, será que pelos códigos de erro do Windows, dá pra saber a causa do problema?

Ontem a tarde joguei CS GO por horas e tudo normal.. a noite fui jogar GTA e o game travou do nada (game travou e saiu, pc não travou)
Hoje a tarde fui jogar CS GO e em 2 horas PC travou... Apareceu uma tela estranha da bios quando resetei a maquina, algo como safe mode.. Ja joguei BF 3 por horas e sem problema também, ta uma coisa bem aleatória.. Tudo em stock uma vez chegou a dar tela azul no BF3 e erro de memoria como já postei aqui..
To com over a 3,8 vcore 1,243


Será over instavel? Passou pelo OCCT, memorias passaram no HCI mem test..

Notei uma coisa olhando o relatório do Windows, todo dia o windows acusa Erro de Hardware no relatório..

Segue algumas imagens







Edit: fui fazer o teste aqui no OCCT pra colocar o vcore maximo que me reporta durante strees.. em 10 segundos tive tela azul, (nem me atentei ao erro que deu na tela)
Pc reiniciou.. fui ja direto abrindo HWINFO64 e OCCT.. iniciei de novo, tudo da mesma forma.. e agora passou no teste :mad:

Tela azul que tive no OCCT
 
Edit:
Occt acabou de acusar um erro em 6 minutos de teste.. Diabo é isso.. o sistema tava estavel antes..


Imagens geradas pelo OCCT


E pra fechar com chave de ouro.. agora até erro na memoria estou tendo .-.


hauhauahua, @VultureX to usando o profile relaxado, que alterei só os timings de 16 17 17 17 pra 17 18 18 18 que não bootava.. e tava as mil maravilhas
No Profile medio a 3,9 que usei pra entrar na tabela tava tudo 100%
 
Última edição:
Galera, será que pelos códigos de erro do Windows, dá pra saber a causa do problema?

Ontem a tarde joguei CS GO por horas e tudo normal.. a noite fui jogar GTA e o game travou do nada (game travou e saiu, pc não travou)
Hoje a tarde fui jogar CS GO e em 2 horas PC travou... Apareceu uma tela estranha da bios quando resetei a maquina, algo como safe mode.. Ja joguei BF 3 por horas e sem problema também, ta uma coisa bem aleatória.. Tudo em stock uma vez chegou a dar tela azul no BF3 e erro de memoria como já postei aqui..
To com over a 3,8 vcore 1,243


Será over instavel? Passou pelo OCCT, memorias passaram no HCI mem test..

Notei uma coisa olhando o relatório do Windows, todo dia o windows acusa Erro de Hardware no relatório..

Segue algumas imagens







Edit: fui fazer o teste aqui no OCCT pra colocar o vcore maximo que me reporta durante strees.. em 10 segundos tive tela azul, (nem me atentei ao erro que deu na tela)
Pc reiniciou.. fui ja direto abrindo HWINFO64 e OCCT.. iniciei de novo, tudo da mesma forma.. e agora passou no teste :mad:

Tela azul que tive no OCCT
 
Edit:
Occt acabou de acusar um erro em 6 minutos de teste.. Diabo é isso.. o sistema tava estavel antes..


Imagens geradas pelo OCCT


E pra fechar com chave de ouro.. agora até erro na memoria estou tendo .-.


hauhauahua, @VultureX to usando o profile relaxado, que alterei só os timings de 16 17 17 17 pra 17 18 18 18 que não bootava.. e tava as mil maravilhas
No Profile medio a 3,9 que usei pra entrar na tabela tava tudo 100%
Usa o médio então cabeça, esse relaxado só tem te dado problemas.
Eu até poderia instalar a 1701 de novo e criar outro relaxado, sqn :p
Vai lá e altera o multiplicador para 38x e o vcore para 1.264. O overclock no cpu e nas memórias eram pra ser as únicas diferenças entre as duas.
 
Usa o médio então cabeça, esse relaxado só tem te dado problemas.
Eu até poderia instalar a 1701 de novo e criar outro relaxado, sqn :p
Vai lá e altera o multiplicador para 38x e o vcore para 1.264. O overclock no cpu e nas memórias eram pra ser as únicas diferenças entre as duas.

Kkkk o médio tá lindo! Mas acho demais 3,9 diarios e vcore passando 1,3
No relaxado com vcore a 1,264 e o bixinho ainda bate 77° no OCCT o sertãozinho pesado..
Mas acho que descobri o problema kkkkk, carreguei os dois profiles e fui vendo as diferenças, acho que no relaxado a 3200 na memoria 1,35 tava pouco..
Subi pra 1,37 e to testando, no médio tava a 1,38,
Falei cedo demais :( tive erro enqnto digitava isso
Acabei de ter erro no OCCT kkkkk em 6 min d nv hauahau
Vou por 1,38 na memoria agora e tentar
Vulture eu até tentei no medio e usar ele no 38x
Mas eu desativo o Pstates, salvo, mudo pra 38x mantendo o vcore acima dos 1,3 nem mecho, ativo o pstates 0, salvo, depois o 1 e 2..
Sempre desativo eles pra alterar frequencia ou voltagem (tentei por um pouco menos pra 3,9)
Mas no fim fico com o Ryzen cravado a 1,5 kkkk mesmo no OCCT, nem vai nem vem u.u e fica aquele grafico de uso da cpu pouco menos da metade kkkk
 
Testar agora
VTTDDR a 0,69300
DRAM a 1,38
DRAM boot 1,38
 
6 min e 30 seg no OCCT e dnv stopped Error Detected, achei que seria a voltagem baixa da memoria :/
Será vcore baixo pra 3,8?
Mecher no offset..
 
E tive erros de novo no HCI mem test e tela azul
O troço chato...
 
Achei que dessa vez ia...


Havia alterado o offset que você deixou aqui @VultureX de 0,06250 pra 0,08125
Só não entendo como a voltagem mostra 0,0959 e com um offset pra + tão baixo é reportado 1,264
Somando o 0,0959 + 0,06250 dá 10254, não é pro offset trabalhar em cima desse 0,0959?
E alterando de 0,06250 pra 0,08125 o Hwinfo64 me reportou o mesmo vcore 1,264.

To meio confuso..
 
Última edição:
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo