[TÓPICO DEDICADO] AMD ZEN - Informações técnicas

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Vlw pelo feedback, acabei pegando uma Taichi X570 msm, por 255 Trumps acho que foi um bom negócio (aprox 1000 Reais). Tô agora na dúvida em qual redirecionador eu uso, já conheço a MyVipBox, mas queria testar a Box4World. Porém tô achando que vou de MyVipBox.

Comprou em qual Loja?
 
Desse jeito o 3700X se comporta da seguinte maneira:

Multi thread:
Carga leve e mediana (jogos): 4.3 GHz
Carga pesada (benchmark, renderização, etc): entre 4.2 GHz e 4.25 GHz

Single thread:
Carga leve e mediana (utilização normal do PC): 4.375 GHz
Carga pesada: entre 4.3 GHz e 4.35 GHz

Aparentemente o comportamento do meu é muito similar somente ligando o PBO como "enabled" no BIOS. Mas preciso fazer maiores testes.
 
Aos interessados, foi atualizada a Bios da X370 Taichi, no site da ASRock.

Para usuários dos processadores AMD das seguintes famílias: Pinnacle, Raven ou Summit Ridge, não é recomendado atualizar a BIOS.


 
Uma pena que o PBO ainda continua quebrado. Eu acho que eles lançaram essa só porque é uma correção de bug por parte da AMD, a BIOS "definitiva" ainda estar pra chegar...
 
Aparentemente o comportamento do meu é muito similar somente ligando o PBO como "enabled" no BIOS. Mas preciso fazer maiores testes.

De certa maneira fico feliz em saber que em stock as X370 estão similares as X570. Por outro lado, a partir do momento que vc mexer com PBO e AutoOC, o bichinho ai vai disparar e a gente vai ficar aqui chorando BIOS pra ASRock.
 
partir do momento que vc mexer com PBO e AutoOC,
Isso supondo que esteja funcionando. A MSI ainda não largou os últimos AGESA ainda pra essa placa, o que é bem esquisito.
 
Ola amigos, eu tenho essa config ai que esta na minha assinatura, e estou aqui para saber como faço para saber a melhor forma de fazer um Overclock nesse meu Ryzen. eu não entendo quase nada de Overclock, só sei que a minha placa mãe é um pouco boa para isso pois tem os dissipadores no VRM, mas eu nem sei exatamente o por que. Vocês poderiam me aconselhar o que fazer? Como começar? Onde aprender desde o básico até o avançado? Inicialmente eu preciso apenas fazer um pouco mais de Overclock nesse processador para minha lives ficarem um pouco melhores, mas no final precisava mesmo pois sei que com Overclock o tempo de renderização de imagens também diminuirá o que facilitará no trabalho da minha mulher que é arquiteta e usa programas de renderização onde o processador é usado 100%. Estou com o cooler stock do processador mas tenho outras 6 fans no gabinete fazendo uma ótima corrente de ar. Sem falar que onde moro não faz tanto calor é tranquilo. Sei também que os processadores Ryzen se beneficiam com o overclock de memórias e sei que uma das minhas noa é ideia para isso, pretendo trocá-la, mas ja gostaria de saber como fazer esse overclock.
 
Ola amigos, eu tenho essa config ai que esta na minha assinatura, e estou aqui para saber como faço para saber a melhor forma de fazer um Overclock nesse meu Ryzen. eu não entendo quase nada de Overclock, só sei que a minha placa mãe é um pouco boa para isso pois tem os dissipadores no VRM, mas eu nem sei exatamente o por que. Vocês poderiam me aconselhar o que fazer? Como começar? Onde aprender desde o básico até o avançado? Inicialmente eu preciso apenas fazer um pouco mais de Overclock nesse processador para minha lives ficarem um pouco melhores, mas no final precisava mesmo pois sei que com Overclock o tempo de renderização de imagens também diminuirá o que facilitará no trabalho da minha mulher que é arquiteta e usa programas de renderização onde o processador é usado 100%. Estou com o cooler stock do processador mas tenho outras 6 fans no gabinete fazendo uma ótima corrente de ar. Sem falar que onde moro não faz tanto calor é tranquilo. Sei também que os processadores Ryzen se beneficiam com o overclock de memórias e sei que uma das minhas noa é ideia para isso, pretendo trocá-la, mas ja gostaria de saber como fazer esse overclock.
Aqui pode ser que alguns vejam e te ajude, mas acho que seria melhor você criar um tópico na área de overclock.
 
Ola amigos, eu tenho essa config ai que esta na minha assinatura, e estou aqui para saber como faço para saber a melhor forma de fazer um Overclock nesse meu Ryzen. eu não entendo quase nada de Overclock, só sei que a minha placa mãe é um pouco boa para isso pois tem os dissipadores no VRM, mas eu nem sei exatamente o por que. Vocês poderiam me aconselhar o que fazer? Como começar? Onde aprender desde o básico até o avançado? Inicialmente eu preciso apenas fazer um pouco mais de Overclock nesse processador para minha lives ficarem um pouco melhores, mas no final precisava mesmo pois sei que com Overclock o tempo de renderização de imagens também diminuirá o que facilitará no trabalho da minha mulher que é arquiteta e usa programas de renderização onde o processador é usado 100%. Estou com o cooler stock do processador mas tenho outras 6 fans no gabinete fazendo uma ótima corrente de ar. Sem falar que onde moro não faz tanto calor é tranquilo. Sei também que os processadores Ryzen se beneficiam com o overclock de memórias e sei que uma das minhas noa é ideia para isso, pretendo trocá-la, mas ja gostaria de saber como fazer esse overclock.
Entra na BIOS, desativa C-State e Precision Boost, seta pra @4.00Ghz (40x o multiplicador), VCore em 1.30V, VSOC em 1.050V. RAM, coloca em @2666 CL16 que devem funcionar numa boa, 1.35V 16-18-18-18-38, restante em Auto. Quando você for trocar de RAM, recomendo as Crucial Ballistix, da pra pegar até @3200-3466 CL14 dependendo do seu esforço, conhecimento e paciência.
 
Será que vale apena OC no 3700x?
Tô saindo de um 3600 pra ele kk ( sim, comprei semana passada, e nessa apareceu um 3700x num preço bom, não resisti)
 
Caraca, queria ter a grana que vc possui pra fazer um upgrade tão rápido assim!
Pior q não tenho... Tô contando com o dinheiro da venda do 3600. Inclusive era nesse ponto que queria chegar...
O 3700x chegou a sair por 1370 reais,. Isso com cupom, dinheiro no ame q tinha, etc.
Queria pedir a opinião de vcs...
Por quanto acham que conseguiria vender o 3600?
Ele tá praticamente novo...
(Desculpem se não for local pra perguntar sobre..)
 
Pior q não tenho... Tô contando com o dinheiro da venda do 3600. Inclusive era nesse ponto que queria chegar...
O 3700x chegou a sair por 1370 reais,. Isso com cupom, dinheiro no ame q tinha, etc.
Queria pedir a opinião de vcs...
Por quanto acham que conseguiria vender o 3600?
Ele tá praticamente novo...
(Desculpem se não for local pra perguntar sobre..)
Hj o 3600 tá na casa dos 1000~1100 reais dependendo da loja. Como o seu é usado haverá depreciação, acho que vc consegue vender por uns 900 reais ou 950 no máximo (pode até vender por 1000, mas vai ter nego falando que é preço de produto novo).

PS: Se puder me mandar um cupom desses pra mim eu agradeço! Kkkk
 
Hj o 3600 tá na casa dos 1000~1100 reais dependendo da loja. Como o seu é usado haverá depreciação, acho que vc consegue vender por uns 900 reais ou 950 no máximo (pode até vender por 1000, mas vai ter nego falando que é preço de produto novo).

PS: Se puder me mandar um cupom desses pra mim eu agradeço! Kkkk
Kkkk. Valeu cara por responder..
Foi assim: vi o tópico do 3600 no for salé, sendo vendido pela americanas( MKT place).
Fui dar uma olhada no 3700x tava saindo por 1999,. Vi que tinha um cupom MAIS100 dando 100 reais.. e pagando em 1x no cartão dava mais 100 e pouco de desconto.
Coloquei no carrinho adicionei o cupom.. escolhi pagar com AME ( tinha um saldo de 300 reais que estava lá faz tempo).. resumindo: saiu por 1430 com o frete, + 85 reais de volta no ame.
Não tive como resistir.. preço excelente.

Tô pensando em vender o cooler do 3700x junto do 3600... Pode ser que dê pra vender assim por uns 950 fácil kk
 


.
 


.
Não tenho cartão AME então pra mim não compensa infelizmente, mas pra quem tem é uma boa.
 
Kkkk. Valeu cara por responder..
Foi assim: vi o tópico do 3600 no for salé, sendo vendido pela americanas( MKT place).
Fui dar uma olhada no 3700x tava saindo por 1999,. Vi que tinha um cupom MAIS100 dando 100 reais.. e pagando em 1x no cartão dava mais 100 e pouco de desconto.
Coloquei no carrinho adicionei o cupom.. escolhi pagar com AME ( tinha um saldo de 300 reais que estava lá faz tempo).. resumindo: saiu por 1430 com o frete, + 85 reais de volta no ame.
Não tive como resistir.. preço excelente.

Tô pensando em vender o cooler do 3700x junto do 3600... Pode ser que dê pra vender assim por uns 950 fácil kk
o único problema de vender o cooler é se precisar da garantia(tem que enviar o processador na caixa original com todos os acessórios)
 
o único problema de vender o cooler é se precisar da garantia(tem que enviar o processador na caixa original com todos os acessórios)
Não tinha pensado nisso pqp
 
Pessoal, tava fuçando em overclock aqui e fiquei em duvida...

Aparecem 2 tipos diferentes de VCORE, da placa mãe e do processador, qual devo considerar? O mais alto? da placa mãe?

Mesma coisa a temperatura, aparece temperatura do processador pelo sensor da placa mãe e pelo cpu, devo considerar o do cpu?

5pgdqg.png
 
Pessoal, tava fuçando em overclock aqui e fiquei em duvida...

Aparecem 2 tipos diferentes de VCORE, da placa mãe e do processador, qual devo considerar? O mais alto? da placa mãe?

Mesma coisa a temperatura, aparece temperatura do processador pelo sensor da placa mãe e pelo cpu, devo considerar o do cpu?
Primeira coisa é parar de usar HWMonitor para monitorar Ryzen. O correto é monitorar pela placa mãe, que é o mesmo que aparece na BIOS / CPU-Z.
 
Primeira coisa é parar de usar HWMonitor para monitorar Ryzen. O correto é monitorar pela placa mãe, que é o mesmo que aparece na BIOS / CPU-Z.


hardware monitor é oq mais funciona aqui, o hw info tb mas é bem mais poluído. O problema do hardware monitor é quando não le os sensores direito e vc não sabe qual é qual, mas o certo sempre está ali no meio, só identificar.
 
CPU Vcore é o Vcore em pauta. CPU Vdd (ou vid) me parece ser o de 'partida' (padrão) para incrementos/decréscimo dos reguladores,LLC, etc..
Os 'experts' podem dizer melhor.
.
 
Pessoal ,por favor, quem puder me ajudar, venho tentando executar o teste do Script Kill Ryzen para comprovar se meu R7 1700 da semana 17 de 17 tem ou não o problema, por[em sem sucesso. Baixando de lugares diferentes, tenho os seguintes erros ao tentar executar o script (no Debian 10 e no Ubuntu 19.04, a Distro 17.04 que dizem ser a mais recomendada n'ao boota no meu sistema, todas distros tentei rodando live em pen de 16 GB formatado pelo Rufus 3.6).
Erro 1:
Install required packages
Reading package lists... Done
Building dependency tree
Reading state information... Done
build-essential is already the newest version (12.6).
0 upgraded, 0 newly installed, 0 to remove and 0 not upgraded.
RAMdisk already mounted on /mnt/ramdisk.
Download GCC sources
./kill-ryzen.sh: line 56: wget: command not found

Erro 2:
./kill-ryzen.sh: line 7: syntax error near unexpected token `newline'
./kill-ryzen.sh: line 7: `<!DOCTYPE html>
Se alguem puder ajudar, n'ao sei se est[a fora do ar algum dos links ao qual o script faz referencia.
Um dos lugares que baixei foi aqui: https://github.com/suaefar/ryzen-test/tree/05dc4439977fd46711dc17541a1ea2f9bfa897ded
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo