SQUAD é um jogo fechado, você vai ter menos problema pra jogar e achar servidores. Vai ser algo mais rápido e direto para ser jogado, sem se tornar frustrante e já é uma experiência bem completa e gratificante. Iria de SQUAD.
Dito isso, sou um fã incondicional e irracional de ARMA, de toda série, desde quando ainda era Operation Flashpoint. E sendo dessa forma, digo que nunca teve um momento tão apropriado para jogar esse jogo.
A3 finalmente alcançou tudo o que um ARMA poderia ser considerando jogabilidade, as tecnologias\engine empregadas e como plataforma como um todo está perto da perfeição (explico já porque). E essa história de desempenho, bom, uma missão mal feita ou lotada de elementos ainda vai ser pesada, mas uma bem feita roda
flutuando em um PC
moderno. E faz isso parecendo
muito bonito também, ainda mais se considerar que o jogo hoje tem
7 ANOS.
Eu vou me alongar mas antes quero fazer uma pausa para uma consideração de vocês, e peço que prestem muita atenção no que vou dizer:
ARMA 2 e 3 sozinhos moldaram boa parte do cenário atual de games.
Como?
Com DayZ que era um simples mod bugado e que gerou toda uma "linhagem" de games de sobrevivência\craft que está culminando agora com Valheim. Pode até colocar Tarkov nessa lista de sucessores aí. (pode falar de Minecraft, RUST e outros similares que tinham o mesmo estilo, mas nenhum teve o mesmo tipo de impacto nesse sentido, não mesmo).
E com o mod de battle royale do
PlayerUnknown que virou PUGB, que evoluiu com APEX, que fracassou no BFV e que ainda é a base do COD atual, chegando no seu ápice. Fora todo o resto de jogos que nem vale a pena citar.
Tudo isso porque ARMA\Operation Flashpoint sempre foram plataformas muito abertas, tinham escopo e tecnologia para abrigar qualquer coisa que pudesse ser imaginada e sempre teve uma comunidade empenhada em evoluir e se ajudar. Minha medida de ouro para jogos sempre foi essa série e se justifica. E termino essa tese por aqui.
____
Como um fã antigo, agora vou explicar porque eu acho que esse é o momento certo para jogar ARMA 3 e como jogar ele da forma certa:
Performance
Meu notebook gamer já roda o jogo com um pé nas costas com alta qualidade e um processador que não é parrudo como o de desktops. Como falei antes, performance pode variar mas não é mais algo que possa ser reclamado como sempre foi.
Jogabilidade
Se foi o tempo que o jogo era truncado, "quadrado" e irresponsível. Não é um COD ou BFV mas fica muito próximo de um Insurgency Sandstorm, e esse deve ser o prime dos táticos no momento (Ground Branch meu ovo). Sabendo jogar e usar o jogo nas questões de posturas, apoios, fadigas, inventários, sistemas de mira no geral... enfim, tem tudo e uma vez que você mapeia os comandos, tudo fica simples. E é útil, não só uma coisa que está lá pra dizer que está. E isso falando apenas de infantaria, que é o CORE do jogo.
Se você considerar os veículos, temos simulações aproximadas de sistemas modernos como datalinks, radar, sensores e muito mais, cosias que só se encontram em simuladores dedicados. Apesar da física parecer tosca e frustrantemente hilariante em alguns momentos, na maior parte do tempo se comporta de forma decente. Sério, pega uma pickup ou um offorad e dirija-os como eles deveriam ser dirigidos. Funciona! Mesma coisa para blindados, aviões e helicópteros.
Conteúdo
O jogo base tem uma quantidade considerável de conteúdo, sejam armas\veículos\unidades, sejam missões e cenários para jogar. O ideal mesmo é ter pelo menos o DLC
APEX, os demais são secundários uma vez que você consegue jogar com todo o conteúdo mas de forma limitada (não pode pilotar veículos do DLC mas pode ir como passageiro, por exemplo). Desde início houve controvérsia quanto a seleção do "universo" do jogo que dita como vai ser todo o resto do conteúdo, um futuro fictício:
A Bohemia acertou em muitas tendências das tecnologias bélicas, mas pra quem gosta mais do cenário atual (como eu), tem os mods CUP e RHS que trazem tudo o que a gente precisa para situar o jogo em um ambiente contemporâneo:
Agora um destaque: a campanha principal do jogo é bem diferentona e até vale ser jogada (apesar de ficar meio cansativa em alguns momentos). O tutorial do jogo é bem completo e explicativo,
OBRIGATÓRIO pra qualquer um. Tem uns cenários avulsos e alguns desafios que merecem serem jogados também. E isso só de conteúdo oficial.
Plataforma
Vou colocar dessa maneira pois não sei como expressar o conjunto que integra o jogo com o Steam Workshop/Oficina. Pelo meu conhecimento, é o jogo que estreou a Oficina do Steam é talvez seja o que melhor a use.
Você escolhe as coisas com um clique e o jogo baixa pra você, sejam missões, mods, scenários, composições.... enfim, tudo o que está lá, em forma singular ou como pacote.
Ai você inicia o launcher e cria um preset de mods e pode dividir com qualquer um (Meu básico é com o CBA e um mod de IA, invariavelmente coloco um de som junto). Você inicia o jogo assim e já era.
Se usar o server browser do launcher, o jogo faz algum esforço para descobrir o que determinado servidor está rodando e se configura de forma adequada:
Como jogar
Eu vou ser bem direto aqui: O que mais roda em servidores é King of The Hill, Wasteland, Altis Life.... tudo
PORCARIA. O jogo funciona mas não foi feito pra isso. Geralmente o servidor acaba bugando em algum ponto e ainda perde performance, deixando a experiência bem sofrível. Além de que, são missões BASTANTE confusas, até pra um veterano como eu fica difícil entender o que está acontecendo ou o que deveria estar sendo feito. São populares mas eu não recomendo.
Pra mim o jogo foi feito para ser jogado PvE/Coop em pequenos grupos caseiros ou grandes grupos organizado.
Pequenos grupos podem abrir um servidor caseiro (PC e internert mais parrudo do grupo) e jogar as missões com início e fim com os mods que quiserem ou aquelas missões geradas "aleatoriamente". É simples.
Mas a melhor forma de aproveitar o jogo é fechar com um grande grupo experiente que joga de forma bem organizada. Só assim você joga o jogo como ele foi feito para ser jogado e tira todo o "suco" dele. É um esforço que vale a pena.
_________
Enfim, tem muita coisa pra fazer nesse jogo, muitas configurações mas, hoje em dia, de fábrica ele já funciona muito bem.
Ao longo da semana vou postar coisas sobre configurações do jogo e alguns mods\missões que recomendo, de forma similar ao que fiz em um
post anterior. Dica: Direct Action com RHS e ASR AI.