AsRock P67/Z68/Z77 Overclocking Series Club

Pessoal,

Adquiri a Asrock Z77 pro3 junto com um I5 3470. Vi rapidamente na bios que posso alterar o multiplicador, estava em 32 e coloquei 40 e foi de boa. Não deu para fazer muitos testes devido a trabalho, mas a minha dúvida é: Os processadores sem o "K" não deveria tem multiplicador travado?

É a feature No-K OC Technology que algumas placas das AsRock tem

http://www.asrock.com/mb/Intel/Z77 Pro3/
 
Meu prime 95 ta identificando só 4 núcleos no 3770k. Ta com o HT ativado tenho certeza, no Msconfig ta pra iniciar com 8 (falaram que tinha que colocar 1, e desmarcar a opção não deu também).
Não levem a serio esse over que quando comecei vi que o Prime ta assim : (
02.png

03.png

Catei na internet não achei nada : (. Se alguém puder ajudar.
 

Você fez essa screenshot com o CPU-Z excutando algum teste pra por o CPU em load?

Porque vc está com SpeedStep ativado, o CPU fica em idle clock se não está sendo exigido
 
Não usa Prime, ou esses programas aí não, eles só fazem com que o CPU degrade..
Se já passou por todos esses testes, tá perfeito, só alegria agora, desencana de ferrar o CPU hehe. :awesome:

Oi?

O que degrada CPU é rodar programas / calculos complexos com o CPU acima do limite de voltagem ou passando do limite de temperatura.

Eles existem para se verificar se em situações extremas o Overclock não irá fazer o CPU passar destes tais limites.

Caso contrário não existiriam testes da própria Intel para tal.
 
Alguém sabe dizer se tem como a Fatal1ty P67 Professional dar boot com pendrive formatado em ntfs? Estou tentando formatar o pc usando o pendrive mas a placa não reconhece o pendrive em ntfs.:feelbad:
 
Pessoal, preciso de ajuda.

Montei meu pc:

i5 3570K
Asrock Z77 Extreme4
2x4gb G.skill ripjaws 2133Mhz
Cooler Hyper TX3 - com 2 fan

Queria fazer um over e ajustar as memórias (está rudo automatico)
Dei uma olhada na bios e como tem muitas opçoes achei complicado :haha:
Tem como fazer over e manter habilitado a função que ele abaixa o clock em idle? Se sim queria ver se consigo rodar com boas temps com um frequencia de 4.0Ghz.
E as memória quero deixa-las em uma boa velocidade, não precisa ficar rodando em 2133Mhz...
 
Pessoal, preciso de ajuda.

Montei meu pc:

i5 3570K
Asrock Z77 Extreme4
2x4gb G.skill ripjaws 2133Mhz
Cooler Hyper TX3 - com 2 fan

Queria fazer um over e ajustar as memórias (está rudo automatico)
Dei uma olhada na bios e como tem muitas opçoes achei complicado :haha:
Tem como fazer over e manter habilitado a função que ele abaixa o clock em idle? Se sim queria ver se consigo rodar com boas temps com um frequencia de 4.0Ghz.
E as memória quero deixa-las em uma boa velocidade, não precisa ficar rodando em 2133Mhz...

Para rodar em 4ghz acho que você pode só mudar o multiplicador, aqui o meu rodava @4ghz com vcore auto.

Referente as memorias, EU nunca senti diferença em mexer nas configurações delas.
 
Pessoal, preciso de ajuda.

Montei meu pc:

i5 3570K
Asrock Z77 Extreme4
2x4gb G.skill ripjaws 2133Mhz
Cooler Hyper TX3 - com 2 fan

Queria fazer um over e ajustar as memórias (está rudo automatico)
Dei uma olhada na bios e como tem muitas opçoes achei complicado :haha:
Tem como fazer over e manter habilitado a função que ele abaixa o clock em idle? Se sim queria ver se consigo rodar com boas temps com um frequencia de 4.0Ghz.
E as memória quero deixa-las em uma boa velocidade, não precisa ficar rodando em 2133Mhz...

Pra rodar em 4ghz é o modo mais facil... aki tenho usado assim desde q esse tempo em sampa tem ficado próximo ao inferno hahahaha... aki só subi o turbo para multiplicador 40... e o vcore coloquei em offset -0.125 se não me engano... com isso em idle já fico com 0.814v... o q reduziu muito a temp... em full fica a 1.032v... e hoje as temps estão muito boas assim... e não senti diferença de desempenho em nada do q faço em relação aos 4.5ghz... só a temp q despencou mesmo hehehe

Já as memos... cara... deixa elas em stock ué... aki to usando as minhas em 2.000mhz ( originais são 1.600 )... e estão sussas... se ela é mais forte e não estão fritando não tem o pq de mexer :yes:

Ah esqueci de falar q deixo o loadline calibration em 1 tbm... ou seja... sem perda nenhuma de voltagem quando está em full
 
Última edição:
Para rodar em 4ghz acho que você pode só mudar o multiplicador, aqui o meu rodava @4ghz com vcore auto.

Referente as memorias, EU nunca senti diferença em mexer nas configurações delas.

Pra rodar em 4ghz é o modo mais facil... aki tenho usado assim desde q esse tempo em sampa tem ficado próximo ao inferno hahahaha... aki só subi o turbo para multiplicador 40... e o vcore coloquei em offset -0.125 se não me engano... com isso em idle já fico com 0.814v... o q reduziu muito a temp... em full fica a 1.032v... e hoje as temps estão muito boas assim... e não senti diferença de desempenho em nada do q faço em relação aos 4.5ghz... só a temp q despencou mesmo hehehe

Já as memos... cara... deixa elas em stock ué... aki to usando as minhas em 2.000mhz ( originais são 1.600 )... e estão sussas... se ela é mais forte e não estão fritando não tem o pq de mexer :yes:

Ah esqueci de falar q deixo o loadline calibration em 1 tbm... ou seja... sem perda nenhuma de voltagem quando está em full

Olhem como esta. O processador não passa de 3.6Ghz.

As memorias eu queria deixar a latencia baixa, e manter a tensão em 1.5V
O processador chegou em Vcore min: 1.080 max: 1.216

PGswRm6.jpg
 
Olhem como esta. O processador não passa de 3.6Ghz.

As memorias eu queria deixar a latencia baixa, e manter a tensão em 1.5V
O processador chegou em Vcore min: 1.080 max: 1.216

http://i.imgur.com/PGswRm6.jpg

Ta em stock né? Tem q mudar lá na bios

o vcore quando vc coloca em offset... ele vai pegar as referencias para stock e mudar a partir delas... ou seja... se vc coloca com offset positivo ele vai acrescentar aos valores stock... se coloque negativo ele irá subtrair... como falei aki uso offset de -0.125 e então baixa e muito o valor de vcore... o q implica diretamente em um refresco na temp... ontem testando ele pra falar o vcore em full ele dissipou 60W no máximo... ou seja... é excelente... e chegou a no máximo 68C nos cores com a rotação dos H100 no mínimo... ou seja... extremamente eficiente ;)

Quanto a memórias... cara... latência apertada só se dava bem nos AMDs e ainda na época das DDR2 q iam até 800mhz... nos intels... tanto q eu testei de tudo quanto é jeito na era LGA775 e os melhores resultados eram com frequencias mais altas... hoje então com o DDR3 nessas frequencias atuais o impacto nas latências é quase desprezível... então vc terá é perda de rendimento ao baixar frequencia só para apertar latência :joia:
 
Ta em stock né? Tem q mudar lá na bios

o vcore quando vc coloca em offset... ele vai pegar as referencias para stock e mudar a partir delas... ou seja... se vc coloca com offset positivo ele vai acrescentar aos valores stock... se coloque negativo ele irá subtrair... como falei aki uso offset de -0.125 e então baixa e muito o valor de vcore... o q implica diretamente em um refresco na temp... ontem testando ele pra falar o vcore em full ele dissipou 60W no máximo... ou seja... é excelente... e chegou a no máximo 68C nos cores com a rotação dos H100 no mínimo... ou seja... extremamente eficiente ;)

Quanto a memórias... cara... latência apertada só se dava bem nos AMDs e ainda na época das DDR2 q iam até 800mhz... nos intels... tanto q eu testei de tudo quanto é jeito na era LGA775 e os melhores resultados eram com frequencias mais altas... hoje então com o DDR3 nessas frequencias atuais o impacto nas latências é quase desprezível... então vc terá é perda de rendimento ao baixar frequencia só para apertar latência :joia:

Minhas temps não passaram de 60ºC em full (apesar que deixei só 10min rodando...)
Se possivel, vou tentar rodar em 4.0 e baixar o vcore em -0.125.

Então as memórias seria bom deixar rodando em 2133Mhz mesmo? (ela tem 2 perfis XMP, os dois em 2133Mhz, um com 1.60V e outro com 1.65V. Só queria deixar elas em 1.50V, não sei se vai rodar em 2133Mhz com essa tensão)

Apesar de que eu olhei a configuração das memorias e é muito mais opçoes que o da cpu, bem complicado, tem coisa que eu nem sei o que é :damn::damn:
(Como faço pra testar o setup das memorias?)
 
Minhas temps não passaram de 60ºC em full (apesar que deixei só 10min rodando...)
Se possivel, vou tentar rodar em 4.0 e baixar o vcore em -0.125.

Então as memórias seria bom deixar rodando em 2133Mhz mesmo? (ela tem 2 perfis XMP, os dois em 2133Mhz, um com 1.60V e outro com 1.65V. Só queria deixar elas em 1.50V, não sei se vai rodar em 2133Mhz com essa tensão)

Apesar de que eu olhei a configuração das memorias e é muito mais opçoes que o da cpu, bem complicado, tem coisa que eu nem sei o que é :damn::damn:
(Como faço pra testar o setup das memorias?)

Alias só uma correção... aki estou usando -0.120 e não -0.125... lembro q testei 130 e dava bsod em idle... dai 125 ele até ficava estavel mas não muito... ao usar coisas leves ele travava... com 120 foi o mais redondo q consegui

Tirei umas fotos da minha config ve se te ajuda:



Quanto as configs das memos... ele deve ter 2 XMP para caso com 1.60v não fique estável vc usar com 1.65v... mas como falei... use o pc e meta o dedão dos nos dissipadores delas... se só tiver morninho relaxa... se tiver quente a ponto de vc não aguentar ficar com o dedo nelas DAI SIM é bom reduzir e reduzir a voltagem... 1.65v é totalmente seguro para qualquer DDR3 ;)

Mas só para caráter de conhecimento... lá nas opções das memos vc tem os timmings principais e os subtimmings... tanto q por exemplo nas minhas elas não passam de qualquer maneira de 1.800mhz do jeito q está pq a Corsair apertou muito os subtimmings... dai tenho q relaxar eles e dai sim consigo chegar em 2.200mhz por exemplo
 
Alias só uma correção... aki estou usando -0.120 e não -0.125... lembro q testei 130 e dava bsod em idle... dai 125 ele até ficava estavel mas não muito... ao usar coisas leves ele travava... com 120 foi o mais redondo q consegui

Tirei umas fotos da minha config ve se te ajuda:

http://s175.photobucket.com/user/LeBaldi/media/2014-01-26150109.jpg.htmlhttp://i175.photobucket.com/albums/w131/LeBaldi/th_2014-01-26150109.jpg http://s175.photobucket.com/user/LeBaldi/media/2014-01-26150143.jpg.htmlhttp://i175.photobucket.com/albums/w131/LeBaldi/th_2014-01-26150143.jpg http://s175.photobucket.com/user/LeBaldi/media/2014-01-26150213.jpg.htmlhttp://i175.photobucket.com/albums/w131/LeBaldi/th_2014-01-26150213.jpg

Quanto as configs das memos... ele deve ter 2 XMP para caso com 1.60v não fique estável vc usar com 1.65v... mas como falei... use o pc e meta o dedão dos nos dissipadores delas... se só tiver morninho relaxa... se tiver quente a ponto de vc não aguentar ficar com o dedo nelas DAI SIM é bom reduzir e reduzir a voltagem... 1.65v é totalmente seguro para qualquer DDR3 ;)

Mas só para caráter de conhecimento... lá nas opções das memos vc tem os timmings principais e os subtimmings... tanto q por exemplo nas minhas elas não passam de qualquer maneira de 1.800mhz do jeito q está pq a Corsair apertou muito os subtimmings... dai tenho q relaxar eles e dai sim consigo chegar em 2.200mhz por exemplo

Legal, vou dar uma olhada na minha bios.

Dificilmente minhas memória vão esquentar, deixei o cooler do cpu puxando o ar das memorias, então dá uma refrescada nos dissipadores dela.

Aqui da pra ver: http://i.imgur.com/okvqkoK.jpg
 
Problema

Estou com um problema.

Utilizo a placa Z77 Extreme4 - bios 2.90

Estou tentando fazer over, só que em 3x seguidas que configurei o pc não deu boot, ligava e desligava, ai foi automatico pra bios novamente. Ao configurar novamente, a bios trava, 4x isso, fica 1segundo e trava. E agora consegui configurar e não travou, só que as configuraçoes vieram em default, não as que eu coloquei la.

E agora, onde esta o problema?
------------
Preciso de ajuda, já estou puto com isso

COloquei a bios 2.80 ( vi por ae que a 2.90 é bugada)

Ainda trava na bios, com menor frequencia.
Deu tela azul ao iniciar o windows, travou na tela de carregamento do windows.

Apareceu os erros no display da placa: A2, 72, A6 (3x), AA, AE.

Minhas memoria estão rodando no perfil XMP delas 9-11-11-31 1N 1.65V 2133Mhz
Setei o processador para 4.0Ghz, não forcei... setei o vcore, dexei em auto... e nada!

Voltei pra stock e esta funcionando, mais quero rodar em over, onde pode estar o problema? As temperaturas não passaram de 60ºC quando funcionou.
 
Boa tarde a todos, sou praticamente um novato aqui e queria a ajuda de vocês pra pode fazer um pequeno overclock aqui, desde já agradeço a ajuda daqueles que poderem me ajuda:
Placa mãe: Asrock Z68 Extreme3 Gen3
processador: i7 3770k
Memória: 4x2 8G 1600MHz corsair XMS 3 (só fiz over aqui, 1801MHz)
Fonte: Antec 650 Green 80 plus bronze
placa de vídeo: MSI R7970 Lightning

OBS: por varias vezes tentei fazer alguns exemplos no youtube, e por diversas vezes meu sistema foi corrompido por causa de Overclock.
Coller vodoo venon
 
Estou com um problema.

Utilizo a placa Z77 Extreme4 - bios 2.90

Estou tentando fazer over, só que em 3x seguidas que configurei o pc não deu boot, ligava e desligava, ai foi automatico pra bios novamente. Ao configurar novamente, a bios trava, 4x isso, fica 1segundo e trava. E agora consegui configurar e não travou, só que as configuraçoes vieram em default, não as que eu coloquei la.

E agora, onde esta o problema?
------------
Preciso de ajuda, já estou puto com isso

COloquei a bios 2.80 ( vi por ae que a 2.90 é bugada)

Ainda trava na bios, com menor frequencia.
Deu tela azul ao iniciar o windows, travou na tela de carregamento do windows.

Apareceu os erros no display da placa: A2, 72, A6 (3x), AA, AE.

Minhas memoria estão rodando no perfil XMP delas 9-11-11-31 1N 1.65V 2133Mhz
Setei o processador para 4.0Ghz, não forcei... setei o vcore, dexei em auto... e nada!

Voltei pra stock e esta funcionando, mais quero rodar em over, onde pode estar o problema? As temperaturas não passaram de 60ºC quando funcionou.

Dê um Clear CMOS no bios e tente novamente, seguindo os passos descritos no início deste tópico.

Boa tarde a todos, sou praticamente um novato aqui e queria a ajuda de vocês pra pode fazer um pequeno overclock aqui, desde já agradeço a ajuda daqueles que poderem me ajuda:
Placa mãe: Asrock Z68 Extreme3 Gen3
processador: i7 3770k
Memória: 4x2 8G 1600MHz corsair XMS 3 (só fiz over aqui, 1801MHz)
Fonte: Antec 650 Green 80 plus bronze
placa de vídeo: MSI R7970 Lightning

OBS: por varias vezes tentei fazer alguns exemplos no youtube, e por diversas vezes meu sistema foi corrompido por causa de Overclock.
Coller vodoo venon

Leia o início do tópico e já terá uma boa noção. Após, mãos a massa. ;)
 
Leia o início do tópico e já terá uma boa noção. Após, mãos a massa.
Seguir a risca todos os detalhes e mais uma vez fail, e pra piorar toda vez que tento fazer um over acima de 4.5 meu sistema vai pro brejo, Win 8.1 muito instável para over.
 
Tente antes um over menor. Embora 4,5 GHz seja "tranquilo" pra um 3770K, não é garantido que todo chip chegue esse clock. Talvez o limite do seu seja menor. Tente antes algo como 4,3GHz. Vá reduzindo o offset aos poucos. O meu mesmo pra 4,3GHz pede bem menos tensão que pra 4,5GHz.
 
Seguir a risca todos os detalhes e mais uma vez fail, e pra piorar toda vez que tento fazer um over acima de 4.5 meu sistema vai pro brejo, Win 8.1 muito instável para over.

Tente antes um over menor. Embora 4,5 GHz seja "tranquilo" pra um 3770K, não é garantido que todo chip chegue esse clock. Talvez o limite do seu seja menor. Tente antes algo como 4,3GHz. Vá reduzindo o offset aos poucos. O meu mesmo pra 4,3GHz pede bem menos tensão que pra 4,5GHz.
Isso é um ponto importante. Meu 2500K faz 4.0 com 1.16V, mas se eu tentar subir pra 4.2, ele já pede quase o mesmo que pra 4.5. Tem que ir com calma e subir aos poucos, conhecer melhor seu conjunto, até conseguir estabilizar.
 
Está faltando a Z87 ai agora...




:coolface:
 
aqui consegui o 3770k @4.5 com -0.050 no offset, pico max d vcore 1,264. LLc level 2 . com o C's states desligados.
 
Pessoal, alguém daqui dono de uma z77 Extreme4, conseguiu usar as 2 portas USB 3.0 situadas no Header ??( É aquele conector logo ao lado do alimentador 24 pinos na mobo que serve para os cases que possuam USB3.0 Frontal


Aqui meu case tem o 3.0 frontal, e o conector que é plugado a placa-mae se enquadra perfeitamente no molde do socket e tbm a pinagem da mobo.

Porem, mesmo ligado essa porta, qnd espeto qualquer coisa nessa usb o win nao reconhece, no meu HD externo por exemplo, noto que ele gira o disco, mas nao lê nada, nem pisca leds algum, e estranhamente qnd dou um reboot e vou na bios, os leds do HD acendem, mas ainda sim nao é reconhecido, fica so nisso.

Tenho todos os drivers da controladora intel 3.0 e tbm do asmedia.

Alguem tem ideia?
 
Eu tenho essa mobo, Rik... mas, sem dispositivo 3.0 pra testar.
Pode ser alguma config no setup. Dá uma busca no manual. Na minha Saberbug tinha algo assim... e não reconhecia dispositivos 3.0 no UEFI.

.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo