Testei bastando o jogo neste final de semana, li muito no fórum o que os desenvolvedores estão falando sobre os comentários da comunidade, vamos ao que pesquei de maiores reclamações (Sempre lembrando que é um jogo em acesso antecipado e não um jogo finalizado):
- FFB = no mesmo nível para alguns, melhor para outros e pior para outra leva. Grande maioria que reclamando usa Fanatec ou Thurstmaster, Muitos poucos de reportes negativos de usuários da logitech, mas existem também. Depois do patch 0.1.1 uma boa parte dos ususário com thurstumaster reportaram que havia sido resolvido os problemas do FFB, mas não para todos. Eu estou com o G920, notei diferenças, mas não inferioridades entre AC x ACC. Eles estão investigando ainda o motivo de estar ok para uma parte e outros não. Seguem trabalhando nesta área.
- Física = pelo que li a evolução grande está no comportamento do pneu ao longo da corrida, algo não perceptível em poucas voltas. O comportamento agradável do carro permanece lá, o que se espera de um simulador sucessor do AC está lá. É uma evolução e não uma revolução da simulação n quesito sensação de condução. O grande destaque do que é perceptível em poucas voltas, meu ponto de vista, foi a correção das temperaturas e pressões dos pneus. Elas não geram mais uma variação de desempenho tão gritante como no AC. Antes qualquer PSI acima ou abaixo do ideal ou a temperatura passando 1ºC do limite já gerava uma perda gritante de desempenho. A princípio, agora está mais de acordo com o que se espera, sendo progressiva a perda de desempenho. O pneu trabalha melhor fora das suas condições ideais. Ponto alto também para a física da chuva, muito agradável ela e o comportamento do carro nestas condições. Para mim, desde o GP4 não temos algo neste nível.
- GRIP = ainda não está implementado 100% como vai funcionar, não foi descrito exatamente como funcionará esta mudança de grip. Mas tem os modos especiais, onde o grip está 100% (traçado ideal com grip/emborrachado e fora do traçado com farofa e importante perda de grip) e a pista no single player onde a pista vem sem emborrachamento e sem farofa. É nítida a diferença entre fazer uma hotlap no modo single player onde o grip é de uma pista sem emborrachamento. Os tempos mais altos, o carro escapando de frente das curvas de alta, de traseira na saída. Conforme a pista vai emborrachando o comportamento vai ficando mais dócil. Nos modos especiais a pista já sai emborrachada em 100%. Com isso se tem mais controle com o carro, tendo um comportamento mais tranquilo, porém se vc exagerar e ir para a farova, o carro perde o grip e você tem que ficar consertando o carro para trazer de volta e limpar o pneu. Isso não acontecia no AC, logo muita gente está reclamando sem se tocar destes pontos. Agora passar um pouco do ponto ideal e ir na farofa é diferente do que acontecia no AC. Agora se exige uma condução mais limpa do piloto.
- Setup = a tela de setup do carro ainda não está pronta, note que muitas coisas ainda não estão disponíveis, mas já há importante mudanças conceituais no jogo que exigem mudanças dos usuários. Por exemplo, não será possível mais medir o desgaste por apps. E mais, ela antes era uma faixa só de desgaste. A temperatura era medida por 3 faixas, mas o desgaste era da banda toda. Agora o desgaste é por faixa (externa, meio e interna), mudando conforme o uso da cambagem e outras situações como pressão, etc. Este desgaste não é mais medido em percentual como tradicionalmente ocorre. Agora é no padrão real do automobilismo, em milímetros. Onde 3mm é um pneu novo e 1.5mm de banda é um pneu muito desgastado. Estas informações somente estarão visíveis vindo para os boxes para os mecânicos conferirem, como na vida real. O mesmo para a temperatura externa dos pneus. Não teremos mais informações das faixas externas, apenas do núcleo do pneu, como na vida real. Tudo buscando refletir o que os engenheiros da categoria tem de informação em tempo real da telemetria carro. Ah, agora o calor gerado pelos freios também influencia a temperatura dos pneus. Outra mudança importante é com relação ao modo como a pressão aerodinâmica funciona. Antes você tinha a pressão dos spliters e asas e quando mais adicionava mais grudava no chão. Simples assim. Agora, qualquer coisa influencia na aerodinâmica, desde as mudanças na elevação do solo carro até as alterações de asa. A simples passagem do carro pela zebra mudança temporariamente as condições de pressão aerodinâmica do carro. Mas na tela do setup, agora temos um delta que informa o que as mudanças feitas afetam na distribuição do peso do chassis. Ficou mais complexo. A suspensão também teve mudanças importante, mas ainda não estou bem por dentro. A física já está toda lá, mas a parte do setup do carro, ainda não está disponível, apenas os tradicionais ajustes básico, então deixa mais para a frente quando isso estiver 100% pronto para nós.
- Gráficos = não é absurdo de pesado, mas não dá para dizer que é leve. Certamente para quem tem 3 monitores exigirá um trabalho extra para acertar. Para quem usa só um monitor é mais fácil. De qualquer forma não será aquele jogo que vc chega e mete tudo no talo e sai jogando. Estes dias achei o tópico do GTR2 aqui na Adrenaline. Via o desespero do pessoal em fazer o jogo rodar decentemente, trocentos reclamando... os anos passam e nada mudar rsrsrsrs Fato é que jogo de simulação nunca foi exatamente leve, com exceção aos jogos que usam motores gráficos mais antigos. Voltando ao GTR2, quando saiu foi uma reclamação só. O rF1 também não foi leve, gerou reclamação. O AC1 na época, em 2013 também houve muita reclamação. Quem acompanha também sabe da reclamação quando ao rF2. Então isso não é novidade para quem segue este mundo da simulação. Uma ou duas gerações de VGA's depois ninguém lembrará disso. Como sempre. Até sair um novo jogo.
- BUGs não dou muita importância agora. Eles não existirem é que seria estranho para um jogo em acesso antecipado. Eles existem e vão existir por um longo tempo, pois ainda restam uns 6 a 7 meses de trabalho em cima dele. Vamos aguardar, informar no fórum oficial e quando se aproximar do lançamento ver o que de fato é motivo para reclamação. Por ora o jogo nasceu bem... tem um excelente futuro se for bem trabalhado se considerarmos tudo que anunciaram que ele terá na versão final.
- FFB = no mesmo nível para alguns, melhor para outros e pior para outra leva. Grande maioria que reclamando usa Fanatec ou Thurstmaster, Muitos poucos de reportes negativos de usuários da logitech, mas existem também. Depois do patch 0.1.1 uma boa parte dos ususário com thurstumaster reportaram que havia sido resolvido os problemas do FFB, mas não para todos. Eu estou com o G920, notei diferenças, mas não inferioridades entre AC x ACC. Eles estão investigando ainda o motivo de estar ok para uma parte e outros não. Seguem trabalhando nesta área.
- Física = pelo que li a evolução grande está no comportamento do pneu ao longo da corrida, algo não perceptível em poucas voltas. O comportamento agradável do carro permanece lá, o que se espera de um simulador sucessor do AC está lá. É uma evolução e não uma revolução da simulação n quesito sensação de condução. O grande destaque do que é perceptível em poucas voltas, meu ponto de vista, foi a correção das temperaturas e pressões dos pneus. Elas não geram mais uma variação de desempenho tão gritante como no AC. Antes qualquer PSI acima ou abaixo do ideal ou a temperatura passando 1ºC do limite já gerava uma perda gritante de desempenho. A princípio, agora está mais de acordo com o que se espera, sendo progressiva a perda de desempenho. O pneu trabalha melhor fora das suas condições ideais. Ponto alto também para a física da chuva, muito agradável ela e o comportamento do carro nestas condições. Para mim, desde o GP4 não temos algo neste nível.
- GRIP = ainda não está implementado 100% como vai funcionar, não foi descrito exatamente como funcionará esta mudança de grip. Mas tem os modos especiais, onde o grip está 100% (traçado ideal com grip/emborrachado e fora do traçado com farofa e importante perda de grip) e a pista no single player onde a pista vem sem emborrachamento e sem farofa. É nítida a diferença entre fazer uma hotlap no modo single player onde o grip é de uma pista sem emborrachamento. Os tempos mais altos, o carro escapando de frente das curvas de alta, de traseira na saída. Conforme a pista vai emborrachando o comportamento vai ficando mais dócil. Nos modos especiais a pista já sai emborrachada em 100%. Com isso se tem mais controle com o carro, tendo um comportamento mais tranquilo, porém se vc exagerar e ir para a farova, o carro perde o grip e você tem que ficar consertando o carro para trazer de volta e limpar o pneu. Isso não acontecia no AC, logo muita gente está reclamando sem se tocar destes pontos. Agora passar um pouco do ponto ideal e ir na farofa é diferente do que acontecia no AC. Agora se exige uma condução mais limpa do piloto.
- Setup = a tela de setup do carro ainda não está pronta, note que muitas coisas ainda não estão disponíveis, mas já há importante mudanças conceituais no jogo que exigem mudanças dos usuários. Por exemplo, não será possível mais medir o desgaste por apps. E mais, ela antes era uma faixa só de desgaste. A temperatura era medida por 3 faixas, mas o desgaste era da banda toda. Agora o desgaste é por faixa (externa, meio e interna), mudando conforme o uso da cambagem e outras situações como pressão, etc. Este desgaste não é mais medido em percentual como tradicionalmente ocorre. Agora é no padrão real do automobilismo, em milímetros. Onde 3mm é um pneu novo e 1.5mm de banda é um pneu muito desgastado. Estas informações somente estarão visíveis vindo para os boxes para os mecânicos conferirem, como na vida real. O mesmo para a temperatura externa dos pneus. Não teremos mais informações das faixas externas, apenas do núcleo do pneu, como na vida real. Tudo buscando refletir o que os engenheiros da categoria tem de informação em tempo real da telemetria carro. Ah, agora o calor gerado pelos freios também influencia a temperatura dos pneus. Outra mudança importante é com relação ao modo como a pressão aerodinâmica funciona. Antes você tinha a pressão dos spliters e asas e quando mais adicionava mais grudava no chão. Simples assim. Agora, qualquer coisa influencia na aerodinâmica, desde as mudanças na elevação do solo carro até as alterações de asa. A simples passagem do carro pela zebra mudança temporariamente as condições de pressão aerodinâmica do carro. Mas na tela do setup, agora temos um delta que informa o que as mudanças feitas afetam na distribuição do peso do chassis. Ficou mais complexo. A suspensão também teve mudanças importante, mas ainda não estou bem por dentro. A física já está toda lá, mas a parte do setup do carro, ainda não está disponível, apenas os tradicionais ajustes básico, então deixa mais para a frente quando isso estiver 100% pronto para nós.
- Gráficos = não é absurdo de pesado, mas não dá para dizer que é leve. Certamente para quem tem 3 monitores exigirá um trabalho extra para acertar. Para quem usa só um monitor é mais fácil. De qualquer forma não será aquele jogo que vc chega e mete tudo no talo e sai jogando. Estes dias achei o tópico do GTR2 aqui na Adrenaline. Via o desespero do pessoal em fazer o jogo rodar decentemente, trocentos reclamando... os anos passam e nada mudar rsrsrsrs Fato é que jogo de simulação nunca foi exatamente leve, com exceção aos jogos que usam motores gráficos mais antigos. Voltando ao GTR2, quando saiu foi uma reclamação só. O rF1 também não foi leve, gerou reclamação. O AC1 na época, em 2013 também houve muita reclamação. Quem acompanha também sabe da reclamação quando ao rF2. Então isso não é novidade para quem segue este mundo da simulação. Uma ou duas gerações de VGA's depois ninguém lembrará disso. Como sempre. Até sair um novo jogo.
- BUGs não dou muita importância agora. Eles não existirem é que seria estranho para um jogo em acesso antecipado. Eles existem e vão existir por um longo tempo, pois ainda restam uns 6 a 7 meses de trabalho em cima dele. Vamos aguardar, informar no fórum oficial e quando se aproximar do lançamento ver o que de fato é motivo para reclamação. Por ora o jogo nasceu bem... tem um excelente futuro se for bem trabalhado se considerarmos tudo que anunciaram que ele terá na versão final.
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