[PREVIEW] ASSETTO CORSA COMPETIZIONE

Testei bastando o jogo neste final de semana, li muito no fórum o que os desenvolvedores estão falando sobre os comentários da comunidade, vamos ao que pesquei de maiores reclamações (Sempre lembrando que é um jogo em acesso antecipado e não um jogo finalizado):

- FFB = no mesmo nível para alguns, melhor para outros e pior para outra leva. Grande maioria que reclamando usa Fanatec ou Thurstmaster, Muitos poucos de reportes negativos de usuários da logitech, mas existem também. Depois do patch 0.1.1 uma boa parte dos ususário com thurstumaster reportaram que havia sido resolvido os problemas do FFB, mas não para todos. Eu estou com o G920, notei diferenças, mas não inferioridades entre AC x ACC. Eles estão investigando ainda o motivo de estar ok para uma parte e outros não. Seguem trabalhando nesta área.

- Física = pelo que li a evolução grande está no comportamento do pneu ao longo da corrida, algo não perceptível em poucas voltas. O comportamento agradável do carro permanece lá, o que se espera de um simulador sucessor do AC está lá. É uma evolução e não uma revolução da simulação n quesito sensação de condução. O grande destaque do que é perceptível em poucas voltas, meu ponto de vista, foi a correção das temperaturas e pressões dos pneus. Elas não geram mais uma variação de desempenho tão gritante como no AC. Antes qualquer PSI acima ou abaixo do ideal ou a temperatura passando 1ºC do limite já gerava uma perda gritante de desempenho. A princípio, agora está mais de acordo com o que se espera, sendo progressiva a perda de desempenho. O pneu trabalha melhor fora das suas condições ideais. Ponto alto também para a física da chuva, muito agradável ela e o comportamento do carro nestas condições. Para mim, desde o GP4 não temos algo neste nível.

- GRIP = ainda não está implementado 100% como vai funcionar, não foi descrito exatamente como funcionará esta mudança de grip. Mas tem os modos especiais, onde o grip está 100% (traçado ideal com grip/emborrachado e fora do traçado com farofa e importante perda de grip) e a pista no single player onde a pista vem sem emborrachamento e sem farofa. É nítida a diferença entre fazer uma hotlap no modo single player onde o grip é de uma pista sem emborrachamento. Os tempos mais altos, o carro escapando de frente das curvas de alta, de traseira na saída. Conforme a pista vai emborrachando o comportamento vai ficando mais dócil. Nos modos especiais a pista já sai emborrachada em 100%. Com isso se tem mais controle com o carro, tendo um comportamento mais tranquilo, porém se vc exagerar e ir para a farova, o carro perde o grip e você tem que ficar consertando o carro para trazer de volta e limpar o pneu. Isso não acontecia no AC, logo muita gente está reclamando sem se tocar destes pontos. Agora passar um pouco do ponto ideal e ir na farofa é diferente do que acontecia no AC. Agora se exige uma condução mais limpa do piloto.

- Setup = a tela de setup do carro ainda não está pronta, note que muitas coisas ainda não estão disponíveis, mas já há importante mudanças conceituais no jogo que exigem mudanças dos usuários. Por exemplo, não será possível mais medir o desgaste por apps. E mais, ela antes era uma faixa só de desgaste. A temperatura era medida por 3 faixas, mas o desgaste era da banda toda. Agora o desgaste é por faixa (externa, meio e interna), mudando conforme o uso da cambagem e outras situações como pressão, etc. Este desgaste não é mais medido em percentual como tradicionalmente ocorre. Agora é no padrão real do automobilismo, em milímetros. Onde 3mm é um pneu novo e 1.5mm de banda é um pneu muito desgastado. Estas informações somente estarão visíveis vindo para os boxes para os mecânicos conferirem, como na vida real. O mesmo para a temperatura externa dos pneus. Não teremos mais informações das faixas externas, apenas do núcleo do pneu, como na vida real. Tudo buscando refletir o que os engenheiros da categoria tem de informação em tempo real da telemetria carro. Ah, agora o calor gerado pelos freios também influencia a temperatura dos pneus. Outra mudança importante é com relação ao modo como a pressão aerodinâmica funciona. Antes você tinha a pressão dos spliters e asas e quando mais adicionava mais grudava no chão. Simples assim. Agora, qualquer coisa influencia na aerodinâmica, desde as mudanças na elevação do solo carro até as alterações de asa. A simples passagem do carro pela zebra mudança temporariamente as condições de pressão aerodinâmica do carro. Mas na tela do setup, agora temos um delta que informa o que as mudanças feitas afetam na distribuição do peso do chassis. Ficou mais complexo. A suspensão também teve mudanças importante, mas ainda não estou bem por dentro. A física já está toda lá, mas a parte do setup do carro, ainda não está disponível, apenas os tradicionais ajustes básico, então deixa mais para a frente quando isso estiver 100% pronto para nós.

- Gráficos = não é absurdo de pesado, mas não dá para dizer que é leve. Certamente para quem tem 3 monitores exigirá um trabalho extra para acertar. Para quem usa só um monitor é mais fácil. De qualquer forma não será aquele jogo que vc chega e mete tudo no talo e sai jogando. Estes dias achei o tópico do GTR2 aqui na Adrenaline. Via o desespero do pessoal em fazer o jogo rodar decentemente, trocentos reclamando... os anos passam e nada mudar rsrsrsrs Fato é que jogo de simulação nunca foi exatamente leve, com exceção aos jogos que usam motores gráficos mais antigos. Voltando ao GTR2, quando saiu foi uma reclamação só. O rF1 também não foi leve, gerou reclamação. O AC1 na época, em 2013 também houve muita reclamação. Quem acompanha também sabe da reclamação quando ao rF2. Então isso não é novidade para quem segue este mundo da simulação. Uma ou duas gerações de VGA's depois ninguém lembrará disso. Como sempre. Até sair um novo jogo.

- BUGs não dou muita importância agora. Eles não existirem é que seria estranho para um jogo em acesso antecipado. Eles existem e vão existir por um longo tempo, pois ainda restam uns 6 a 7 meses de trabalho em cima dele. Vamos aguardar, informar no fórum oficial e quando se aproximar do lançamento ver o que de fato é motivo para reclamação. Por ora o jogo nasceu bem... tem um excelente futuro se for bem trabalhado se considerarmos tudo que anunciaram que ele terá na versão final.
 
Última edição:
Testei bastando o jogo neste final de semana, li muito no fórum o que os desenvolvedores estão falando sobre os comentários da comunidade, vamos ao que pesquei de maiores reclamações (Sempre lembrando que é um jogo em acesso antecipado e não um jogo finalizado):

- FFB = no mesmo nível para alguns, melhor para outros e pior para outra leva. Grande maioria que reclamando usa Fanatec ou Thurstmaster, Muitos poucos de reportes negativos de usuários da logitech, mas existem também. Depois do patch 0.1.1 uma boa parte dos ususário com thurstumaster reportaram que havia sido resolvido os problemas do FFB, mas não para todos. Eu estou com o G920, notei diferenças, mas não inferioridades entre AC x ACC. Eles estão investigando ainda o motivo de estar ok para uma parte e outros não. Seguem trabalhando nesta área.

- Física = pelo que li a evolução grande está no comportamento do pneu ao longo da corrida, algo não perceptível em poucas voltas. O comportamento agradável do carro permanece lá, o que se espera de um simulador sucessor do AC está lá. É uma evolução e não uma revolução da simulação n quesito sensação de condução. O grande destaque do que é perceptível em poucas voltas, meu ponto de vista, foi a correção das temperaturas e pressões dos pneus. Elas não geram mais uma variação de desempenho tão gritante como no AC. Antes qualquer PSI acima ou abaixo do ideal ou a temperatura passando 1ºC do limite já gerava uma perda gritante de desempenho. A princípio, agora está mais de acordo com o que se espera, sendo progressiva a perda de desempenho. O pneu trabalha melhor fora das suas condições ideais. Ponto alto também para a física da chuva, muito agradável ela e o comportamento do carro nestas condições. Para mim, desde o GP4 não temos algo neste nível.

- GRIP = ainda não está implementado 100% como vai funcionar, não foi descrito exatamente como funcionará esta mudança de grip. Mas tem os modos especiais, onde o grip está 100% (traçado ideal com grip/emborrachado e fora do traçado com farofa e importante perda de grip) e a pista no single player onde a pista vem sem emborrachamento e sem farofa. É nítida a diferença entre fazer uma hotlap no modo single player onde o grip é de uma pista sem emborrachamento. Os tempos mais altos, o carro escapando de frente das curvas de alta, de traseira na saída. Conforme a pista vai emborrachando o comportamento vai ficando mais dócil. Nos modos especiais a pista já sai emborrachada em 100%. Com isso se tem mais controle com o carro, tendo um comportamento mais tranquilo, porém se vc exagerar e ir para a farova, o carro perde o grip e você tem que ficar consertando o carro para trazer de volta e limpar o pneu. Isso não acontecia no AC, logo muita gente está reclamando sem se tocar destes pontos. Agora passar um pouco do ponto ideal e ir na farofa é diferente do que acontecia no AC. Agora se exige uma condução mais limpa do piloto.

- Setup = a tela de setup do carro ainda não está pronta, note que muitas coisas ainda não estão disponíveis, mas já há importante mudanças conceituais no jogo que exigem mudanças dos usuários. Por exemplo, não será possível mais medir o desgaste por apps. E mais, ela antes era uma faixa só de desgaste. A temperatura era medida por 3 faixas, mas o desgaste era da banda toda. Agora o desgaste é por faixa (externa, meio e interna), mudando conforme o uso da cambagem e outras situações como pressão, etc. Este desgaste não é mais medido em percentual como tradicionalmente ocorre. Agora é no padrão real do automobilismo, em milímetros. Onde 3mm é um pneu novo e 1.5mm de banda é um pneu muito desgastado. Estas informações somente estarão visíveis vindo para os boxes para os mecânicos conferirem, como na vida real. O mesmo para a temperatura externa dos pneus. Não teremos mais informações das faixas externas, apenas do núcleo do pneu, como na vida real. Tudo buscando refletir o que os engenheiros da categoria tem de informação em tempo real da telemetria carro. Ah, agora o calor gerado pelos freios também influencia a temperatura dos pneus. Outra mudança importante é com relação ao modo como a pressão aerodinâmica funciona. Antes você tinha a pressão dos spliters e asas e quando mais adicionava mais grudava no chão. Simples assim. Agora, qualquer coisa influencia na aerodinâmica, desde as mudanças na elevação do solo carro até as alterações de asa. A simples passagem do carro pela zebra mudança temporariamente as condições de pressão aerodinâmica do carro. Mas na tela do setup, agora temos um delta que informa o que as mudanças feitas afetam na distribuição do peso do chassis. Ficou mais complexo. A suspensão também teve mudanças importante, mas ainda não estou bem por dentro. A física já está toda lá, mas a parte do setup do carro, ainda não está disponível, apenas os tradicionais ajustes básico, então deixa mais para a frente quando isso estiver 100% pronto para nós.

- Gráficos = não é absurdo de pesado, mas não dá para dizer que é leve. Certamente para quem tem 3 monitores exigirá um trabalho extra para acertar. Para quem usa só um monitor é mais fácil. De qualquer forma não será aquele jogo que vc chega e mete tudo no talo e sai jogando. Estes dias achei o tópico do GTR2 aqui na Adrenaline. Via o desespero do pessoal em fazer o jogo rodar decentemente, trocentos reclamando... os anos passam e nada mudar rsrsrsrs Fato é que jogo de simulação nunca foi exatamente leve, com exceção aos jogos que usam motores gráficos mais antigos. Voltando ao GTR2, quando saiu foi uma reclamação só. O rF1 também não foi leve, gerou reclamação. O AC1 na época, em 2013 também houve muita reclamação. Quem acompanha também sabe da reclamação quando ao rF2. Então isso não é novidade para quem segue este mundo da simulação. Uma ou duas gerações de VGA's depois ninguém lembrará disso. Como sempre. Até sair um novo jogo.

- BUGs não dou muita importância agora. Eles não existirem é que seria estranho para um jogo em acesso antecipado. Eles existem e vão existir por um longo tempo, pois ainda restam uns 6 a 7 meses de trabalho em cima dele. Vamos aguardar, informar no fórum oficial e quando se aproximar do lançamento ver o que de fato é motivo para reclamação. Por ora o jogo nasceu bem... tem um excelente futuro se for bem trabalhado se considerarmos tudo que anunciaram que ele terá na versão final.
Eu tô incomodado com algo tipo um inputlag ou zona morta no movimento do volante e FFB. O FFB de maneira geral e sem mais opções de refinamento tá ok, mas minha reclamação vem qdo preciso fazer movimentos rápidos de troca de direção, como naquele S do Schumacher em Nurburgring. Quando entro nesse S (virando pra esquerda) e preciso trocar de direção (virando pra direita) PARECE haver um leve delay de reação, tanto no volante quanto na resposta do FFB, parecendo ficar com uma pequena zona morta e sem movimento e peso do FFB, coisa q não acontece em outros games.
Tentei alterar molas, bumps e barras no setup, mas essa sensação de delay permanece. Meu volante é um G27.
O jeito é esperar os próximos patchs e principalmente opções para refinar o FFB. De maneira geral o jogo tá bem legal!
 
Uma coisa interessante desse final. Teve a corrida da categoria em Nürburgring, e a pole foi 1:54.007 (Mercedes-AMG GT3), o melhor tempo da Lamborghini Huracan GT3 foi 1:54.498. No jogo o melhor tempo, a última vez que vi, já estava na casa de 1:52.5.

Ai eu me pergunto, o pessoal esta aproveitando-se de algum bug ou o jogo ainda precisa desse balanceamento fino?? Ahh só para lembrar: Eu sei que esta em fase pré alpha da versão beta da beta e antes de eu comprar o jogo eu sabia disso.
 
Uma coisa interessante desse final. Teve a corrida da categoria em Nürburgring, e a pole foi 1:54.007 (Mercedes-AMG GT3), o melhor tempo da Lamborghini Huracan GT3 foi 1:54.498. No jogo o melhor tempo, a última vez que vi, já estava na casa de 1:52.5.

Ai eu me pergunto, o pessoal esta aproveitando-se de algum bug ou o jogo ainda precisa desse balanceamento fino?? Ahh só para lembrar: Eu sei que esta em fase pré alpha da versão beta da beta e antes de eu comprar o jogo eu sabia disso.

Carlos isso é uma eterna pergunta em todos os simuladores. Quase sempre os tempos dos simuladores estão abaixo do real. Certamente a física de um simulador não é 100% fiel, isso ainda é impossível. Mas há dois fatores importantes que eu considero. A primeira é que já ouvi vários pilotos reais que correm em simuladores falarem que no simulador fazem voltas que não teriam culhão para fazer no real (não exatamente com estas palavras). Segundo e mais importante, a temperatura no começo do treino classificatório era 17,8ºC na pista e 14.2ºC do ar e terminou com 21ºC na pista e 15.4ºC do ar. As condições dos hotlaps são de condições 100% ideais, se não me engano a temperatura da pista no modo hotlap é 34ºC, então certamente isso tende a baixar bem os tempos.

Teria que pegar, quando o jogo tiver a opção de ajustes e fazer o teste com estas condições climáticas para ver a variação de tempo. Da pista "verde" para a pista com grip meu tempo chega a variar mais de 3s.

https://www.blancpain-gt-series.com...+Result+List+Final+Classification+Amended.pdf
 
Última edição:
Carlos isso é uma eterna pergunta em todos os simuladores. Quase sempre os tempos dos simuladores estão abaixo do real. Certamente a física de um simulador não é 100% fiel, isso ainda é impossível. Mas há dois fatores importantes que eu considero. A primeira é que já ouvi vários pilotos reais que correm em simuladores falaram que no simulador fazem voltas que não teriam culhão para fazer no real (não exatamente com estas palavras). Segundo e mais importante, a temperatura da pista na hora do treino classificatório era 17,8ºC na pista e 14.2ºC do ar no começo e terminou com 21ºC na pista e 15.4ºC do ar. As condições dos hotlaps são de condições 100% ideais (não lembro exatamente as temperaturas agora), então certamente isso tendo a baixar os tempos.

Teria que pegar, quando o jogo tiver a opção de ajustas como você quiser e fazer o teste com estas condições climáticas para ver a variação. Da pista "verde" para a pista com grip meu tempo chega a variar mais de 3s.

https://www.blancpain-gt-series.com...+Result+List+Final+Classification+Amended.pdf
Exato!
Sem falar que no simulador temos a opção de tentar algo infinitas vezes sem o risco de dano real ao equipamento (carro). Dá pra ir no setup e fazer inúmeros testes e tentativas por horas ou até dias.
Eu assisti o vídeo dos pilotos da Lamborguhini testando o novo ACC no final de semana passado. Um deles virou na casa de 1:57:xxx com setup padrão já na primeira volta, o que eu acho excelente para alguém que tenha tido pouco ou nenhum contato com um novo simulador. Já o cidadão que tem o record do hotlap pode ter ficado uns 3 ou dias testando, reiniciando, etc.
Sem falar que em final de semana normal de corrida os pilotos tem tempo limitado pra fazer o treinos, quali e corrida, lidando com muitas outras variáveis que influenciam diretamente no tempo.
 
Comprei pra jogar no G29. Quando será que liberam um online ?
 
Galera, este Assetto e o original são simuladores de verdade e precisam de volante, ou teria como jogar com controle?

Grato. :vinho:
 
Galera, este Assetto e o original são simuladores de verdade e precisam de volante, ou teria como jogar com controle?

Grato. :vinho:

Dá pra jogar no controle sim. Só não sei que nível de otimização eles estão nesta fase inicial de desenvolvimento.
 
Eu tô incomodado com algo tipo um inputlag ou zona morta no movimento do volante e FFB. O FFB de maneira geral e sem mais opções de refinamento tá ok, mas minha reclamação vem qdo preciso fazer movimentos rápidos de troca de direção, como naquele S do Schumacher em Nurburgring. Quando entro nesse S (virando pra esquerda) e preciso trocar de direção (virando pra direita) PARECE haver um leve delay de reação, tanto no volante quanto na resposta do FFB, parecendo ficar com uma pequena zona morta e sem movimento e peso do FFB, coisa q não acontece em outros games.
Tentei alterar molas, bumps e barras no setup, mas essa sensação de delay permanece. Meu volante é um G27.
O jeito é esperar os próximos patchs e principalmente opções para refinar o FFB. De maneira geral o jogo tá bem legal!

Marcio tenta aumentar a força mínima do volante na configuração do jogo. Ainda, como você configura seu G27 no profile da logitech?
 
Amigos, sobre os tempos...eu entendo que no simulador você pode passar anos treinando na mesma pista, mesmo carro, alterando setup e testando TUDO que é combinação possível e tudo isso a custo material zero. Mas eu achei que precisa ainda dar uma balanceada, para que os tempos fiquem mais próximos do real, ou pelo menos não tão longe como esta acontecendo agora, que na última vez que eu vi a diferença era de praticamente 2 segundos.

Mas vamos pra frente, vamos esperar as versões serem lançadas e ir testando e vendo a evolução em relação a todos os aspectos.
 
Amigos, sobre os tempos...eu entendo que no simulador você pode passar anos treinando na mesma pista, mesmo carro, alterando setup e testando TUDO que é combinação possível e tudo isso a custo material zero. Mas eu achei que precisa ainda dar uma balanceada, para que os tempos fiquem mais próximos do real, ou pelo menos não tão longe como esta acontecendo agora, que na última vez que eu vi a diferença era de praticamente 2 segundos.

Mas vamos pra frente, vamos esperar as versões serem lançadas e ir testando e vendo a evolução em relação a todos os aspectos.

Carlos mas tem a questão climática que você não levou em consideração que eu comentei. Mas agora saiu o hotfix 0.1.2

Changelog v0.1.2 Hotfix

- fixed T13 track competence problems with automatic gears
- hotstint is starting at the Hotlap position, fixes timing and exploits
- hotstint will now allow the last lap to be completed
- fixed hotstint timing issue
- fixed stability control option and corresponding over-corrections
- using stability control laptimes will add a laptime penalty in the online leaderboards
- minor tweaks for audio voices usage
Fonte: http://www.j6simracing.com.br/index...a/94-assetto-corsa-competizione-v0-1-2-hotfix

Nele é possível ver que os tempos estão com ajudas. O controle de estabilidade permite fazer certas coisas que não tão fáceis ou possíveis sem ele. Eles aplicaram uma penalidade para estes tempos. Vamos ver.
 
Dá pra jogar no controle, mas mais alguém achou esquisita a sensibilidade? Tentei várias configurações, segui recomendações de posts sobre isso, mas todas pareciam ter o mesmo comportamento.

A pior parte, é o carro em alta velocidade. Ao tentar fazer pequenos ajustes, a resposta é movimentos bruscos e imprecisos. Irritante!

Não tive nenhum desses problemas no Assetto Corsa.
 
Dá pra jogar no controle, mas mais alguém achou esquisita a sensibilidade? Tentei várias configurações, segui recomendações de posts sobre isso, mas todas pareciam ter o mesmo comportamento.

A pior parte, é o carro em alta velocidade. Ao tentar fazer pequenos ajustes, a resposta é movimentos bruscos e imprecisos. Irritante!

Não tive nenhum desses problemas no Assetto Corsa.

Consegui jogar no controle sem problema nenhum, nao fiz nenhum ajuste.
 
quando vão lançar a versão final?
 
Dá pra jogar no controle sim. Só não sei que nível de otimização eles estão nesta fase inicial de desenvolvimento.
 


Marcio tenta aumentar a força mínima do volante na configuração do jogo. Ainda, como você configura seu G27 no profile da logitech?

Minhas configs do profile Logitech estão assim:

Intensidade global: 100
Intensidade do efeito de salto: 0
Intensidade do efeito de: 0
Ativar força central (selecionado) : 35%

Usar configurações especiais de jogo: selecionado
Permitir que o jogo ajuste configurações: selecionado

Quando for testar novamente vou tentar aumentar a força mínima para ver se melhora.
6602736172531245826
 
Minhas configs do profile Logitech estão assim:

Intensidade global: 100
Intensidade do efeito de salto: 0
Intensidade do efeito de: 0
Ativar força central (selecionado) : 35%

Usar configurações especiais de jogo: selecionado
Permitir que o jogo ajuste configurações: selecionado

Quando for testar novamente vou tentar aumentar a força mínima para ver se melhora.
6602736172531245826

Deixa marcado a força central, mas zera ela.
 
Deixa marcado a força central, mas zera ela.
Zerei a força central como você sugeriu e no jogo coloquei força mínima do FFB em 15. Simplesmente mudou da água pro vinho. Ficou muito melhor! Agora sinto muito mais o contato do pneu com o asfalto e a resposta do carro realmente melhorou tbm.
Muito obrigado pela dica :):):)
 
A impressão que tive do spray dos carros no vídeo acima que parece um farol de um carro no sentido contrário pelo brilho. Acredito pelo fato da maneira que foi gravado o vídeo ou deve ser impressão mesmo.
 
A impressão que tive do spray dos carros no vídeo acima que parece um farol de um carro no sentido contrário pelo brilho. Acredito pelo fato da maneira que foi gravado o vídeo ou deve ser impressão mesmo.

Acho que é mais do jogo mesmo, vi algumas pessoas comentando sobre isso no forum do ACC.
 
Achei péssima a ideia de lançar sem a compatibilidade com VR. Comprei o jogo e fiquei impossibilitado de testar.
 
Achei péssima a ideia de lançar sem a compatibilidade com VR. Comprei o jogo e fiquei impossibilitado de testar.

Calma que já vai sair no próximo update, daqui a poucos dias. Sei como é isso, também estou ansioso, é complicado usar monitor / 2D depois de acostumar no vr...
 
Achei péssima a ideia de lançar sem a compatibilidade com VR. Comprei o jogo e fiquei impossibilitado de testar.
Em 3 monitores tb nao ficou com o fov legal, nao consegui achar um jeito q eu gostasse. Mas eh early neh, tem q ter paciencia.

[ ]'s
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo