Na verdade EUA tem medo da Rússia na OTAN, pois eles podem perderiam o protagonismo e o Bloco Europeu poderia se emponderar e ver que EUA não é mais necessário.
Da forma atual, EUA mantem a Europa sobre seu domínio, exercendo papel de grande defensor dos Europeus, e como vilão foram escolhidos Rússia e China.
Não sei se vejo muito sentido nisso, pois:
- O bloco europeu continuou dependendo pesadamente do petróleo e gás russo, como sempre foi desde a época da URSS, muito mais do que dos EUA.
- Os EUA reclamam todo santo ano de que gastam muito com a OTAN e Trump já ameaçou até abandonar a OTAN, e nesse caso o protagonismo dos EUA iria por água abaixo de qualquer forma, ou de forma ainda pior.
- Países como França já se retiraram da OTAN nos anos 1960 (voltaram uns 50 anos depois) criticando fortemente os EUA, e outros países como Suécia e Finlândia até pouco tempo atrás nunca quiseram se aliar à OTAN, só mudaram a postura depois da guerra da Ucrânia. Sempre teve muito racha na OTAN.
- Escolher China e Rússia como vilão eu considero um grave erro estratégico de longo prazo (na verdade, não eu, mas Henry Kissinger e muitos analistas geopolíticos peso-pesados), pois:
1) A Europa depende economicamente muito mais da Rússia e China do que dos EUA,
2) Pior ainda, forçaram a Rússia a se jogar no colo da China, unindo dois países muito poderosos e que antes nunca se bicaram muito bem (nos anos 1960 teve até ameaça de guerra nuclear entre eles e batalhas nas fronteiras, com quase 200 soldados mortos somando os dois lados)
Ou seja, com a Rússia para o lado da OTAN (ou seja, lado dos EUA e Europa), a China teria muito menor poder geopolítico e militar do que sendo aliada da Rússia. Então, acabaram unindo dois gigantes e fazendo os dois de vilão/inimigo, um erro gigantesco.
E podem apostar que se a Europa tiver que escolher, será obrigada a escolher o lado da China/Rússia do que dos EUA, por pura falta de opção, já que depende economicamente muito mais da China/Rússia e ainda por cima, seria uma coisa extremamente incômoda ou mesmo impossível enfrentar militarmente a China/Rússia, então melhor ficar do lado deles. E aí, de novo, o protagonismo dos EUA vai para as bicas do mesmo jeito.
Como se não bastasse, países como Irã, Turquia e agora vários países da África também estão preferindo ficar do lado da China/Rússia, e mais uma vez o protagonismo dos EUA declina.