Assuntos Militares - [ TÓPICO DEDICADO ]

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Dassault diminui preço, e Lula escolhe caça francês

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Nelson Jobim (Defesa) bateram o martelo a favor do caça Rafale após a francesa Dassault reduzir de US$ 8,2 bilhões (R$ 15,1 bilhões) para US$ 6,2 bilhões (R$ 11,4 bilhões) o preço do pacote de 36 aviões para a Força Aérea Brasileira, informa reportagem da colunista Eliane Cantanhêde, publicada nesta quinta-feira pela Folha (íntegra disponível somente para assinantes do jornal ou do UOL).

O Rafale ficou em último no relatório técnico da FAB, que trouxe em primeiro o caça sueco Gripen e em segundo o americano F-18, da Boeing.

Mesmo com a redução, os aviões franceses têm preço muito superior: a proposta sueca foi de US$ 4,5 bilhões, e a dos EUA de US$ 5,7 bilhões. Somando o custo estimado de manutenção em 30 anos, ao fim do período de vida útil o gasto com os caças será de R$ 18,8 bilhões.

O corte de US$ 2 bilhões na oferta francesa foi concluído no sábado, quando Jobim foi a Paris. A opção pela França, porém, foi definida há mais de um ano --o Planalto vê a decisão como política e o país como parceiro estratégico.

Fonte: www1.folha.uol.com.br
 
que maravilha!
mais 15 anos de atraso pra FAB (ou não)
 
tem q ve isso ae!
resta divulgarem como vai ficar a tal da tranferência de tecnologia, ai sim vai se descobrir se foi uma boa compra pois o caça tem todos os quesitos de um grande caça
depende agora como vão ser administrados
 
Op. Credible Sport

A título de curiosidade mesmo. Esses dias tava vendo no Discovery Channel e nunca tinha visto a respeito.

Pra começar, o Hercules dos Blue Angels com foguetes para auxiliar na decolagem acho que não é novidade pra ninguem: (não é só pra acrobacia, tem uso real)

fat_albert_500.jpg


E que tal um Hercules que, além de decolar de espaços muito pequenos, pousasse neles? Essa era a idéia do projeto, feita para inserir SpecOps, resgatar refens e sair, usando um campo de futebol como pista de pouso. Mais detalhes AQUI.

0.jpg


ymc-1303.jpg


Fizeram testes do projeto e tal, mas acabou em acidente:


(legal os "freio" escondidos, parece até um mech cheio de armas)



Incrível a capacidade de pouso e decolagem dele.
 
A Saab não se da por vencida no FX-2 e exibe comerciais na TV.







O Brasil esta construindo a fama de imbativel para "decidir que ainda não foi decidido" com esse programa de renovação de caças que se arrasta desde o governo FHC...
 
Crise no Quirguistão

Pois é, também não sabia o que\onde era o Quirguistão , mas parece que o negócio está feio por lá. Navegando pelo MP.net tem um tópico dedicado ao assunto.

Não peguei direito o que\porque está acontecendo por lá, mas as fotos são chocantes. Pelos relatos de quem tá por lá, ta rolando saques a toda, tão queimando carros, casas e até já explodiram um BTR do exército.
Até a "oposição" já declarou que perdeu controle sobre os manifestantes e está recrutando milícias para dar um jeito na coisa.

O negócio está feio por aquelas bandas...

Notícia traduzida:
Protestos generalizados contra o governo no Quirguistão recentemente se tornaram violentos, com grupos de manifestantes da oposição de tentar invadir alguns edifícios do governo, e confronto com a polícia anti-motim. As tensões estão elevadas, como as autoridades do Quirguistão, declarou estado de emergência nacional, e fazer cumprir o recolher obrigatório em pelo menos três cidades. Como policiais dispararam contra membros da oposição e manifestantes lutaram com pedras e armas capturadas, as estimativas de vítimas tem variado bastante, com relatórios que variam de 12 mortos e mais de 100 mortos. Os líderes da oposição parecem ter assumido alguns dos canais nacionais de televisão, eo presidente Kurmanbek Bakiyev parece ter fugido da capital, Bishkek durante a noite. Como a situação no Quirguistão permanece no fluxo, eu posso postar mais fotos aqui mais tarde, quando tal se justifique.
Coitados dos policiais que cairam no meio da multidão, daqui a pouco deve aparecer algo no Ogrish sobre isso..

k36_22916727.jpg


Ainda assim é estranho ver protestantes com armas roubadas das forças armadas. Os caras conseguiram AKs, SVDs e até RPGs!
k10_22914803.jpg

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Mais fotos (algumas fortes!) em:
http://www.boston.com/bigpicture/2010/04/crisis_in_kyrgyzstan.html

http://drugoi.livejournal.com/3216334.html?page=2&style=mine#comments

Vídeo (reparem no caminhão que tenta derrubar o muro de ré, a quantidade de tiros vazando o tanque de agua\combustível do lado):
http://www.ozodlik.org/video/6714.html
 
Esta dificil isso, sobre o FX-2 a SAAB e os politicos da Holanda procuraram o Sarney não tem nem 6 meses, depois disso o Gripen viro Deus entre os aviões, ate propaganda na TV, Gripen era o ultimo virou o primeiro, parece que ate o povo aqui do forum esta tombando para o Gripen que nem existe é um avião no papel que ainda pode dar errado, o manipulação de midia.

F-18, oq que o brasil ganha ? Nada avião velho do USA.

Gripen, oq o brasil ganha ? Nada, avião monomotor de baixa autonomia, projeto no Papel, não existe provas nem outro pais usando GRipen.

Rafale, oq o brasil ganha ? Tambem nada, mas pelo menos não usa nada "made usa" e tem mais autonomia do que Gripen.

Bom mesmo era um avião 100% brasileiro, depois disso um avião TOP russo, mas ja que não tem essas opções o Rafale parece ser o menos ruim dos 3.
 
Esta dificil isso, sobre o FX-2 a SAAB e os politicos da Holanda procuraram o Sarney não tem nem 6 meses, depois disso o Gripen viro Deus entre os aviões, ate propaganda na TV, Gripen era o ultimo virou o primeiro, parece que ate o povo aqui do forum esta tombando para o Gripen que nem existe é um avião no papel que ainda pode dar errado, o manipulação de midia.

F-18, oq que o brasil ganha ? Nada avião velho do USA.

Gripen, oq o brasil ganha ? Nada, avião monomotor de baixa autonomia, projeto no Papel, não existe provas nem outro pais usando GRipen.

Rafale, oq o brasil ganha ? Tambem nada, mas pelo menos não usa nada "made usa" e tem mais autonomia do que Gripen.

Bom mesmo era um avião 100% brasileiro, depois disso um avião TOP russo, mas ja que não tem essas opções o Rafale parece ser o menos ruim dos 3.

Calma lá que a banda não toca bem assim :lol:

F/A-18E Super Hornet, não é só um F/A-18C revisado não, muita tecnologia do Raptor veio do desenvolvimento desse cara ae. Velho com certeza ele não é.
O Gripen já é usado a muito tempo pela Suécia, República Tcheca, Hungaria, e Africa do Sul. A versão oferecida para o Brasil é o Gripen-NG, uma versão ATUALIZADA do já bem sucedido Gripen, com autonomia e tecnologia melhoradas, e detalhe, transferência TOTAL de tecnologia, diferente dos USA. O Rafale deveria ser a ÚLTIMA escolha, utiliza SIM tecnologia americana de aviônica, incluindo radares e sistema guia, é o mais caro das 3 opções, mais caro até do que os Rhino (F/A18E).

O próprio General Brigadeiro do Ar, Juniti Saito, já disse que o Rafale é a PIOR escolha para o país, o Gripen ajuda muito mais a FAB, Embraer e o próprio governo, com o dinheiro para comprar 1 Rafale, compra-se 2 Gripens. E não é questão de qualidade inferior, o Gripen-NG ainda serviria de base para um próximo desenvolvimento de projetos brasileiros, se o Rafale realmente for o vencedor, o único projeto que vai sair dai vai ser mais Phenom e mais Legacy.
 
Calma lá que a banda não toca bem assim :lol:

F/A-18E Super Hornet, não é só um F/A-18C revisado não, muita tecnologia do Raptor veio do desenvolvimento desse cara ae. Velho com certeza ele não é.
O Gripen já é usado a muito tempo pela Suécia, República Tcheca, Hungaria, e Africa do Sul. A versão oferecida para o Brasil é o Gripen-NG, uma versão ATUALIZADA do já bem sucedido Gripen, com autonomia e tecnologia melhoradas, e detalhe, transferência TOTAL de tecnologia, diferente dos USA. O Rafale deveria ser a ÚLTIMA escolha, utiliza SIM tecnologia americana de aviônica, incluindo radares e sistema guia, é o mais caro das 3 opções, mais caro até do que os Rhino (F/A18E).

O próprio General Brigadeiro do Ar, Juniti Saito, já disse que o Rafale é a PIOR escolha para o país, o Gripen ajuda muito mais a FAB, Embraer e o próprio governo, com o dinheiro para comprar 1 Rafale, compra-se 2 Gripens. E não é questão de qualidade inferior, o Gripen-NG ainda serviria de base para um próximo desenvolvimento de projetos brasileiros, se o Rafale realmente for o vencedor, o único projeto que vai sair dai vai ser mais Phenom e mais Legacy.


O que mais pesa contra o Rafale e seu custo e não te vencido uma licitação, mais não deixa de ser um belo caça.

O melhor para o Brasil seria compra alguns caças para substituir os atuais F-5 e mirage 2000c, e entra no projeto PAk-FA T-50 ou em outro projeto de 5° geração, qualquer dos 3 caças do FX-2 estaram defasados em menos de 10 anos. Gasta 10 bilhões em caças de 4° geração e perda de dinheiro e tempo.

Na minha opinião uns 30 F-16 block 50/52 já ja seriam o suficiente até a chegada dos caças ou mesmo um projeto nacional.
 
pra que tantos caças??? estao prevendo uma guerra ??

no meu ver eh tudo LIXO... torrando grana atoa..
alem de nao entender o motivo deseperado de querer comprar caça ainda compra velharias..

aposto que um Sukhoi ou F22 etc acaba com uma duzia dessas tranqueiras voadoras rsrsrs
 
aé? manda um f22 para cuba para ver o que é bom! na ilha eles tem o sistema de bateria anti aerea e o sistemas de radares integrados que nem os eua se metem la...
e aviao russo? ta loco, com turbina descartavel, basta aquelas turbofans, da uma despesa F*... eu acho melhor o sueco, é pequeno, nao precisa de pista qualificada para trafeco aereo, qualquer rodovia em bom estado já da para usar, faz uma estrategia bem feita com a logistica dos avioes e deu, alias o brasil nao tem bateria anti aerea, só aqueles canhoes antigos do exercito que nem derruba teco teco... vixe força armadas bem necessitada mesmo.
 
Revista alemã especula se Brasil quer bomba atômica


Matéria diz que atitudes do Governo Lula indicam que o Brasil voltou a flertar com a idéia de ter uma Bomba Atômica.

A revista alemã Der Spiegel questiona, em matéria divulgada em seu site hoje, se o Brasil pretende construir uma bomba nuclear. A publicação afirma que, sob o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil "recomeçou a flertar" com a ideia de produzir uma bomba atômica, após tentativas anteriores malsucedidas durante o regime militar. No entanto, a Der Spiegel afirma que não há provas definitivas de que o Brasil esteja construindo armas nucleares, mas "eventos passados sugerem que é bastante provável".

O Brasil é membro do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP). Porém, a revista cita o fato de, desde 2003, o País retomar oficialmente o desenvolvimento de um submarino movido a energia nuclear. "O que há para esconder no desenvolvimento de pequenos reatores para mover submarinos, sistemas que vários países já possuem há décadas? A resposta é tão simples quanto perturbadora: o Brasil está provavelmente tentando desenvolver algo mais nas instalações que declarou como instalações de produção para submarinos nucleares: armas atômicas", afirma a Der Spiegel.

A publicação cita o vice-presidente José Alencar, que "abertamente defendeu a aquisição de armas nucleares pelo Brasil, em setembro de 2009". A revista lembra que o fato de o País ser signatário do TNP, na opinião de Alencar, "é um assunto que estava aberto à negociação".

Segundo a Der Spiegel, o País necessitaria de uma resolução parlamentar para permitir o desenvolvimento dessas armas. Então, o presidente Lula poderia dizer que os Estados Unidos não devem ter o monopólio das armas nas Américas. "Se isso acontecer, a América Latina não seria mais uma zona livre de armas nucleares - e a visão de (Barack) Obama (presidente dos EUA) de um mundo sem armas nucleares estará encerrada."

Fonte: Defesabrasil
 
Energia nuclear, meio ambiente e soberania

Protocolo Adicional.

(O Estado de São Paulo) - Para entender o Protocolo Adicional ao Acordo de Salvaguardas com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) é indispensável vê-lo no contexto da questão nuclear em seus três aspectos fundamentais: a guerra nuclear, a não-proliferação e o desenvolvimento tecnológico.

O centro da questão nuclear é o Tratado de Não-Proliferação (TNP). O principal objetivo desse tratado é evitar uma guerra nuclear. A principal possibilidade de guerra nuclear não pode estar, logicamente, nos países que não detêm armas nucleares, mas sim naqueles que detêm armas nucleares. Portanto, o principal objetivo do TNP tem de ser o desarmamento, a eliminação dos estoques de armas nucleares de posse dos países nuclearmente armados: os Estados Unidos, a Rússia, a China, a França e a Inglaterra.

Os países nucleares se comprometeram solenemente a eliminar (e não apenas reduzir) os seus estoques nucleares. Há 42 anos não cumprem esse compromisso e, ao contrário, praticaram a proliferação vertical, aumentando a eficiência das armas nucleares, sua precisão, sua miniaturização.

Apesar de não terem cumprido o seu compromisso de desarmamento nuclear e de desarmamento total, os países nucleares insistiram e insistem apenas em forçar os países não-nucleares a aceitar obrigações crescentes, criando cada vez maiores restrições à difusão de tecnologia nuclear, inclusive para fins pacíficos, a pretexto de evitar a proliferação.

A questão real é que os países nucleares, ao continuarem a desenvolver suas armas e a ampliar sua eficácia ? e, portanto, a intimidar os países não-nucleares em determinadas situações ?, estimulam esses países a procurar se capacitar. Isso ocorreu historicamente com a então União Soviética (1949), a França (1960) e a China (1964), que acharam fundamental desenvolver sua capacidade militar nuclear para servir de instrumento de dissuasão ? e não de ataque, em razão do enorme desequilíbrio dos estoques. Os Estados Unidos têm, atualmente, 10 mil ogivas; a Rússia, 13 mil; a França, 300; a China, 200; e a Inglaterra, 150.

Hoje em dia, até mesmo por causa da menor possibilidade de conflito nuclear que existe entre a Rússia e os Estados Unidos, o novo argumento dos países nucleares é a possibilidade de grupos terroristas adquirirem o conhecimento tecnológico nuclear ou armas nucleares.

Esse conhecimento já existe e é disponível. A questão é a capacidade de desenvolver industrialmente as armas e os vetores para atingir os alvos. Nenhum grupo terrorista detém os vetores (mísseis, plataformas, aviões), nem a estrutura industrial para produzir o urânio enriquecido, nem a técnica para fabricar detonadores.

Finalmente, a questão essencial do Protocolo Adicional. O Tratado de Não-Proliferação prevê que todos os países membros assinem Acordos de Salvaguardas com a AIEA. Os Estados nucleares assinaram "acordos voluntários", em que submetem a inspeções poucas instalações nucleares civis e nenhuma militar. Os demais Estados têm de submeter à inspeção todas as suas instalações nucleares. O objetivo do Acordo de Salvaguardas é verificar se há desvio de material nuclear da instalação (reatores, fábricas de enriquecimento, etc.) para outros fins, em especial militares.

O Brasil tem atividades nucleares exclusivamente para fins pacíficos, como determina a Constituição federal. O País tem também um Acordo de Salvaguardas com a AIEA, juntamente com a Argentina, que permite aos inspetores da agência verificar as atividades das instalações nucleares brasileiras. Tudo, naturalmente, com o devido respeito à soberania nacional e aos nossos interesses econômicos.

Nos anos 1990, a AIEA, por proposta dos Estados Unidos, elaborou um modelo de Protocolo Adicional aos Acordos de Salvaguarda bilaterais, a ser assinado pelos países-membros, permitindo a visita de inspetores da AIEA, sem aviso prévio, a qualquer local do território nacional dos países não-nucleares, para verificar a existência de qualquer atividade nuclear, desde a pesquisa, usinas nucleares até a produção de equipamentos, como ultracentrífugas e reatores.

Ora, esse Protocolo Adicional tem dois aspectos: uma violação inaceitável da nossa soberania, em especial diante da natureza notoriamente pacífica das atividades nucleares no Brasil, uma suspeita injustificada sobre os nossos compromissos constitucionais e internacionais; e uma prejudicial intromissão em atividades brasileiras na área nuclear, com graves danos econômicos.

Essa intromissão causa graves danos econômicos em razão das perspectivas que se abrem para o Brasil na produção de combustível nuclear, que estará em forte demanda no mundo nos próximos anos, dada a necessidade de enfrentar a crise ambiental.

A solução da crise ambiental no mundo passa pela reformulação da matriz energética, tanto nos países grandes emissores tradicionais, como os Estados Unidos, quanto nos de rápido desenvolvimento, como a China e a Índia. Uma das mais importantes fontes de energia, não geradora de gases de efeito estufa, é a nuclear.

O Brasil tem grandes reservas de urânio, tem o conhecimento tecnológico do ciclo completo de enriquecimento do urânio e a capacidade industrial para produzir reatores, ultracentrífugas, pastilhas, etc.

Ora, as ultracentrífugas brasileiras, desenvolvidas com tecnologia brasileira, são as mais eficientes do mundo e há fortes interesses de certos países em ter acesso às suas características, o que seria possível caso viessem a assinar o Protocolo Adicional ao Acordo de Salvaguardas: desnecessário, intrusivo e humilhante.

MINISTRO DA SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Texto: O Estado de São Paulo
Fonte: Defesabrasil
 
Última edição:
Esta dificil isso, sobre o FX-2 a SAAB e os politicos da Holanda procuraram o Sarney não tem nem 6 meses, depois disso o Gripen viro Deus entre os aviões, ate propaganda na TV, Gripen era o ultimo virou o primeiro, parece que ate o povo aqui do forum esta tombando para o Gripen que nem existe é um avião no papel que ainda pode dar errado, o manipulação de midia.

F-18, oq que o brasil ganha ? Nada avião velho do USA.

Gripen, oq o brasil ganha ? Nada, avião monomotor de baixa autonomia, projeto no Papel, não existe provas nem outro pais usando GRipen.

Rafale, oq o brasil ganha ? Tambem nada, mas pelo menos não usa nada "made usa" e tem mais autonomia do que Gripen.

Bom mesmo era um avião 100% brasileiro, depois disso um avião TOP russo, mas ja que não tem essas opções o Rafale parece ser o menos ruim dos 3.

Não exagera, tanto o F-18 quanto o Rafale são excelentes caças. O Rafale é um baita caça e é o que mais nos oferece vantagens, mesmo sendo o mais caro. Além do que, é praticamente um caça americano, visto que quase todas peças do mesmo vem dos EUA.

Avião 100% brasileiro a jato só daqui a algumas décadas, e mesmo assim inferior ao da concorrência.

Os Sukhoi assim como os Migs são as melhores opções atualmente, ficando atrás somente do F-22, mas não são atraentes para o Brasil pela ausência da transferência de tecnologia.
pra que tantos caças??? estao prevendo uma guerra ??

no meu ver eh tudo LIXO... torrando grana atoa..
alem de nao entender o motivo deseperado de querer comprar caça ainda compra velharias..

aposto que um Sukhoi ou F22 etc acaba com uma duzia dessas tranqueiras voadoras rsrsrs
Já falei dos Sukhoi ali em cima.

Não é lixo, o Brasil NECESSITA desses aviões, tanto para impor respeito político quanto para defesa, hoje temos só sucata. Guerra? Improvável, mas QUALQUER país necessita de uma defesa no mínimo decente, esses caças não são fírulas, são algo que o Brasil necessita.


aé? manda um f22 para cuba para ver o que é bom! na ilha eles tem o sistema de bateria anti aerea e o sistemas de radares integrados que nem os eua se metem la...
e aviao russo? ta loco, com turbina descartavel, basta aquelas turbofans, da uma despesa F*... eu acho melhor o sueco, é pequeno, nao precisa de pista qualificada para trafeco aereo, qualquer rodovia em bom estado já da para usar, faz uma estrategia bem feita com a logistica dos avioes e deu, alias o brasil nao tem bateria anti aerea, só aqueles canhoes antigos do exercito que nem derruba teco teco... vixe força armadas bem necessitada mesmo.
Avião russo descartável? A Rússia possui hoje o melhor time de caças para venda do planeta, melhor que os Migs e Sukhois atuais só os F-22 meu grande, e o PAK-FA ta chegando aí pra desfazer isso, assim como os EUA também já trabalham em um sucessor do F-22 (não me refiro ao F-35, que é inferior ao F-22).

Qualquer equipamento mais avançado requer manutenção mais cara, ou você acha que manter um F-22 é igual a manter um F-18? Os custos progridem com a superioridade no ponto onde estamos discutindo.
 
Pelo que eu entendi a escolha pelo Rafale se deve a "transferência total e irrestrita (essa palavra os americanos não colocam no contrato nem a tapa) de tecnologia". O Gripen também seria vendido com a mesma expressão mas pesa a favor da França uma parceria em outras áreas, como no desenvolvimento do casco do futuro submarino nuclear da marinha.

A ideia seria adquirir conhecimento para que o FX3 fosse baseado na industria nacional. Vale lembrar que se hoje a embraer produz jatos comerciais de maneira muito competitiva é em grande parte ao conhecimento que o projeto do caça bombardeiro AMX (Brasil e Italia) lhe deu. Ou seja, caro é, mas o horizonte de planejamento destas áreas a longo prazo (bota longo nisso). Então se tudo for feito da maneira correta como se deve pode dar bons resolvados derivados daqui a 10 -- 20 anos.
 
Israel ataca frota de ajuda e deixa pelo menos 16 mortos e mais de 30 feridos

Soldados israelenses atacaram hoje a "Frota da Liberdade", um grupo de seis navios que transporta mais de 750 pessoas com ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, causando dois mortos e 30 feridos.

Os meios de imprensa turcos mostraram imagens captadas dentro do navio turco Mavi Marmara, nas quais se viam os soldados israelenses abrindo fogo.

Em contato telefônico ao vivo com os navios, membros do comboio humanitário, que é formado em sua maioria por ativistas turcos, informaram que os comandos israelenses abordaram os navios, dispararam com fogo real para reprimir os tripulantes, apesar de estes terem mostrado bandeiras brancas.

O comboio de ajuda internacional é composto por seis navios, três deles turcos, e transporta dez mil toneladas de ajuda humanitária, com o objetivo de romper o bloqueio sofrido pela Faixa de Gaza.

Segundo os meios de imprensa turcos, o ataque aconteceu em águas internacionais por volta das 4h (horário local, 22h de Brasília do domingo).

As autoridades turcas tentaram entrar em contato com o navio Mavi Marmara, mas não conseguiram.
Os canais de televisão turcos mostraram imagens ao vivo do ataque até as 5h local (23h de domingo em Brasília), mas então se cortou a conexão.

O Ministério de Assuntos Exteriores turco tentou ligar para Israel várias vezes desde a partida da frota desde a Turquia para pedir que não interferisse em seu objetivo.

Agora se espera que a diplomacia turca dê uma resposta e se abra um novo capítulo nas críticas relações entre Turquia e Israel, que ficaram abaladas desde o ataque israelense à Faixa de Gaza entre 2008 e 2009.
Em Istambul, centenas de pessoas se concentraram na frente do Consulado de Israel e tentaram entrar nele, mas foram impedidos pela Polícia.

Fonte: defesabrasil


Chanceler turco qualifica de "pirataria" ataque a missão humanitária
31 de maio de 2010

O ministro de Assuntos Exteriores turco, Ahmet Davutoglu, considerou que o ataque israelense cometido hoje ao comboio de navios que se dirigia com ajuda humanitária à Faixa de Gaza é um "ato de pirataria".
Segundo os dados trabalhados pelo Governo turco, o ataque israelense deixou dez mortos e 20 feridos, embora Davutoglu tenha reconhecido que ainda não são dados confiáveis.

"Mesmo que só houvesse um ferido, isso foi um ato de pirataria", ressaltou.

Em declarações à televisão pública "TRT" pouco antes de partir para a sede da ONU em Nova York, o chefe da diplomacia turca afirmou que a ação de Israel "é ilegal de qualquer ponto de vista do direito internacional".

"Nenhum país tem direito a fazer isso. Nenhum país pode agir contra o direito internacional nem está acima da lei", acrescentou Davutoglu.

Em Nova York, ele pedirá a convocação de uma reunião de emergência para discutir o assunto no Conselho de Segurança da ONU, do qual a Turquia é membro rotativo pelo biênio 2010-2011.

Ele antecipou que Ancara pressionará os organismos internacionais para que condenem a ação israelense. "A Turquia não ficará de braços cruzados".

Segundo a emissora israelense "Canal 10", pelo menos 14 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no ataque de uma unidade de elite do Exército israelense à "Frota da Liberdade", um grupo de seis navios que transportava mais de 750 pessoas com ajuda humanitária a Gaza.

O Exército israelense reconhece em comunicado a morte de dez ativistas durante a tomada de controle das embarcações, que aconteceu nesta madrugada a cerca de 20 milhas da faixa palestina.

Fonte: terra.com.br
 
Associados ao post do Atwa logo acima do meu. Apenas o outro lado da moeda...
 
Não exagera, tanto o F-18 quanto o Rafale são excelentes caças. O Rafale é um baita caça e é o que mais nos oferece vantagens, mesmo sendo o mais caro. Além do que, é praticamente um caça americano, visto que quase todas peças do mesmo vem dos EUA.

Avião 100% brasileiro a jato só daqui a algumas décadas, e mesmo assim inferior ao da concorrência.

Os Sukhoi assim como os Migs são as melhores opções atualmente, ficando atrás somente do F-22, mas não são atraentes para o Brasil pela ausência da transferência de tecnologia.

Já falei dos Sukhoi ali em cima.

Não é lixo, o Brasil NECESSITA desses aviões, tanto para impor respeito político quanto para defesa, hoje temos só sucata. Guerra? Improvável, mas QUALQUER país necessita de uma defesa no mínimo decente, esses caças não são fírulas, são algo que o Brasil necessita.



Avião russo descartável? A Rússia possui hoje o melhor time de caças para venda do planeta, melhor que os Migs e Sukhois atuais só os F-22 meu grande, e o PAK-FA ta chegando aí pra desfazer isso, assim como os EUA também já trabalham em um sucessor do F-22 (não me refiro ao F-35, que é inferior ao F-22).

Qualquer equipamento mais avançado requer manutenção mais cara, ou você acha que manter um F-22 é igual a manter um F-18? Os custos progridem com a superioridade no ponto onde estamos discutindo.

Me diz ai porque você defende os russos? não entendo, pois trabalhei na parte da aviação um bom tempo, e era louco por caças russos, até que um dia um coronel da aeronautica me disse as vantagens e desvantagens, alias, porque grandes paises sérios não compram caças russos?
 
Me diz ai porque você defende os russos? não entendo, pois trabalhei na parte da aviação um bom tempo, e era louco por caças russos, até que um dia um coronel da aeronautica me disse as vantagens e desvantagens, alias, porque grandes paises sérios não compram caças russos?

Baseia sua opinião toda no que um coronel disse?

Você sabia que os EUA fazem de TUDO pra nenhum país comprar caça russo?

Independente da guerra fria, os russos e os americanos ainda tem uma rixa ENORME quando o assunto é vender material bélico, os russos são os melhores que os americanos em várias coisas e gastando muito menos. Os melhores radares e anti aéreos são russos, assim como os aviões.

Não soube também das condições americanas quanto ao FX-2? Eles tinham um monte de frescuras e iam ficar de mimimimi quanto ao fornecimento de vários itens importados de lá na fabricação de material bélico caso o BR fechasse acordo com os Russos.

E cita apenas aviões, certo? O melhor helicoptero de ataque do mundo é russo e eles vendem VÁRIOS modelos para países "sérios", um deles é o Brasil, que adquiriu e anda adquirindo vários helicópteros russos. O motivo dos aviões não terem o mesmo sucesso é o fato da Lockheed/Boeing fazerem de tudo para venderem seus aviões.
 
Não sei se é verdade, mas há relatos que os russos foram extremamente relapsos na visita técnica que a FAB fez na etapa anterior do FX2, a que definiria os 3 finalistas. Alem de não poder ver o avião em operação, mesmo com um piloto local, e quando pediram dados técnicos do motor ouviram só algo como “senta o pau que ele agüenta”.
 
Não sei se é verdade, mas há relatos que os russos foram extremamente relapsos na visita técnica que a FAB fez na etapa anterior do FX2, a que definiria os 3 finalistas. Alem de não poder ver o avião em operação, mesmo com um piloto local, e quando pediram dados técnicos do motor ouviram só algo como “senta o pau que ele agüenta”.

Dúvido muito disso, isso é ridículo. Tem que ser muito infantil para fazer isso quando uma venda de bilhões está em jogo, acho que jamais uma compania, seja de onde for, faria isso. Mas se for verdade, well, nada a declarar, ridícula uma atitude dessas.

Comprando os caças russos o BR poderia participar do projeto PAK-FA e ainda ter vários T-50 (PAK-FA) no futuro caso quisesse. Pra quem não sabe o T-50 é um avião superior ao F-22 Raptor, o melhor caça do planeta e vai entrar em produção (série) em 2014~2015. E o BR poderia comprá-lo, caso quisesse. O problema foi que os Russos não quiseram repassar tecnologia, mas acho que o BR ganharia bem mais com a experiência no projeto do T-50.

Não pensem que a tecnologia repassa pelo Rafale, que embora seja EXCELENTE e o melhor da proposta, seja o único fator para o BR ter know how para fabricar um avião, se não era só comprar 12 Rafale, 12 F16 e 12 Gripen, e com a tecnologia repassada, juntar num caça só e pronto. É muito além disso. Fora que a tecnologia repassa do Rafale não seria de todo avião como alguns pensam.

BR criando caças só daqui a algumas décadas, e caças "básicos".

Quanto a todos caças da disputa, a melhor opção era o Sukhoi, seguido pelo Rafale, Eurotyphon, F16 e após ele o Gripen. Todos são ótimos caças, mas de cara o Gripen já não serve para o BR pela autonomia baixa e por ser monomotor, o Eurotyphoon que tinha uma proposta péssima, F-16 tiraria fora, já que eu DÚVIDO que os EUA fossem repassar a tecnologia do mesmo, não é só a Boeing querer liberar os dados não, tem que ter a aprovação do governo, fora que qualquer manutenção de avião dos EUA é um porre, "tem que pedir permissão até pra polir o parafuso do capacete".

A melhor escolha, já que o Sukhoi é inviável, é o Rafale de cara. A Embraer só quer o Gripen por motivos ob$curo$.
 
Bom,não tive tempo de acompanhar o tópico inteiro aí me surgiu a dúvida.Até que gostaria de servir esse anos...mas,tenho muitos problemas respiratórios,bronquite e asma são um deles,além de extreme alergia à pó e várias coisas (put* frescura),isso impede algo? E sim,obviamente uso aquelas bombinhas toscas porque fico com falta de ar diariamente.
 
Bom,não tive tempo de acompanhar o tópico inteiro aí me surgiu a dúvida.Até que gostaria de servir esse anos...mas,tenho muitos problemas respiratórios,bronquite e asma são um deles,além de extreme alergia à pó e várias coisas (put* frescura),isso impede algo? E sim,obviamente uso aquelas bombinhas toscas porque fico com falta de ar diariamente.

Amigo acho que no seu caso fica bem complicado servir nas forças armadas, dei uma pesquisada e encontrei um site que mostra passo a passo o processo de alistamento.


1° ETAPA
Chegue ao TG no dia e na hora previstos. Não chegue atrasado. Retire boné, brincos, colares, pulseiras e piercings.Vá de calça jeans e blusa sem grandes estampas. Caso tenha algum problema de saúde, leve um atestado. Serão formados grupos para exame. Um grupo é chamado enquanto os outros são obrigados a ouvir palestras, assistir vídeos do TG ou simplesmente esperar.
O grupo que entrar, ficará em fila dentro do estabelecimento. Um médico geral estará lá para receber atestados. Ele perguntará quem tem problemas de saúde e, se for seu caso, nessa hora mostre o atestado. Então ele libera esse pessoal. Pede para quem está de óculos ler a tabela de letras de tamanhos diversos. Estes provavelmente também serão liberados. Então sobram quem não possui problemas de saúde. Em algumas ocasiões, o médico geral pede para retirar a camisa.
Nesse instante, quem for liberado recebe as instruções para retirar o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e a data e hora para comparecer ao local de juramento á bandeira nacional.
Para aqueles que não foram dispensados neste dia, será carimbado em seu CAM o segundo dia para realização dos exames. Pode ser feito também no mesmo dia e, se for o caso, não receberá o carimbo.

2° ETAPA
Chegue ao TG da mesma maneira que chegou no primeiro dia, caso seu exame seja marcado para um dia diferente. As mesmas regras. Nesse momento, você realizará um exame psicológico e técnico. Você será conduzido à sentar-se numa cadeira escolar. O examinador entregará a primeira prova e iniciará as instruções. A prova é básica, de lógica. Algumas questões para você copiar desenho, outras para completar a sequência… Extremamente fácil. A segunda prova é sobre seleções e é feita em múltipla-escolha. São questões relacionados à sua experiência e vontade dentro do serviço militar. Nesta prova também envolve questões de matemática e algumas questões relacionadas à cultura brasileira. É um teste moral, psicológico e cultural. Além dos testes, você será entrevistado rapidamente pelo sargento ou responsável. Nesta hora você irá escolher se deseja servir para a Marinha, Exército ou Aeronáutica, caso tenha essas opções. Acabando de realizar os testes, você será convocado a se apresentar à Junta Militar novamente e, caso você não tenha sido classificado nesta etapa, receberá a CDI e marcará a data para juramento de bandeira. Caso tenha passado, sua CAM será carimbada para comparecer no local onde provavelmente você irá servir (Aeronáutica, Exército ou Marinha).

3° ETAPA
Chegue no local previsto sem atrasos. Neste dia, você fará uma entrevista individual com o sargento (caso ainda não tenha feito). Ele te entregará uma folha para responder algumas perguntas de confirmação (endereço, telefone, nome dos pais, documentos etc.) então você pode levar identidade e carteira de trabalho para completar as informações. Logo depois, você se sentará à frente do sargento ou tenente. Ele irá fazer a pergunta mais óbvia: Você quer servir? Depois, você terá que explicar algumas coisas, falar se tem apelidos, se possui torcida organizada, se joga bola… Esta etapa serve para analisar suas condições civis e morais. Geralmente são escolhidos para servir, além de voluntários, pessoas que estão fora do padrão de cidadania ou que seja inadequado para cumprir ordens como cidadão. Ou pelo menos deveria funcionar assim.

4° ETAPA

Esta etapa pode ocorrer no mesmo dia que a 3° ou não. Neste momento, é realizado um teste médico é obrigatório levar short ou bermudas e uma camisa ou camiseta dentro da mochila. O método de avaliação varia de cidade para cidade. Em grandes cidades, as pessoas são colocadas em grupo em uma sala e a avaliação é um pouco mais rígida. Mas em todos as juntas e quartéis é obrigatório que o médico confira a pressão, os batimentos cardíacos, postura, cicatrizes, pênis e saco escrotal. É nesse momento que pedirão para que troque de roupa e coloquem a bermuda e a camiseta. O exame é feito um por um, sendo observado geralmente por dois médicos do exército ou bombeiro. No momento de exame do pênis e do saco escrotal, o médico pode observar caso-a-caso, pedindo apenas para cada um abaixar a cueca e levantar o pênis no momento em que ele te pedir ou então feito em massa, pedindo para todos do grupo abaixarem as cuecas. O médico pode pedir também que você faça alguns movimentos e carregue alguns pesos para conferir rapidamente sua aptidão física. Em alguns casos, ocorre um teste físico, onde os alistados participam de atividades para melhor precisar a aptidão física. Esse teste também pode ocorrer na 2° etapa.

5° ETAPA

Esta etapa também pode ocorrer no mesmo dia da 4° etapa, tudo depende da organização da junta ou quartel. Neste momento, já estarão selecionados o universo que irá servir. Aqueles que sobrarem, seja por inaptidão médica ou excesso de contingência, receberão o carimbo no CDI e marcarão o dia de juramento à bandeira e então estarão liberados. Para os que ficarem, este é o último dia que se encontraram na fase de alistamento militar. Aqui, receberá instruções, conhecerá mais sobre o quartel, saberá de algumas responsabilidades e, dependendo da organização, os sargentos já poderão definir quem ficará de serviço, depois do dia 02 de Março.

Fonte: letsrider.com/blog
 
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