Bom,não tive tempo de acompanhar o tópico inteiro aí me surgiu a dúvida.Até que gostaria de servir esse anos...mas,tenho muitos problemas respiratórios,bronquite e asma são um deles,além de extreme alergia à pó e várias coisas (put* frescura),isso impede algo? E sim,obviamente uso aquelas bombinhas toscas porque fico com falta de ar diariamente.
Amigo acho que no seu caso fica bem complicado servir nas forças armadas, dei uma pesquisada e encontrei um site que mostra passo a passo o processo de alistamento.
1° ETAPA
Chegue ao TG no dia e na hora previstos. Não chegue atrasado. Retire boné, brincos, colares, pulseiras e piercings.Vá de calça jeans e blusa sem grandes estampas. Caso tenha algum problema de saúde, leve um atestado. Serão formados grupos para exame. Um grupo é chamado enquanto os outros são obrigados a ouvir palestras, assistir vídeos do TG ou simplesmente esperar.
O grupo que entrar, ficará em fila dentro do estabelecimento. Um médico geral estará lá para receber atestados. Ele perguntará quem tem problemas de saúde e, se for seu caso, nessa hora mostre o atestado. Então ele libera esse pessoal. Pede para quem está de óculos ler a tabela de letras de tamanhos diversos. Estes provavelmente também serão liberados. Então sobram quem não possui problemas de saúde. Em algumas ocasiões, o médico geral pede para retirar a camisa.
Nesse instante, quem for liberado recebe as instruções para retirar o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e a data e hora para comparecer ao local de juramento á bandeira nacional.
Para aqueles que não foram dispensados neste dia, será carimbado em seu CAM o segundo dia para realização dos exames. Pode ser feito também no mesmo dia e, se for o caso, não receberá o carimbo.
2° ETAPA
Chegue ao TG da mesma maneira que chegou no primeiro dia, caso seu exame seja marcado para um dia diferente. As mesmas regras. Nesse momento, você realizará um exame psicológico e técnico. Você será conduzido à sentar-se numa cadeira escolar. O examinador entregará a primeira prova e iniciará as instruções. A prova é básica, de lógica. Algumas questões para você copiar desenho, outras para completar a sequência… Extremamente fácil. A segunda prova é sobre seleções e é feita em múltipla-escolha. São questões relacionados à sua experiência e vontade dentro do serviço militar. Nesta prova também envolve questões de matemática e algumas questões relacionadas à cultura brasileira. É um teste moral, psicológico e cultural. Além dos testes, você será entrevistado rapidamente pelo sargento ou responsável. Nesta hora você irá escolher se deseja servir para a Marinha, Exército ou Aeronáutica, caso tenha essas opções. Acabando de realizar os testes, você será convocado a se apresentar à Junta Militar novamente e, caso você não tenha sido classificado nesta etapa, receberá a CDI e marcará a data para juramento de bandeira. Caso tenha passado, sua CAM será carimbada para comparecer no local onde provavelmente você irá servir (Aeronáutica, Exército ou Marinha).
3° ETAPA
Chegue no local previsto sem atrasos. Neste dia, você fará uma entrevista individual com o sargento (caso ainda não tenha feito). Ele te entregará uma folha para responder algumas perguntas de confirmação (endereço, telefone, nome dos pais, documentos etc.) então você pode levar identidade e carteira de trabalho para completar as informações. Logo depois, você se sentará à frente do sargento ou tenente. Ele irá fazer a pergunta mais óbvia: Você quer servir? Depois, você terá que explicar algumas coisas, falar se tem apelidos, se possui torcida organizada, se joga bola… Esta etapa serve para analisar suas condições civis e morais. Geralmente são escolhidos para servir, além de voluntários, pessoas que estão fora do padrão de cidadania ou que seja inadequado para cumprir ordens como cidadão. Ou pelo menos deveria funcionar assim.
4° ETAPA
Esta etapa pode ocorrer no mesmo dia que a 3° ou não. Neste momento, é realizado um teste médico é obrigatório levar short ou bermudas e uma camisa ou camiseta dentro da mochila. O método de avaliação varia de cidade para cidade. Em grandes cidades, as pessoas são colocadas em grupo em uma sala e a avaliação é um pouco mais rígida. Mas em todos as juntas e quartéis é obrigatório que o médico confira a pressão, os batimentos cardíacos, postura, cicatrizes, pênis e saco escrotal. É nesse momento que pedirão para que troque de roupa e coloquem a bermuda e a camiseta. O exame é feito um por um, sendo observado geralmente por dois médicos do exército ou bombeiro. No momento de exame do pênis e do saco escrotal, o médico pode observar caso-a-caso, pedindo apenas para cada um abaixar a cueca e levantar o pênis no momento em que ele te pedir ou então feito em massa, pedindo para todos do grupo abaixarem as cuecas. O médico pode pedir também que você faça alguns movimentos e carregue alguns pesos para conferir rapidamente sua aptidão física. Em alguns casos, ocorre um teste físico, onde os alistados participam de atividades para melhor precisar a aptidão física. Esse teste também pode ocorrer na 2° etapa.
5° ETAPA
Esta etapa também pode ocorrer no mesmo dia da 4° etapa, tudo depende da organização da junta ou quartel. Neste momento, já estarão selecionados o universo que irá servir. Aqueles que sobrarem, seja por inaptidão médica ou excesso de contingência, receberão o carimbo no CDI e marcarão o dia de juramento à bandeira e então estarão liberados. Para os que ficarem, este é o último dia que se encontraram na fase de alistamento militar. Aqui, receberá instruções, conhecerá mais sobre o quartel, saberá de algumas responsabilidades e, dependendo da organização, os sargentos já poderão definir quem ficará de serviço, depois do dia 02 de Março.
Fonte: letsrider.com/blog